Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carta condução motociclos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carta condução motociclos

    Boa noite,

    Estive à procura na internet sobre este assunto mas encontrei informações contraditórias (talvez devido às regras terem sido alteradas?!). Por este motivo, peço-vos ajuda.

    Possuo carta de ligeiros desde os 18 anos. Neste momento tenho 20 anos. Quais são as possibilidades para me habilitar a conduzir um motociclo, independentemente do tipo/potência?

    Obrigado pela ajuda.

    #2
    Havia uma licença 50cc que tiravas no imtt e nao precisavas de tirar carta, mas acho que já não existe.

    Mas se tirares carta A2 só fazes codigo reduzido, especifico de mota.

    Comentário


      #3
      Mas isso permite-me conduzir qualquer mota apenas com 20 anos? É que pelo que li a idade mínima anda ou pelos 21 ou pelos 24...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por NelsonPRSousa Ver Post
        Boa noite,

        Estive à procura na internet sobre este assunto mas encontrei informações contraditórias (talvez devido às regras terem sido alteradas?!). Por este motivo, peço-vos ajuda.

        Possuo carta de ligeiros desde os 18 anos. Neste momento tenho 20 anos. Quais são as possibilidades para me habilitar a conduzir um motociclo, independentemente do tipo/potência?

        Obrigado pela ajuda.
        Se só tens carta categoria B, nenhumas!!

        Se tivesses A2 desde os 18 anos, aos 20 anos poderias tirar a A (motociclos sem limitações), fazendo um exame pratico (condução).
        Sem a A2 aos 18 anos, só aos 24 anos é que podes tirar a A!

        Tens aqui essas informação de forma simplificada e orientada apenas para as motos: A sua carta de condução

        Comentário


          #5
          Se fores a uma escola de condução eles dizen-te na hora tua duvida! Eu nao tenho a certeza: mas acho que ja ouvi que com as novas regras, tendo apenas a carta com a categoria B podes conduzir motociclos inferior a 125.

          Comentário


            #6
            só se tiveres mais de 25 anos...

            Comentário


              #7
              Para andares legal,terás que tirar a Carta A1,(que já te dá para 125cc)informação toda aqui:Motociclos

              Há quem tire também a licenca de 50cc(ciclomotores) Licença de Condução para Ciclomotores

              Pondera que tipo mota queres e que utilização darás

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MFN Ver Post
                Se fores a uma escola de condução eles dizen-te na hora tua duvida! Eu nao tenho a certeza: mas acho que ja ouvi que com as novas regras, tendo apenas a carta com a categoria B podes conduzir motociclos inferior a 125.
                E, o que isso tem a ver com a pergunta dele?!
                Ele quer saber com que idade pode tirar a carta de motociclo "independentemente do tipo/potência"!!


                Originalmente Colocado por AlfaZor Ver Post
                só se tiveres mais de 25 anos...
                Onde foste buscar os 25 anos?!
                Já disse que é a partir dos 24 anos!!


                Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                Para andares legal,terás que tirar a Carta A1,(que já te dá para 125cc)informação toda aqui:Motociclos

                Há quem tire também a licenca de 50cc(ciclomotores) Licença de Condução para Ciclomotores

                Pondera que tipo mota queres e que utilização darás
                Bem... isso tem alguma coisa a ver com o que foi perguntado?!
                Conduzir motociclos "independentemente do tipo/potência", não é certamente com carta A1 (e muito menos com licença de ciclomotores)!!


                Convém ler antes de responder senão dá asneira!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                  E, o que isso tem a ver com a pergunta dele?!
                  Ele quer saber com que idade pode tirar a carta de motociclo "independentemente do tipo/potência"!!

                  Onde foste buscar os 25 anos?!
                  Já disse que é a partir dos 24 anos!!

                  Bem... isso tem alguma coisa a ver com o que foi perguntado?!
                  Conduzir motociclos "independentemente do tipo/potência", não é certamente com carta A1 (e muito menos com licença de ciclomotores)!!

                  Convém ler antes de responder senão dá asneira!

                  Oh "sabe tudo"

                  É possível tirar a carta de motociclos, categoria A1, até 125 cm3 a partir dos 16 anos. No caso de motociclos com potência até 25 KW, categoria A2, a idade mínima é de 18 anos. Finalmente, para a categoria A (motos pesadas), a idade mínima é de 24 anos ou 2 anos de carta com a categoria A2 (motociclos com potência até 25 KW). Em qualquer um destes três casos, pode inscrever-se e frequentar as aulas no semestre que antecede a idade mínima.
                  Tirado de um site de uma escola referenca em lisboa.

                  Por isso,Ou tira a A2,ou espera pelos 24 anos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                    Oh "sabe tudo"


                    Tirado de um site de uma escola referenca em lisboa.

                    Por isso,Ou tira a A2,ou espera pelos 24 anos.
                    Não é "sabe tudo", mas sim "lê tudo" (que nem sequer é assim tanto)... só assim se podem dar repostas correctas!!

                    Se ainda não tem a A2, tem mesmo que esperar pelos 24 anos para conduzir motociclos "independentemente do tipo/potência"!!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                      Não é "sabe tudo", mas sim "lê tudo" (que nem sequer é assim tanto)... só assim se podem dar repostas correctas!!

                      Se ainda não tem a A2, tem mesmo que esperar pelos 24 anos para conduzir motociclos "independentemente do tipo/potência"!!

                      Errado, se tirar agora A2 pode conduzir daqui a 2 anos, ou seja no caso dele aos 22

                      Até lá pode conduzir até 35KW

                      Se só quer 125cc e 11KW tira a licença no imtt ( se ainda existir pois supostamente já não existe)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por vso Ver Post
                        Errado, se tirar agora A2 pode conduzir daqui a 2 anos, ou seja no caso dele aos 22

                        Até lá pode conduzir até 35KW
                        Óbvio!!


                        Se só quer 125cc e 11KW tira a licença no imtt ( se ainda existir pois supostamente já não existe)
                        O quê?!
                        Que confusão...
                        O que é que não existe?
                        O IMTT é o IMT...
                        Ele falou em carta motociclos sem limitações, por isso não deve quer só 125cc/11KW... e mesmo que assim seja, tem que tirar a carta A2 (numa escola de condução, obviamente)!!

                        Comentário


                          #13
                          É assim:

                          A1 - motociclos até 125cc e max (11kw?) - podes tirar aos 16 anos
                          A2 - motociclos até 35kw, dá mais +/- 48cv - podes tirar aos 18 anos

                          A - motociclos sem restrições de potência - só podes tirar a categoria aos 24 anos (se tirares esta categoria directa), ou, caso tenhas a categoria A2, após 2 anos podes fazer novo exame (75€) para a A sem restrições


                          Ou seja, pela tua idade o máximo que podes tirar é a A2 e esperar 2 anos para fazeres exame da A, ou então, esperas pelos 24 para tirares logo a A

                          Segundo sei, pode conduzir motociclos até 125cc com categoria B quem tiver mais de 25 anos de idade...(eu sou expressamente contra esta possibilidade)
                          Editado pela última vez por brunomeleiro; 02 June 2014, 01:00.

                          Comentário


                            #14
                            O conselho que te dou é tirares a A2, com 20 anos nunca me meteria na A1...
                            E como a potência foi aumentada para 35kw, tens propostas muito interessantes, a meu ver. Depois tens casos de motas grandes com "erros" de potência declarada muito caricata


                            EDIT: Agora, eu tirei em 2010 a A2(AL), aos 18 anos, e na altura ao fim de 2 anos passava directamente para a A(AP). Aconteceu que apanhei a mudança de regras e agora estou "encravado". Como ainda não tenho mota, na altura não regularizei a situação, agora querem que pague os 75€ por um direito que tenho. Para ajudar, tenho colegas que não tiveram este problema, enfim...se alguem souber de um caso idêntico, diga-me como resolveu!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                              É assim:

                              A1 - motociclos até 125cc e max (11kw?) - podes tirar aos 16 anos
                              A2 - motociclos até 35kw, dá mais +/- 48cv - podes tirar aos 18 anos

                              A - motociclos sem restrições de potência - só podes tirar a categoria aos 24 anos (se tirares esta categoria directa), ou, caso tenhas a categoria A2, após 2 anos podes fazer novo exame (75€) para a A sem restrições


                              Ou seja, pela tua idade o máximo que podes tirar é a A2 e esperar 2 anos para fazeres exame da A, ou então, esperas pelos 24 para tirares logo a A

                              Segundo sei, pode conduzir motociclos até 125cc com categoria B quem tiver mais de 25 anos de idade...(eu sou expressamente contra esta possibilidade)
                              Porque?o unico contra que vejo é a parte de equilíbrio,não deverá ser o caso de responsabilidade ou mentalidade,um moço de 16 anos que mentalidade tem para andar de 125cc?

                              Comentário


                                #16
                                É uma questão de preparação da pessoa andrepinto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                  Óbvio!!




                                  O quê?!
                                  Que confusão...
                                  O que é que não existe?
                                  O IMTT é o IMT...
                                  Ele falou em carta motociclos sem limitações, por isso não deve quer só 125cc/11KW... e mesmo que assim seja, tem que tirar a carta A2 (numa escola de condução, obviamente)!!

                                  È tão óbvio que não foste capaz de explicar.

                                  IMTT agora chama-se IMT... mas em muitos sitios ainda aparece IMTT... não sei para que precisas de acrescentar mais confusão ao teu comentário ( já por si bastante confuso com a pontuação tão estranha.. e as inúmeras reticências .....................)

                                  E estás outras vez errado.

                                  Se ele quisesse apenas 125cc/11KW, segundo o site imtt pode tirar a licença no imt sem ir a uma escola de conduçao, como eu fiz!!!!!!

                                  Espero que com esta pontuação finalmente percebas o meu post

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por vso Ver Post
                                    È tão óbvio que não foste capaz de explicar.

                                    IMTT agora chama-se IMT... mas em muitos sitios ainda aparece IMTT... não sei para que precisas de acrescentar mais confusão ao teu comentário ( já por si bastante confuso com a pontuação tão estranha.. e as inúmeras reticências .....................)

                                    E estás outras vez errado.

                                    Se ele quisesse apenas 125cc/11KW, segundo o site imtt pode tirar a licença no imt sem ir a uma escola de conduçao, como eu fiz!!!!!!

                                    Espero que com esta pontuação finalmente percebas o meu post
                                    Penso que para 125cc é A1 ou 25 com B,a licenca é para ciclomotres 50

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                      Penso que para 125cc é A1 ou 25 com B,a licenca é para ciclomotres 50
                                      Eu já tirei essa licença, se tiveres carta B ficas habilitado até 125cc com a licença de 50cc

                                      Comentário


                                        #20
                                        E até podes tirar a 125cc directamente no IMT, só tens que fazer exame teórico de 10 perguntas especificas e exame de condução em moto própria. Custa menos que numa escola obviamente. Tens que ser portador de categoria B para isso também.

                                        Ou fazes da maneira mais fácil como o vso referiu.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                          E até podes tirar a 125cc directamente no IMT, só tens que fazer exame teórico de 10 perguntas especificas e exame de condução em moto própria. Custa menos que numa escola obviamente. Tens que ser portador de categoria B para isso também.

                                          Ou fazes da maneira mais fácil como o vso referiu.
                                          Exacto fica bem mais barato, o problema é que precisas de levar carro e mota própria 50cc ( ou 125cc no caso da licença 125) para fazer o exame

                                          Comentário


                                            #22
                                            Sim, agora pensando nisso e somando os gastos todos não sei se compensa mais ir directo ou fazer numa escola

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                              Sim, agora pensando nisso e somando os gastos todos não sei se compensa mais ir directo ou fazer numa escola
                                              Depende do ponto de vista: se o objectivo for conduzir no máximo 125cc, mais vale ir directo, agora, se for para conduzir potências maiores, esquece a 125, é melhor tirar a A2 na escola e passados 2 anos fazer o exame da A, ou se tiver mais de 24 anos tirar logo a categoria A.

                                              Não sei em quanto andam actualmente os valores para categoria A2, mas quando tirei a minha à 3/4 anos paguei aprox. 200€. Só para fazer o exame prático de A ou A1 (sem código) são logo 75€ actualmente no IMT.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por andrepinto Ver Post
                                                Porque?o unico contra que vejo é a parte de equilíbrio,não deverá ser o caso de responsabilidade ou mentalidade,um moço de 16 anos que mentalidade tem para andar de 125cc?
                                                Porque conduzir um carro é diferente de conduzir uma mota, um camião ou uma máquina agrícula...
                                                Por alguma coisa existe um exame de código para motociclos e aulas obrigatórias para quem a tira até aos 25 anos!
                                                Quanto ao equilíbrio, é o mal menor e rapidamente se obtém (caso contrário não anda!). Questões como o posicionamento na via e o comportamento que se deve ter quando se conduz uma mota são bem mais importantes.
                                                Responsabilidade cada um tem a sua, independentemente da idade, a verdade é que nem toda a gente tem cultura de motociclista.

                                                Além do mais, o segmento que domina as 125, as scooters, em muitas situações são bem mais perigosas que as "motas normais".

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                  O conselho que te dou é tirares a A2, com 20 anos nunca me meteria na A1...
                                                  E como a potência foi aumentada para 35kw, tens propostas muito interessantes, a meu ver. Depois tens casos de motas grandes com "erros" de potência declarada muito caricata


                                                  EDIT: Agora, eu tirei em 2010 a A2(AL), aos 18 anos, e na altura ao fim de 2 anos passava directamente para a A(AP). Aconteceu que apanhei a mudança de regras e agora estou "encravado". Como ainda não tenho mota, na altura não regularizei a situação, agora querem que pague os 75€ por um direito que tenho. Para ajudar, tenho colegas que não tiveram este problema, enfim...se alguem souber de um caso idêntico, diga-me como resolveu!
                                                  Algumas podem trazer os 35kw limitada de fábrica e consequentemente no livrete.
                                                  Depois há quem tenha tirado o limitador e não mudou o livrete, até calha bem...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por paulo14 Ver Post
                                                    Algumas podem trazer os 35kw limitada de fábrica e consequentemente no livrete.
                                                    Depois há quem tenha tirado o limitador e não mudou o livrete, até calha bem...
                                                    Sei disso, mas refiro-me a um caso demasiado obvio que vi à uns tempos num forum da marca.

                                                    era a KTM 990 adventure averbada no livrete com 35 kw, mas na realidade tem 98cv, "só" o dobro!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                      Sei disso, mas refiro-me a um caso demasiado obvio que vi à uns tempos num forum da marca.

                                                      era a KTM 990 adventure averbada no livrete com 35 kw, mas na realidade tem 98cv, "só" o dobro!
                                                      corrijo, não é a 990 mas sim a 950 (que é basicamente a mesma coisa), e não são 35, mas sim 25kw

                                                      parece que é pratica comum nas ktm!

                                                      Clube KTM Portugal • Ver Tópico - Quantos cavalos tem na realidade as nossas laranjas?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                        Depende do ponto de vista: se o objectivo for conduzir no máximo 125cc, mais vale ir directo, agora, se for para conduzir potências maiores, esquece a 125, é melhor tirar a A2 na escola e passados 2 anos fazer o exame da A, ou se tiver mais de 24 anos tirar logo a categoria A.

                                                        Não sei em quanto andam actualmente os valores para categoria A2, mas quando tirei a minha à 3/4 anos paguei aprox. 200€. Só para fazer o exame prático de A ou A1 (sem código) são logo 75€ actualmente no IMT.
                                                        Depende. Para ir directo terá que ter uma 125cc à disposição e o seu combustivel. Terá também que ter um carro para o examinador e o seu combustivel. Terá que pagar as taxas de exame inclusive. Não terá qualquer tipo de preparação. Estamos a falar de que valor final?

                                                        Será que compensa? É fazer as contas. Há escolas com categoria A1 com tudo incluido a 250€. Provavelmente será mais caro, é verdade, mas aqui terá aulas de preparação e não tem que se preocupar com motas nem carros, ah..e se cair não lhe sairá do bolso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                          Porque conduzir um carro é diferente de conduzir uma mota, um camião ou uma máquina agrícula...
                                                          Por alguma coisa existe um exame de código para motociclos e aulas obrigatórias para quem a tira até aos 25 anos!
                                                          Quanto ao equilíbrio, é o mal menor e rapidamente se obtém (caso contrário não anda!). Questões como o posicionamento na via e o comportamento que se deve ter quando se conduz uma mota são bem mais importantes.
                                                          Responsabilidade cada um tem a sua, independentemente da idade, a verdade é que nem toda a gente tem cultura de motociclista.

                                                          Além do mais, o segmento que domina as 125, as scooters, em muitas situações são bem mais perigosas que as "motas normais".
                                                          Sim exacto,mas na licenca passa a mesma coisa,não tens preparação escolar(condução,vais no fundo ser entregue aos tubarões,apenas treinaste lá na zona),não se tem aulas de codigo(quem possuir B),a licenca serve no fundo questão,para poder estar-se habilitado antes da idade minima

                                                          E toda gente sabe que essa lei foi posta para fluir o transito nas grandes cidades,e há quem se aproveite(ou) disso(marcas,seguros,os próprios motociclistas) de certeza que se essa lei não existisse dos 25 anos,muita gente que agora conduz mota ou scooter 125CC nunca lhe passaria pela cabeça tirar a carta ou mesmo conduzir um motociclo

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                            Depende. Para ir directo terá que ter uma 125cc à disposição e o seu combustivel. Terá também que ter um carro para o examinador e o seu combustivel. Terá que pagar as taxas de exame inclusive. Não terá qualquer tipo de preparação. Estamos a falar de que valor final?

                                                            Será que compensa? É fazer as contas. Há escolas com categoria A1 com tudo incluido a 250€. Provavelmente será mais caro, é verdade, mas aqui terá aulas de preparação e não tem que se preocupar com motas nem carros, ah..e se cair não lhe sairá do bolso.
                                                            E duas questões:

                                                            1) Quem leva os walkie-talkies? Suponho que tenha que ser o examinando, certo?
                                                            2) A pessoa que vai contigo a exame, tem que ter carta A1 para poder levar a mota e, eventualmente, trazê-la caso chumbes.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X