Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A Tartaruga e a Lebre .....

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A Tartaruga e a Lebre .....

    Em pequeno ouvi várias vezes a história de uma corrida entre uma veloz lebre e uma lenta tartaruga, que surpreendentemente era vencida pela última.

    Actualmente no sector automóvel há uma coisa que me recorda esta "estória" que é a comparação do radical Alfa 4C com o discreto Leon Cupra.

    O Alfa 4C herdeiro dos mais nobres pergaminhos de uma das mais notáveis e antigas marcas do sector automóvel, com um passado desportivo riquíssimo, com a sua inovadora estrutura em fibra de carbono, o seu peso ligeiro (895 kg a seco) a sua pouca altura e enorme largura, os seus exíguos 2 lugares, a quase ausência de bagageira e as suas fantásticas linhas faz-me lembrar uma leve e ágil lebre, pronta a arrancar em grande velocidade.

    Já o Seat Leon, apenas mais uma derivação de um segmento C do grupo VW, que nem é dos mais inspirados, nas vestes de uma marca quase low-coast e não particularmente bem sucedida, com 5 lugares, bagageira, dimensões normais de pequeno familiar faz-me lembrar uma pesada e cansada tartaruga, que não leva a casa às costas, mas leva a família, bagagens, etc.

    Na história original a tartaruga vencia a corrida, porque a lebre com excesso de confiança fez inúmeras paragens pelo caminho, mas neste comparativo a "lebre" não precisa de parar, porque a tartaruga ganha mesmo sem paragens como atestam os tempos que ambos têm homologados no ring: Alfa fez 8.04 e o Seat fez 7.58

    Perante isto e sabendo que o Alfa custa mais 60% do que o Seat, a minha pergunta é "o que é que não faz sentido nesta história ?"

    Ou será tudo normal e estas fábulas realmente são mais do que metáforas ?

    #2
    O que não faz sentido, para mim, são os 60% de euros a mais.

    De resto, eu acho que estes novos segmento C picantes, vieram dar uma reviravolta nisto tudo. Goste-se ou não, tem que se tirar o chapéu a este Cupra.

    Comentário


      #3
      Isso faria sentido se os automóveis se resumissem-se a números, mas as coisas vão muito além disso. Não conduzi nenhum dos automóveis em questão, não vou entrar no discurso fácil de que o 4C é a última bolacha do pacote porque tem tracção traseira e que o Leon é banal, etc. Ainda assim, basta olhar para ambos para se perceber que são filosofias muito diferentes, com objectivos distintos, daí a diferença no preço.

      O Leon tem de ser "barato", pois é a única de ser rentável, face a concorrentes como o Golf GTI ou o Mégane RS. Já o 4C tem de ser caro, para ser especial e elevar a imagem da Alfa. Tão simples quanto isto.

      Comentário


        #4
        Os 60% a mais não é só potencia, ou tempo. Nem tudo num carro é medido em potencia ou tempos, existem outros factores. É como comprar um Ferrari 458 com o Nissan GT-R ...

        Comentário


          #5
          Nem mais! É tudo uma questão de imagem e exclusividade!

          Comentário


            #6
            Exclusividade neste caso é que faz a diferença.

            O cliente de um cupra nunca será dono de um 4C!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SpeedDragon Ver Post
              Os 60% a mais não é só potencia, ou tempo. Nem tudo num carro é medido em potencia ou tempos, existem outros factores. É como comprar um Ferrari 458 com o Nissan GT-R ...
              O problema é que a lebre nesse caso é mais rápida ;)

              Comentário


                #8
                Esses tempos no ring, fazem-me sempre pensar numa questão: que pneus é que usaram? É que muitas marcas fazem batota e usam pneus macios em vez dos originais...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                  O Leon tem de ser "barato", pois é a única de ser rentável, face a concorrentes como o Golf GTI ou o Mégane RS. Já o 4C tem de ser caro, para ser especial e elevar a imagem da Alfa. Tão simples quanto isto.
                  Então o León é barato para o que é e o Alfa tem um preço especulativo

                  Comentário


                    #10
                    Fábulas são isso mesmo!

                    Também podias ter feito esse raciocínio usando muitos outros automóveis. Já agora, o pulmão da tartaruga é maior (leia-se cc) embora a lebre seja muito mais leve.

                    Para acabar, gosto muito de lebre, sobretudo com couves e feijão. Tartaruga é que apenas provei uma vez e foi basicamente em sopa, mas não estava nada má!!!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      Em pequeno ouvi várias vezes a história de uma corrida entre uma veloz lebre e uma lenta tartaruga, que surpreendentemente era vencida pela última.

                      Actualmente no sector automóvel há uma coisa que me recorda esta "estória" que é a comparação do radical Alfa 4C com o discreto Leon Cupra.

                      O Alfa 4C herdeiro dos mais nobres pergaminhos de uma das mais notáveis e antigas marcas do sector automóvel, com um passado desportivo riquíssimo, com a sua inovadora estrutura em fibra de carbono, o seu peso ligeiro (895 kg a seco) a sua pouca altura e enorme largura, os seus exíguos 2 lugares, a quase ausência de bagageira e as suas fantásticas linhas faz-me lembrar uma leve e ágil lebre, pronta a arrancar em grande velocidade.

                      Já o Seat Leon, apenas mais uma derivação de um segmento C do grupo VW, que nem é dos mais inspirados, nas vestes de uma marca quase low-coast e não particularmente bem sucedida, com 5 lugares, bagageira, dimensões normais de pequeno familiar faz-me lembrar uma pesada e cansada tartaruga, que não leva a casa às costas, mas leva a família, bagagens, etc.

                      Na história original a tartaruga vencia a corrida, porque a lebre com excesso de confiança fez inúmeras paragens pelo caminho, mas neste comparativo a "lebre" não precisa de parar, porque a tartaruga ganha mesmo sem paragens como atestam os tempos que ambos têm homologados no ring: Alfa fez 8.04 e o Seat fez 7.58

                      Perante isto e sabendo que o Alfa custa mais 60% do que o Seat, a minha pergunta é "o que é que não faz sentido nesta história ?"

                      Ou será tudo normal e estas fábulas realmente são mais do que metáforas ?

                      O que não faz sentido nesta história, é comparar a exclusividade de um 4C, a um banalíssimo e insonso Seat Leon.

                      Comentário


                        #12

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SpeedDragon Ver Post
                          Os 60% a mais não é só potencia, ou tempo. Nem tudo num carro é medido em potencia ou tempos, existem outros factores. É como comprar um Ferrari 458 com o Nissan GT-R ...
                          Eu preferia o Nissan. Queres concretizar a tua comparação?

                          E a verdade é que entre o 4C e o Cupra preferiria este último. Mais rápido e ainda leva a família? Upa upa

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Automovel Ver Post
                            O que não faz sentido nesta história, é comparar a exclusividade de um 4C, a um banalíssimo e insonso Seat Leon.
                            E de onde vem a exclusividade do 4C? Preço? Símbolo à frente do capot? Ou utiliza algum motor inigualável e materiais super xpto?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Esses tempos no ring, fazem-me sempre pensar numa questão: que pneus é que usaram? É que muitas marcas fazem batota e usam pneus macios em vez dos originais...
                              A Seat utilizou pneus slick mas disponibiliza-os ao cliente como opção.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Automovel Ver Post
                                O que não faz sentido nesta história, é comparar a exclusividade de um 4C, a um banalíssimo e insonso Seat Leon.
                                Isto de ser tocado na ferida, dói!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                  E de onde vem a exclusividade do 4C? Preço? Símbolo à frente do capot? Ou utiliza algum motor inigualável e materiais super xpto?
                                  Companheiro

                                  Daqui de onde me sento, não estou a ver mais nenhum carro que custe pelo menos 10 vezes mais a ter um chassi em carbono.

                                  Porra; tenho que ir ao oftalmologista tratar da graduação das lentes.

                                  O Leon é mais rápido! E daí?

                                  Um abraço

                                  ny12xx

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    Perante isto e sabendo que o Alfa custa mais 60% do que o Seat, a minha pergunta é "o que é que não faz sentido nesta história ?"

                                    Não vejo qualquer ligação entre a radicalidade/discrição de um carro e a fábula da tartaruga e da lebre, muito menos quando também se mete o preço ao barulho.

                                    Tu mesmo falas no "excesso de confiança" e nas paragens que a lebre fez, portanto em princípio percebeste que a moral da história é o famoso "devagar se vai ao longe" combinado com humildade.

                                    Não vejo que relação isso tem com dois carros rápidos mas de filosofias completamente distintas, de marcas que nada têm em comum, portanto respondendo à tua pergunta... acho que o tópico é que não faz sentido.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Para quem quer andar depressa os hot hatches (de hoje, principalmente) são imbatíveis... e ainda levam a tralha na mala e 3/4 pessoas com espaço.

                                      Conceitos diferentes mas não só. De qualquer das maneiras, preferir preferia o 4C... seria sinal que tinha €'s na conta e mais um carro na garagem, no mínimo. Como único? Coisas como o Cupra são propostas fantásticas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        Eu preferia o Nissan. Queres concretizar a tua comparação?

                                        E a verdade é que entre o 4C e o Cupra preferiria este último. Mais rápido e ainda leva a família? Upa upa
                                        O problema é que se meteres a familia lá dentro alteras toda a afinação dinâmica do carro e neste pressuposto aposto o que quiseres que os tempos em posta aumentam tremendamente!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          A Seat utilizou pneus slick mas disponibiliza-os ao cliente como opção.
                                          Semi-slicks

                                          Michelin Pilot Sport Cup

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            Então o León é barato para o que é e o Alfa tem um preço especulativo
                                            O SEAT. tendo em conta as performances, a eficácia e o preço face à concorrência, é barato, sim. Mas temos que ver que, se fosse mais caro, não vendia. Assim, ainda vende meia-dúzia de unidades.

                                            O 4C não pretende ser barato, mesmo para lhe dar aquela aura de exclusividade. É um bocado com os iPhone. Se fossem baratos, não seriam tão desejados.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                              O SEAT. tendo em conta as performances, a eficácia e o preço face à concorrência, é barato, sim. Mas temos que ver que, se fosse mais caro, não vendia. Assim, ainda vende meia-dúzia de unidades.

                                              O 4C não pretende ser barato, mesmo para lhe dar aquela aura de exclusividade. É um bocado com os iPhone. Se fossem baratos, não seriam tão desejados.
                                              Não pretende ser barato...enquanto automóvel para a versatilidade que oferece, que é no fundo o que se discute. Mas como já foi dito, sendo dois carros tão diferentes tem de entrar em contexto onde cada um se insere. E aí não acho o 4C caro, está "alinhado" pelos carros mais próximos daquilo que é.

                                              Claro que o value for money é sempre do Seat, ninguém dá 60.000€ para mandar as malas ou as compras por correio para o destino...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Para que comprar um Porsche Cayman se um Seat Leon Cupra faz o mesmo????

                                                Ahhhhhhh e o Leon ainda tem 5 lugares, leva a familia, o cao, o gato e o piriquito.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O que não faz sentido é todo o endeusamento ao 4C.

                                                  O carro é bonito, mas podia ser melhor.

                                                  A começar no motor.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Vá digam lá a verdade.

                                                    O 4C come mais gajas. Está aqui a resposta à questão colocada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                                      Vá digam lá a verdade.

                                                      O 4C come mais gajas. Está aqui a resposta à questão colocada.
                                                      Mas o Cupra come mais gajos. É uma questão de orientação.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                                        Vá digam lá a verdade.

                                                        O 4C come mais gajas. Está aqui a resposta à questão colocada.
                                                        Uma gaja cheia de ossos... porque aquilo deve não tem espaço

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                                          Companheiro

                                                          Daqui de onde me sento, não estou a ver mais nenhum carro que custe pelo menos 10 vezes mais a ter
                                                          um chassi em carbono.

                                                          Porra; tenho que ir ao oftalmologista tratar da graduação das lentes.

                                                          O Leon é mais rápido! E daí?
                                                          O Objectivo do chassi em carbono não é aumentar a rigidez e diminuir o peso !? para ser melhor dinâmicamente ? Creio que não é uma questão estética nem decorativa é um carro desportivo, a ideia é ser bastante rápido ! não ?

                                                          Mas parce que não resulta ! ou pelo menos ao ponto que seria desejável !?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Factor imagem basicamente. Aquilo que o produto transmite do seu utilizador. Cada um é que sabe o que quer transmitir e o quanto está disposto a pagar por isso.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X