Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Parque automóvel em Portugal (anos 90)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Parque automóvel em Portugal (anos 90)

    Cada vez mais distante a década de 90 fechou o século XX e com ela o fim do carburador e uma nova era de automóveis mais eficientes do ponto de vista económico, menos poluentes e claramente concebidos para um novo tipo de exigência do consumidor ditada pelos crash-test e pelas estatísticas de acidentes rodoviários que marcaram um século de automóvel.

    Os anos 90, pela sua proximidade ainda nos trazem inúmeras recordações e, para muitos no fórum AHO, terá sido a década em que aprenderam a conduzir e tiveram o seu primeiro carro.

    Este tópico (a pedido de algumas famílias...) serve para "falarmos" sobre aquelas máquinas que nos marcaram nos anos 90 portugueses e que ainda temos ou vamos a tempo de recuperar e manter.

    Das recordações que hoje em dia me fazem sorrir são as noites de fim-de-semana, a bordo de um Volvo 960 Turbo, na EN entre Famalicão e Ofir a ouvir The Rhythm of the Night dos Corona ou C&C com o Everybody Dance Now.





    #2
    Lá vamos ter de arranjar mais uma tabela de preços, dos modelos da época.....

    Comentário


      #3
      A década começa em grande com dois grandes "monstros" de potência que deram muito que falar e fizeram correr muita tinta...

      O Lancia Delta HF Integrale (202 CV) - aqui em versão de estrada "Martini". O Canto de Cisne da Lancia nos rallies e vencedor do Rally de Portugal por cinco vezes.



      E o não menos imponente Ford Escort RS Cosworth com 224 CV...

      Comentário


        #4
        Ah, a bela década de 90, em que os desenhos animados eram muito melhores e os putos (eu incluído) tinham como principal brincadeira jogar à bola na rua.

        Em relação a automóveis, na minha humilda opinião porque nessa década eu era um catraio , foi a década onde houve uma das maiores viragens neste mundo, a começar, precisamente, pelo fim do carburador, dando lugar à injecção. Foi a década onde, que me lembre, os airbags começaram a aparecer mais frequentemente.

        Foi também a década onde as nossas matrículas foram alvo de mudança, desde o surgimento da eurobanda em 92 (ao mesmo tempo que se trocava a ordem, passando as letras para o fim) e do ano em 98, mantendo-se assim até hoje. Ao mesmo tempo, agrada-me ter nascido em 91, ainda apanhando as matrículas pretas (essas sim, verdadeiramente portuguesas, a meu ver).

        Obviamente, não tive o meu primeiro carro nos 90's, mas o meu primeiro carro é dos 90's, e ainda rola com bastante saúde.

        Ainda me lembro muito bem de ver as estradas repletas de Ibizas II, Corsas B, Clios I, Golfs 3, Astras F, Transits com aquele barulho tão característico, entre muitos outros.

        Por acaso, já que o nto referiu a tabela de preços da época, se alguém conseguir disponibilizar agradecia. Já agora, tinha curiosidade em ver quanto custou o meu carro na altura em que foi comprado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
          Cada vez mais distante a década de 90 fechou o século XX e com ela o fim do carburador e uma nova era de automóveis mais eficientes do ponto de vista económico, menos poluentes e claramente concebidos para um novo tipo de exigência do consumidor ditada pelos crash-test e pelas estatísticas de acidentes rodoviários que marcaram um século de automóvel.

          Os anos 90, pela sua proximidade ainda nos trazem inúmeras recordações e, para muitos no fórum AHO, terá sido a década em que aprenderam a conduzir e tiveram o seu primeiro carro.

          Este tópico (a pedido de algumas famílias...) serve para "falarmos" sobre aquelas máquinas que nos marcaram nos anos 90 portugueses e que ainda temos ou vamos a tempo de recuperar e manter.

          Das recordações que hoje em dia me fazem sorrir são as noites de fim-de-semana, a bordo de um Volvo 960 Turbo, na EN entre Famalicão e Ofir a ouvir The Rhythm of the Night dos Corona ou C&C com o Everybody Dance Now.
          Pacha ?

          sobre o tópico, nasci em 94, e o primeiro carro dos meus velhotes foi um Clio preto novo com os bancos do 1.8 comprado em 93 e foi nessa máquina que aprendi a conduzir

          e foi a década que viu o boom de vendas do roadster mais vendido de sempre que é o carro que eu quero tanto comprar

          Mazda MX-5



          é tão lindo
          Editado pela última vez por snitram18; 03 June 2014, 14:22.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            Lá vamos ter de arranjar mais uma tabela de preços, dos modelos da época.....





            Ora, como isto não é só de mandar a acha para a fogueira... aqui fica os preços constantes na revista TURBO de fevereiro de 1991:

















            Comentário


              #7
              Ainda me lembro do 1º carro que o meu pai teve, após o meu nascimento. Um Fiat Uno 60SX, 1.1 acho eu de 1992 , branco, 3 portas, só com um espelho retorvisor do lado esquerdo. Grandes saudades

              Comentário


                #8
                ora dando um saltinho no tempo, atravessado através do portal dos anos 80, cá chego eu para mostrar o único carro que tivemos nos anos 90. o meu pai, para quem não leu o meu post no tópico dos carros dos anos 80, tinha um visa II super E e trocou-o nos finais de 1991 por outro carro, um modelo com menos de 6 meses no mercado, um ZX. versão avantage nuns parcos 1124cc, mas já com 60cv, embora ainda a carburador, custou a exorbitante quantia de 2000 contos. vinha sem pintura metalizada, sem teto de abrir, mas com 5 portas, uma mala bastante boa, direção SEMI-assistida e, pasme-se, por esse preço e mesmo sendo na versão base, trazia vidros elétricos à frente e o próprio motor. primeiro carro comprado novo, já agora. como primeira história que ficou para sempre e foi a mais recordada até hoje foi que o meu pai, comprando o carro nos finais de dezembro, só queria o carro registado no início de 92 para que depois quando o vendesse não vissem o "91", mas sim o ano seguinte e o comprador não ficar com a ideia na cabeça de que o carro era 1 ano mais velho. então com o vendedor do stand combinaram ir buscar o carro antes do natal e no dia 24 de dezembro de manhã o meu pai faz a viagem e traz o carro... com uma matrícula falsa. andou assim até dia 2 de janeiro, altura em que lhe puseram a matrícula devida, XR da 2ª metade dos algarismos.

                o carro durou nas mãos dele até 2001, altura em que comprou um "topo de gama" novinho em folha e ficou a minha mãe com ele, mas depressa abarbatei-me ao carro. fanei-lhe o motor no tempo em que eu ultrapassava tudo e todos, fossem linhas contínuas, tratores, carros ou mosquitos. tinha 225 mil e metemos-lhe um 1400cc de um 205, mas aquilo aguentou-se pouco e ao fim de cerca de 2 anos, em que o meu irmão era já o 4º dono, decidiu-se comprar um semi-novo para ele e mandar aquele para a sucata, onde nos deram 50€ por ele. durou-nos praticamente 17 anos e fez 285 mil. fomos a vários sítios na europa com ele, incluindo frança, bélgica e holanda. não chegámos a ir à dinamarca porque o meu pai foi resolver uns assuntos de um tio dele que falecera em paris e perdemos 2 dias por causa daquilo, situação que até depois demorou vários anos a resolver por envolver muitas pessoas à espera da herança.

                continuando, houve uma única vez que deu problemas enquanto recente, tinha ele cerca de 10 anos. a minha mãe, que andava com ele, deu-lhe cabo da colaça por não por líquido refrigerador. cheguei a levá-lo de férias ao algarve com a minha namorada da altura. nessa viagem ficámos primeiro uns dias em santiago do cacém e já de noite fico sem luzes, só com os mínimos. meto os 4 piscas, tento prosseguir, mas ia-me despistando e decidimos chamar o reboque em são teutónio. o tipo do reboque chega, vê o que se passa e com a prata do maço de tabaco mete as luzes a darem médios e mandou-me ir até ao nosso local de pernoita sem deixar o carro desligar-se. no dia seguinte, um sábado, fui a um centro industrial lá perto comprar... um fusível! custou-me 20cênt, pelo que fui esbanjador e pedi 2, para o caso. nunca mais foi preciso! de salientar que nessa noite o tipo do reboque descobre, pendurado pelo pescoço num canto da matrícula, um pequeno mocho. a minha namorada fez logo um filme, dizendo que aquilo dava azar e atraía a morte e tal. deve ter feito uma viagem porreira já morto, o raio do bicho!

                de resto pouco mais era que meter gasolina e andar. até 3ª andava muito bem, depois embalava. o meu irmão é que se deliciou com o 1.4 de 75cv.



                curiosamente, desde há pouco mais de 2 anos que tenho um, também de 92, mas cinza e já com as letras à direita. em cerca de 12 mil kms, indo com ele até à fronteira do alentejo e tendo por lá ficado cerca de 8 meses, em que o conduzia 3/4x por semana, apenas lhe gastei 60€, sendo que desses, 20€ foram há umas semanas para apertar uns parafusos da correia da direção assistida ou lá o que era. de resto apenas lhe meti 4 pneus dunlop semi-novos. mais nada e nem sequer paguei registo pelo carro, quanto mais dar algum por ele. vinha com motor metido quando o adquiri, um 1.4 de um 306, com 142 mil, mas no quadrante marcava 196 mil e tal. vinha com uma caixa com peças e outras peças para eu encaixar, como os pinos do fecho central, alguns botões na frente, tampões para colocar que saiu pouco depois um, tendo eu deixado os outros 3 na beira da estrada, etc, etc. tem é o capot todo a descascar, mas não o vou arranjar. enquanto durar durou. pode ser que faça os 25 anos nas minhas mãos.

                depois posto uma foto de um igual ao meu, que adquiri em 99, mas que era do século XVIII.

                Comentário


                  #9
                  Interessante os "chevrons" desse ZX virados ao contrário!

                  Obrigado pela partilha caditonuno.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por hoffmannslr Ver Post
                    Ainda me lembro do 1º carro que o meu pai teve, após o meu nascimento. Um Fiat Uno 60SX, 1.1 acho eu de 1992 , branco, 3 portas, só com um espelho retorvisor do lado esquerdo. Grandes saudades

                    Também tive um 60SX e também de 1992, o carro andava muito para a cilindrada que tinha, os motores italianos a gasolina são muito nervosos

                    Comentário


                      #11


                      Emoção foi numa madrugada de Domingo, vindos da Pacha de Ofir e já a chegar a Famalicão, num Uno Turbo i.e. MKII (igual ao da imagem mas matrícula SX) a quase 210 km/h e já quase no final de uma recta de cerca de um quilómetro o condutor (de alcunha Touro) começar a "baixar" de quinta para quarta e quando mete terceira...

                      KRRRRRRRRRRRRRR KRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR

                      Passar por uma rotunda em ponto morto...

                      Que silencio e frio se sentiu dentro daquele Uno para depois quase em uníssono...

                      FOOOOOO*****EEEEEEEE!!!

                      Comentário


                        #12
                        Aqui em casa passou um Opel Corsa 1.0 de 45cv como o da foto a seguir.

                        Comentário


                          #13














                          Comentário


                            #14
                            Anos 90...

                            A década na qual tirei a carta e acabei "encalhado" com um charuto igual a este de 1994...




                            Até hoje não encontrei nada tão confortável quanto isto no segmento. Nem o Mégane II lhe chega aos calcanhares...

                            Já tinha o ar condicionado de série e trazia dois itens que se tornaram valiosos para mim: um volante em pele com uma excelente pega e os comandos do rádio no volante (um fraco de amplificador, 4x6W, mas fortíssimo sintonizador do Philips que trazia, já com entrada de linha no painel frontal).

                            Agora ando feito revivalista ao andar com um Clio de 1997.

                            Clio esse que levou o segmento de vencida e se tornou a referência desde então.




                            Verdade seja dita, o mote "Clio, grandes para quê ?" quando o carro foi lançado em 1991 não é em vão e faz todo o sentido.
                            Editado pela última vez por DeCeIi; 03 June 2014, 18:27.

                            Comentário


                              #15
                              Esse 106 rallye não é o mk2? Apesar disso é também década de 90, penso. Mas o primeiro era aquele meio quadradão

                              Peugeot 106 - Wikipedia, the free encyclopedia

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por VSilva Ver Post













                                adorei estas duas, um cima os 3 desejos dos jovens da altura e em baixo o que eles podiam comprar a matar-se a conduzir

                                porra, não sei porque mas eu adoro o G40... tem ar de quem não está cá com falinhas mansas, quer é acção

                                Comentário


                                  #17
                                  Fica a tabela presente na revista TURBO de outubro de 1992












                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                    Anos 90...

                                    A década na qual tirei a carta e acabei "encalhado" com um charuto igual a este de 1994...




                                    Até hoje não encontrei nada tão confortável quanto isto no segmento. Nem o Mégane II lhe chega aos calcanhares...

                                    Já tinha o ar condicionado de série e trazia dois itens que se tornaram valiosos para mim: um volante em pele com uma excelente pega e os comandos do rádio no volante (um fraco de amplificador, 4x6W, mas fortíssimo sintonizador do Philips que trazia, já com entrada de linha no painel frontal).

                                    Agora ando feito revivalista ao andar com um Clio de 1997.

                                    Clio esse que levou o segmento de vencida e se tornou a referência desde então.




                                    Verdade seja dita, o mote "Clio, grandes para quê ?" quando o carro foi lançado em 1991 não é em vão e faz todo o sentido.

                                    Comentário


                                      #19












                                      Comentário


                                        #20


                                        Comentário


                                          #21


                                          Mais logo, se me lembrar coloco mais umas imagens publicitárias
                                          Editado pela última vez por FMVC; 03 June 2014, 19:23.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por FMVC Ver Post


                                            Mais logo, se me lembrar coloco mais umas imagens publicitárias



                                            Essa publicidade, ainda será da década de 80...

                                            Visto que o BMW E34 foi apresentado e comercializado em dezembro 1987.... e o E28, saiu da ribalta nessa altura.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                              Essa publicidade, ainda será da década de 80...

                                              Visto que o BMW E34 foi apresentado e comercializado em dezembro 1987.... e o E28, saiu da ribalta nessa altura.
                                              Acabei de editar porque me apercebi do erro

                                              Obrigado na mesma.

                                              Comentário


                                                #24


                                                Ainda se vêm destes (e de 5 portas) aos "montes" por aí.
                                                Ficheiros anexados

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tendo nascido nessa década, lembro-me de andar na estrada e andar sempre à coca dos carros que avistava...
                                                  Os modelos que mais via por aí eram:,
                                                  Renault Clio, Express, 5 e 19
                                                  Ford Transit e Fiesta
                                                  Citroen Ax e C15
                                                  Peugeot 205
                                                  Opel Corsa
                                                  Fiat Uno
                                                  Seat Ibiza
                                                  VW Golf
                                                  Honda Concerto
                                                  Toyota Hiace

                                                  ...e certamente mais um ou outro que agora não me lembro. Do que mais gostava nessa época era a a grande variedade que havia no mercado, hoje em dia há mais uniformização.

                                                  Alguns modelos que marcaram a minha infância:







                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ficam agora valores, já de meados da década de 90..... mais em concreto, da revista AUTOMOTOR de março de 1995














                                                    Editado pela última vez por nto; 03 June 2014, 21:42.

                                                    Comentário


                                                      #27







                                                      Editado pela última vez por nto; 03 June 2014, 21:47.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por VSilva Ver Post

                                                        já se chipavam carros nessa altura? lol

                                                        e não me enganei muito, o mal amado (pela crítica) zx custou 2000 contos, em outubro desse ano custava 1950 pela tabela do nto. o meu pai deve ter pago mais qualquer coisa, mas não sei o quê. tenho que lhe ligar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          É quase ridículo, mas tenho dois carros em casa, que pela tabela de preços de 1991 que foi colocada acima pelo Nto, os dois somam a quantia de 100.000 euros.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            o interior dele era algo assim:

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X