Em pequeno ouvi várias vezes a história de uma corrida entre uma veloz lebre e uma lenta tartaruga, que surpreendentemente era vencida pela última.
Actualmente no sector automóvel há uma coisa que me recorda esta "estória" que é a comparação do radical Alfa 4C com o discreto Leon Cupra.
O Alfa 4C herdeiro dos mais nobres pergaminhos de uma das mais notáveis e antigas marcas do sector automóvel, com um passado desportivo riquíssimo, com a sua inovadora estrutura em fibra de carbono, o seu peso ligeiro (895 kg a seco) a sua pouca altura e enorme largura, os seus exíguos 2 lugares, a quase ausência de bagageira e as suas fantásticas linhas faz-me lembrar uma leve e ágil lebre, pronta a arrancar em grande velocidade.
Já o Seat Leon, apenas mais uma derivação de um segmento C do grupo VW, que nem é dos mais inspirados, nas vestes de uma marca quase low-coast e não particularmente bem sucedida, com 5 lugares, bagageira, dimensões normais de pequeno familiar faz-me lembrar uma pesada e cansada tartaruga, que não leva a casa às costas, mas leva a família, bagagens, etc.
Na história original a tartaruga vencia a corrida, porque a lebre com excesso de confiança fez inúmeras paragens pelo caminho, mas neste comparativo a "lebre" não precisa de parar, porque a tartaruga ganha mesmo sem paragens como atestam os tempos que ambos têm homologados no ring: Alfa fez 8.04 e o Seat fez 7.58
Perante isto e sabendo que o Alfa custa mais 60% do que o Seat, a minha pergunta é "o que é que não faz sentido nesta história ?"
Ou será tudo normal e estas fábulas realmente são mais do que metáforas ?
Actualmente no sector automóvel há uma coisa que me recorda esta "estória" que é a comparação do radical Alfa 4C com o discreto Leon Cupra.
O Alfa 4C herdeiro dos mais nobres pergaminhos de uma das mais notáveis e antigas marcas do sector automóvel, com um passado desportivo riquíssimo, com a sua inovadora estrutura em fibra de carbono, o seu peso ligeiro (895 kg a seco) a sua pouca altura e enorme largura, os seus exíguos 2 lugares, a quase ausência de bagageira e as suas fantásticas linhas faz-me lembrar uma leve e ágil lebre, pronta a arrancar em grande velocidade.
Já o Seat Leon, apenas mais uma derivação de um segmento C do grupo VW, que nem é dos mais inspirados, nas vestes de uma marca quase low-coast e não particularmente bem sucedida, com 5 lugares, bagageira, dimensões normais de pequeno familiar faz-me lembrar uma pesada e cansada tartaruga, que não leva a casa às costas, mas leva a família, bagagens, etc.
Na história original a tartaruga vencia a corrida, porque a lebre com excesso de confiança fez inúmeras paragens pelo caminho, mas neste comparativo a "lebre" não precisa de parar, porque a tartaruga ganha mesmo sem paragens como atestam os tempos que ambos têm homologados no ring: Alfa fez 8.04 e o Seat fez 7.58
Perante isto e sabendo que o Alfa custa mais 60% do que o Seat, a minha pergunta é "o que é que não faz sentido nesta história ?"
Ou será tudo normal e estas fábulas realmente são mais do que metáforas ?
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