Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gpl

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Gpl

    Alguém sabe como funciona a questão da sinalética GPL nos carros que já possuiam o autocolante no parachoques? Isto é, agora é uma vinheta no vidro, mas e os carros que já tinham o autocolante, podem colocar vinheta no vidro?

    #2
    Originalmente Colocado por aalito Ver Post
    Alguém sabe como funciona a questão da sinalética GPL nos carros que já possuiam o autocolante no parachoques? Isto é, agora é uma vinheta no vidro, mas e os carros que já tinham o autocolante, podem colocar vinheta no vidro?


    Podem, se fizer averbamento disso.

    Caos contrário, tem de continuar com o antigo autocolante.

    Comentário


      #3
      E isso é coisa para ser cara?

      Comentário


        #4
        Precisas de nova inspecção extraordinária e de um certificado de um instalador conforme o sistema está conforme a nova lei. Depois necessitas ir tirar novo DUA onde conste a nova lei.

        Tudo isto dificilmente fica em menos de 200 euros.

        Depois podes tirar o autocolante. A verdinha é dada na inspeção extraordinária.

        (eu continuo com o autocolante azul porque acho uma barbaridade 200 euros sem ter qualquer intervenção tecnica. O meu carro está regulamentar, exactamente igual aos da senha verde... mas tenho de pagar ?? 50 euros já era demais)

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nto Ver Post
          Podem, se fizer averbamento disso.

          Caos contrário, tem de continuar com o antigo autocolante.
          o antigo autocolante tb foi alterado... quem tem o antigo colado sujeita-se a multa

          Trocar de Autocolante de GPL - Autogas.Pt

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
            o antigo autocolante tb foi alterado... quem tem o antigo colado sujeita-se a multa

            Trocar de Autocolante de GPL - Autogas.Pt


            Sim, correcto.

            Comentário


              #7
              Já agora, aproveito para divulgar, aquilo que estou autorizado e que sei, que recentemente houve uma fuga no sistema de LPG de uma viatura.

              Foi num parque de estacionamento descoberto e levou ao estabelecimento de um perímetro de segurança. Não posso revelar o local por questões profissionais.

              Quanto à viatura não sei qual era nem o tipo de kit.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                Já agora, aproveito para divulgar, aquilo que estou autorizado e que sei, que recentemente houve uma fuga no sistema de LPG de uma viatura.

                Foi num parque de estacionamento descoberto e levou ao estabelecimento de um perímetro de segurança. Não posso revelar o local por questões profissionais.

                Quanto à viatura não sei qual era nem o tipo de kit.
                Viatura recente/antiga?

                Comentário


                  #9
                  Se foi num parque descoberto é como se tivesse sido na rua.

                  Na realidade nenhum carro está isento de vir a ter uma fuga, eu já tive um deposito roto de gasolina. No entanto existe a possibilidade tecnica de num dia de calor extremo, se o deposito de GPL estiver cheio, a válvula pode permitir um ligeiro escape de gás. Isso é raro mas já me reportaram um caso. É mesmo muito pouco mas o odor está lá para se notar.

                  Comentário


                    #10
                    Como referi, não me foi comunicada essa informação.

                    Comentário


                      #11
                      Pode haver sempre fugas no sistema de GPL assim como em qualquer outro sistema. No entanto há uma diferença que é grande. A presença de uma válvula eléctrica à saída do depósito que está fechada quando o carro está desligado. Mesmo assim ainda há outras pelo caminho.

                      Por norma quando há fugas não passa de ser o GPL que está nas tubagens, que apesar de ter um cheiro muito intenso, tem uma quantidade muito limitada e que num recinto coberto não cria problemas, quanto mais ao ar livre.

                      O que assusta as pessoas é o cheiro muito intenso e muitas vezes o chiar da fuga, que associado à palavra gás cria pânico.

                      A válvula de escape referida, nos posts anteriores, existe para evitar que a pressão dentro do depósito atinja pressões perigosas. É o que evita que durante um incêndio o depósito não expluda. Num depósito de capacidade média, num carro a arder, a válvula demora cerca de 7 minutos a fazer a exaustão de todo o gás armazenado e que é consumido pelo próprio incêndio.
                      Editado pela última vez por LM; 20 June 2014, 22:41.

                      Comentário


                        #12
                        Neste caso foi o conteúdo do depósito. Só isso explica um interdição durante horas ao ar livre.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                          Já agora, aproveito para divulgar, aquilo que estou autorizado e que sei, que recentemente houve uma fuga no sistema de LPG de uma viatura.

                          Foi num parque de estacionamento descoberto e levou ao estabelecimento de um perímetro de segurança. Não posso revelar o local por questões profissionais.

                          Quanto à viatura não sei qual era nem o tipo de kit.
                          Conheço pelo menos uma dúzia de casos idênticos com gasolina. Por sorte nenhum fumador teve azar de passar perto. E limpar combustível ainda da trabalho.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                            Se foi num parque descoberto é como se tivesse sido na rua.

                            Na realidade nenhum carro está isento de vir a ter uma fuga, eu já tive um deposito roto de gasolina. No entanto existe a possibilidade tecnica de num dia de calor extremo, se o deposito de GPL estiver cheio, a válvula pode permitir um ligeiro escape de gás. Isso é raro mas já me reportaram um caso. É mesmo muito pouco mas o odor está lá para se notar.
                            Exato, basta ir a testar e deixar o carro sob sol abrasador e pode acontecer ligeiras libertacoes.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                              Neste caso foi o conteúdo do depósito. Só isso explica um interdição durante horas ao ar livre.
                              Há mais de 10000 reservatórios de GPL a granel e canalizado pelo país que tem pelo menos 1450 litros. Todos os dias tem pequenas fugas.

                              Embora improvável, um reservatório de GPL-Auto pode ter uma fuga mesmo tendo mais segurança que os acima, no entanto libertar todo o seu conteúdo ainda me parece mais estranho.
                              Gostava que colocassem a fonte, pois já muitas vezes organismos oficiais evacuaram edifícios por fugas que careciam de um perímetro de segurança de 3 m de raio.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                Exato, basta ir a testar e deixar o carro sob sol abrasador e pode acontecer ligeiras libertacoes.
                                A não ser que estejamos a falar de um deserto o que estão a mencionar não é verdade.
                                A válvula actua em condições extremas como um incêndio.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                  A não ser que estejamos a falar de um deserto o que estão a mencionar não é verdade.
                                  A válvula actua em condições extremas como um incêndio.
                                  É verdade sim. É raro mas ocorre em situações em que o deposito está cheio e está sob um calor extremo. Liberta uma pequena quantidade para permitir expandir até a uma pressão mais segura dentro do deposito. Não tem qualquer perigo dada a quantidade expelida. Tenho carro a GPL, foi das coisas que os técnicos licenciados me avisaram, para não me assustar, mas que nunca me aconteceu. Conheço um caso que aconteceu.

                                  É raro porque tem de ser calor extremo + deposito completamente cheio. E a própria pressão interna do deposito depende da bomba onde se encheu, umas conseguem meter mais que outras.

                                  cumps.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                    A não ser que estejamos a falar de um deserto o que estão a mencionar não é verdade.
                                    A válvula actua em condições extremas como um incêndio.
                                    Basicamente o vocsa já respondeu.

                                    A válvula actua em pressoes elevadas, não precisa de nenhum incêndio. Mas como é óbvio serão situações muito raras.

                                    Conheço uma pessoa com depósito de 64l brutos que meteu perto de 70l de GPL e a bomba nunca disparou, foi ele que parou por achar estranho. Ou o deposito é maior ou seguramente a pressão ficou comprometida e não será difícil a válvula libertar para regular.

                                    Daí os depósitos levarem apenas 80% da capacidade bruta, para evitar qualquer libertação.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ainda nao percebi porque o pessoal andava todo com o autocolante "GPL" azul colocado sempre atrás no carro ...

                                      Quando o podiam colocar na lateral do veiculo

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                        Ainda nao percebi porque o pessoal andava todo com o autocolante "GPL" azul colocado sempre atrás no carro ...

                                        Quando o podiam colocar na lateral do veiculo
                                        é verdade, o dístico na lateral fica bem mais interessante

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                          é verdade, o dístico na lateral fica bem mais interessante
                                          e por cima?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                            e por cima?


                                            O dístico tem que estar na traseira, do lado direito e colado em chapa até uma altura de 1,20m.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                              Conheço pelo menos uma dúzia de casos idênticos com gasolina. Por sorte nenhum fumador teve azar de passar perto. E limpar combustível ainda da trabalho.

                                              Já dei para esse peditório e não me pagam para repetir. Além disso eu tive de pagar para aprender.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                Há mais de 10000 reservatórios de GPL a granel e canalizado pelo país que tem pelo menos 1450 litros. Todos os dias tem pequenas fugas.

                                                Embora improvável, um reservatório de GPL-Auto pode ter uma fuga mesmo tendo mais segurança que os acima, no entanto libertar todo o seu conteúdo ainda me parece mais estranho.
                                                Gostava que colocassem a fonte, pois já muitas vezes organismos oficiais evacuaram edifícios por fugas que careciam de um perímetro de segurança de 3 m de raio.
                                                Não sei se foi todo ou metade. Como disse anteriormente não consegui reunir mais dados nem relativamente ao sistema ou à viatura.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                  É verdade sim. É raro mas ocorre em situações em que o deposito está cheio e está sob um calor extremo. Liberta uma pequena quantidade para permitir expandir até a uma pressão mais segura dentro do deposito. Não tem qualquer perigo dada a quantidade expelida. Tenho carro a GPL, foi das coisas que os técnicos licenciados me avisaram, para não me assustar, mas que nunca me aconteceu. Conheço um caso que aconteceu.

                                                  É raro porque tem de ser calor extremo + deposito completamente cheio. E a própria pressão interna do deposito depende da bomba onde se encheu, umas conseguem meter mais que outras.

                                                  cumps.
                                                  Fazendo assim o cálculo por alto para tal acontecer, tirando condições excepcionais como um incêndio, teríamos que ter 100% propano, um reservatório cheio e uns 80 graus.
                                                  A pressão dentro do reservatório não depende da bomba onde se realizou o enchimento, a única coisa que a bomba faz é um criar um Ap positivo entre o gás que estamos a inserir e o que está dentro do reservatório. Uma vez acabado o enchimento as pressões dentro do reservatório voltam a equilibrar-se e devem andar entre uns 6 a 10 Bars, basta ires ver ao reservatório do teu carro e verificar para que pressão está a válvula aferida, no seu corpo está marcado o modelo, o número, a pressão para que foi aferida e a data.
                                                  Normalmente as bombas de GPL-Auto estão reguladas para não passar de um pressão total de 14 bar mas como é um Ap obviamente que se o reservatório do posto estiver em baixo nunca se vai chegar aos 14 Bar, se o reservatório do carro estiver quase cheio e o do posto quase vazio o abastecimento demora séculos.

                                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                  Basicamente o vocsa já respondeu.

                                                  A válvula actua em pressoes elevadas, não precisa de nenhum incêndio. Mas como é óbvio serão situações muito raras.

                                                  Conheço uma pessoa com depósito de 64l brutos que meteu perto de 70l de GPL e a bomba nunca disparou, foi ele que parou por achar estranho. Ou o deposito é maior ou seguramente a pressão ficou comprometida e não será difícil a válvula libertar para regular.

                                                  Daí os depósitos levarem apenas 80% da capacidade bruta, para evitar qualquer libertação.
                                                  Ler acima o que expliquei. Não me admiraria que as válvulas de segurança estivessem aferidas para 17 Bars, dificilmente o produto dentro de um carro vai passar dos 12.

                                                  Deves aconselhar essa pessoa a ir verificar o estado do sistema mecânico que limita o enchimento.

                                                  Os 80 ou 85% não são para evitar libertações, existem para que exista uma "almofada" gasosa dentro do reservatório que permite "acolchoar" as variações de volume da fase líquida com a temperatura e assim não correr riscos nem existirem disparos.

                                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                  Não sei se foi todo ou metade. Como disse anteriormente não consegui reunir mais dados nem relativamente ao sistema ou à viatura.
                                                  O problema é sempre esse. Sempre que alguém fala de fugas de um veículo a GPL-Auto nunca ninguém sabe bem o que aconteceu e não se pode investigar, já tive uma autoridade supostamente versada em situações de emergência a responder-me que já estava resolvido, porque chegou o dono e fechou a "torneira"!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Encho o meu a 100% de todas as vezes, se me cheirasse a gás é porque se passava alguma coisa. Tal como o Esprit diz, as diferenças entre pressão da bomba e pressão da valvula são grandes e se houver libertação é porque algo está mal ou na bomba ou na válvula.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                      Encho o meu a 100% de todas as vezes, se me cheirasse a gás é porque se passava alguma coisa. Tal como o Esprit diz, as diferenças entre pressão da bomba e pressão da valvula são grandes e se houver libertação é porque algo está mal ou na bomba ou na válvula.
                                                      Enches a 100?
                                                      Mas não podes encher a 100%, tens a certeza? Por segurança só se pode ir a uma máximo de 85%!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                        Enches a 100?
                                                        Mas não podes encher a 100%, tens a certeza? Por segurança só se pode ir a uma máximo de 85%!
                                                        O próprio processo de enchimento julgo não o permitir, ou estou errado?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                          Enches a 100?
                                                          Mas não podes encher a 100%, tens a certeza? Por segurança só se pode ir a uma máximo de 85%!
                                                          Tenho um deposito de 45L e enche 45L, não tem/funciona o limitador.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Quando são bombas que enchem muito devagar penso que há mais dificuldade no tanque em bloquear o enchimento.

                                                            E esprit, o que dizes sobre os 85% e a almofada gasosa, é exactamente para variações de volume e consequente variação de pressão.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X