Se há uma coisa que tem progredido nos últimos anos nos carros é a potência especifica.
Actualmente com a combinação injecção directa com turbo, não só se conseguem excelentes potências especificas, como conciliar isso com boa disponibilidade.
Exemplos como o motor 1,0 da Ford com 125 cv apto a ser utilizado num carro normal (sem pretenções desportivas) são exemplos disso mesmo.
Para os mais novos, talvez não esteja claro, mas há uns anos já se faziam uns brilharetes, mas normalmente quanto mais "puxados" os motores, menos dóceis, fiáveis e aptos para o dia a dia, isto mesmo nos carros turbos, nos atmosféricos ainda era pior.
Um carro que últimamente me surpreendeu foi o novo Mini. Se a anterior versão do Cooper S com 184 cv num 1,6 não era particularmente expremida (havia os JCW com 218 cv), agora passou a usar um 2,0 com 192 cv !!
Não é que tenha mal nenhum, mas faz-me confusão em algo com um posicionamento tão marcadamente desportivo, um motor tão "morno" em termos de rendimento (recordo que nos 2,0 recentes, o actual recorde é o A45 AMG com 360 cv, mas fala-se num Golf R 400 com 400 cv), até porque a BMW tem um recente 1,5 com 231 cv que utiliza no I8.
A verdade é que apesar de actualmente se conseguirem motores com elevadas potências especificas, os mais puxados tendem a ser mais raçudos e irrequietos e por isso mais adequados para desportivos.
O que vos parece ?
Actualmente com a combinação injecção directa com turbo, não só se conseguem excelentes potências especificas, como conciliar isso com boa disponibilidade.
Exemplos como o motor 1,0 da Ford com 125 cv apto a ser utilizado num carro normal (sem pretenções desportivas) são exemplos disso mesmo.
Para os mais novos, talvez não esteja claro, mas há uns anos já se faziam uns brilharetes, mas normalmente quanto mais "puxados" os motores, menos dóceis, fiáveis e aptos para o dia a dia, isto mesmo nos carros turbos, nos atmosféricos ainda era pior.
Um carro que últimamente me surpreendeu foi o novo Mini. Se a anterior versão do Cooper S com 184 cv num 1,6 não era particularmente expremida (havia os JCW com 218 cv), agora passou a usar um 2,0 com 192 cv !!
Não é que tenha mal nenhum, mas faz-me confusão em algo com um posicionamento tão marcadamente desportivo, um motor tão "morno" em termos de rendimento (recordo que nos 2,0 recentes, o actual recorde é o A45 AMG com 360 cv, mas fala-se num Golf R 400 com 400 cv), até porque a BMW tem um recente 1,5 com 231 cv que utiliza no I8.
A verdade é que apesar de actualmente se conseguirem motores com elevadas potências especificas, os mais puxados tendem a ser mais raçudos e irrequietos e por isso mais adequados para desportivos.
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