Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Questão sobre seguro e acidente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Questão sobre seguro e acidente

    Boas.

    Tenho um Alfa Romeo Giulietta, 170 cavalos diesel. Tenho o carro há 3 anos e 3 meses, comprado novo na altura.

    O meu seguro é da Allianz, contra todos os riscos, pago 825 euros por ano.

    Apesar de ter carta desde 2001 este meu seguro é o primeiro seguro automóveo que tive até hoje (ou seja, é um seguro de 3 anos e 3 meses). Não tive acidentes nem problemas até ao momento.

    Na semana passada, ao sair da garagem, raspei num poste. Telefonei ao seguro e pediram-me que faça participação. Ao mesmo tempo, numa oficina da marca disseram-me, sem orçamento formal, que o arranjo (pintura, a chapa não chegou a sofrer dano) fica por uns 484 euros.

    A minha questão é... quanto pode o seguro agravar se eu fizer a participação e se for o seguro a assumir? Compensa meter no seguro ou é preferível que eu assuma o custo?

    Não faço a mínima ideia de quanto geralmente agravam os seguros, daí a minha questão.

    Obrigado!

    #2
    Isso dependerá da franquia que tens, primeiro que tudo. A franquia que tu poderás ter que pagar pode ser superior a esse valor de 484€.

    Comentário


      #3
      Se a tua franquia for zero (a Allianz tinha essa modalidade, não sei se ainda existe) penso que faz sentido pois o agravamento nunca será muito elevado, tipo 100 euros.

      Em todos os outros casos (2%, 4%...) talvez seja preferível pagares do teu bolso e ponto final.

      Comentário


        #4
        484€ por raspar num poste?

        Das duas uma, ou te estão a roubar, ou raspaste no poste de frente...

        Comentário


          #5
          Tens de ver primeiro o valor da franquia, caso exista.

          Quanto ao agravamento, conta para aí com um acréscimo de uns 20% sobre o valor pago anualmente.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por bruncamps Ver Post
            484€ por raspar num poste?

            Das duas uma, ou te estão a roubar, ou raspaste no poste de frente...

            Nao acho caro.

            Ha uns tempos um familiar levou um toque de um carro a fazer marcha-atras no guarda-lamas dianteiro. Foi uma pequena mossa que só se notava ao perto e como foi em cheio, não houve pintura. Era o tipo de caso que um bate chapas ia lá com a ventosa e removia aquilo em meia dúzia de minutos.

            Posso dizer que o arranjo passou os 600€ na marca e já era um carro com mais de 15 anos. Agora pensa...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Homer Ver Post
              Nao acho caro.

              Ha uns tempos um familiar levou um toque de um carro a fazer marcha-atras no guarda-lamas dianteiro. Foi uma pequena mossa que só se notava ao perto e como foi em cheio, não houve pintura. Era o tipo de caso que um bate chapas ia lá com a ventosa e removia aquilo em meia dúzia de minutos.

              Posso dizer que o arranjo passou os 600€ na marca e já era um carro com mais de 15 anos. Agora pensa...
              Não sei se ria ou se chore...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                Não sei se ria ou se chore...
                Ah pois é!

                Foi para o seguro, que ate era contra terceiros e nesse caso, foi à marca em vez de ir à oficina da esquina.

                Deve ter levado o painel novo, porque como era o seguro a dar carta branca para o arranjo, foi à grande.

                Mas hoje em dia é assim: um toque pode passar com muita facilidade os 1000€ de arranjo, sobretudo nos carros mais modernos. E não é preciso fazer nenhum estrago digno desse nome.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                  Nao acho caro.

                  Ha uns tempos um familiar levou um toque de um carro a fazer marcha-atras no guarda-lamas dianteiro. Foi uma pequena mossa que só se notava ao perto e como foi em cheio, não houve pintura. Era o tipo de caso que um bate chapas ia lá com a ventosa e removia aquilo em meia dúzia de minutos.

                  Posso dizer que o arranjo passou os 600€ na marca e já era um carro com mais de 15 anos. Agora pensa...
                  Pouco mais de € 600, foi a reparação do meu, com 15 anos, e consistiu na reparação de uma porta, um painel traseiro, que incluíram pintura e colocação de um friso ao longo da lateral.

                  € 600, não foi caro, foi um roubo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                    Pouco mais de € 600, foi a reparação do meu, com 15 anos, e consistiu na reparação de uma porta, um painel traseiro, que incluíram pintura e colocação de um friso ao longo da lateral.

                    € 600, não foi caro, foi um roubo.
                    Acredito. Mas é como digo, era uma situação de seguro contra terceiros em que o outro foi culpado e nesse caso o meu familiar "mandou" o carro à marca.

                    Acredito é que a marca tenha chulado muito bem a seguradora do outro!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                      Acredito. Mas é como digo, era uma situação de seguro contra terceiros em que o outro foi culpado e nesse caso o meu familiar "mandou" o carro à marca.

                      Acredito é que a marca tenha chulado muito bem a seguradora do outro!
                      O meu também é só RC e a culpa também foi do outro.

                      Se tivesse ido à marca, tinha sido perda total, e só não foi, por ser a gasóleo e de 5 lugares.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                        Deve ter levado o painel novo, porque como era o seguro a dar carta branca para o arranjo, foi à grande.
                        Normalmente é o inverso, o tempo do "á grande" já passou há uns bons anos.

                        Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                        Mas hoje em dia é assim: um toque pode passar com muita facilidade os 1000€ de arranjo, sobretudo nos carros mais modernos. E não é preciso fazer nenhum estrago digno desse nome.
                        Eu sei, lido com isso, só não acredito minimamente que tenha sido uma pequena mossa que só se notava ao perto nem que não houve pintura.

                        Quando a esta frase -
                        um bate chapas ia lá com a ventosa e removia aquilo em meia dúzia de minutos - se tudo é tão fácil assim, nem sei para que existem bate-chapas....

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                          Pouco mais de € 600, foi a reparação do meu, com 15 anos, e consistiu na reparação de uma porta, um painel traseiro, que incluíram pintura e colocação de um friso ao longo da lateral.

                          € 600, não foi caro, foi um roubo.
                          O Metal, e tu que andas nisto, acreditas que tenha sido uma pequena mossa que um bate-chapas tirava em minutos enquanto palitava os dentes?

                          PS: Eu não estou a duvidar do Homer, apenas da sua capacidade de análise de danos em veículos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                            O Metal, e tu que andas nisto, acreditas que tenha sido uma pequena mossa que um bate-chapas tirava em minutos enquanto palitava os dentes?

                            PS: Eu não estou a duvidar do Homer, apenas da sua capacidade de análise de danos em veículos.
                            € 240 + IVA na marca, foram estas mossas.







                            Portanto, por € 600, não deve ter sido só uma ''pequena mossa''.

                            Comentário


                              #15
                              Óbvio!

                              PS: Olh'ó charuto!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                Normalmente é o inverso, o tempo do "á grande" já passou há uns bons anos.


                                Eu sei, lido com isso, só não acredito minimamente que tenha sido uma pequena mossa que só se notava ao perto nem que não houve pintura.

                                Quando a esta frase -
                                um bate chapas ia lá com a ventosa e removia aquilo em meia dúzia de minutos - se tudo é tão fácil assim, nem sei para que existem bate-chapas....
                                Acredito que possas duvidar, mas o certo é que eu não iria ganhar nada com o facto de estar a mentir. Aliás, nem valia a pena

                                Acho que na altura não tirei nenhuma foto ao dano, mas posso descrevê-lo: foi junto à porta do pendura, do tamanho de um punho fechado ou pouco maior e com uma profundidade de meio centímetro ou nem isso. Como o painel foi para dentro junto à porta, a abertura da porta daquele lado era impossível. Mas - e eu que sou leigo percebo isso - assim que a mossa fosse retirada, a porta já abria, uma vez que era o facto de o painel estar para dentro na zona onde a porta "dobra" que impedia que esta abrisse.

                                Resultado, peritagem e ordem de reparação. O meu familiar teve hipótese de escolher o local da reparação e escolheu a marca. Luz verde e 5 dias depois, carro pronto.

                                E este tempo foi devido ao facto de ter ido um painel novo em vez de se optar por simplesmente tirar a mossa daquele. Como o carro tem cerca de 16 anos, naturalmente não tinham o painel em stock.

                                Era da Nissan, se isso tem a ver com o valor elevado das pecas ou não, desconheço, mas isto foi o que sucedeu.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se inclusive impossibilitava a abertura da porta, não deve ter sido apenas uma ligeira mossa.

                                  O facto de ser Nissan, e dependendo do modelo, pode encarecer o valor das peças.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O Vanquish diz que duvida da minha capacidade de identificar danos em veículos. De facto, não sou perito. Mas sou um tipo informado. E vi o dano, alias, eu próprio levei logo no dia o carro a um bate-chapas na minha zona que me disse que não havia necessidade de repintura e que apenas iria tirar a mossa, caso eu avalizasse a reparação.

                                    A porta não abria, porque a chapa foi para dentro junto à junção entre a porta e o guarda-lamas. Ora, como estava "chapa" no espaço de abertura da porta, esta não conseguia abrir-se, salvo se se forçasse. Não preciso de ser perito para perceber o dano. Até porque o embate se deu a uns 3 ou 4km/h, portanto não resultaram propriamente danos estruturais.

                                    Achei de algum mau tom as duvidas sobre a minha palavra, até porque, na falta de fotos, a única pessoa aqui com conhecimento do dano sou eu, porque o vi. E como não gosto de inventar, se eu estivesse no lugar de quem ouve a história ia acreditar na palavra de quem a narrou, mesmo que o arranjo tivesse custado 2500€. A duvidar de algo, seria certamente da seriedade da oficina reparadora ou da parcialidade eventual entre a seguradora e a oficina, não de quem conta a história como ela foi, mas enfim.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mas por € 600, teve que ser algo mais que uma pequena mossa.

                                      Pouco mais de € 600 foi isto.




                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                        Mas por € 600, teve que ser algo mais que uma pequena mossa.

                                        Pouco mais de € 600 foi isto.




                                        Essa foto é boa para exemplificar o dano.

                                        O único dano do carro que falo resumia-se a uma mossa semelhante a essa que tens aí no painel traseiro acima do friso, mas mais pequena, menos profunda e sem essas transferências de tinta ou riscos que aí tens.

                                        Agora imagina isso próximo da junção entre o guarda-lamas e a porta frontal , num nissan primera e tens aí o estrago que levou 600€ à seguradora. Nada desse aparato que aí tens. Nem sequer próximo disso...

                                        Eu reitero que falo de algo extremamente simples e sem o mínimo aspecto de carro acidentado, como está o teu saxo nessa foto.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                          Acredito que possas duvidar, mas o certo é que eu não iria ganhar nada com o facto de estar a mentir. Aliás, nem valia a pena

                                          Acho que na altura não tirei nenhuma foto ao dano, mas posso descrevê-lo: foi junto à porta do pendura, do tamanho de um punho fechado ou pouco maior e com uma profundidade de meio centímetro ou nem isso. Como o painel foi para dentro junto à porta, a abertura da porta daquele lado era impossível. Mas - e eu que sou leigo percebo isso - assim que a mossa fosse retirada, a porta já abria, uma vez que era o facto de o painel estar para dentro na zona onde a porta "dobra" que impedia que esta abrisse.

                                          Resultado, peritagem e ordem de reparação. O meu familiar teve hipótese de escolher o local da reparação e escolheu a marca. Luz verde e 5 dias depois, carro pronto.

                                          E este tempo foi devido ao facto de ter ido um painel novo em vez de se optar por simplesmente tirar a mossa daquele. Como o carro tem cerca de 16 anos, naturalmente não tinham o painel em stock.

                                          Era da Nissan, se isso tem a ver com o valor elevado das pecas ou não, desconheço, mas isto foi o que sucedeu.
                                          Isso ja nao é uma pequena mossa, ja nao ia la de ventosa nem nada do genero, tinha de levar trabalho de chapa.

                                          Ventosa (chamo a isso o saca mossas a cola) é para no maximo um dano de granizo. Frequente para tirar aqueles pequenos danos de encosto de porta nos parques de estacionamento que cria danos do tamanho de uma moeda de 2 cêntimos, isso ate se faz em casa.

                                          Tens tambem o metodo que é usando uma ferramente propria, fazendo um furo na chapa atraves de solda, e puxar o dano, mas novamente, tem de ser coisas relativamente pequenas e neste caso tem de haver trabalho de chapa.

                                          Um dano do tamanho de um punho, ja é coisa para envolver trabalho de chapa e pintura, e se foi na uniao entre a porta e o guarda-lamas, a pintura é complicada, é logo tratamento em 2 peças.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Homer Ver Post
                                            O único dano do carro que falo resumia-se a uma mossa semelhante a essa que tens aí no painel traseiro acima do friso, mas mais pequena, menos profunda e sem essas transferências de tinta ou riscos que aí tens.
                                            Não parece, mas a mossa que refere, foi bem para dentro.

                                            Esta mossa não foi feita por um carro, mas sim por uma máquina (Bobcat).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                              Isso ja nao é uma pequena mossa, ja nao ia la de ventosa nem nada do genero, tinha de levar trabalho de chapa.

                                              Ventosa (chamo a isso o saca mossas a cola) é para no maximo um dano de granizo. Frequente para tirar aqueles pequenos danos de encosto de porta nos parques de estacionamento que cria danos do tamanho de uma moeda de 2 cêntimos, isso ate se faz em casa.

                                              Tens tambem o metodo que é usando uma ferramente propria, fazendo um furo na chapa atraves de solda, e puxar o dano, mas novamente, tem de ser coisas relativamente pequenas e neste caso tem de haver trabalho de chapa.

                                              Um dano do tamanho de um punho, ja é coisa para envolver trabalho de chapa e pintura, e se foi na uniao entre a porta e o guarda-lamas, a pintura é complicada, é logo tratamento em 2 peças.
                                              Não sou bate-chapas, mas para mossas semelhantes à que referi, imaginei que fosse trabalho para ser feito não só, mas sobretudo com coisas destas:



                                              Não ouve necessidade de pintura, pois não ficaram marcas de tinta, dado que a pancada foi em cheio.

                                              Isso que referes para situações de granizo e batidas de portas eu conheço como dent-out, muito utilizado no mundo do Detalhe.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                Não parece, mas a mossa que refere, foi bem para dentro.

                                                Esta mossa não foi feita por um carro, mas sim por uma máquina (Bobcat).
                                                A que falo foi pelo pára-choques traseiro de um Corsa. É como digo, parecida com essa tua mas mais pequena em termos de área e, sendo essa muito profunda, a que falo terá sido então menos profunda que essa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                  Mas por € 600, teve que ser algo mais que uma pequena mossa.

                                                  Pouco mais de € 600 foi isto.




                                                  Por menos danos que esses, num nissan micra, foram quase 1700€ na nissan dos olivais.

                                                  Por um serviço de pintura horrível em que pintalgaram os frisos do vidro e o interior das cavas da roda e para finalizar ao fim de 2 anos tem a pintura com uma zona sem qualquer tinta pois está toda comida pior que a original com 20 anos!

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X