Saudações a todos.
Tal cmo já fiz para o Avensis e o A4, vou continuar a por aqui as minhas impressõas de condução sobre os carros q experimentei pa veículo da empresa. O bom tópico do silverarrow sobre a zafira fez-me avivar a vontade de voltar aqui a deixar estes testemunhos, c a esperança q ajudem alguém a fazer uma primeira triagem Às suas escolhas.
Desta vez o massacre calhou ao laguna lol. O laguna tava entre as minhas 1ªas opções por causa do seu conforto e por agra tar c motores apetitosos. Mas vamos seguir, antes q o testamento fique maior q o de um xeique Àrabe lol!
Estética interior/exterior
Qto À estética exterior, o laguna é sobejamente conhecido, a sua estética já está mto batida, foi um pco revolucionária qdo saíu, mas devido ao seu volume de vendas hje é até banal. A mim agrada-me, sem me apaixonar. Eu pedi para o vendedor me arranjar um gt pa experimentar, ele acedeu, arranjou-me uma break privilege luxe :D (posso estar enganado, pq aquilo tem versoes q nca mais acabam).
Qto À estética interior, é verdade q eles tinham q mudar, mas acabarem c aquela "cavidade" tapada no porta luvas q tto jeito dava, n me pareceu brilhante. O q achei mta graça foi o novo grafismo do painel de instrumentos, mto engraçado e c 1 ar mais desportivo.
Coisas q n gosto: Aquele computador de bordo, a qualidade da imagem até é boa, e bem visivel, pq raio n lhe metem mais csas e mais informações a aparecer lá? cmo o rádio por exemplo! enfim acho um desperdicio! A porcaria das alavancas pa regular o banco, n atino ca do encosto, já andei em 9 lagunas e em tdos tenho q fazer força e dar jeitos pa acertar o encosto! Cmgo o espelho c visor electrocromatico (será isto?) nca funcionou cmo deve ser!
Qto aos "tupperwares", já sabem q n é um assunto q goste mto, masparece-me ter havido apenas uma pequena evolução na mala. O sentimento no laguna n é bem o de qualidade, mas sim um mais de transmitir conforto c mtos "acolchoamentos" e alcantara por tdo o lado, creio q a qualidade dos materiais n é nem das piores nem das melhores. Qdo arrancamos co a/c ligado e c pco acelerador fazendo tablier tremer, ouve-se alguns ruidos q de certeza n vao ficar mais calados co tempo.
Tudo o resto é mais q batido e acho q n vale a pena alongar-me.
Dinâmica/uso no dia a dia
Tal cmo já referi noutros posts, o laguna foi por excelencia o carro mais utilizado na empresa, por isso tava mais interessado em experimentar o motor do q propriamente ver o comportamento da suspensão, na qual já percorri mtos km´s À pendura.
A razão pq o Laguna esteve nas minhas primeiras opções, é e será sempre pelo seu conforto. Melhor ou ao mesmo nivel, do q já experimentei, só o c5 e o classe c (c jantezinha pequena:D).
O vendedor disse q o 175cv temuma suspensao mais dura, mas n reparei nada, alguém confirma? o q acho graça é q na empresa há quem tenha aquele carros c medidas de pneus completamente diferentes e nca noto gandes diferenças de conforto!
Já me esquecia do comportamento, é um carro q curva bem mas adorna um pco, é estranho pq sinto sempre a mesma csa, vamos lá ver se alguém confirma: dá mta segurança até uma certa velocidade em curva, dps parece q fica um pco mais inseguro, e volta a uma velocidade superior a voltar a dar-me segurança. Epah n consigo bem explicar, mas parece q há ali uma altura em q o comportamento fica estranho!
O conforto e a segurança a altas velocidades está sempre mto presente.
Aquele espaço de arrumação a q já me referi, e mais uma panóplia de botoes q eles acrescentaram, faz c q alguns sitios q davam mto jeito já lá n estejam, ou estejam mais pequenos (alguém sabe se o porta luvas leva ar frio do a/c). O a/c continua bom e simples. O espaço é suficiente sem ser referencial. O controlo mto bom do cc continua igual. O novo travao de mão electrico funciona bem, e é mais "user-friendly" q o do Passat. O encosto de braço dianteiro continua engraçado.
Aqueles bancos para mim, sao uma receita q só a renault sabe fazer, só eles sabem exactamente as agruras q a minha coluna sofreu durante o dia, e decidem por exactamente ali, aquele bocadinho extra de espuma:D.
Motor
Bem vamos lá ao q interessa. Ao q me fez experimentar o carro. São 175 cv, e tão lá todos. A baixa rotação, tal cmo qse tdos os seus concorrentes, sente-se aquela ausência de equideos na ganadaria, cmo se se tivessem esquecido de por palha nas cavalariças e por isso n havia tauromaquia. Mas eis senão q, aí veÊm eles, e vem lgo a cavalaria tda! O sentimento é inebriante, tto ou mais q no vectra ou vag de 170, encostam-nos ao banco, e tao prontos pa nos fazer sentir saudades de um bom turbo a gota.
É um motor um pco do tipo on/off, o q nem é uma csa má, eu gosto mas sei q n é mto apreciado por vários clientes. O vendedor assegurou-me q o de 150cv é mto equilibrado. Fiz 290km c ele, andei qse uma tarde inteira, em AE, estrada e cidade. Parecia um puto, sempre q o transito desaparecia À minha frente, fazia a suspensão do laguna ficar À rasca pa por os cv todos no chão, e dava saltos para a frente. De facto, para quem gosta, o sentimento de ser encostado contra o banco é um dos atributos deste laguna.
Vamos À parte má, o anterior de 120 cv era um motor exemplar em elasticidade e consumo, dava pa ir ao algarve dar umas voltinhas e ainda voltar pa cima sem abastecer. Neste, n émto dificl andar sempre a gastar 10 L/100, mesmo andando devagar o cb nca desceu dos 8 em cidade. A direcção foi ligeiramente alterada. E a caixa tbem me pareceu diferente. Dei 190 c ela, e até aos 170 foi a cavalgar de uma forma impressionante, posso comparar co 320d, e este é mto mais bruto é um pco mais rápido. N dei mais pq as condições n mo permitiram, e n quero pôr em perigo avida das outras pessoas.
Fiquei assim bem impressionado c este laguna, embora viesse a saber mais tarde, q a proposta da renault só seria aprovada pela gestora de frota pá versão de 130cv! E por isso foi imediatamente relegada para os ultimos lugares. É um carro honesto, mto confortavel e agra c motores q ganham ou ombreiam com os melhores do segmento. Têm para mim o problema de já ter uma imagem mto vista. A versão de 1.9 de 120cv é optima em consumos, espero q a de 130 tbem o seja .
Espero q comentem, digam se tbem sentem o mesmo ao volante deste carro, e se alguém quiser fazer alguma pergunta estejam À vontade.
O abraço do costume
Tal cmo já fiz para o Avensis e o A4, vou continuar a por aqui as minhas impressõas de condução sobre os carros q experimentei pa veículo da empresa. O bom tópico do silverarrow sobre a zafira fez-me avivar a vontade de voltar aqui a deixar estes testemunhos, c a esperança q ajudem alguém a fazer uma primeira triagem Às suas escolhas.
Desta vez o massacre calhou ao laguna lol. O laguna tava entre as minhas 1ªas opções por causa do seu conforto e por agra tar c motores apetitosos. Mas vamos seguir, antes q o testamento fique maior q o de um xeique Àrabe lol!
Estética interior/exterior
Qto À estética exterior, o laguna é sobejamente conhecido, a sua estética já está mto batida, foi um pco revolucionária qdo saíu, mas devido ao seu volume de vendas hje é até banal. A mim agrada-me, sem me apaixonar. Eu pedi para o vendedor me arranjar um gt pa experimentar, ele acedeu, arranjou-me uma break privilege luxe :D (posso estar enganado, pq aquilo tem versoes q nca mais acabam).
Qto À estética interior, é verdade q eles tinham q mudar, mas acabarem c aquela "cavidade" tapada no porta luvas q tto jeito dava, n me pareceu brilhante. O q achei mta graça foi o novo grafismo do painel de instrumentos, mto engraçado e c 1 ar mais desportivo.
Coisas q n gosto: Aquele computador de bordo, a qualidade da imagem até é boa, e bem visivel, pq raio n lhe metem mais csas e mais informações a aparecer lá? cmo o rádio por exemplo! enfim acho um desperdicio! A porcaria das alavancas pa regular o banco, n atino ca do encosto, já andei em 9 lagunas e em tdos tenho q fazer força e dar jeitos pa acertar o encosto! Cmgo o espelho c visor electrocromatico (será isto?) nca funcionou cmo deve ser!
Qto aos "tupperwares", já sabem q n é um assunto q goste mto, masparece-me ter havido apenas uma pequena evolução na mala. O sentimento no laguna n é bem o de qualidade, mas sim um mais de transmitir conforto c mtos "acolchoamentos" e alcantara por tdo o lado, creio q a qualidade dos materiais n é nem das piores nem das melhores. Qdo arrancamos co a/c ligado e c pco acelerador fazendo tablier tremer, ouve-se alguns ruidos q de certeza n vao ficar mais calados co tempo.
Tudo o resto é mais q batido e acho q n vale a pena alongar-me.
Dinâmica/uso no dia a dia
Tal cmo já referi noutros posts, o laguna foi por excelencia o carro mais utilizado na empresa, por isso tava mais interessado em experimentar o motor do q propriamente ver o comportamento da suspensão, na qual já percorri mtos km´s À pendura.
A razão pq o Laguna esteve nas minhas primeiras opções, é e será sempre pelo seu conforto. Melhor ou ao mesmo nivel, do q já experimentei, só o c5 e o classe c (c jantezinha pequena:D).
O vendedor disse q o 175cv temuma suspensao mais dura, mas n reparei nada, alguém confirma? o q acho graça é q na empresa há quem tenha aquele carros c medidas de pneus completamente diferentes e nca noto gandes diferenças de conforto!
Já me esquecia do comportamento, é um carro q curva bem mas adorna um pco, é estranho pq sinto sempre a mesma csa, vamos lá ver se alguém confirma: dá mta segurança até uma certa velocidade em curva, dps parece q fica um pco mais inseguro, e volta a uma velocidade superior a voltar a dar-me segurança. Epah n consigo bem explicar, mas parece q há ali uma altura em q o comportamento fica estranho!
O conforto e a segurança a altas velocidades está sempre mto presente.
Aquele espaço de arrumação a q já me referi, e mais uma panóplia de botoes q eles acrescentaram, faz c q alguns sitios q davam mto jeito já lá n estejam, ou estejam mais pequenos (alguém sabe se o porta luvas leva ar frio do a/c). O a/c continua bom e simples. O espaço é suficiente sem ser referencial. O controlo mto bom do cc continua igual. O novo travao de mão electrico funciona bem, e é mais "user-friendly" q o do Passat. O encosto de braço dianteiro continua engraçado.
Aqueles bancos para mim, sao uma receita q só a renault sabe fazer, só eles sabem exactamente as agruras q a minha coluna sofreu durante o dia, e decidem por exactamente ali, aquele bocadinho extra de espuma:D.
Motor
Bem vamos lá ao q interessa. Ao q me fez experimentar o carro. São 175 cv, e tão lá todos. A baixa rotação, tal cmo qse tdos os seus concorrentes, sente-se aquela ausência de equideos na ganadaria, cmo se se tivessem esquecido de por palha nas cavalariças e por isso n havia tauromaquia. Mas eis senão q, aí veÊm eles, e vem lgo a cavalaria tda! O sentimento é inebriante, tto ou mais q no vectra ou vag de 170, encostam-nos ao banco, e tao prontos pa nos fazer sentir saudades de um bom turbo a gota.
É um motor um pco do tipo on/off, o q nem é uma csa má, eu gosto mas sei q n é mto apreciado por vários clientes. O vendedor assegurou-me q o de 150cv é mto equilibrado. Fiz 290km c ele, andei qse uma tarde inteira, em AE, estrada e cidade. Parecia um puto, sempre q o transito desaparecia À minha frente, fazia a suspensão do laguna ficar À rasca pa por os cv todos no chão, e dava saltos para a frente. De facto, para quem gosta, o sentimento de ser encostado contra o banco é um dos atributos deste laguna.
Vamos À parte má, o anterior de 120 cv era um motor exemplar em elasticidade e consumo, dava pa ir ao algarve dar umas voltinhas e ainda voltar pa cima sem abastecer. Neste, n émto dificl andar sempre a gastar 10 L/100, mesmo andando devagar o cb nca desceu dos 8 em cidade. A direcção foi ligeiramente alterada. E a caixa tbem me pareceu diferente. Dei 190 c ela, e até aos 170 foi a cavalgar de uma forma impressionante, posso comparar co 320d, e este é mto mais bruto é um pco mais rápido. N dei mais pq as condições n mo permitiram, e n quero pôr em perigo avida das outras pessoas.
Fiquei assim bem impressionado c este laguna, embora viesse a saber mais tarde, q a proposta da renault só seria aprovada pela gestora de frota pá versão de 130cv! E por isso foi imediatamente relegada para os ultimos lugares. É um carro honesto, mto confortavel e agra c motores q ganham ou ombreiam com os melhores do segmento. Têm para mim o problema de já ter uma imagem mto vista. A versão de 1.9 de 120cv é optima em consumos, espero q a de 130 tbem o seja .
Espero q comentem, digam se tbem sentem o mesmo ao volante deste carro, e se alguém quiser fazer alguma pergunta estejam À vontade.
O abraço do costume
Comentário