Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Peugeot 106 1.5D ou Honda Civic EG ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Peugeot 106 1.5D ou Honda Civic EG ?

    Boa tarde a todos

    sou novo aqui no fórum, um local que já me ajudou a aprender imenso e com esta dúvida que aqui vos deixo começo a fazer parte dele, também terei todo o gosto em ajudar-vos nas vossas dúvidas, apesar de não ser a pessoa que mais percebe de carros

    irei entrar numa etapa nova da minha vida, vou ter de começar a fazer uns 100km diários nos dias úteis (fazendo a conta por cima), os meus fins de semana é que nunca são iguais

    então a questão é a seguinte, ando com um peugeot 206 1.1 a gasolina, que era dos meus pais, há dois anos, mas como é um carro mesmo muito lento e altamente gastador vou comprar outro usado, pois quero reduzir despesas.

    os carros que me mais me chamam a atenção são o peugeot 106 1.5D e o honda civic eg e as minhas questões são as seguintes: qual o consumo de cada um? compensa mais ter o 106 a gasóleo ou o civic a gasolina? imagino claro que o 106 seja muito mais poupado mas anda alguma coisa? o civic parece ser um excelente carro para conduzir mas conseguirão fazer-se consumos minimamente económicos?

    Agradeço-vos desde já a vossa ajuda :D

    #2
    Só pela diferença do preço da gasolina, o Honda fica logo a perder. Depois, por mais económico que seja, nunca, em circunstâncias iguais, vai consumir menos que o 106 D.

    Claro, o andamento é outro, bem como o conforto de condução, mas para fazer tantos kms a opção a escolher é Diesel.

    Comentário


      #3
      Exatamente, e é pena, nunca conduzi, mas o civic parece ser mesmo um carro que dá prazer de conduzir!

      Mas pretendia saber qual a média de consumos deste carro, para saber mais ou menos quanto dinheiro iria ficar a perder... pois já sei que o 106 pode fazer mesmo 4l/100 e como é a performance do 106 1.5D ?

      Muito obrigado pela ajuda!

      Comentário


        #4
        Tenho um Saxo 1.5D, por isso é o mesmo motor que o 106.

        Quanto ao consumo se não tiveres pé pesado és capaz de fazer média de 4.5 ou menos. Performance, não é um carro para pés pesados, não desenvolve muito até aos 60/70, a partir daí já é melhorzito, ou seja não esperes grandes performances, é um carro direccionado para a economia não é para o desempenho... só se andares a puxar as 3 mil e muitas , mas lá se vai o consumo.

        Mesmo a puxar bem por ele, não passa dos 5.7, pelo menos o meu é assim.

        Comentário


          #5
          São carros muito diferentes

          Para economia: Saxo.

          Para prazer de condução: Civic.

          Comentário


            #6
            Pois, provavelmente vou ter de meter a economia como prioridade nesta decisão e pelo que tenho lido até agora, o civic não é nada poupado, sendo um completo contraste já que o 106 tem consumos tão bons...

            Muito obrigado

            Comentário


              #7
              Pois, é exatamente isso e para mim agora a economia terá de ser uma grande prioridade...

              Mas mesmo assim gostava de saber qual o consumo do civic, por isso vou voltar a deixar esta pergunta, pois gostaria que me ajudassem a saber isto, então alguém me sabe dizer qual é o consumo médio de um honda civic eg (não conheço bem os motores que podem ter) ?

              Mais uma vez vos agradeço a ajuda

              Comentário


                #8
                O 106 diesel é bastante poupado, com uma suspensão surpreendentemente eficaz e confortável (se estiver em bom estado e com as rodas de 13 polegadas de origem) e com bancos capazes de acolher confortavelmente os seus passageiros durante longas viagens.

                É um carro - sem qualquer ajuda eletrónica - com um chassis de grande qualidade e uma direcção hidráulica excelente, capaz de dar mais gozo a conduzir (embora esteja longe de ser um "foguete") do que a maioria dos carros que se vendiam e vendem no mercado.

                A principal desvantagem dele é a fraca segurança passiva e o equipamento espartano.

                Comentário


                  #9
                  Usa este site, não sei que Honda te referes propriamente, é só procurar Ultimate Specs - Ficha Técnica, Dados Técnicos, Consumo Combustível

                  O 106 tens aqui: Peugeot 106 1.5 D XR 1996 - 2001 Ficha Técnica, Dados Técnicos, Consumo Combustível
                  ou Peugeot 106 1.5 D XR 1994 - 1996 Ficha Técnica, Dados Técnicos, Consumo Combustível

                  Consumo - 3.8L

                  O Civiv deve ser lá para os 6.5L.

                  Isto são consumo de marca, a realidade é sempre ligeiramente diferente.
                  Editado pela última vez por zane90; 02 June 2014, 21:40.

                  Comentário


                    #10
                    Talvez isso te possa ajudar...

                    HONDA CIVIC 1.5 i 16V (90 Hp)
                    HONDA CIVIC 1.3 16V (75 Hp)

                    PEUGEOT 106 1.5 D (57 Hp)

                    ... como é para fazer muitos kms diários aconselho o diesel, visto ser um carro para trabalho, mas atenção o diesel compensa se fizeres muito percurso estradista no urbano gasta quase tanto como um carro a gasolina, fora o desgaste desse tipo de motor no pára-arranca.

                    Comentário


                      #11
                      Como vais fazer "alguns" quilómetros diários, e se a tua principal preocupação é os consumos, a escolha é "fácil": Diesel

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por peras777 Ver Post

                        ... como é para fazer muitos kms diários aconselho o diesel, visto ser um carro para trabalho, mas atenção o diesel compensa se fizeres muito percurso estradista no urbano gasta quase tanto como um carro a gasolina, fora o desgaste desse tipo de motor no pára-arranca.
                        Onde eu trabalho ha um Saxo 1.5d, e mesmo em cidade com conduçao à pataqueiro sem me preocupar com nada e alguns puxoes, o maximo que fiz nele foi 5.7L. Com conduçao mais moderada, faz 5L em cidade. É um carro leve e que nao puxa muito por velocidade devido à falta de segurança e alguma instabilidade que se sente. 5L em cidade tirando o Prius, duvido que se faça num carro a gasolina. E quando falo em cidade, é arredores de Lisboa.

                        Desgaste? Estes 1.5d sao de guerra, é levar um 10W40 que se tiver à mao, filtros, e esta a andar. Nem conto o que o Saxo que lido sofeu para nao assustar ninguem

                        A nivel de fiabilidade, o 1.5 da Honda é do mesmo registo, oleo e filtros e gasolina e dura uma vida.


                        Um conselho de amigo: para percurso citadino, o Saxo/106 com o 1.5d é muito bom, em percurso citadino o motor chega e nao se cria filas, pequeno o que é excelente para estacionar, e pode-se conduzir à balda que ele nao consome, desde que se mude o oleo e se meta gasoleo, ele anda. Ja para nacionais ou mesmo AE nao aconselho, nota-se a instabilidade que falei em cima, a poupa performance, o chinfrim do motor, nao é um carro propriamente confortavel e muitos nem ABS têm, isto aplicavel para o Saxo e 106. Para fora de cidade, ja ia para o Civic ja que é um carro mais composto e proprio para esses percursos, para cidade, é o 106 (uma razao pelo preço alto a que andam estes carros, o pessoal estar ir à bola com eles pela fiabilidade, consumo e praticabilidade em cidade).

                        Comentário


                          #13
                          Se fosse a ti adquiria o 106 1.5D . Não vai andar mais que o 206 1.1 mas pelo menos é muito mais económico.

                          O Civic é certamente outro carro, com tudo o que isso implica em termos de orçamento.

                          Mas também não dramatizes, porque na verdade hoje tens um 1.5D e amanhã podes ter um 1.5i , 2.0 turbodiesel, 2.5i, etc.

                          Começar depressa demais faz com que as rodas patinem e cheire a queimado. Mas ninguem melhor que tu saberá das tuas finanças

                          Comentário


                            #14
                            Qual é a motorização do EG?

                            Independente da mesma, o 106 vai gastar menos. A partir do momento em que li 100km diários, só te posso mesmo recomendar o 106.

                            É um carro muito fiável, tem consumos muito bons e é confortável quanto baste. Não anda muito, mas onde se nota mais é em subidas pronunciadas e em ultrapassagens mais curtas. De resto chega e sobra.

                            Quanto ao Civic é mais espaçoso e por certo terá mais potência, mas gasta mais e há um pormenor que para mim é importante.. Com o 106 podes deixa-lo num lado qualquer que ninguém o quer para nada.. Com o Civic tens de ter 1001 cuidados pois os amigos do alheio gostam muito desses carros..

                            Comentário


                              #15
                              A tua ideia é trocar sem gastar mais €, certo?

                              Caso contrário, não ficavas mal servido com o teu 206 a GPL.

                              Comentário


                                #16
                                Por acaso ainda não tinha pensado nessa opção, mas sim, a minha ideia era basicamente a que referiu.

                                Ainda assim se me pudesse dar as informações dos custos aproximados de uma instalação de gpl e do quanto poderia poupar mais ou menos, gostava de ouvir.

                                Comentário


                                  #17
                                  Muito obrigado a todos! Já me ajudaram imenso com as opiniões e os links que me disponibilizaram!

                                  Ajudaram-me principalmente a reforçar a ideia que o 106 será mesmo a melhor escolha para agora e já tenho a minha decisão praticamente tomada.

                                  Vou deixar de lado o prazer de condução para poder poupar muito mais. Na verdade isto é o ideal para mim porque assim que tiver disponibilidade financeira quero comprar um seat leon mk1 e assim poderei fazê-lo certamente mais rápido, pois ainda será mesmo muito aquilo que irei poupar!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Xtreme7 Ver Post

                                    os carros que me mais me chamam a atenção são o peugeot 106 1.5D e o honda civic eg e as minhas questões são as seguintes: qual o consumo de cada um? compensa mais ter o 106 a gasóleo ou o civic a gasolina? imagino claro que o 106 seja muito mais poupado mas anda alguma coisa? o civic parece ser um excelente carro para conduzir mas conseguirão fazer-se consumos minimamente económicos?

                                    Agradeço-vos desde já a vossa ajuda :D
                                    Não, o carro arrasta-se.
                                    E se meteres 4 pessoas lá dentro só te dá vontade de sair do carro e empurrá-lo para dar uma ajuda, detesta subidas...

                                    Mas gasta pouco, tem peças baratas, é fiável e de diagnóstico fácil. Não se pode ter tudo, a fazer 100kms diários, se queres poupar, vai para o pug.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Até custa pensar que em principio terei mais um carro que se arrasta ahah mas tem de ser, há que reduzir despesas para no futuro me poder dar a outros luxos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu em casa tenho um 106,1.1,em si o carro penso que já disseram tudo,é um citadino simples(no meu caso só tem D.A,V.E e nada mais ),o meu com um pouco de extras do GTI(estofos em pele) é bastante confortável,e com sofagem desligada mesmo no inverno é um carro quente,quanto mecanica o 1.5d como 1.1 não deverá fugir muito é regra,simples e barata.

                                        Relativo ao honda,não esperes que honda consuma o mesmo que 1.5D,contudo se queres mesmo economia e alguma potencia,tens em alternativa ao 1.5 o 1.9d(206) ou 306 1.9TD

                                        http://www.standvirtual.com/carros/a.../206/P7881411/
                                        http://www.standvirtual.com/carros/a.../306/P7859443/
                                        http://www.custojusto.pt/setubal/com...d-van-13075655
                                        http://www.custojusto.pt/lisboa/come...iesel-13069402
                                        http://www.custojusto.pt/braga/comer...6-1-9-13095345
                                        http://www.custojusto.pt/guarda/lige...cavel-13090748
                                        http://www.custojusto.pt/aveiro/come...1-9-d-13080301
                                        Editado pela última vez por andrepinto; 03 June 2014, 21:09.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Muito obrigado por estas sugestões! até gostei bastante de algumas! sabe dizer-me mais ou menos o consumo que estes carros poderão fazer?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Xtreme7 Ver Post
                                            Até custa pensar que em principio terei mais um carro que se arrasta ahah mas tem de ser, há que reduzir despesas para no futuro me poder dar a outros luxos
                                            A única chatice é que mais facilmente entra em esforço a "velocidades cruzeiro" tenho dúvidas da sua tão falada economia a velocidades a partir dos 110/120 kmh.
                                            Possivelmente um Civic 1.5i LS na mesma situação e fazendo uso da sua caixa longa com 5ª overdrive consumirá "pouco" mais. Sendo o "pouco" algo a apurar é claro. Mas uma coisa é certa, o Honda terá sempre uma diferença maior entre consumo minimo a carregar no acelerador com uma pena e consumo máximo prego a fundo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Xtreme7 Ver Post
                                              Muito obrigado por estas sugestões! até gostei bastante de algumas! sabe dizer-me mais ou menos o consumo que estes carros poderão fazer?
                                              Peugeot 206 1.9 D XA - XR - XT 1998 - 2002 Ficha Técnica, Dados Técnicos, Consumo Combustível


                                              Peugeot 306 1.9d 1997 - 1999 Ficha Técnica, Dados Técnicos, Consumo Combustível

                                              Peugeot 306 1.9 dt 1997 - 1999 Ficha Técnica, Dados Técnicos, Consumo Combustível

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pois, isso é certo, mas também será difícil com um modelo como o referido Civic não ter tendência a puxar um pouqinho

                                                Algo que ainda não mencionei é que a maior parte deste percurso vai ser feito em estrada nacional, com umas voltas pela cidade e pronto, tirando isso há sempre aqueles dias que se anda sempre a parar num sítio e noutro...

                                                Basicamente o que procuro é mesmo um carro que seja económico nestas condições

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Obrigado pelos links, nem me lembrei de ir ver aí também não maus consumos...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Mas afinal qual é a motorização do Civic? É o EG que? É que EG tanto pode ser o 1.3 como o VTi

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      No Civic o motor que mais me chama a atenção é o 1.5 ils, mas de qualquer maneira, a nível económico, ficaria a perder com qualquer motorização do Civic EG. Penso não estar a dizer nenhum disparate

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O 306 DT é incomparavelmente mais "adulto" e o consumo anda na casa dos 6,2 l/100 km (fazia eu na carrinha, mais pesada e menos aerodinâmica), sem grandes preocupações de economia.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Consumos : saxo 1.5 D
                                                          Tudo o resto : Civic

                                                          O 1.5 D nao se pergunta performances pois elas nao existem É um carro unicamente para consumos pois tudo o resto o civic ganha .

                                                          Até acho que vai andar pouco menos que o teu 206 1.1 . Arrasta se portanto .

                                                          Podias preferir pelo tal 1.5 ils no civic que bebe pouco para o que anda ! Ao menos tinhas consumos a conduzir para tal e sempre que quisesses carregar a fundo tinhas sempre algo ali disponivel !

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Para conciliar performance e consumos o 306 DT parecem e a melhor opção, 5-6,5 deves fazer.

                                                            1.5d é performances e fiabilidade brutal, o meu sofreu que se farta e nunca cedeu!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X