Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Barulho Pneus/Direcção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Barulho Pneus/Direcção

    Boas pessoal!

    Faz hoje quase 1 mês que fui trocar os meus pneus de traz para a frente e da frente para traz. Como não tinha grande coisa que fazer fiquei pela oficina a ver o pessoal fazer o trabalho..

    Tudo corria bem quando no ultimo pneu, o mecânico ficou por volta de meia hora à volta dele, disse me que não estava a conseguir calibrar o peso e a máquina pedia um peso absurdo.. Acabou por dizer que o pneu tinha um defeito que não era grave e que dava para andar na boa.. A unica coisa que me disse foi que a velocidades elevadas (para cima de 140 km/h) poderia sentir a direcção a tremer..

    Bem.. Saí da oficina e tudo impecável, mas há uns dias deparei me com uma coisa um bocado estranha.. Sempre que faço uma curva apertada seja para que lado for sinto a direção a fazer um barulho estranho, como se tivesse alguma coisa agarrada ao pneu e a estivesse a pisar.. Como se a roda nao fosse perfeita e tivesse uma pequena lomba... (não consigo explicar o barulho muito bem..)

    Será que me devo preocupar? Estava a pensar passar pela oficina e perguntar se estava tudo ok.. Será que é do pneu defeitoso?

    Obrigado!

    Cumprimentos!

    #2
    Eu não arriscaria. O pneu pode ter alguma tela partida

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por VPLegion Ver Post
      ...
      Será que me devo preocupar? Estava a pensar passar pela oficina e perguntar se estava tudo ok.. Será que é do pneu defeitoso?

      Obrigado!

      Cumprimentos!
      não te deves preocupar muito a não ser que o pneu rebente

      Comentário


        #4
        Podes ter uma jante empenada... um pneu rebentado internamente...

        Mas o erro maior é colocar à frente os pneus traseiros que já estão deformados! Atrás não sentes a deformação... mas quando os passas para a frente tudo é amplificado e acontece o que te aconteceu...

        Volta lá para verificarem empenos nas jantes e, já agora, confirmar as equilibragens. Se teve que levar pesos a mais... talvez seja boa ideia rodar esse pneu na jante uns 180º ou, se ele ainda tiver as marcas, alinhar ou desfasar as marcas com a válvula de enchimento (eles deverão saber o significado das marcas...). E claro... voltar a pôr os pneus nos eixos em que estavam antes.

        Outra alternativa será esquecer isso, ir a uma boa casa de pneus e contar a história.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por CL Ver Post
          Podes ter uma jante empenada... um pneu rebentado internamente...
          O gajo fez isso pelo menos umas 15 vezes, tirava o pneu da jante, rodava-o e calibrava-o.. A máquina acho que pedia 2 kilos de compensação......

          Depois disso ainda tirou e verificou a jante e disse que tava impecável e que o problema era mesmo do pneu.. Disse me que ia tentar meter o melhor possivel e que nao havia stress para velocidades não muito excessivas...


          Eu comprei este carro e ele ja tinha 19 mil kms e decidi trocar para quando estourar os da frente meter 4 novos.. Como os percursos que faço são maioritariamente citadinos e os da frente não estavam assim tão gastos, decidi trocar.. A casa de pneus que eu fui é de super confiança e umas de mais nome no Porto, põe pneus em todos os carros da minha familia e se eles acharam uma boa decisão eu não tenho mais é que concordar

          Curtia era saber de onde provem o problema..

          Acho que o melhor é mesmo passar lá, não me devem levar nada e sempre fico com uma opinião de um profissional!

          Cumprimentos!

          Comentário


            #6
            Não te devem levar nada por isso.

            Há muitos muitos! anos tive problemas similares, sempre na mesma casa (Pneuvita no Cacém) e puseram até os pneus a rolar na máquina externa, com os pneus montados no carro (coisa muito rara que eles só utilizam para motas e competição, onde os pneus rodam a muito mais alta velocidade e dá para perceber se a vibração vem da 1ª ou 2ª harmónica).

            Portanto tudo se faz quando se sabe o que se está a fazer.


            2 kg é impossível... mais de 100 gramas e é de procurar o problema!

            Sendo mesmo impossível... é sempre possível cortar esse pneu de um lado ao outro para que mais ninguém o compre como semi-novo. ;)
            Editado pela última vez por CL; 13 June 2014, 01:39.

            Comentário


              #7
              Não sei ao certo quanto era, mas ele disse que era um absurdo.. O gajo disse me que dava para andar e que não tinha stress nenhum.. E até agora não se passou nada de estranho a não ser esse pequeno barulho na direcção quando viro..

              Vamos lá ver oq os gajos me dizem mas a não ser que comprometa a segurança do carro vai andar assim!

              Comentário


                #8
                Vai na volta tens é um problema de rolamento na roda.

                Coloca o carro no ar e mete o pneu a rodar a ver se notas alguma coisa.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por testenick Ver Post
                  Vai na volta tens é um problema de rolamento na roda.

                  Coloca o carro no ar e mete o pneu a rodar a ver se notas alguma coisa.
                  Pois mas isto só acontece depois de eu ter trocado as rodas..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por VPLegion Ver Post
                    Pois mas isto só acontece depois de eu ter trocado as rodas..
                    pode ser coincidência uma daquelas coisas que raramente acontece mas acontece

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por paulo3ooo Ver Post
                      pode ser coincidência uma daquelas coisas que raramente acontece mas acontece
                      Por acaso acontece com mais frequencia do que parece.
                      Já me aconteceu depois de ir alinhar a direcção e calibrar as rodas partir uma mola de suspensão ao sair da oficina!
                      E não foi feito nada de mal durante a operação.
                      A direcção foi para alinhar depois da minha irmã ter passado a 50km/h numa vala das obras e a mola partiu porque o carro foi levantado ( descomprimiu a mola.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                        Por acaso acontece com mais frequencia do que parece.
                        Já me aconteceu depois de ir alinhar a direcção e calibrar as rodas partir uma mola de suspensão ao sair da oficina!
                        E não foi feito nada de mal durante a operação..
                        Creio que não tem nada a ver com isso.. Uma mola partida ia ser diferente. Andei com o carro bastante tempo e sempre se notou o ligeiro barulho e sensação no volante mas de resto tudo impecável. Na minha sincera opinião acho que é do pneu defeituoso mas nada como passar na garagem e perguntar..

                        Comentário


                          #13
                          Não é tão descabido assim...

                          Não se esqueçam que ao levantar o carro, a suspensão distende e se repararem, quando baixam os carros as rodas sofrem uma pressão lateral, uma vez que a suspensão ao comprimir tem tendência a empurrar as rodas para fora...

                          Um dos carros cá de casa, uma vez foi mudar de pneus e passado 2/3 dias andava a fazer barulhos de direcção/suspensão... foi-se a ver, e tinha um casquilho deformado, provocando o barulho. A conclusão foi que ao se levantar o carro para trocar os pneus, o casquilho sofreu um movimento maior, saindo da sua "cama", originando então o barulho...

                          Comentário


                            #14
                            Duas asneiras, trocar os pneus de trás para a frente e deixar um pneu defeituoso instalado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                              Duas asneiras, trocar os pneus de trás para a frente e deixar um pneu defeituoso instalado.
                              Podes explicar, sff?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                Duas asneiras, trocar os pneus de trás para a frente e deixar um pneu defeituoso instalado.
                                Nunca percebi muito bem isso, o pneu não é defeituoso ao ponto de comprometer alguma coisa na condução. Eles são profissionais de pneus que andam à anos nisto.. Se fosse uma coisa estúpida eles não o fariam pois se tivesse problemas eles é que teriam de me ouvir...

                                Quanto à suspensão ter sofrido alguma coisa com o levantamento do carro também pode ser isso, mas ainda nao tive oportunidade de passar por lá para esclarecer isso!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                  Podes explicar, sff?
                                  Pelo que percebi e dou-lhe razão, é que geralmente as pessoas têm o habito de só trocar um par de pneus de cada vez, por isso não compensa trocar a posição das rodas antes de trocar os pneus. Quando os da frente se gastarem, metem se os de trás para a frente(invertendo a posição), e os novos pra trás.
                                  Todos estamos de acordo que os da frente se gastam mais depressa...


                                  Se ele vai trocar logo os 4 pneus, sim vale a pena ao fim de x kilometros trocar os pneus, e inverter a posição dos mesmo (os da direita pra esquerda, esq. pra dir)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por zane90 Ver Post
                                    Se ele vai trocar logo os 4 pneus, sim vale a pena ao fim de x kilometros trocar os pneus, e inverter a posição dos mesmo (os da direita pra esquerda, esq. pra dir)
                                    E o sentido de rotação?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Então fiz tudo bem! Estes pneus eram os de origem, fiz 20 mil kms com eles e troquei-os!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por VPLegion Ver Post
                                        Se fosse uma coisa estúpida eles não o fariam pois se tivesse problemas eles é que teriam de me ouvir...
                                        (

                                        Estás a admitir que estarias ainda em condições de ser ouvido...


                                        Mesmo que a situação não seja assim tão grave, tens as tais vibrações em torno dos 140. Tu é que sabes se consegues conviver com essa situação.

                                        Eu não conseguiria. Nem teria confiança nesse pneu noutras velocidades bem mais altas e em situações onde deposito a minha vida na confiança que tenho na suspensão e pneus do carro.

                                        Mas cada um sabe de si e só Deus sabe de todos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                          E o sentido de rotação?
                                          Ao trocares a rotação também vai ser diferente, se meteres um pneus direita na esquerda a rotação vai rodar no sentido contrário. Mas acho que isso não é o mais importante, a troca é devido a desgaste mais acentuado num lado o pneu, devido as rotundas, etc. Trocar para o outro vai gastar a parte menos gasta.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                            Podes explicar, sff?
                                            É quase tão grande asneira como trocá-los do lado dtº para o esqº (nos casos em que tal é possível!, sem desmontagem da jante), desde que não se ande a rodar todos os pneus em intervalos curtos de 5 ou máximo 10 mil km.

                                            Em 20 mil km há a grande probabilidade de eles já se terem tornado direccionais, mesmo que não o fossem de fabrico. Há deformações constantes provocadas pelo sentido da travagem e pelas curvas (que, até dizem, fazemos mais rápido para a esqª que para a dtª).

                                            Notando aumento significativo de ruído de rolamento ou as deformações de que o nosso colega se queixa, é porque a rotação de pneus já foi feita tarde demais e a única opção é voltar à posição anterior. Ou comprar novos pneus e pôr os novos atrás que é para não andarem às aranhas quando a traseira dá uma chicotada.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por zane90 Ver Post
                                              Pelo que percebi e dou-lhe razão, é que geralmente as pessoas têm o habito de só trocar um par de pneus de cada vez, por isso não compensa trocar a posição das rodas antes de trocar os pneus. Quando os da frente se gastarem, metem se os de trás para a frente(invertendo a posição), e os novos pra trás.
                                              Todos estamos de acordo que os da frente se gastam mais depressa...


                                              Se ele vai trocar logo os 4 pneus, sim vale a pena ao fim de x kilometros trocar os pneus, e inverter a posição dos mesmo (os da direita pra esquerda, esq. pra dir)
                                              Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                              É quase tão grande asneira como trocá-los do lado dtº para o esqº (nos casos em que tal é possível!, sem desmontagem da jante), desde que não se ande a rodar todos os pneus em intervalos curtos de 5 ou máximo 10 mil km.

                                              Em 20 mil km há a grande probabilidade de eles já se terem tornado direccionais, mesmo que não o fossem de fabrico. Há deformações constantes provocadas pelo sentido da travagem e pelas curvas (que, até dizem, fazemos mais rápido para a esqª que para a dtª).

                                              Notando aumento significativo de ruído de rolamento ou as deformações de que o nosso colega se queixa, é porque a rotação de pneus já foi feita tarde demais e a única opção é voltar à posição anterior. Ou comprar novos pneus e pôr os novos atrás que é para não andarem às aranhas quando a traseira dá uma chicotada.
                                              Não sei se sou eu que não estou a entender (o mais provável, diga-se), ou se não perceberam a minha questão. Sempre que precisei de colocar apenas 2 pneus (e foram já várias vezes), coloquei os novos atrás e os de trás vieram para a frente. Por acaso na penúltima vez que fiz isso, ganhei uma tremideira entre os 140/150, que foi atenuada quase na totalidade, com nova calibragem (feita pelo meu mecânico e não pelo funcionário da casa de pneus). Com o uso/desgaste normal dos pneus, passados alguns milhares de kms, desapareceu por completo. E esta foi a única vez que isto aconteceu. Das outras, não tive problema algum.

                                              A pergunta vinha no sentido de perceber se isto é um erro (fazer esta troca) ou não. É que me parece um contra-senso deixar os pneus no eixo da não tracção ad eternum, já que primeiro que se gastem...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não é erro se tiveres a pachorra de andar a mudar pneus de sítio a cada 5-7-10 mil km...

                                                Caso contrário, eles também não andam lá ad eternum! Um dia chegarão a ter 2 mm de altura dos rastos (ou menos...) ou furam e já ponderamos se vale a pena meter taco ou deitá-los fora.


                                                Relendo o 1º post do VPLegion, aquela "lomba" agarrada ao pneu que ele sente agora... pode bem ser uma tela rebentada, embora eu não tenha percebido se apenas trocaram frente/trás ou se também os rodaram de posição (dtª/esqª).

                                                Não sei se ele entretanto voltou à casa de pneus e se o inspeccionaram novamente por dentro. Eu não andaria muito tempo com esse pneu e sobretudo à frente...
                                                Editado pela última vez por CL; 15 June 2014, 17:42.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sim, com pneus não se brinca...

                                                  Mas ainda há profissionais a não respeitar o sentido de rotação que a maioria dos pneus tem escrita?

                                                  (CL, conheces uma casa de pneus onde sabem o que é a primeira e segunda harmónica? )

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                    (CL, conheces uma casa de pneus onde sabem o que é a primeira e segunda harmónica? )
                                                    Talvez eles não lhe chamem assim, mas sabem o que significam as vibrações a determinadas velocidades. É quanto basta para mim!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ainda não voltei lá..

                                                      Os pneus foram trocados apenas de traz para a frente, não se trocou da esquerda para a direita.
                                                      Além disso, no dia alinharam me a direcção que depois de 20mil kms estava quase perfeita.

                                                      Para ser mais concreto é melhor explicar tudo oq eles fizeram á dita roda..

                                                      Já com os 3 pneus metidos faltava entrar o 4º (o da frente da esquerda, de quem está sentado no carro).
                                                      Depois esvaziaram o pneu e calibraram-no na máquina. Pelos vistos deve ter dado um resultado parvo e o gajo rodou o pneu 180 graus segundo a jante.
                                                      Depois de meia hora sempre a fazer isto, o gajo disse me que o pneu tinha um defeito e que nao estava a conseguir pô-lo direito..
                                                      Tirou o da jante e analisou tanto a jante na maquina (para verificar se estava empenada ou assim) como o pneu por dentro e afins.
                                                      Por fim, já desesperado, disse me que o pneu tinha uma ligeira deformação (não sei se chama aquilo lomba ou não..), mostrou me na máquina que ao rodar notava-se que o pneu nao era uniforme..
                                                      Posto isto disse me que não tinha problema nenhum em circular com ele assim e que apenas poderia sentir alguma coisa em velocidades "bastante" elevadas..

                                                      O meu post foi para perguntar se acham que o problema do pneu tem directamente a ver com o barulho que faço ao fazer curvas apertadas e longas (por exemplo a saída de um nó da auto estrada)..

                                                      Não sei se é correcto ou não trocar os pneus e acredito que a maior parte, senão todos, percebam mais de carros e mecânica automovel que eu. Mas o certo é que esta casa já à muito tempo que trata de tudo relacionado com pneus de todos os carros da família e nunca houve problemas. Quando me dirigi a esta não ia com nenhuma intenção... tinha acabado de comprar o meu carro em 2ª mão e queria verificar o estado da direcção e se precisava de alguma coisa relativamente a pneus.. (não stressem, que antes de o comprar passei em vários sitios que me inspecionaram o carro eheh ). O que me disseram foi que o mais conveniente era mesmo trocar os pneus até estourar todos e meter 4 novos.

                                                      Bem, talvez consiga passar la para a semana e tentar resolver isto

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu faria isso. Voltar lá para a semana para ver essa deformação que, se bem entendo, não notaste nos primeiros dias mas apenas umas semanas depois, talvez um mês? Não é bom sinal! Algo se modificou nesse pneu!

                                                        Esse barulho (é um toc-toc-toc?) que sentes à saída de curvas, ou no meio delas, pode ser disso ou, coincidência das coincidências, neste mês deste cabo das duas uniões homocinéticas, já que tanto notas a curvar para a dtª como para a esqª. Eu acho muita coincidência junta... mas quem sabe?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu no incio não me apercebi do barulho, mas acho que já la estava.. Exactamente é tipo um "toc toc toc" que sinto durante a curva.. Quando os pneus ficam direitos deixa de se ouvir...
                                                          Normalmente é a curvar para a direita mas para a esquerda acho que tb faz... Apercebi me pq todos os dias faço uma curva pa sair da autoestrada e ouço sempre isso, até se sente no volante.. Para a esquerda não tenho a certeza..

                                                          O estranho é que só se sente se estiver a curvar durante bastante tempo.. Em curvas na cidade ou eu nao me apercebo ou não faz..

                                                          Uniões homocinéticas? Qué isso?! (desculpem lá a minha pouca sabedoria ahah)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Esquece as homocinéticas e tira urgentemente esse pneu da frente. Mete-o atrás e deixa-o morrer lá, se a nova inspecção confirmar que não tem deformações visíveis nas telas internas. Porque por fora seria visível...

                                                            Se ele um dia rebentar atrás vai ser mais fácil controlar o carro do que se ele estiver à frente. Se rebentar em curva a alta velocidade... tanto faz! Queres um caixão em mogno, carvalho, pinho ou queres ser cremado?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X