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Eu conduzi: Laguna 175cv

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    Eu conduzi: Laguna 175cv

    Saudações a todos.

    Tal cmo já fiz para o Avensis e o A4, vou continuar a por aqui as minhas impressõas de condução sobre os carros q experimentei pa veículo da empresa. O bom tópico do silverarrow sobre a zafira fez-me avivar a vontade de voltar aqui a deixar estes testemunhos, c a esperança q ajudem alguém a fazer uma primeira triagem Às suas escolhas.
    Desta vez o massacre calhou ao laguna lol. O laguna tava entre as minhas 1ªas opções por causa do seu conforto e por agra tar c motores apetitosos. Mas vamos seguir, antes q o testamento fique maior q o de um xeique Àrabe lol!

    Estética interior/exterior
    Qto À estética exterior, o laguna é sobejamente conhecido, a sua estética já está mto batida, foi um pco revolucionária qdo saíu, mas devido ao seu volume de vendas hje é até banal. A mim agrada-me, sem me apaixonar. Eu pedi para o vendedor me arranjar um gt pa experimentar, ele acedeu, arranjou-me uma break privilege luxe :D (posso estar enganado, pq aquilo tem versoes q nca mais acabam).
    Qto À estética interior, é verdade q eles tinham q mudar, mas acabarem c aquela "cavidade" tapada no porta luvas q tto jeito dava, n me pareceu brilhante. O q achei mta graça foi o novo grafismo do painel de instrumentos, mto engraçado e c 1 ar mais desportivo.
    Coisas q n gosto: Aquele computador de bordo, a qualidade da imagem até é boa, e bem visivel, pq raio n lhe metem mais csas e mais informações a aparecer lá? cmo o rádio por exemplo! enfim acho um desperdicio! A porcaria das alavancas pa regular o banco, n atino ca do encosto, já andei em 9 lagunas e em tdos tenho q fazer força e dar jeitos pa acertar o encosto! Cmgo o espelho c visor electrocromatico (será isto?) nca funcionou cmo deve ser!
    Qto aos "tupperwares", já sabem q n é um assunto q goste mto, masparece-me ter havido apenas uma pequena evolução na mala. O sentimento no laguna n é bem o de qualidade, mas sim um mais de transmitir conforto c mtos "acolchoamentos" e alcantara por tdo o lado, creio q a qualidade dos materiais n é nem das piores nem das melhores. Qdo arrancamos co a/c ligado e c pco acelerador fazendo tablier tremer, ouve-se alguns ruidos q de certeza n vao ficar mais calados co tempo.
    Tudo o resto é mais q batido e acho q n vale a pena alongar-me.

    Dinâmica/uso no dia a dia
    Tal cmo já referi noutros posts, o laguna foi por excelencia o carro mais utilizado na empresa, por isso tava mais interessado em experimentar o motor do q propriamente ver o comportamento da suspensão, na qual já percorri mtos km´s À pendura.
    A razão pq o Laguna esteve nas minhas primeiras opções, é e será sempre pelo seu conforto. Melhor ou ao mesmo nivel, do q já experimentei, só o c5 e o classe c (c jantezinha pequena:D).
    O vendedor disse q o 175cv temuma suspensao mais dura, mas n reparei nada, alguém confirma? o q acho graça é q na empresa há quem tenha aquele carros c medidas de pneus completamente diferentes e nca noto gandes diferenças de conforto!
    Já me esquecia do comportamento, é um carro q curva bem mas adorna um pco, é estranho pq sinto sempre a mesma csa, vamos lá ver se alguém confirma: dá mta segurança até uma certa velocidade em curva, dps parece q fica um pco mais inseguro, e volta a uma velocidade superior a voltar a dar-me segurança. Epah n consigo bem explicar, mas parece q há ali uma altura em q o comportamento fica estranho!
    O conforto e a segurança a altas velocidades está sempre mto presente.
    Aquele espaço de arrumação a q já me referi, e mais uma panóplia de botoes q eles acrescentaram, faz c q alguns sitios q davam mto jeito já lá n estejam, ou estejam mais pequenos (alguém sabe se o porta luvas leva ar frio do a/c). O a/c continua bom e simples. O espaço é suficiente sem ser referencial. O controlo mto bom do cc continua igual. O novo travao de mão electrico funciona bem, e é mais "user-friendly" q o do Passat. O encosto de braço dianteiro continua engraçado.
    Aqueles bancos para mim, sao uma receita q só a renault sabe fazer, só eles sabem exactamente as agruras q a minha coluna sofreu durante o dia, e decidem por exactamente ali, aquele bocadinho extra de espuma:D.

    Motor
    Bem vamos lá ao q interessa. Ao q me fez experimentar o carro. São 175 cv, e tão lá todos. A baixa rotação, tal cmo qse tdos os seus concorrentes, sente-se aquela ausência de equideos na ganadaria, cmo se se tivessem esquecido de por palha nas cavalariças e por isso n havia tauromaquia. Mas eis senão q, aí veÊm eles, e vem lgo a cavalaria tda! O sentimento é inebriante, tto ou mais q no vectra ou vag de 170, encostam-nos ao banco, e tao prontos pa nos fazer sentir saudades de um bom turbo a gota.
    É um motor um pco do tipo on/off, o q nem é uma csa má, eu gosto mas sei q n é mto apreciado por vários clientes. O vendedor assegurou-me q o de 150cv é mto equilibrado. Fiz 290km c ele, andei qse uma tarde inteira, em AE, estrada e cidade. Parecia um puto, sempre q o transito desaparecia À minha frente, fazia a suspensão do laguna ficar À rasca pa por os cv todos no chão, e dava saltos para a frente. De facto, para quem gosta, o sentimento de ser encostado contra o banco é um dos atributos deste laguna.
    Vamos À parte má, o anterior de 120 cv era um motor exemplar em elasticidade e consumo, dava pa ir ao algarve dar umas voltinhas e ainda voltar pa cima sem abastecer. Neste, n émto dificl andar sempre a gastar 10 L/100, mesmo andando devagar o cb nca desceu dos 8 em cidade. A direcção foi ligeiramente alterada. E a caixa tbem me pareceu diferente. Dei 190 c ela, e até aos 170 foi a cavalgar de uma forma impressionante, posso comparar co 320d, e este é mto mais bruto é um pco mais rápido. N dei mais pq as condições n mo permitiram, e n quero pôr em perigo avida das outras pessoas.


    Fiquei assim bem impressionado c este laguna, embora viesse a saber mais tarde, q a proposta da renault só seria aprovada pela gestora de frota pá versão de 130cv! E por isso foi imediatamente relegada para os ultimos lugares. É um carro honesto, mto confortavel e agra c motores q ganham ou ombreiam com os melhores do segmento. Têm para mim o problema de já ter uma imagem mto vista. A versão de 1.9 de 120cv é optima em consumos, espero q a de 130 tbem o seja .

    Espero q comentem, digam se tbem sentem o mesmo ao volante deste carro, e se alguém quiser fazer alguma pergunta estejam À vontade.

    O abraço do costume
    Editado pela última vez por ESPRIT; 10 March 2007, 12:14.

    #2
    Mais um excelente post, parabéns.

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por ESPRIT


      o anterior de 120 cv era um motor exemplar em elasticidade e consumo, dava pa ir ao algarve dar umas voltinhas e ainda voltar pa cima sem abastecer.


      Uau....também se o de 120 cv não fizesse isso...:D

      Quanto aos 8 l/100 em cidade, é normal, o meu C5 HDI 110 marca 8/8.5 l em cidade... mas pelo que dizem, os CB não são totalmente fiáveis..

      Comentário


        #4
        acho a versao 2.0 150 cv mais apropriada para o laguna apesar de concordar que o 1.9 de 120 era bastante economico e suave, os consumos da versao de 130 cv fap sao praticamente os mesmos alias esse 1.9 130 fap foi criado para poder respeitar as normas anti-poluicao actuais, mas acredito que dentro de pouco tempo va ser susbstituido por uma versao menos potente do novo 2.0, tambem se fala na introducao do 1.5 com 115cv para o laguna.
        mas resumindo e baralhando esse motor 1.9 130 fap tem os dias contados convem frizar que a dif. preco do 1.9 130 fap e o 2.0 150 e aproximadamente 1.500€.

        Comentário


          #5
          Deve ser um carro bastante interessante.

          Mas esta escalada de potência nos diesel está a trazer o problema dos consumos. E temos um Laguna de 175cv que gasta tanto ou ainda mais que um Golf GT de 170cv a gasolina.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por SilverArrow

            Deve ser um carro bastante interessante.

            Mas esta escalada de potência nos diesel está a trazer o problema dos consumos. [red]E temos um Laguna de 175cv que gasta tanto ou ainda mais que um Golf GT de 170cv a gasolina.[red]
            ... isso não serão consumos de revista ? é que o golf tem muita sobrealimentação.. se andarmos depressa com ele... ui ui..
            raistaparta mais aos compressores e turbos nos otto.... motores aspirados a gasolina são tão bons...

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por paulinhuu

              citação:Originalmente colocada por ESPRIT


              o anterior de 120 cv era um motor exemplar em elasticidade e consumo, dava pa ir ao algarve dar umas voltinhas e ainda voltar pa cima sem abastecer.


              Uau....também se o de 120 cv não fizesse isso...:D

              Quanto aos 8 l/100 em cidade, é normal, o meu C5 HDI 110 marca 8/8.5 l em cidade... mas pelo que dizem, os CB não são totalmente fiáveis..
              Acho q n percebeu ou eu n me expressei bem.
              O consumo instantaneo em cidade andava sempre mto em cima e n só no arranque. E a média tar sempre acima dos 8 n é normal em precursos q sao qse estrada, em 3ª e 4ª a 60 ou 40 a hora.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                Deve ser um carro bastante interessante.

                Mas esta escalada de potência nos diesel está a trazer o problema dos consumos. E temos um Laguna de 175cv que gasta tanto ou ainda mais que um Golf GT de 170cv a gasolina.
                Começa a ser ridiculo.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                  citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                  citação:Originalmente colocada por ESPRIT


                  o anterior de 120 cv era um motor exemplar em elasticidade e consumo, dava pa ir ao algarve dar umas voltinhas e ainda voltar pa cima sem abastecer.


                  Uau....também se o de 120 cv não fizesse isso...:D

                  Quanto aos 8 l/100 em cidade, é normal, o meu C5 HDI 110 marca 8/8.5 l em cidade... mas pelo que dizem, os CB não são totalmente fiáveis..
                  Acho q n percebeu ou eu n me expressei bem.
                  O consumo instantaneo em cidade andava sempre mto em cima e n só no arranque. E a média tar sempre acima dos 8 n é normal em precursos q sao qse estrada, em 3ª e 4ª a 60 ou 40 a hora.
                  Ah ok....tinha percebido de outra maneira..

                  Bom... de qq forma, ao entrar na cidade, convém reiniciar o CB, tal como quando se vai para estrada ou AE... se não, o CB não marca valores correctos..por ex hoje, o meu C5 entrou em AE, e mt tempoo depois de lá estar, a velocidade media ainda era de apenas 50 km/h... fez-se reset e ficou tudo bem.. vel.méd = 126 km/h...

                  Comentário


                    #10
                    citação:
                    Bom... de qq forma, ao entrar na cidade, convém reiniciar o CB, tal como quando se vai para estrada ou AE... se não, o CB não marca valores correctos..por ex hoje, o meu C5 entrou em AE, e mt tempoo depois de lá estar, a velocidade media ainda era de apenas 50 km/h... fez-se reset e ficou tudo bem.. vel.méd = 126 km/h... porque ja la tinhas muitos km a uma media baixa daaaa[8][8][8][8][8]

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                      Deve ser um carro bastante interessante.

                      Mas esta escalada de potência nos diesel está a trazer o problema dos consumos. E temos um Laguna de 175cv que gasta tanto ou ainda mais que um Golf GT de 170cv a gasolina.
                      Mas entre este Laguna e aquele Golf a escolha parece-me clara!...;)

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por IAN RUSH

                        citação:
                        Bom... de qq forma, ao entrar na cidade, convém reiniciar o CB, tal como quando se vai para estrada ou AE... se não, o CB não marca valores correctos..por ex hoje, o meu C5 entrou em AE, e mt tempoo depois de lá estar, a velocidade media ainda era de apenas 50 km/h... fez-se reset e ficou tudo bem.. vel.méd = 126 km/h... porque ja la tinhas muitos km a uma media baixa daaaa[8][8][8][8][8]
                        EPAH EU VOU-TE EXPLICAR :

                        O CB do Citroen C5 , está constantemente a actualizar a velocidade média, autonomia, etc... e o que acontece, é que mesmo que já estejas há 2 horas a 180 km/h , o CB marca na mesma 28km/h de velocidade média por ex... parece que fika preso com a média da cidade... estás a perceber ?? depois do reset, fica tudo muito bem ... CAPIXE ??? e quando estavamos em AE , a média era de 130 km/h... quando passamos para a cidade, a média foi descendo para 40 km/h.. 30 km/h.. etc...só ao sair da cidade é que ele fica "preso" nos valores de cidade.... tás a perceber ??????

                        Porque é que em vez de bateres com a cabeça na parede, não pensas antes de falar ?? ha??

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                          citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                          Deve ser um carro bastante interessante.

                          Mas esta escalada de potência nos diesel está a trazer o problema dos consumos. E temos um Laguna de 175cv que gasta tanto ou ainda mais que um Golf GT de 170cv a gasolina.
                          Mas entre este Laguna e aquele Golf a escolha parece-me clara!...;)
                          Laguna Claro

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por paulinhuu

                            citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                            citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                            Deve ser um carro bastante interessante.

                            Mas esta escalada de potência nos diesel está a trazer o problema dos consumos. E temos um Laguna de 175cv que gasta tanto ou ainda mais que um Golf GT de 170cv a gasolina.
                            Mas entre este Laguna e aquele Golf a escolha parece-me clara!...;)
                            Laguna Claro

                            Sem dúvida

                            Comentário


                              #15
                              grande relato... lol

                              Comentário


                                #16
                                Muito boa descrição.

                                O problema que apontas do consumo, já uma revista francesa o referiu que os novos diesel de potencias "elevadas" começam a ter alguns consumos algo puchadotes.

                                Abraços

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por nto

                                  Muito boa descrição.

                                  O problema que apontas do consumo, já uma revista francesa o referiu que os novos diesel de potencias "elevadas" começam a ter alguns consumos algo puchadotes.

                                  Abraços
                                  Está tudo no pé direito!;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Excelente post..quem me dera uma dessas !!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pois... ultimamente a tendência é despejar cavalos para cima dos motores... e depois claro que eles não fazem os consumos do 2.0 HDi 110 né ? :D podem andar muito, mas para cidade , é um desperdício...

                                      Comentário


                                        #20
                                        O passat 170 tb nao deve ser poupado então, o golf Gt 170 deve gastar mais. E o preço do km do GT deve tb sair mais caro pois a gasolina tb pesa nas contas

                                        Comentário


                                          #21
                                          Excelente relato. Fico com a ideia de que nessa versão o Laguna já passa um ou outro desconforto/embaraço para lidar com essa potência e binário ?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Excelente relato e excelente motor com prestações muito boas

                                            Agora só falta uma carroçaria renovada ou mesmo nova para fazer o acompanhamento correcto dos mesmos...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Existem duas condições "sine quad non" para a obtenção de potência, são elas: combustível e comburente! Por isso não esperem que um diesel de ultima geração, cheio de potência, consuma pouco quando lhe querem extrair toda a potência que ele tem para dar!
                                              Isso é uma regra universal, quer seja diesel quer seja otto.
                                              Cptos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                                citação:Originalmente colocada por nto

                                                Muito boa descrição.

                                                O problema que apontas do consumo, já uma revista francesa o referiu que os novos diesel de potencias "elevadas" começam a ter alguns consumos algo puchadotes.

                                                Abraços
                                                Está tudo no pé direito!;)
                                                Caro user

                                                A questão está aí mesmo, primeiro este é um carro q está sempre a "pedir" pa ser puxado, e segundo, mesmo qdo intencionalmente conduzi de uma maneira mais calma para averiguar os consumos, ele andou sempre nos 8 ( Auto estrada e cidade).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por v7

                                                  Excelente relato. Fico com a ideia de que nessa versão o Laguna já passa um ou outro desconforto/embaraço para lidar com essa potência e binário ?
                                                  E leu bem nas "entrelinhas", primeiro, o conjunto de ligação ao solo suspensão/pneu vê-se um bocado À rasca pa por a potência toda no chão. N tanto como deduzo q aconteça no avensis de 177, pela amostra q vi no de 126, mas mesmo assim Às vezes até salta.
                                                  Acho q se perdeu um pco de sensação de segurança, deviam se calhar ter prescindido de um pouco mais de conforto, mas há uma csa q quero deixar bem frizada, o carro n tem um mau comportamento simplesmente n é é aquele entre os 8 q experimentei q incute mais segurança.

                                                  Já agra deixo aqui uma csa q me esqueci, o a/c e o seu sistema de desembaciamento dos vidros e espelhos é o melhor a par co Audi, tal como o ar condicionado em geral.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Essa carrinha é uma maquinaaaaaaaaaaaa

                                                    Ja conduzi uma e é um showww

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                                      citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                                      citação:Originalmente colocada por nto

                                                      Muito boa descrição.

                                                      O problema que apontas do consumo, já uma revista francesa o referiu que os novos diesel de potencias "elevadas" começam a ter alguns consumos algo puchadotes.

                                                      Abraços
                                                      Está tudo no pé direito!;)
                                                      Caro user

                                                      A questão está aí mesmo, primeiro este é um carro q está sempre a "pedir" pa ser puxado, e segundo, mesmo qdo intencionalmente conduzi de uma maneira mais calma para averiguar os consumos, ele andou sempre nos 8 ( Auto estrada e cidade).
                                                      É, de facto, quando o carro "está mesmo a pedir" para que carreguemos no acelerador quase nada há a fazer!

                                                      Nesse caso os 8 litros, considerando as pretensões da "besta", até nem se podem considerar um consumo elevado! Mais do que isso consome o meu 1.6 16v, a gasolina...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sim eu concordo q seja pouco, tendo em conta as prestações.
                                                        Mas a pergunta q fica no ar é sempre: Será q já n estamos a exagerar, será q n é preferivel ter um c 120cv q anda bem sem impressionar mas faz 6,5?
                                                        N esquecer q em mtos países o diesel tem preço igual ao da gasolina.

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                                                          #29
                                                          O problema é q este carro fez-me lembrar o GtTurbo ou o samart roadster, n em prestações, mas pq faz parte daquelegrupo de carros q parece q nos diz ao ouvido: Vá carrega lá, tu sabes q queres, mete lá o pé pa te encostares ao banco, vá faz lá, n sejas menina!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Dentro da gama Laguna.. por mim, o de 130 cv já chegava e sborava..[8D]

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