Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda na escolha de carrinha: ASTRA vs FOCUS vs (? Xantia ?) modelos de 99/2000

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Comparativo] Ajuda na escolha de carrinha: ASTRA vs FOCUS vs (? Xantia ?) modelos de 99/2000

    Saudações a todos os colegas de fórum.

    Os carros que descrevi acima (Astra e Focus), continuam a percorrer as estradas do nosso país e abundam por todo o lado.
    Venho aqui pedir a ajuda de quem conhece estes modelos. Nunca conduzi nenhum deles e preciso de adquirir no espaço de um ou dois meses um destes modelos.
    Ao meu olho a Astra e Focus são exteriormente quase gémas de quem as vê por trás. As dimensões também.

    As minhas necessidades são percorrer no dia a dia um trajecto casa-infantário-trabalho. Distam entre eles uns 2 kmts para cada lado. São trajectos muito curtos e nos dias frios o carro nem chega a aquecer quando saio do trabalho e vou para casa por exemplo.

    Não gosto de nenhuma dessas duas carrinhas, mas pagar infantário de 3 pequenitos obriga-me a ter um segundo carro polivalente e low-cost.

    Tenho noção que as pessoas geralmente caem num erro de analizar a economia de um carro olhando para os consumos. Mas pela minha experiência há factores muito importantes a ponderar. A fiabilidade e manutenção são essênciais ao ponderar os gastos anuais. Claro que se for mais economico, sempre se pode dar um passeio mais folgado.

    Não me vou alongar muito mais porque senão ninguém lê e lá se vão as vossas ajudas.

    Modelos a ponderar:
    Astra Caravan 1.4 (gasolina)
    Focus SW 1.4 (gasolina)
    Estes modelos porque na minha humilde opinião os carros a gasolina são mais fiáveis e de manutenção mais económica. Não há turbos nem injectores nem bombas injectoras a dar o berro......
    Astra Caravan 1.7 dti ou td??? (diesel)
    Focus SW 1.8 tddi (diesel)
    Já se encontram estes modelos a diesel pouco mais caros que os semelhantes a gasolina.

    E agora é que vou estragar tudo.....
    Por incrível que possa parecer (porque julgo ser uma carrinha que passou ao lado de quase toda a gente), sempre gostei da Citroen Xantia Fase 2.
    É uma carrinha que me inspira robustez. É mais distinta que as Astra e Focus. Gosto da sobriedade da construção e interiores. Do som de qualidade do fechar de portas.... Não sei bem explicar mas dá-me uma sensação de uma carrinha que tem uma qualidade de gama superior ás outras duas.
    Neste caso estaria mais interessado apenas numa versão diesel.

    Gostaria muito de saber as vossas opiniões porque nunca conduzi nenhuma. E apesar de adorar carros (como todos nós aqui), não tenho nenhuma opinião formada.

    Obrigado a todos.

    Toda a gente as conhece, mas ficam imagens das mesmas:










    #2
    Ninguém?

    Comentário


      #3
      O meu pai tem uma focus desde 2003 1.4 gasolina e nunca teve grande chatisses.Conta com 180000 e o unico problema cronico é o meu pai ja ter batido com ela vezes demais .
      Eu optava pelo focus
      Editado pela última vez por chilipe22; 17 May 2014, 15:49.

      Comentário


        #4
        Entre o opel e o ford o ideal será experimentar e ver qual se gosta mais. É uma coisa um bocado pessoal, são modelos "equivalentes".

        O Xantia é muito diferente. É um projecto mais antigo por isso terá como "contra" a segurança passiva, ou seja, os crash-tests são de um carro do inicio ou meados dos anos 90.

        A favor tem o conforto. É dos carros mais confortáveis do mundo mete qualquer premium Audi, mercedes, BMW no bolso no que toca a esse aspecto (quem disser o contrário não pesca nada de carros mas sim de teclados)... mas isso tem um preço: tem uma suspensão hidraulica que requer atenção por tecnicos especializados, não é qualquer um que mexe naquilo. Não é que fique mais caro, mas é mais complexo e a probabilidade de ter sido negligenciada em tantos anos é alta.

        Mas sim, o xantia é solido e os diesel são reconhecidos por fazer km, os ultimos serão hdi de 90 ou 110 e dispensam apresentações. A partir do restyling de 98 são mais bonitos de interior mas têm a electrónica multiplexada... o que traz alguns "gremlins" de vez em quando. Geralmente nada de grave.

        Comentário


          #5
          Viva.
          Obrigado pelas respostas. Confesso que estava à espera de mais falatório, mas acho que dado a serem modelos tão comuns, não haja realmente nada demais a dizer.
          Depois de andar as voltas com isto, penso que irei optar por uma astra 1.4. Parece-me ser fiável ( tanto como o focus) se bem que no astra aparece nas specs como tendo 90 vc e o focus 1.4 serem 75 cv. A focus fica de fora porque o desenho do tablier simplesmente não me encaixa nas vistas.

          Como a minha necessidade é uma carrinha para ser usada em percursos curtos , o diesel não compensa.

          Vocsa, quanto à xantia, andei a ver isso dos fracos resultados nos crash tests e tens razão. Mas pelo que li principalmente em inglês, esses resultados são realmente maus no xantia fase 1. No restyling, não mudou apenas o tablier e pormenores exteriores. O capítulo da segurança passiva foi tratado de forma aprofundada e dizem ter melhorado bastante. Mas não encontrei vídeo nenhum no youtube com crash test do xantia fase 2.
          Seja como for...., e mesmo sendo um carro que dá um ar de professor reformado, gosto muito dele.
          Mas fica de fora por causa dos custos de manutenção

          À lista de cima esqueci de juntar a golf iv variant com a motorização 1.4 a gasolina.
          Mas diz-se tão mal desse modelo por aqui que esqueci logo a ideia. É pena porque de todos é o modelo que me é mais apelatiivo. ( das 1.4 a gasolina)

          Bom.....,
          Cumprimentos a todos.

          Comentário


            #6
            Gosto muito do xantia , porem só gosto das versoes a gasolina e dos diesel HDI , porque se for o 1.9 td ou 2.1 td destesto , faz uma barulheira bebe e pouco anda .

            Dessa lista iria para a focus por ser um produto bem mais conseguido do segmento basta ver aquele tablier e melhor que o golf 4 variant , a nivel de motor o 1.4 é fiavel (tenho um cá em casa e nada a apontar em mais de 160 mil kms a nao ser uma bobine que queimou ) porem é sempre preferivel a versao 1.6 !

            Tens tambem a civic aerodeck que tem motorizaçoes mais eficazes no binomio potencia/economia !

            Podes sempre ir para uma versao mais potente e meter GPL , acho que já vi volvo S40 a GPL algures

            Comentário


              #7
              na minha opinião ia para a Xantia, aquilo é um conforto fora de série

              Comentário


                #8
                Xantia v6 com suspensao Activa

                Comentário


                  #9
                  Um Ford Focus de 2000 com motor 1.4i/1.6i seria a minha escolha. De todos é o que esteticamente é mais atraente e a nível de chassis também é superior às outras propostas exceto se falamos de um Xantia com suspensão ativa

                  Comentário


                    #10
                    Caro Zed,

                    Na minha opinião, penso que deverias ponderar versões 1.6. Serão motores mais robustos, mais disponíveis e os consumos não devem fugir muito do 1.4.

                    Se te ficas pelos percursos que referes, GPL não é grande alternativa e diesel só se for um excelente negócio.

                    Dos modelos que referes, penso que a Focus foi a que envelheceu pior, sobretudo pelo seu tablier esquisito (mas isso são gostos).

                    No entanto, conheço uma Focus F2000 1.6 que se tem portado muito bem e uma Astra 1.7 diesel que deu algumas chatices.

                    Não sei se as diferenças de custos de manutenção entre segmentos C ou D dessa época serão substanciais, mas deixo-te mais algumas ideias:
                    Citroen Xsara (ao contrário da Focu, acho que envelheceu muito bem);
                    Peugeot 406;
                    Volvo V40.

                    Por fim, ia cometer a "heresia" de te falar no Fiat Multipla. Todos lhe reconhecemos a "beleza", mas para quem tem 3filhos até pode ser uma alternativa interessante. No entanto, o preço de usado está muito puxado.

                    Comentário


                      #11
                      Eu ainda adoro o desenho do tablier original e de estilo mais "radical" do focus ! Para mim ainda é actual e mais bonito que os quadradoes dos golf por exemplo

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por zed Ver Post
                        Viva.

                        Vocsa, quanto à xantia, andei a ver isso dos fracos resultados nos crash tests e tens razão. Mas pelo que li principalmente em inglês, esses resultados são realmente maus no xantia fase 1. No restyling, não mudou apenas o tablier e pormenores exteriores. O capítulo da segurança passiva foi tratado de forma aprofundada e dizem ter melhorado bastante. Mas não encontrei vídeo nenhum no youtube com crash test do xantia fase 2.


                        Cumprimentos a todos.
                        O upgrade de segurança passiva da Xantia MK1 para a MK2 já fi debatido no tópico dos crash tests.Provavelmente se tivesse sido testada com airbags frontais, laterais (cabeça torax) provavelmente conseguiria 3 estrelas.

                        Citroën Crash Test

                        Comentário


                          #13
                          zed, como referido, se encontrar alguma versão com o 1.6 (tanto do Focus como do Astra), dá uma vista de olhos.

                          É que gastam o mesmo e como é claro, terá sempre outra disponibilidade.

                          Comentário


                            #14
                            Greetings!

                            O motor 1.4 da VW é conhecido por adorar beber óleo.
                            Não te metas nisso.

                            Já conduzi a Focus carrinha (1.8 tddi 90cv) e portou-se muito bem.
                            Andei com ela a 190km/h nas curvas da A8, na descida para Loures e não faria isso com outros carrinhos.

                            Um amigo tem um 1.4 75cv a GPL de 1999, versão carro, e está muito contente.
                            Bons bancos!

                            Não sou grande fan da Astra nos interiores.
                            Mas são carros muito honestos. Ter cuidados com o Motor 1.7 a Diesel. Talvez não deixar passar mais de 15.000km entre mudas de óleo.

                            A Xantia é bonita. Só compres se conseguires um grande negócio.
                            Os motores HDI da altura não são super silênciosos. O de 90cv parece que consome muito pouco (5lt/100km facilmente).

                            Cumprimentos

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X