Desconhecia por completo, e por via das duvidas, coloquei sempre o comprovativo no porta luvas.
Sim, eu faço o mesmo, até disse ao agente que andava com aquilo não fosse o sistema informático não funcionar e assim tinha prova, ele disse que não era preciso pois já não fazem essa fiscalização uma vez que passou pra responsabilidade das finanças e estando em falta eles é que fazem a cobrança da multa ;)
Eu não imprimo nada, gastar papel para quê?
Caríssimo, por vezes não é o que se diz, mas como se diz.
O tom com que escreveu o tópico foi meio.. sao uns ladrões, por 30 eur agora pedem 80eur. Mas eu sabia que tinha que pagar e nao paguei.
Niguém o quer cruxificar até porque o que é verdadeiramente gritante é a forma como o processo para pagamento das ex-scut se procede.
Bastaria ter portageiros normais. Aliás, deveria fazer-se como partes da A8 e A17.. quem tem via verde segue em frente, quem usa via manual desvia-se para a saída para o efeito e cada um seria feliz (não o é porque o preço das mesmas é.. .. doravante).
Agora conto a minha história resumida: lá em casa há 6 carros, 1 tractor, 3 motos.. Imagine o meu espanto quando o ano passado aparece-me para pagar o IUC de 2009 de um veículo, o de 2010 de outro, o de 2011 de outro..etc
Estava convencido que tinha pago.. ..virei tudo à procura dos papeis em casa e depois no contabilista e imagine-se, os papeis que me faltavam eram precisamente os do IUC dos veículos em falta.
'Gramei a bela da pastilha'.. Tudo somado em coimas e infrações cerca de 480eur + respectivos IUCs.
Na altura alertei para 'a jogada' legal mas moralmente condenável de como todo o processo é tratado.
Acredite que na hora de chamar nomes eu estou no grupo da frente.
Só o facto de ja ter lembrado o user ZylmhuinVII já valeu a pena!
Última edição por maxpayne : 19-06-14 às 17:10:00
E fazer a verificação online no site dos CTT e pagar as scuts por Multibanco??? Não é necessário ir aos CTT para pagar scuts!!!
Até existem aplicações para Iphone e android que facilmente indicam valor em dívida das scuts!!! Ou os smartphones e a internet são só para ir ao Facebook?
Não consigo parar de rir, lamento
Já agora, é por causa destas atitudes de terceiro mundo que de 10 em 10 anos havemos de pedir ajuda ao FMI
Mas o que custa mais é que os que cumprem tambem acabam penalizados pela irresponsabilidade dos outros...
Paga as multas, regulariza as dívidas e pode ser que te sirva de abre olhos.
Um abraço
Em relação às ex-SCUT, quem tem android pode controlar os montantes a pagar na app dos CTT.
No Portal das Finanças existe alguma opção para ver as coimas de IUC?
È assim paguei o IUC de uma viatura de Março, no dia 02/04/2013, até agora não me apareceu a coima, é normal?
Já me disseram que perdoam a primeira coima se for paga 2-3 dias depois, mas só a primeira é verdade?
Como já indicado, desde há uns anos que essa obrigação, já não está entregue às autoridades policiais.
Já agora:
"A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) veio, através da circular n.º 7/2008 sancionar o entendimento segundo o qual os proprietários dos veículos não são obrigados a circular com o comprovativo do pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC).
Tal decorre do facto de não existir no Código do Imposto Único de Circulação (CIUC) qualquer norma que obrigue, à semelhança do que sucedia anteriormente com o Imposto Municipal Sobre Veículos, à apresentação do comprovativo do pagamento ou da isenção do imposto.
Razão pela qual não pode, por falta dessa previsão legal, instaurar-se qualquer procedimento contra-ordenacional, pese embora o CIUC estabeleça que os órgãos de polícia são competentes para a fiscalização do cumprimento das obrigações impostas por aquele código, onde se inclui o pagamento do imposto. Contudo, tal fiscalização não pode ser realizada directamente através do comprovativo do pagamento ou de isenção.
Entende por isso a DGCI que, caso seja levantado um auto de notícia pela não apresentação do documento comprovativo do pagamento do imposto ou da sua isenção, deve o mesmo ser anulado por insubsistência, quer o contribuinte tenha ou não a situação tributária regularizada, ou seja, quer o contribuinte tenha ou não pago o imposto.
Caso tenha sido levantado um auto de notícia insubsistente e o imposto não tenha sido efectivamente pago, caberá ao chefe do serviço de finanças competente o levantamento do auto de notícia que servirá de base ao processo de contra-ordenação."
in: IMPOSTOS PRESS ? Tudo o que acontece nos impostos está aqui!
Tenho um amigo meu (não, não sou eu) que estava convencido que se passando no pórtico da A22 entre as faixas não pagava nada! Tinha ido aos CTT e não tinham nada...era sempre a aviar, tinha é que fazer pontaria! Agora passado 6 meses, parecem postais de nNatal do Harrods!
Pois eu tambem já sabia disso e este ano, nem sequer imprimi o comprovativo e a folha para pagamento do iuc. Simplesmente fiz emitir no site das finanças, fui ao meu online banking e paguei. Está feito. Papeis ja tenho muitos no carro lol
Se não pagaste com juros (quando é online aparece lá o valor dos juros) então é porque ainda não devia estar em incumprimento.
Realmente fico parvo com os comentários justiceiros que por aqui aparecem.
Há aqui alguém perfeito?
Eu não e já tive de pagar várias coimas, mas também sei ver quando o castigo é desproporcionado.
A mesma máquina que esmaga os que falham com tostões, deixa passar os milhões.
Pela minha profissão, constato diariamente que justiça (sobretudo quando envolve o Estado) é uma questão de sorte.
Por isso sim, faz cada vez mais sentido fazer rezinhas e esperar que passe do que agir como cidadão responsável. Não censuro essas pessoas.
Quanto aos justiceiros, só espero que continuem a ser perfeitos, ainda que isso não vos livre de injustiças como aconteceu comigo com o IMI em que a AT se "enganou" no valor do meu prédio (no dobro!) e ainda assim tenho de pagar o imposto que eles decidiram cobrar, apesar do seu engano, e esperar para o próximo ano fiscal para pagar apenas o devido e justo valor.
É lamentável que haja pessoas sempre prontas a defender o indefensável. Por mim, não me sinto tratado com equidade fiscal e acho o sistema fiscal português, lento na sua acção e nos pagamentos, confuso para o contribuinte (propositadamente), injusto porque o Estado tem sempre direitos mas o contribuinte tem poucos e se pretende exercer um direito, muitas vezes tem de pagar primeiro e desproporcionado relativamente aos "castigos" pelas infracções e rendimento médio do Português.
E depois tenho de vestir a camisola, aplaudir este estado de coisas e cascar no meu compatriota que se esqueceu de pagar o IUC?
Até o Sr.Ricardo Salgado do BES se esquece das suas obrigações fiscais, entre outras...
CumpS
Eu recebi Agora uma dessas, 126,50€ por 9 dias de atraso :|
Deixa lá ...não te queixes que a seguir já vêm os iluminados dizerem-te que é bem feita que devias ter pago etc.etc. , eu por mim lamento esta forma ranhosa de roubar impostos.
Só me resta dizer-te , fica bem se puderes.
Outra coisa que não entendo é que no meu caso a coima foi de 50€ e 76,50€ de custas processuais, indica que o meu grau de culpa é negligência e que a coima foi atribuida pelo "Artº 114 nº2 RGIT- Falta de entrega de prestação tributária", que diz:
2 - Se a conduta prevista no número anterior for imputável a título de negligência, e ainda que o período da não entrega ultrapasse os 90 dias, será aplicável coima variável entre 15 % e metade do imposto em falta, sem que possa ultrapassar o limite máximo abstractamente estabelecido.
O período de atraso foi 9 dias, o imposto era de 55,31€, como pode ser a coima 50€????