Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Percentagem das poupanças usadas para comprar o carro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Percentagem das poupanças usadas para comprar o carro?

    Acordei a pensar em dinheiro.

    Ora vamos lá matar uma curiosidade: que percentagem das poupanças usam, ou acham qué o indicado, usar para comprar um carro?

    Eu inicialmente pensei que gastar mais de 10% das poupanças para adquirir um carro poderia ser perigoso, mas depois reparei que à medida que o rendimento sobe eu iria querer carros mais caros, logo essa percentagem aumentaria. Mas espero nunca ter de pedir empréstimos para tal.

    E voces? Há algum numero mágico para vós?

    #2
    Independentemente dos rendimentos nunca compro carro de valor superior a 20.000€ já com a retoma. Acima disso acho o pilim mal empregue. Ao fim de 10 anos já não valem um chavo, fora a despesa que dão porque quanto mais alta é a gama mais cara é a manutenção. Cada vez mais encaro um carro como um electrodoméstico, que quanto menos chatices der melhor.
    Editado pela última vez por 500c; 29 May 2014, 10:34.

    Comentário


      #3
      Depende muito do historial financeiro de cada um e do apoio familiar.
      para puderes gastar 10% das tuas finanças num carro de 20 000€, então tens que ter no mínimo 200 000€ de poupança.

      Ora muita gente não tem sequer perto disso na poupança, por isso não me admira nada que em muitos casos a percentagem ande nos 80% - 90%, até mesmo 100%.

      Comentário


        #4
        90 por cento mais ou menos, preferi comprar a pronto do que meter me em créditos.
        Cumps

        Comentário


          #5
          A não faltam por aí grandes maquinões a crédito, logo a poupança é zero...

          Sejamos realistas, a classe média nacional não tem grandes poupanças. Tem quase apenas dívida...
          Logo não interessa muito o valor do carro mas antes o valor da prestação dos juros das dívidas ( carro casa, etc)
          E mesmo alguem que tenha dinheiro no banco a prazo, desde o momento que tenha um crédito superior ao valor do seu dinheiro no banco a sua situação líquida é negativa.

          Comentário


            #6
            Isso não existe, melhor dizendo, não é feito nesses termos!

            Grande parte dos carros novos são comprados a crédito, nos usados uma boa parte também, isto falando apenas no mercado de vendas pessoais.

            Cada um faz a gestão das poupanças conforme entende e se, por exemplo, hoje a minha conta tem 1.000 euros, daqui a 6 meses posso ter 5.000 ou nada, ou seja, em muitos caso não dá de todo para fazer.

            Já agora, 10% é perfeitamente irrealista, a menos que se comprem chassos baratinhos... ou os rendimentos sejam muito altos!

            PS - a avaliar pelos preços de alguns usados, há carros com 10 anos que ainda conservam um valor interessante.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por krendam Ver Post
              Acordei a pensar em dinheiro.

              Ora vamos lá matar uma curiosidade: que percentagem das poupanças usam, ou acham qué o indicado, usar para comprar um carro?

              Eu inicialmente pensei que gastar mais de 10% das poupanças para adquirir um carro poderia ser perigoso, mas depois reparei que à medida que o rendimento sobe eu iria querer carros mais caros, logo essa percentagem aumentaria. Mas espero nunca ter de pedir empréstimos para tal.

              E voces? Há algum numero mágico para vós?
              10% das poupanças!?!? wow!!! sou mesmo pobre...
              Eu peço empréstimo. Não tenho outra forma de pagar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por NDRC Ver Post
                10% das poupanças!?!? wow!!! sou mesmo pobre...
                Eu peço empréstimo. Não tenho outra forma de pagar.
                Estava a pensar em chassos faceis de reparar. Porque se realmente for algo que goste, só de pensar no que pode acontecer em caso de emergencia sem dinheiro

                Comentário


                  #9
                  Pessoalmente comprei o meu a crédito tendo a noção de que a prestação é baixa, menos de 20% do meu rendimento mensal, e com período de pagamento curto, inferior à garantia.

                  Quanto a emergências com um carro, a garantia serve para alguma coisa, pneus, gasóleo, revisões há com qualquer carro novo ou usado. Com um carro novo sei que as avarias não são pagas por mim.

                  O crédito não é um papão desde que o somatório das várias mensalidades não esganem o orçamento. Fico chocado com quem compra Giu e Astras novos e paga mais de 1 SMN de mensalidade num crédito até às calendas...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ARomeu Ver Post
                    Pessoalmente comprei o meu a crédito tendo a noção de que a prestação é baixa, menos de 20% do meu rendimento mensal, e com período de pagamento curto, inferior à garantia.

                    Quanto a emergências com um carro, a garantia serve para alguma coisa, pneus, gasóleo, revisões há com qualquer carro novo ou usado. Com um carro novo sei que as avarias não são pagas por mim.

                    O crédito não é um papão desde que o somatório das várias mensalidades não esganem o orçamento. Fico chocado com quem compra Giu e Astras novos e paga mais de 1 SMN de mensalidade num crédito até às calendas...
                    Isso é tudo relativo.. 20% pode ser baixo ou não consoante o ordenado...

                    Comentário


                      #11
                      Acho que talvez faça mais sentido falar na percentagem do salário anual que o carro custa. Usando as prestações mensais pode ser enganador devido aos créditos a 120 meses e afins.

                      Há também quem prefira olhar para o carro como um serviço, fazendo leasing/renting/ald e trocando de carro de 3 em 3 anos, o que tem as suas vantagens e desvantagens.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ferrer Ver Post
                        Isso é tudo relativo.. 20% pode ser baixo ou não consoante o ordenado...
                        Exactamente, mais do que o valor bruto da prestação é o valor relativo dela em função dos teus rendimentos que é importante.
                        Já que a taxa de esforço é calculada nesses termos e é isso que de certa forma prediz a tua capacidade de conseguir pagar ou não o crédito.

                        Comentário


                          #13
                          Costuma-se dizer que quem compra um carro de 100.000€ ou 200.000€ novo (a crédito, ald, renting ou dinheiro, não interesasa). é Porque tem mais de 10x disso em "poupanças" .

                          Mas quando transpomos essa realidade para os carros "normais" só uma ínfima parte das pessoas o faz (diria que 1 ou 2%...). O resto compram carros de 15 a 30.000€ sendo que as poupanças são por vezes nulas ou menos de 5.000€.
                          Por isso não é fácil fazer uma regra.

                          Por exemplo uma pessoa pode ganhar 5.000€ mês, guarda 1.000€ e gasta 4.000€ em carros, casa, tralhas, miudos etc etc. E com isso tem um 520d.
                          Uma pessoa pode ter 1.000.000€ no banco (herança por exemplo) e ganhar 2.000€. e em prestações tem um Megane. Ou compra a pronto um ferrari...
                          Tudo depende.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                            Independentemente dos rendimentos nunca compro carro de valor superior a 20.000€ já com a retoma. Acima disso acho o pilim mal empregue. Ao fim de 10 anos já não valem um chavo, fora a despesa que dão porque quanto mais alta é a gama mais cara é a manutenção. Cada vez mais encaro um carro como um electrodoméstico, que quanto menos chatices der melhor.
                            Igual aqui, eu vim parar a este fórum por gostar de automóveis mas quando o dinheiro custa a ganhar...
                            Neste preciso momento estou a precisar de comprar carro (ando num outro carro lá de casa emprestado após um acidente com perda total) e a tentar encontrar um charuto que me dê para uns bons anos e a preço acessível.

                            Comentário


                              #15
                              No meu caso acho que no máximo devemos gastar 50% da poupança em carros para ficar com folga para despesas inesperadas.
                              Gosto imenso de carros desportivos e de gama alta, torna-se difícil de resistir mas consigo gastar sempre menos de 50% das poupanças.
                              Por isso nunca comprei carro novo(tenho pouco mais 35 anos) mas já comprei 7 carros com 4 ou cinco anos ou pouco mais de Marcas como VW,Audi, Mercedes BMW alguns com perto de 300 cv.
                              São opções não critico ninguém mas nunca pedi um crédito para nenhum carro e foi tudo ganho com base trabalho árduo .

                              Comentário


                                #16
                                Independentemente de pagar a pronto ou a crédito, existe uma regra que pode orientar algumas compras:

                                - O valor do carro não deve ser superior ao teu rendimento liquido anual.

                                Eu pessoalmente compro a pronto, novo, com as vantagens e desvantagens que essa opção acarreta, mas reconheço que existem por aí negócios espectaculares com usados recentes.

                                Comentário


                                  #17
                                  Prefiro nao ter carro ou ter um chasso barato do que rebentar com o que me custou a poupar.

                                  Isto ao contrario da sociedade que leva o "YOLO" demasiado à letra e depois traz dissabores penosos.

                                  Portanto, se todos levassem o lema de gastar apenas 10% das poupanças, nao havia tanto carro novo para fazer inveja ao vizinho do lado, mas pelo menos nao havia tanto calote por aí fora

                                  Comentário


                                    #18
                                    Comprar um que se possa sustentar e aguentar a conta no mecânico caso avarie

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu penso que a pergunta está mal colocada... não se deve comprar um carro com poupanças, mas sim com o rendimento disponível.

                                      Ou seja, deves fazer a seguinte conta: por mês, depois de pagares as contas essenciais (casa, alimentação, roupa, educação, saúde, etc) quanto dinheiro te resta? E desse dinheiro restante, qual o valor que pode ser usado para o automóvel?

                                      Pessoalmente, o meu limite está nos 350 euros por mês para os automóveis. Apesar de os comprar a pronto, faço sempre o cálculo para as despesas mensais (envolve a desvalorização, combustíveis, manutenção, impostos).

                                      PS: chiça, gastamos um balúrdio com os automóveis...
                                      Editado pela última vez por eu; 30 May 2014, 10:04.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Até se pode gastar 100% das poupanças, se essas poupanças tiverem sido feitas a pensar em comprar um carro.

                                        Deve-se pensar em relação ao rendimento e não às poupanças.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                          Eu penso que a pergunta está mal colocada... não se deve comprar um carro com poupanças, mas sim com o rendimento disponível.

                                          Ou seja, deves fazer a seguinte conta: por mês, depois de pagares as contas essenciais (casa, alimentação, roupa, educação, saúde, etc) quanto dinheiro te resta? E desse dinheiro restante, qual o valor que pode ser usado para o automóvel?

                                          Pessoalmente, o meu limite está nos 350 euros por mês para os automóveis. Apesar de os comprar a pronto, faço sempre o cálculo para as despesas mensais (envolve a desvalorização, combustíveis, manutenção, impostos).

                                          PS: chiça, gastamos um balúrdio com os automóveis...
                                          A questão é, esses 350 euros sao relativos a um total de 500-800-1000. Eu apesar de tudo conto isso como poupança porque era o destino no dinheiro caso não fosse comprado o carro.

                                          Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
                                          Até se pode gastar 100% das poupanças, se essas poupanças tiverem sido feitas a pensar em comprar um carro.

                                          Deve-se pensar em relação ao rendimento e não às poupanças.
                                          Por acaso é uma boa maneira, abrir uma conta poupança especifica para comprar o carro (acho que a maioria dos bancos permite fazer isto pela internet).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            Eu penso que a pergunta está mal colocada... não se deve comprar um carro com poupanças, mas sim com o rendimento disponível.

                                            Ou seja, deves fazer a seguinte conta: por mês, depois de pagares as contas essenciais (casa, alimentação, roupa, educação, saúde, etc) quanto dinheiro te resta? E desse dinheiro restante, qual o valor que pode ser usado para o automóvel?

                                            Pessoalmente, o meu limite está nos 350 euros por mês para os automóveis. Apesar de os comprar a pronto, faço sempre o cálculo para as despesas mensais (envolve a desvalorização, combustíveis, manutenção, impostos).

                                            PS: chiça, gastamos um balúrdio com os automóveis...
                                            Como já referi, acho que seria mais correcto comparar o valor total do carro com o rendimento liquido anual. As contas mensais podem ficar deturpadas por créditos feitos a 10 anos e tudo mais...

                                            Falaram que o valor total deveria ser inferior ao rendimento anual... pessoalmente acho que deveria ser muito mais baixo que isso.
                                            Pelo menos não me cabe na cabeca gastar todo o dinheiro que ganho num ano num bem que tem uma depreciacão tão avultada...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Deves contar pelos dedos quem da classe dita média tem pelo menos 5000€ na poupança.

                                              Aliás, dos casos que conheço não têm é quase nada e alguns andam de carros novos e segmento alto.

                                              Por isso, esse valor é irrealista. 10% da poupança muitos andavam a pé. que nem para os sapatos era capaz de chegar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                Deves contar pelos dedos quem da classe dita média tem pelo menos 5000€ na poupança.

                                                Aliás, dos casos que conheço não têm é quase nada e alguns andam de carros novos e segmento alto.

                                                Por isso, esse valor é irrealista. 10% da poupança muitos andavam a pé. que nem para os sapatos era capaz de chegar.

                                                Acho que é uma visão pessimista.
                                                Com a crise o crédito baixou muito, e acredito que a poupança tenha aumentado

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Só posso dizer que não invisto mais que 3% ou 4% do meu património liquido em carros.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                    Deves contar pelos dedos quem da classe dita média tem pelo menos 5000€ na poupança.
                                                    Quem não tem 5000€ de lado dificilmente está na classe média. Quando muito, remediado...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boas,

                                                      Esta questão a meu ver resolve-se através da análise da taxa de esforço, regra básica utilizada por qualquer analista de risco.

                                                      Se o valor dos créditos ultrapassa a taxa de esforço aconcelhada aos rendimentos liquidos disponiveis (máximo de 40%), simplesmente o negócio não se deve realizar.

                                                      Relativamente à classe média, actualmente esta encontra-se em rápida desagregação, pois existem inumeros casos de pessoas que tiveram que retirar os filhos de colégios particulares, etc.

                                                      Portanto para muitas pessoas que ainda conseguem pagar as suas contas, ter 5.000 € no banco não será assim muito fáçil.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                        Quem não tem 5000€ de lado dificilmente está na classe média. Quando muito, remediado...
                                                        O que não falta é quem gaste o rendimento disponivel no mês, quer sejam 500€ ou 5000€. São visões diferentes, não sei quem está certo

                                                        Neste momento não penso em gastar em carros tão cedo. Talvez daqui a 2 anos mude de ideias.

                                                        Existe uma pressão sobre as poupanças existentes, estão estagnadas, não evoluem. Os juros servem como suporte ao longo do ano.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          Só posso dizer que não invisto mais que 3% ou 4% do meu património liquido em carros.
                                                          Tens o conta só o património monetário, financeiro ou também o imobiliário?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                            Só posso dizer que não invisto mais que 3% ou 4% do meu património liquido em carros.
                                                            estou assim, é isso e nao comprar novo que seja eu a pagar

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X