Alguém sabe como funciona a questão da sinalética GPL nos carros que já possuiam o autocolante no parachoques? Isto é, agora é uma vinheta no vidro, mas e os carros que já tinham o autocolante, podem colocar vinheta no vidro?
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Originalmente Colocado por aalito Ver PostAlguém sabe como funciona a questão da sinalética GPL nos carros que já possuiam o autocolante no parachoques? Isto é, agora é uma vinheta no vidro, mas e os carros que já tinham o autocolante, podem colocar vinheta no vidro?
Podem, se fizer averbamento disso.
Caos contrário, tem de continuar com o antigo autocolante.
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Precisas de nova inspecção extraordinária e de um certificado de um instalador conforme o sistema está conforme a nova lei. Depois necessitas ir tirar novo DUA onde conste a nova lei.
Tudo isto dificilmente fica em menos de 200 euros.
Depois podes tirar o autocolante. A verdinha é dada na inspeção extraordinária.
(eu continuo com o autocolante azul porque acho uma barbaridade 200 euros sem ter qualquer intervenção tecnica. O meu carro está regulamentar, exactamente igual aos da senha verde... mas tenho de pagar ?? 50 euros já era demais)
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Originalmente Colocado por nto Ver PostPodem, se fizer averbamento disso.
Caos contrário, tem de continuar com o antigo autocolante.
Trocar de Autocolante de GPL - Autogas.Pt
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Originalmente Colocado por Vehicle Ver Posto antigo autocolante tb foi alterado... quem tem o antigo colado sujeita-se a multa
Trocar de Autocolante de GPL - Autogas.Pt
Sim, correcto.
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Já agora, aproveito para divulgar, aquilo que estou autorizado e que sei, que recentemente houve uma fuga no sistema de LPG de uma viatura.
Foi num parque de estacionamento descoberto e levou ao estabelecimento de um perímetro de segurança. Não posso revelar o local por questões profissionais.
Quanto à viatura não sei qual era nem o tipo de kit.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostJá agora, aproveito para divulgar, aquilo que estou autorizado e que sei, que recentemente houve uma fuga no sistema de LPG de uma viatura.
Foi num parque de estacionamento descoberto e levou ao estabelecimento de um perímetro de segurança. Não posso revelar o local por questões profissionais.
Quanto à viatura não sei qual era nem o tipo de kit.
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Se foi num parque descoberto é como se tivesse sido na rua.
Na realidade nenhum carro está isento de vir a ter uma fuga, eu já tive um deposito roto de gasolina. No entanto existe a possibilidade tecnica de num dia de calor extremo, se o deposito de GPL estiver cheio, a válvula pode permitir um ligeiro escape de gás. Isso é raro mas já me reportaram um caso. É mesmo muito pouco mas o odor está lá para se notar.
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Pode haver sempre fugas no sistema de GPL assim como em qualquer outro sistema. No entanto há uma diferença que é grande. A presença de uma válvula eléctrica à saída do depósito que está fechada quando o carro está desligado. Mesmo assim ainda há outras pelo caminho.
Por norma quando há fugas não passa de ser o GPL que está nas tubagens, que apesar de ter um cheiro muito intenso, tem uma quantidade muito limitada e que num recinto coberto não cria problemas, quanto mais ao ar livre.
O que assusta as pessoas é o cheiro muito intenso e muitas vezes o chiar da fuga, que associado à palavra gás cria pânico.
A válvula de escape referida, nos posts anteriores, existe para evitar que a pressão dentro do depósito atinja pressões perigosas. É o que evita que durante um incêndio o depósito não expluda. Num depósito de capacidade média, num carro a arder, a válvula demora cerca de 7 minutos a fazer a exaustão de todo o gás armazenado e que é consumido pelo próprio incêndio.Editado pela última vez por LM; 20 June 2014, 22:41.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostJá agora, aproveito para divulgar, aquilo que estou autorizado e que sei, que recentemente houve uma fuga no sistema de LPG de uma viatura.
Foi num parque de estacionamento descoberto e levou ao estabelecimento de um perímetro de segurança. Não posso revelar o local por questões profissionais.
Quanto à viatura não sei qual era nem o tipo de kit.
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Originalmente Colocado por Vocsa Ver PostSe foi num parque descoberto é como se tivesse sido na rua.
Na realidade nenhum carro está isento de vir a ter uma fuga, eu já tive um deposito roto de gasolina. No entanto existe a possibilidade tecnica de num dia de calor extremo, se o deposito de GPL estiver cheio, a válvula pode permitir um ligeiro escape de gás. Isso é raro mas já me reportaram um caso. É mesmo muito pouco mas o odor está lá para se notar.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostNeste caso foi o conteúdo do depósito. Só isso explica um interdição durante horas ao ar livre.
Embora improvável, um reservatório de GPL-Auto pode ter uma fuga mesmo tendo mais segurança que os acima, no entanto libertar todo o seu conteúdo ainda me parece mais estranho.
Gostava que colocassem a fonte, pois já muitas vezes organismos oficiais evacuaram edifícios por fugas que careciam de um perímetro de segurança de 3 m de raio.
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostA não ser que estejamos a falar de um deserto o que estão a mencionar não é verdade.
A válvula actua em condições extremas como um incêndio.
É raro porque tem de ser calor extremo + deposito completamente cheio. E a própria pressão interna do deposito depende da bomba onde se encheu, umas conseguem meter mais que outras.
cumps.
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostA não ser que estejamos a falar de um deserto o que estão a mencionar não é verdade.
A válvula actua em condições extremas como um incêndio.
A válvula actua em pressoes elevadas, não precisa de nenhum incêndio. Mas como é óbvio serão situações muito raras.
Conheço uma pessoa com depósito de 64l brutos que meteu perto de 70l de GPL e a bomba nunca disparou, foi ele que parou por achar estranho. Ou o deposito é maior ou seguramente a pressão ficou comprometida e não será difícil a válvula libertar para regular.
Daí os depósitos levarem apenas 80% da capacidade bruta, para evitar qualquer libertação.
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Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostConheço pelo menos uma dúzia de casos idênticos com gasolina. Por sorte nenhum fumador teve azar de passar perto. E limpar combustível ainda da trabalho.
Já dei para esse peditório e não me pagam para repetir. Além disso eu tive de pagar para aprender.
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostHá mais de 10000 reservatórios de GPL a granel e canalizado pelo país que tem pelo menos 1450 litros. Todos os dias tem pequenas fugas.
Embora improvável, um reservatório de GPL-Auto pode ter uma fuga mesmo tendo mais segurança que os acima, no entanto libertar todo o seu conteúdo ainda me parece mais estranho.
Gostava que colocassem a fonte, pois já muitas vezes organismos oficiais evacuaram edifícios por fugas que careciam de um perímetro de segurança de 3 m de raio.
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Originalmente Colocado por Vocsa Ver PostÉ verdade sim. É raro mas ocorre em situações em que o deposito está cheio e está sob um calor extremo. Liberta uma pequena quantidade para permitir expandir até a uma pressão mais segura dentro do deposito. Não tem qualquer perigo dada a quantidade expelida. Tenho carro a GPL, foi das coisas que os técnicos licenciados me avisaram, para não me assustar, mas que nunca me aconteceu. Conheço um caso que aconteceu.
É raro porque tem de ser calor extremo + deposito completamente cheio. E a própria pressão interna do deposito depende da bomba onde se encheu, umas conseguem meter mais que outras.
cumps.
A pressão dentro do reservatório não depende da bomba onde se realizou o enchimento, a única coisa que a bomba faz é um criar um Ap positivo entre o gás que estamos a inserir e o que está dentro do reservatório. Uma vez acabado o enchimento as pressões dentro do reservatório voltam a equilibrar-se e devem andar entre uns 6 a 10 Bars, basta ires ver ao reservatório do teu carro e verificar para que pressão está a válvula aferida, no seu corpo está marcado o modelo, o número, a pressão para que foi aferida e a data.
Normalmente as bombas de GPL-Auto estão reguladas para não passar de um pressão total de 14 bar mas como é um Ap obviamente que se o reservatório do posto estiver em baixo nunca se vai chegar aos 14 Bar, se o reservatório do carro estiver quase cheio e o do posto quase vazio o abastecimento demora séculos.
Originalmente Colocado por Obtuso Ver PostBasicamente o vocsa já respondeu.
A válvula actua em pressoes elevadas, não precisa de nenhum incêndio. Mas como é óbvio serão situações muito raras.
Conheço uma pessoa com depósito de 64l brutos que meteu perto de 70l de GPL e a bomba nunca disparou, foi ele que parou por achar estranho. Ou o deposito é maior ou seguramente a pressão ficou comprometida e não será difícil a válvula libertar para regular.
Daí os depósitos levarem apenas 80% da capacidade bruta, para evitar qualquer libertação.
Deves aconselhar essa pessoa a ir verificar o estado do sistema mecânico que limita o enchimento.
Os 80 ou 85% não são para evitar libertações, existem para que exista uma "almofada" gasosa dentro do reservatório que permite "acolchoar" as variações de volume da fase líquida com a temperatura e assim não correr riscos nem existirem disparos.
Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostNão sei se foi todo ou metade. Como disse anteriormente não consegui reunir mais dados nem relativamente ao sistema ou à viatura.
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Originalmente Colocado por TommyTosser Ver PostEncho o meu a 100% de todas as vezes, se me cheirasse a gás é porque se passava alguma coisa. Tal como o Esprit diz, as diferenças entre pressão da bomba e pressão da valvula são grandes e se houver libertação é porque algo está mal ou na bomba ou na válvula.
Mas não podes encher a 100%, tens a certeza? Por segurança só se pode ir a uma máximo de 85%!
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