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Giugaro - Pininfarina - Bertone

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    Giugaro - Pininfarina - Bertone

    Qual destes tres desingners/grupos é o vosso favorito. O que faz as obras mais bonitas.


    As obras mais famosas:


    Pininfarina:
    Peugeot 1007 - Ford street ka


    Alfa romeo GTV - 406 coupe


    Ferrari F40 - Ferrari F430


    Ferrari Testarossa - Ferrari 599


    vota lá carlos andrade-Volvo C70 - Colt CZC


    Focus CC - Alfa Romeo Brera




    __________________________________

    Giugaro:
    Alfa 159/brera - Fiat Grande punto


    Lotus Espirit - BMW M1


    Lancia Delta
    [IMG]http://www.italian-cars-club.com/le-site/Lancia-Delta-HF-
    Integrale-8v-Italian-Cars-Club.jpg[/IMG]


    ____________________________

    Bertone

    Ferrari Dino







    #2
    A melhor criação de Giugiaro foi em 1966

    http://www2.uol.com.br/bestcars/ph2/181b.htm


    Comentário


      #3
      A Giugaro tem um "design" mais desportivo.
      Da pininfarina só escapam os ferraris e o 406 coupe

      Comentário


        #4
        Sem dúvida Giugiaro ! (ou sei lá como escreve [|)])

        Comentário


          #5

          Apesar de tudo é engraçado que Pininfarina tem um nome mais sonante. Deve ser de desenhar os Ferrari. Qualquer gajo que não saiba muito de carros, vê um carro de linhas mais esguias e diz logo que "é tudo desenhado pelo mesmo gaijo, o Pininfarina".

          Giorgetto Giugiaro foi considerado "o" designer do Sec XX ;)

          Comentário


            #6
            Enquanto o site da guigaro diz que desenhou o 159 e da pinifarina diz que fez o brera e o spider... :S

            Comentário


              #7
              Pininfarina tem andado com umas esquisitices ultimamente de q não tenho gostado muito, para mim já perdeu um bocado a credibilidade de há meia dúzia de anos atrás.

              Comentário


                #8
                O Pininfarina so sabe fazer descapotaveis de versões comuns?

                Tirando um ou outro exotico, não tem nada de novo.

                Qualquer tipo com uma rebarbadeira faz o seu trabalho.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Andreh

                  Enquanto o site da guigaro diz que desenhou o 159 e da pinifarina diz que fez o brera e o spider... :S
                  Não percebi esta frase [8)]

                  De qualquer maneira, fica o esclarecimento que a Pininfarina também é muito re****da por "descapotar" automóveis. Colabora com as marcas para criar versões cabrio, desenvolver sistemas de capotas etc...

                  O que não lhe atribui o desenho completo do carro e a responsabilidade total pela sua beleza (ou falta dela)...

                  Por exemplo não desenhou o 205, mas o 205 Cabrio é assinado por eles.
                  O 306 idem.
                  O novo Alfa Spider, inteiramente derivado do Brera, idem.
                  O Colt Cabrio, idem.

                  Já o novo Volvo C70 nem sequer o assina, mas a capota foi desenvolvida com ela, sim.

                  Comentário


                    #10
                    Ui... assunto sensivel

                    A Pininfarina é mais antiga, e nesta altura do campeonato está a passar para a 3ª geração dos Farinas. O nome "pinin" vem do facto do fundador ser um homem de pequena estatura.

                    A italdesign, a empresa de Giorgetto Giugiaro foi fundada em 1968 e foi realmente inovadora no seu tempo, pois fez a transição dos "carrozieri" para a aceitação pura e dura do design industrial. Foi basicamente a primeira empresa a fornecer um conjunto de serviços ao construtor, que os permitia projectar de fio a pavio um automóvel completo, de acordo com o briefing do construtor/marca.

                    Todos os outro carrozieri tiveram que seguir este exemplo para sobreviver. Aqueles que não seguiram, viram a sua ctividade fortemente reduzida ou extinguiram-se.
                    E assim surgem os 3 principais "jogadores" do design automovel italiano - Italdesign, Pininfarina e Bertone (que actualmente passa por dificuldades).

                    Estes 3 têm capacidade de projectar e produzir automóveis, livrando o construtor/marca desse fardo.

                    A pininfarina, actualmente têm andado com as suas fábricas bastante ocupadas, produzindo o Brera e Brera Spyder, Volvo C70, e Mitubishi CZC

                    Agora no que toca ao aspecto "bonito", isso é perfeitamente relativo, já que os carros de produção que saem projectados dos seus ateliers, são condicionados pela admnistração das marcas, que são os clientes. Por isso, vê-se modelos com assinatura do designer, mas que esteticamente não estão lá.Ex: o Hyundai matrix da pininfarina. O conceito original era bastante mais ousado e interessante a nivel formal, do que o modelo que actualmente é produzido. Conseguiram manter aquela ideia de linha de cintura descontinuada de perfil, mas os extremos ficaram completamente banais, contrarinado e de que maneira a proposta original.

                    Giorgetto Giugiaro foi considerado o designer automóvel do séc XX. E com alguma razão, sem duvida, pois este homem influenciou mais que qualquer outro a evolução do automóvel.
                    Foi ele que lançou as bases do segmento C actual, quando propôs o Golf à VW nos anos 70, criando uma referência até hoje e salvando a VW da extinção pelo caminho.
                    Foi ele que revolucionou a forma como os citadinos eram concebidos com o conceptualmente brilhante Fiat Panda.
                    Antes de alguém propôr monovolumes e muito menos MPV's compactos, já em 78 ele propunha um concept que explorava essa nova forma de ver o automovel.

                    É um tipo genial, sem duvida. As suas ideias, tanto a nivel formal, como estéticas, e até técnicas (com a colaboração desde sempre do seu sócio e engenheiro Aldo Mantovani) influenciaram as mentes dos designers actuais e é uma referência incontornável na história do design automóvel actual.

                    A Pininfarina, depois de entrar na era do design, também soube aproveitar bem a onda, mas a nivel conceptual, e a meu ver fica sempre um degrau abaixo da Italdesign, apesar de na ultima década ter evoluido brutalmente nesse aspecto.
                    No entanto criou desenhos inesqueciveis como o 205, o Super 5, o 164, o 406 coupé, o GTV, além de assinar todos os Ferraris há mais de 4 décadas. Um legado dificil de bater.

                    No entanto, no que toca ao mundo dos concept cars, a minha prefer~encia recai pela Pininfarina, que consegue surpreender com verdadeiros dream cars como o Maserati 75th Birdcage, que é daqueles desenhos, que faz querer continuar a gostar de automoveis. um carro verdadeiramente inspirador...


                    Quanto aos modelos apresentados aí nas fotos, só umas rectificações.
                    O Peugeot 1007 não foi desenhado totalmente pela Pininfarina. Õ trabalho deles foi reestilizar e feasibilizar o concept Sésame, logo o desenho original é da própria Peugeot.

                    O Lancia Delta utiliza o mesmo conceito do Golf. A nivel formal nada muda. Pode-se dizer que o Delta é um spin-off directo do golf, como o isuzu piazza foi a primeira aplicação estética do que seria o fiat uno e o fiat punto I e seat ibiza (lançados em 93), nasceram da mesma base estética.
                    histórias de bastidores com estes tipos é uma tara completa.....

                    Comentário


                      #11
                      crash exelente analise.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por jts

                        citação:Originalmente colocada por Andreh

                        Enquanto o site da guigaro diz que desenhou o 159 e da pinifarina diz que fez o brera e o spider... :S
                        Não percebi esta frase [8)]

                        De qualquer maneira, fica o esclarecimento que a Pininfarina também é muito re****da por "descapotar" automóveis. Colabora com as marcas para criar versões cabrio, desenvolver sistemas de capotas etc...

                        O que não lhe atribui o desenho completo do carro e a responsabilidade total pela sua beleza (ou falta dela)...

                        Por exemplo não desenhou o 205, mas o 205 Cabrio é assinado por eles.
                        O 306 idem.
                        O novo Alfa Spider, inteiramente derivado do Brera, idem.
                        O Colt Cabrio, idem.

                        Já o novo Volvo C70 nem sequer o assina, mas a capota foi desenvolvida com ela, sim.
                        no site tava a dizer que sim a isso tudo.... tou a ver que fui enganado...


                        e ja agora, obrigado c r a s h!!;)

                        Comentário


                          #13

                          Depois do excelente post do crash, vejo que me enganei ao dizer que o 205 não é um trabalho Pininfarina Mas penso que estou certo no restante!

                          Comentário


                            #14
                            O caso 159/Brera...

                            todos desenhados pelo Giugiaro, mas o brera/Spyder são produzidos pela pininfarina.
                            Daí a confusão.
                            Já não é a primeira vez que acontece esta partilha de ateliers.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por c r a s h

                              O caso 159/Brera...

                              todos desenhados pelo Giugiaro, mas o brera/Spyder são produzidos pela pininfarina.
                              Daí a confusão.
                              Já não é a primeira vez que acontece esta partilha de ateliers.
                              Mas a adaptação do Brera a uma carroçaria Spider, acaba por ter ligeiras implicações estilisticas, alheias a Giugiaro ;)

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por jts

                                citação:Originalmente colocada por Andreh

                                Enquanto o site da guigaro diz que desenhou o 159 e da pinifarina diz que fez o brera e o spider... :S
                                Não percebi esta frase [8)]

                                De qualquer maneira, fica o esclarecimento que a Pininfarina também é muito re****da por "descapotar" automóveis. Colabora com as marcas para criar versões cabrio, desenvolver sistemas de capotas etc...

                                O que não lhe atribui o desenho completo do carro e a responsabilidade total pela sua beleza (ou falta dela)...

                                Por exemplo não desenhou o 205, mas o 205 Cabrio é assinado por eles.
                                O 306 idem.
                                O novo Alfa Spider, inteiramente derivado do Brera, idem.
                                O Colt Cabrio, idem.

                                Já o novo Volvo C70 nem sequer o assina, mas a capota foi desenvolvida com ela, sim.
                                Pois, só li agora.
                                As coisas tornam-se confusas na definição de alguns modelos.
                                Porque muitas vezes, as marcas recorrem a vários ateliers para determinadas fases do projecto.
                                Muitas vezes, só têm que garantir a faseabilidade produtiva de um modelo já definido esteticamente.
                                Outras vezes apenas o desenho é proveniente do atelier, e o resto do serviço é completado pela marca.

                                Por ex: Fiat coupé - desenhado pelo Bangle que na altura trabalhava na Fiat, mas o interior completamente concebido pela pininfarina, o que já permitiu levar com a "assinatura" pininfarina no carro.

                                Alfa 156 restyling - desenho original de Walter da Silva, restyling da Italdesign e toma lá com a assinatura na carroçaria.

                                Há projectos que são realmente confusos perceber quem fez o quê

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por jts

                                  citação:Originalmente colocada por c r a s h

                                  O caso 159/Brera...

                                  todos desenhados pelo Giugiaro, mas o brera/Spyder são produzidos pela pininfarina.
                                  Daí a confusão.
                                  Já não é a primeira vez que acontece esta partilha de ateliers.
                                  Mas a adaptação do Brera a uma carroçaria Spider, acaba por ter ligeiras implicações estilisticas, alheias a Giugiaro ;)
                                  é a tal questão da feasibilidade produtiva.
                                  Provavelmente, Giugiaro já tinha isso tudoisso definido, mas a Pininfarina ao pegar no projecto, pode ter sido obrigada a alterar certos pormenores

                                  EDIT: Para não pôr mais um post...
                                  Estes ateliers evoluem, e actualmente há um frenesim interessante a nivel tecnológico. Cada mais apostam na área tecnológica/engenharia.
                                  é uma questão de providenciar o melhor serviço ao cliente.
                                  Já são conhecidos pela excelência "artistica", mas com a abertura de mercados como a China, obrigou-os a darem mais visibilidade a questões técnicas.

                                  Como já disse, estes tipos t~em capacidade tecnica para conceber um automóvel desde o briefing até à sua produção

                                  Comentário


                                    #18
                                    Para mim..Giugaro

                                    Comentário


                                      #19
                                      Entre os dois votei Pininfarina, sou suspeito é verdade... Mas entre a Pininfarina, a Giugiaro e a Bertone "venha o diabo e escolha", pois são três casas de design muito à frente. Só acrescentava à poll a Bertone para ficar completa ;)

                                      Comentário


                                        #20
                                        [img]uploaded/Xcuz/200682313922_lanos_3-4post.jpg [/img]



                                        giugiaro [8D]

                                        Comentário


                                          #21
                                          :D, PININFARINA, não só por ter estado relacionada com o C70 mas tambem pelos FERRARI´s[B)][B)][B)], e muitos outros carros, o que me deixou triste na PININFARINA foi o que fizeram no FOCUS CC

                                          BTW, falta um N no titulo do tópico;)

                                          PININFARINA

                                          ;)

                                          acho que este:



                                          tambem foi "by GIUGIARO"

                                          [8D]

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por jts

                                            citação:Originalmente colocada por c r a s h

                                            O caso 159/Brera...

                                            todos desenhados pelo Giugiaro, mas o brera/Spyder são produzidos pela pininfarina.
                                            Daí a confusão.
                                            Já não é a primeira vez que acontece esta partilha de ateliers.
                                            Mas a adaptação do Brera a uma carroçaria Spider, acaba por ter ligeiras implicações estilisticas, alheias a Giugiaro ;)
                                            Ya! isso das partilhas confirmo,li num jornal inglês que o grande punto o que é um carro mais recente foi encomendado ao estudio do bertone, dai aquela traseira musculada a lateral e as cavas enfatizada, mas o desenho acabou por ser completado pela Italdesign dai a frente a la maserati gt.

                                            conversas de bastidores? anyway votei giugiaro ainda para mais todos os dias vejo um estupor de um alfa pendular com a assinatura dele.:D De qualquer forma tb vejo todos os dias de calor no trabalho o punto cabrio com a capota em lona do bertone parqueado no lugar de um dos directores da empresa onde trabalho.

                                            Comentário


                                              #23
                                              este é da pininfarina [)]

                                              Comentário


                                                #24
                                                poisé...
                                                como já tinha referido em cima e é um problema transversal a todo o tipo de design, no final, são os clientes que decidem.

                                                O problema é que maior parte dos clientes não têm a cultura visual necessária para fazer tais escolhas. Mas como são os boss e são eles que têm o cheque, o designer fica muitas vezes relegado como "visualizador" das "grandes" ideias dos clientes. Pensam que por ter dinheiro, também têm gosto, e pior, cultura

                                                No mundo automóvel basta referir o grupo PSA durante a época de Jacques Calvet.
                                                O homem, sendo presidente, queria meter-se em tudo, até onde não era chamado.
                                                Ia conseguindo acabar com a identidade da citroen pelo caminho.
                                                Felizmente, basou ou reformou-se. Nem quero saber.
                                                As diferenças são óbvias. Depois do final da década de 80 e inicio dos anos 90 algo obscura, a citroen explodiu, no bom sentido, com o c3, c4, c2 e c6. O c5 deve ter sido um sentimento de nostalgia.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                                  este é da pininfarina [)]

                                                  :D:D

                                                  [)][xx(][)][xx(]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    G. Guigiaro

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Giugiaro-Isuzu

                                                      117coupé
                                                      [img]uploaded/inox/2006823132846_117Cream.jpg [/img]

                                                      Piazza/Impulse
                                                      [img]uploaded/inox/2006823133026_piaL88sil.jpg [/img]

                                                      Gemini/Stylus
                                                      [img]uploaded/inox/2006823132944_6c.jpg [/img]

                                                      PiazzaII/ImpulseII
                                                      [img]uploaded/inox/2006823133052_636353_1_full.jpg [/img]


                                                      Normalmente a Isuzu tarabalhava com o estilo italiano e handling Ingles, onde Giugiaro e Lotus era assinaturas visiveis num Isuzu.


                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Porreiros esses Isuzus.

                                                        Falta aí uma grande referência Bertone :

                                                        Lancia Stratos [:0]


                                                        Esta maravilha apareceu pela primeira vez no ano de 1974, imaginem a reacção do público em geral confrontados com o design desta "nave espacial" . ;)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Na bertone falta la a obra de arte!


                                                          Alfa GT.........

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O mégane I cabrio é desenhado pela Bertone...

                                                            Comentário

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