Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gasoleo Vs Gasolina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Gasoleo Vs Gasolina

    Muito se tem discutido sobre Gasoleo Vs Gasolina, há quem defenda a gasolina outros o gasoleo, eu tenho defendido o gasoleo. Mas admito estar errado e gostava de perceber com numeros em que condições um carro a gasolina compensa em relação a um carro a gasoleo.

    O argumento que tenho visto é que a diferença de preços entre um carro a gasolina e o mesmo carro a gasoleo chega para pagar muita gasolina, mas esse argumento para mim é muito fraquinho e não encaixa na minha forma de pensar. Explicando:

    Imaginando que eu quero comprar um carro, tenho 15000€ de orçamento e vou fazer 10000km ano. Para quem diz que posso poupar 2 ou 3 mil euros na compra da versão a gasolina eu diria, mas o meu orçamento é 15000€ e não 12000€, porque com 120000€ eu também posso comprar um carro a gasoleo. Esclarecido este ponto, eu poderia comprar um carro a gasoleo com 15000€ ou um a gasolina com 15000€.

    Depois desta compra feita e fazendo apenas 10k por ana que vantagens tenho eu de andar a gasolina ou a gasoleo?

    A mim pessoalmente, depois dos 150000€ gastos, parece-me vantajoso andar a diesel, pela poupança no combustivel e pela venda à postriori.

    #2
    O que acho estranho é essa argumentação do orçamento. Se não fores um gastador compulsivo e guardares os 3000 da diferença que falas, terás de os recuperar na diferença entre os custos de andar a gasolina ou a gasoleo.
    Além disso um carro não gasta só combustivel, há toda uma séria de custos associados ao uso de um carro. Ao contrário do que muitos pensam o combustivel muitas vezes nem representa 1/3 dos custos de um carro. É claro que também há casos em que o custo de combustivel representa 70 ou 80 % dos custos.
    Cada caso é um caso e cada um terá de fazer as suas contas. Se as souber fazer

    Comentário


      #3
      Para 10.000 por ano comprava a gasolina. É fazeres as contas, há simuladores na net que te podem ajudar se não o quiseres fazer tu.
      Editado pela última vez por JoelM; 04 June 2014, 11:19.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por aalito Ver Post
        Muito se tem discutido sobre Gasoleo Vs Gasolina, há quem defenda a gasolina outros o gasoleo, eu tenho defendido o gasoleo. Mas admito estar errado e gostava de perceber com numeros em que condições um carro a gasolina compensa em relação a um carro a gasoleo.

        O argumento que tenho visto é que a diferença de preços entre um carro a gasolina e o mesmo carro a gasoleo chega para pagar muita gasolina, mas esse argumento para mim é muito fraquinho e não encaixa na minha forma de pensar. Explicando:

        Imaginando que eu quero comprar um carro, tenho 15000€ de orçamento e vou fazer 10000km ano. Para quem diz que posso poupar 2 ou 3 mil euros na compra da versão a gasolina eu diria, mas o meu orçamento é 15000€ e não 12000€, porque com 120000€ eu também posso comprar um carro a gasoleo. Esclarecido este ponto, eu poderia comprar um carro a gasoleo com 15000€ ou um a gasolina com 15000€.

        Depois desta compra feita e fazendo apenas 10k por ana que vantagens tenho eu de andar a gasolina ou a gasoleo?

        A mim pessoalmente, depois dos 150000€ gastos, parece-me vantajoso andar a diesel, pela poupança no combustivel e pela venda à postriori.



        Fica a ressalva da questão dos 15.000 vs 12.000... e como mero exemplo...

        A questão a colocar-se, é ter o mesmo carro (tirando a motorização), em que a versão diesel custa 15.000€ e a versão a gasolina, os 12.000€ (partindo do princípio, que tenham também potências/cavalos, similares).

        Comentário


          #5
          Se conseguires comprar um carro sem:

          MAF
          FAP
          Injectores de alta pressão
          Volante bi massa
          Turbo
          EGR
          Bomba de alta pressão

          Isso é que é capaz de ser um bom negócio.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
            Para 10.000 por ano compra a gasolina. É fazeres as contas, há simuladores na net que te podem ajudar se não o quiseres fazer tu.


            Ora uns exemplos:




            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            Para quem quiser, ficam a seguir máquinas calcular, para comparar a partira de que quilometragem se torna vantajoso.
            Originalmente Colocado por nto Ver Post





            in: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1067154699

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por M101 Ver Post
              Se conseguires comprar um carro sem:

              MAF
              FAP
              Injectores de alta pressão
              Volante bi massa
              Turbo
              EGR
              Bomba de alta pressão

              Isso é que é capaz de ser um bom negócio.
              Prá confusão... dos itens acima descritos só substitui a maf 1 vez... de resto nada.
              Peugeot 306 hdi 1999 270.000km

              jbarbosa

              Comentário


                #8
                Se tiveres uma atividade que te permita colocar despesas de combustível podes fazer as contas que quiseres e os kms que quiseres mas só podes colocar o gasóleo como despesa numa % como tal não existe muito a dizer, diria que grande parte dos veículos que rolam atualmente com idades entre os 4 e 5 anos estão nessa situação como tal não vejo onde anda sempre tanta celeuma por causa deste assunto. Se isso não o teu caso é muito fácil fazer as contas e quase de certeza que para o eu vais andar a gasolina é a solução ideal.

                Comentário


                  #9
                  Já agora:




                  http://forum.autohoje.com/forum-gera...-gasolina.html

                  http://forum.autohoje.com/forum-gera...tas-fazer.html

                  http://forum.autohoje.com/forum-gera...ml#post1651419

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por joaobarbosajb Ver Post
                    Prá confusão... dos itens acima descritos só substitui a maf 1 vez... de resto nada.
                    Peugeot 306 hdi 1999 270.000km

                    jbarbosa
                    Ainda não substituiste o FAP?

                    Comentário


                      #11
                      Tem que se manter acesa a chama.

                      Comentário


                        #12

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          Obrigado. Era mesmo isso.

                          Já agora no post queria dizer "comprava" e não "compra". Portanto, eu para 10.000km/ano comprava a gasolina.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                            Ainda não substituiste o FAP?
                            Não me parece que tenha...

                            Comentário


                              #15
                              Estive a ver as calculadoras, e chego à conclusão que apenas pode compensar comprar um carro a gasolina se este custar menos que o carro a gasoleo.

                              Se os valores forem iguais, um carro a gasoleo compensa a partir do 1º km feito.

                              Comentário


                                #16
                                O argumento do carro a gasolina ser mais barato na compra vale zero, porque se eu comprar hoje um carro a gasolina e um a gasóleo e os vender daqui a dois anos lá se foram os 3000€ de poupança do carro a gasolina. Se por outro lado comprar gasóleo e gasolina e os mantiver por muito tempo também vai compensar mais a gasóleo.

                                Carro a gasolina para mim só compensa em 4 situações:

                                -É novo e bem mais barato na compra do que um a gasóleo e é para manter indefinidamente como carro de trajetos curtos, ou seja, é para apodrecer em casa.
                                -É velho mas é quase oferecido e é para fazer trajetos curtos.
                                -É um desportivo e é comprado pelo prazer de condução. Ah! E no dia em que se decidir vender é melhor estar sentado ao receber o valor que dão por ele...
                                -É comprado mais barato que um diesel equivalente e já vem a GPL ou a diferença dá para o por a GPL, no entanto não pode ser para fazer poucos km's, mesmo que seja para manter por muito tempo porque se for para trajetos curto o GPL compensa zero.

                                Nunca entendi a aversão ao diesel que há neste fórum, os argumentos costumam ser:

                                -Para poucos km's compensa mais gasolina - Muitas vezes é mentira como disse em cima.

                                -Barulhentos e pouco refinados - Mentira mais uma vez, qualquer diesel moderno que se preze é tão ou mais silencioso que um carro a gasolina.

                                -Manutenções caras - Caras são todas, poderão ser mais caras se houver problemas, de MAF's e FAP's mas em manutenções normais não se verifica. Além disso os carros a gasolina modernos vêm com turbos e sistemas de injeção xpto que dão problemas como nos diesel.

                                Não vejo razão para ser obcecado com diesel/gasolina. Cada combustível tem a sua vantagem e desvantagem, e depois também é uma questão de gosto, há quem goste mais do prazer de condução de um carro a gasolina e há quem goste mais da linearidade e disponibilidade de um carro a diesel...

                                Comentário


                                  #17
                                  Por acaso a mim deu-me exactamente o mesmo. E acho que essas calculadoras estão vocacionadas apenas para a compra de um carro novo. Se for usado os termos são outros e de qualquer forma acaba por indicar que compensa o diesel, independentemente dos km's feitos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mas há outras opções:

                                    GPL
                                    Gás Natural
                                    Hibrido eléctrico/gasolinia
                                    Hibrido eléctrico/gasóleo
                                    Hibrido eléctrico/GPL
                                    Hibrido plug-in
                                    Eléctrico

                                    Comentário


                                      #19
                                      Fiz todas as contas e foi surreal!!!

                                      Como ja sabia, (compro carros sempre novos), o diesel NUNCA me compensa, para os meus casos (atenção)

                                      Se colocar a GPL, então só me compensa diesel aos 15 anos!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu vou comprar um carro, imaginemos que eu quero um BMW 116D, chego lá e pedem-me 35000€, olho para o lado e vejo o 1.2gasolina por menos 5000€ e penso, espera lá, eu com 5000€ consigo andar 10 anos a meter gasolina à borla. Saio do stand e tenho em frente o stand da Fiat, entro e vejo lá um punto 1.0 a gasolina e só custa 10000€ e penso, espera lá, eu com 25000€ ando 40 anos a meter gasolina à borla. (não liguem às motorizações é meramento académico)

                                        Eu não compreendo quem vai ao stand comprar um carro a diesel (entenda-se que tem o orçamento para o comprar a crédito ou a pronto) e acaba por comprar a versão de gasolina só porque é mais barata... Porque não comprar então um segmento acima a gasolina com o orçamento inicial?????
                                        Editado pela última vez por aalito; 04 June 2014, 12:04.

                                        Comentário


                                          #21
                                          apagar.duplicado

                                          Comentário


                                            #22
                                            Vou explicar como é que um carro a gasolina me ficou mais barato.

                                            Em 1997 comprei um scenic 1.6 novo por 4.200 contos (21.000€)
                                            Foi usado maioritáriamente em nacionais, embora nos últimos anos só esteja praticamente a fazer percursos citadinos.
                                            Já percorreu 385.000 km com uma média geral a rondar os 7L/100
                                            Nunca teve qualquer intervenção no motor, embraiagem e caixa.
                                            Ora vamos a contas tendo em conta o preço do combustivel em 1995 (quando o carro atingiu metade da idade atual):
                                            Combustivel 385.000*7*1.15/100 = 31.000€
                                            Se andasse a gasóleo:
                                            Combustivel 385.000*6*0.94/100 = 23.000€

                                            Há 8.000 euros de diferença que são inferiores à diferença de preço que havia na altura entre os dois carros.
                                            Por outro lado o seguro de danos próprios teria sido mais caro.
                                            Dos carros que conheço daquele modelo a diesel, nenhum fez 200.000 km sem uma reparação do motor.
                                            Acresce ainda um dado significativo, se tivesse comprado diesel o carro teria mais de 500.000km em vez de 385.000. A ilusão de combustivel mais barato, levar-me-ia a fazer muito mais kms.

                                            PS: onde se lê 1995 deve ler-se 2005
                                            Editado pela última vez por manelov; 04 June 2014, 15:59.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                                              Eu vou comprar um carro, imaginemos que eu quero um BMW 116D, chego lá e pedem-me 35000€, olho para o lado e vejo o 1.2gasolina por menos 5000€ e penso, espera lá, eu com 5000€ consigo andar 10 anos a meter gasolina à borla. Saio do stand e tenho em frente o stand da Fiat, entro e vejo lá um punto 1.0 a gasolina e só custa 10000€ e penso, espera lá, eu com 25000€ ando 40 anos a meter gasolina à borla. (não liguem às motorizações é meramento académico)

                                              Eu não compreendo quem vai ao stand comprar um carro a diesel (entenda-se que tem o orçamento para o comprar a crédito ou a pronto) e acaba por comprar a versão de gasolina só porque é mais barata... Porque não comprar então um segmento acima a gasolina com o orçamento inicial?????
                                              Porque preferem poupar esse dinheiro e gastá-lo em combustivel. Digo eu.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Em caso de duvida, bebe-se sempre gasoleo!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Hoje em dia já temos carros a gasolina com consumos exelentes, e com menos problemas do que ter um carro a gasoleo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                    Vou explicar como é que um carro a gasolina me ficou mais barato.

                                                    Em 1997 comprei um scenic 1.6 novo por 4.200 contos (21.000€)
                                                    Foi usado maioritáriamente em nacionais, embora nos últimos anos só esteja praticamente a fazer percursos citadinos.
                                                    Já percorreu 385.000 km com uma média geral a rondar os 7L/100
                                                    Nunca teve qualquer intervenção no motor, embraiagem e caixa.
                                                    Ora vamos a contas tendo em conta o preço do combustivel em 1995 (quando o carro atingiu metade da idade atual):
                                                    Combustivel 385.000*7*1.15/100 = 31.000€
                                                    Se andasse a gasóleo:
                                                    Combustivel 385.000*6*0.94/100 = 23.000€

                                                    Há 8.000 euros de diferença que são inferiores à diferença de preço que havia na altura entre os dois carros.
                                                    Por outro lado o seguro de danos próprios teria sido mais caro.
                                                    Dos carros que conheço daquele modelo a diesel, nenhum fez 200.000 km sem uma reparação do motor.
                                                    Acresce ainda um dado significativo, se tivesse comprado diesel o carro teria mais de 500.000km em vez de 385.000. A ilusão de combustivel mais barato, levar-me-ia a fazer muito mais kms.
                                                    Nunca tinha visto um exercício tão tendencioso como este...

                                                    Para já essas diferenças de preço entre gasóleo e gasolina estão muito duvidosas. Se mesmo nos dias de hoje tenho dúvidas que a diferença fique tão pequena, não nos podemos esquecer que a diferença do diesel para a gasolina era ainda maior até 2007/2008.
                                                    E consumos..............Achas mesmo que a diferença entre um Scénic diesel e um Scénic a gasolina é apenas de 1 litro............?

                                                    Depois com quase 400mil kms e 14 anos, nunca levou embraiagem? Nunca teve um único problema de motor? Até pode ser verdade mas acredito muito pouco nisso.

                                                    Depois tu vens aqui dizer que ficou mais barato a gasolina mesmo depois das contas apontarem o contrário e justificas com suposições que andarias mais porque era a gasóleo? Ou terias problemas?

                                                    Se é para fazer suposições façamos então! O carro foi comprado em 1997 e em 2000 despistavas-te e mandavas o carro para a sucata, qual é a tua "suposição" para valores que ias receber do teu carro face a um diesel...?

                                                    Como já disse em cima não faz qualquer sentido dizer que compensa mais gasolina porque os carros são mais baratos porque esse valor vai-se na retoma! E então se for para retomar em menos de 10 anos é ridícula a diferença...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                                      Nunca tinha visto um exercício tão tendencioso como este...

                                                      Para já essas diferenças de preço entre gasóleo e gasolina estão muito duvidosas. Se mesmo nos dias de hoje tenho dúvidas que a diferença fique tão pequena, não nos podemos esquecer que a diferença do diesel para a gasolina era ainda maior até 2007/2008.
                                                      E consumos..............Achas mesmo que a diferença entre um Scénic diesel e um Scénic a gasolina é apenas de 1 litro............?

                                                      Depois com quase 400mil kms e 14 anos (não tem 14, tem 17), nunca levou embraiagem? Nunca teve um único problema de motor? Até pode ser verdade mas acredito muito pouco nisso.

                                                      Depois tu vens aqui dizer que ficou mais barato a gasolina mesmo depois das contas apontarem o contrário e justificas com suposições que andarias mais porque era a gasóleo? Ou terias problemas?

                                                      Se é para fazer suposições façamos então! O carro foi comprado em 1997 e em 2000 despistavas-te e mandavas o carro para a sucata, qual é a tua "suposição" para valores que ias receber do teu carro face a um diesel...?

                                                      Como já disse em cima não faz qualquer sentido dizer que compensa mais gasolina porque os carros são mais baratos porque esse valor vai-se na retoma! E então se for para retomar em menos de 10 anos é ridícula a diferença...

                                                      Quanto a acreditares ou não que o carro nunca teve problemas de motor, isso é contigo. Não vendo carros, por isso não tenho interesse em glorificar nenhuma marca.

                                                      Quanto às diferenças de consumo, eram bem menores naqueles motores do que são atualmente.

                                                      Quanto ao acidente, não o tive e por isso só posso falar de factos que ocorreram e não dos que poderiam ter ocorrido. É natural que o seguro pagasse bem menos, uma vez que o diesel custava cerca de 2.000 contos a mais.

                                                      Quanto ao preço do gasóleo vs gasolina, podes ver aqui.

                                                      Já agora podes-me dizer onde é que as contas apontam para o contrário, se eu gastei mais 8.000 em combustivel e a diferença de preço nos carros andava pelos 10.000? A isso iria acrescer mais 2.000 em seguro de danos próprios durante estes anos.

                                                      Falas também em retoma. Mais uma vez: no meu caso não se aplica. Este carro só vai sair da minha posse para a sucata. No final valem o mesmo, São pagos ao peso.

                                                      Se queres contestar as minhas contas, que chamas de tendenciosas, porque não as refazes e apresentas a tua versão, em vez de vires com suposições de acidentes?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pois ainda não tinha refletido bem no assunto, mas é um facto. Mesmo comprando mais barato, essa diferença mais cedo ou mais tarde vai ser anulada na venda.

                                                        gasolina 15000 gasoleo 18000 = 3000€ que se poupa
                                                        passado 5 anos trocar o carro, é preciso vender o carro antigo
                                                        gasolina 8000 gasoleo 11000 = 3000€ que se ganharia com o diesel ou 3000 que se perderia com o gasolina, anulando a diferença inicial

                                                        A menos que se fique com o carro para sempre, essa diferença na compra é meramente uma ilusão de optica.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Gasóleo ou gasolina?

                                                          Espera, estamos a falar de carros ou de tratores?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Quem não vê que o diesel não compensa em muitos dos casos, é porque pura e simplesmente e não sabe/não procura saber fazer contas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X