Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Eu conduzi: Volvo S40 1.6d 110cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Eu conduzi: Volvo S40 1.6d 110cv

    Saudações a todos

    No seguimento dos outros...vamos lá ver se acabo isto :D

    Este é um carro q desde q saiu, especialmente no formato v50, q me deixa água na boca. Qdo o vi entre os possiveis fiquei mto contente. Mas dps reparei q era o 1.6. O contacto cos vendedores foi cmo qse sempre decepcionante, demoram mto a arranjar um carro, parece q tao a fazer um favor em deixar experimentar o carro, e n sabem os detalhes dos carros de cor. Cada vez mais acho, q se houver um bom vendedor vende carros só pela simpatia, ainda me dá uma na cabeça e concorro a vendedor :D. Experimentei o carro por umas 7 horas, em q fiz pco mais de 300km. Foi num s40 nivel 1, q era o unico disponivel, embora o q podia escolher era o nivel 2. sempre gostei de carros suecos, especialmente da SAab, são alemães c menos paciência pa sentimentos de superioridade.

    Estética interior/exterior
    Para mim continua mto bonito por fora, embora ache q já precisa de uns retoques. A única csa q me faz alguma impressão, é q parece sempre q tou c 1a miniatura do s80. Gosto das opticas e da curva da mala. O q conduzi era cinza escuro, n me agradava, em cinza claro, preto ou azul claro acho q fica divinal.
    A estética interior é agradável, é mais "fresca" q em outros concorrentes, sem no entanto deixar de agradar a um tradicionalista cmo eu. A afamada consola central, é mto bonita mas À frente direi q deixa algo a desejar em funcionalidade.
    A iluminação de tdo o tablier é soberba, e os comandos tão tdos À mao. Já sei q vou levar na cabeça por causa disto, mas tenho q dizer q os paineis das portas e os bancos e outros pequenos pormenores pelo carro, n dão a impressão de um segmento d, n são maus, mas n sei pquÊ n é a mesma coisa.

    Dinâmica/uso no dia a dia
    Dinâmica. Sabia q este era suposto ser um dos pontos favoráveis do carro, e é mesmo. Se calhar, o 2º "melhor" dos 8 q experimentei. Eu explico o "melhor": eu gosto de um carro confortavel, mas q mesmo assim permita um outro ritmo mais animado sem tocar cos espelhos no chão . Para mim À frente só o avensis, eu sei q é uma escolha polémica mas são critérios meus. O carro curva bem, e é confortavel nos "buraquinhos". Chega até a ser divertido em estardas sinuosas. Fiquei foi c uma desilusão/dúvida, qdo batia num buraco o som ouvia-se mto no habitáculo, isto é normal? É q o vendedor deu uma volta e achou anormal, e disse q n se ouve tto normalmente! Tinha jantes 16 e suspensão normal. Fez-me lembrar mto Focus!;);)
    Uso no dia a dia. O s40 é um carro pequeno para o segmento, já sei q tbem me vao falar de dimensões mas o q se sente lá dentro comparando-o cos seus concorrentes é q se têm sempre menos espaço. Quer lateralmente quer pós pezinhos. Para mim, exceptuando a mala, n é um detalhe importante, mas para mtos de vós pode ser. A consola central é mto bonita, mas pco prática pa colocar csas por trás. Faltam espaços pelo carro pa colocar as csas. Pelo menos são menos q em outros concorrentes. Tbem n gostei do ecran do rádio, o grafismo é mto simples, acho q o desenho merecia melhor. O rádio em si tbem é bera. Mas tenho q me lembrar q aquele era o nivel 1 c alguns extras.
    Os bancos são confortaveis, mas pareceram-me um pco pequenos, estranho! Pq normalmente os bancos suecos sao mto grandes. A posição de condução n é das melhores dos q experimentei mas n é má, demora se calhar é mais um pco a achar a melhor posição. A mala é grande, especialmente para o tamanho do carro, a da v5o é apenas suficiente para o q preciso. Os comandos são tdos agradaveis, e durante as varias vezes q nele entrei e saí sorria sempre ao olhar pó tablier. Falta se calhar apenas umas decorações diferentes. O a/c é suficiente, mas n gostei mto limpa para-brisas (só eu pa reparar nisto :D).
    Conclusão, bom conforto mas pco espaço.

    Motor
    Mto bom. Continuo a achar q este é um dos melhores motores em termos de relação potência/consumo e agradabilidade. Puxa bem, apenas se sente a "pca"" cilindrada nos arranques c pco acelerador e a/c ligado. è um motor q têm sempre uns cavalinhos disponiveis e alcança velocidades de cruzeiro de 150 a 160 km/h semir em mto esforço e ainda c uma economia engraçada. Em plano a 140km/h, consegui ir a gastar 6,1, subindo mto pouco cas subidas fiquei impressionado!
    Fiz uma média de 6 durante a parte maior do ensaio, o q achei mto bom. N quero q fiquem ca ideia q este motor faz esquecer os 2.0 dos outros pq n faz. Mas apenas quero dizer, q se calhar pa mta gente, isto chega. Nas subidas em auto-estrada nota-se bem a difernça para os mais rápidos, mas acho q quem escolher esta motorização vai tar mais preocupado cos consumos. Já tinha experimentado isto no Focus e já na altura, achei este um dos melhores casamentos motor /chassis À venda.
    A caixa é agradavel sem ser referÊncia, e os travões a mesma csa. Gostei, mas para escolher este só co 2.0. Mas confesso q se tivesse q fazer viagens em zonas mais urbanas, se calhar n me preocupava c isso. Parece-me ser qse impossivel passar dos 10 c este carro, pq no máximo da sua velocidade, e deixando-o estabilizar por uns segundos, pq aquilo n é pa estragar:D, fiz 9 L/100, simplesmente genial.
    Ah. Já me esqueci, a insonorização deixa algo a desejar.

    Conclusão. Confortável, c uma imagem diferente e jovem e económico.
    Pouco espaço, e pcos sitios de arrumação.
    A minha critica vai tbem para a politica de equipamento, mto semelhante À dos germÂnicos A4 e A3 e série 1. É minha opinião q devia oferecer mais equipamento, e os extras menos onerosos. Fica mto caro por um ao nosso gosto. Enfim, se pudesse ter o motor 2.0 e mais equipamento, este teria sido um dos q manteria em insonias durnate umas noites pa decidir qual escolher. Mas fiquei agradado ca experiÊncia.

    Comosempre comentem, digam se tiveram a mesma impressão, ou se eu me devia limitar a experimentar carros indianos:D.

    Um abraço.


    #2
    Genéricamente concordo, se bem que não gosto do S40 mas sim da V50. Discordo do motor. Acho o motor 1.6 demasiado fraquito. Arrancar em 2ª com o A/C ligado o carro vai-se abaixo de certeza. O conforto é bom, mas alguns materiais deixam a desejar, tal como os puxadores das portas e os revestimentos dos pilares entre as portas. Quanto ás médias, ou se faz uma condução atendendo à média e pode-se ficar pelos 6, ou então com uma condução um pouco mais rápida passa facilmente os 7l, o que não é pouco para um 1.6.

    Comentário


      #3
      Tive uma V50 de serviço pelas maos ... 1.6D ... O que tenho a apontar
      -Posiçao de conduçao é um pouco má .
      -Espaço Interior
      -Ia sempre a roçar com o joelho na consola central , coisa que detestei nao comprava o carro só por isso , tenho 1.88m sou alto mas n sou gigante.

      De resto é um volvo , é muito bom . O motor porta-se bem .

      Comentário


        #4
        Não acho que ir abaixo num arranque em 2ª com AC ligado seja negativo. Um carro é para arrancar em 1ª e normalmente sem AC ligado, mas ok

        Comentário


          #5
          O que acontece normalmente é que somente com um ou dois passageiros não se nota mas quando carregado com 4 ou 3 mais carga nota-se a pequena cilindrada.

          Enfim, não se pode ter tudo, ou se quer baixo consumo ou velocidade

          Comentário


            #6
            Conheço bem a V50 com esse motor (de um colega, mas ando muitas vezes nela), e conheço ainda melhor a Avensis SW com o 2.0D4D de 116cvs. (meu carro de serviço)

            Em termos de comportamento a Volvo tem um pisar mais firme e muito mais comunicativo que a Avensis. Mas em termos de eficácia/comportamento puro não se afastam nada...ou seja acabam por fazer as coisas ao mesmo ritmo -> só que na Volvo tens mais prazer e na Avensis tens mais conforto (muiiito mais!!! A Volvo torna-se desconfortável se o piso não for perfeito)

            Em termos de andamento são as 2 precisamente iguais!!! Tem piada mas é mesmo assim. Já fizemos alguns trechos em comparativo amigável e nenhuma se afasta...e já conduzi a Volvo sendo que apesar de aparentemente o 1.6D ser muito àgil na subida de rpms na hora da verdade fica ela por ela com a Avensis -> que tem mais 6cvs. e mais 400cc mas mais peso tb.

            Entre as 2 (até porque os preços, pelo menos na altura, são semelhantes) é uma questão de gosto apenas. A Volvo tem interiores mais bonitos, a Avensis é mais confortável

            Comentário


              #7
              Se tiveres mais perto dos 30 anos fica com a V50, se tiveres 60 fica com a Avensis...

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Irreligious

                Se tiveres mais perto dos 30 anos fica com a V50, se tiveres 60 fica com a Avensis...
                Eeiiiia que preconceito

                Eu por acaso, e tendo perto de 30...não escolhia nenhuma das 2 :D

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

                  citação:Originalmente colocada por Irreligious

                  Se tiveres mais perto dos 30 anos fica com a V50, se tiveres 60 fica com a Avensis...
                  Eeiiiia que preconceito

                  Eu por acaso, e tendo perto de 30...não escolhia nenhuma das 2 :D
                  :D

                  Comentário


                    #10
                    Engraçado... eu tenho os tais 30 anos e se fosse a comprar carrinha diesel provavelmente seria a avensis.

                    Já o meu avô gosta do volvo. Go figure...

                    Comentário


                      #11
                      Esprit compra um s4 2.0 d nivel 3!não te arrependes.Qualquer informação posso ter dar.

                      Comentário


                        #12
                        O motor 1.6 PSA/Ford foi para mim uma agradável supresa. Conheço-o montado numa 307 SW e apesar de não ser um foguete, permite boas médias de velocidade com consumos baixos.

                        Comentário


                          #13
                          Sim mas ao preço do volvo, quase que tens por ex um Mazda6.

                          Com este motor do volvo tenho um Mazda3 que já estacionei ao lado de um volvo e não se nota a suposta diferença de segmento.


                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Jag

                            Genéricamente concordo, se bem que não gosto do S40 mas sim da V50. Discordo do motor. Acho o motor 1.6 demasiado fraquito. Arrancar em 2ª com o A/C ligado o carro vai-se abaixo de certeza. O conforto é bom, mas alguns materiais deixam a desejar, tal como os puxadores das portas e os revestimentos dos pilares entre as portas. Quanto ás médias, ou se faz uma condução atendendo à média e pode-se ficar pelos 6, ou então com uma condução um pouco mais rápida passa facilmente os 7l, o que não é pouco para um 1.6.
                            Bem o carro com o 1.6 que conduziste estava avariado. Eu tive uma C-Max 1.6 e ele arranca em 2ª com o AC ligado, mas a maior parte das vezes arranco em 1ª;):D:D:D.
                            Gostava que me dissesses que carro 1.6 com uma condução "um pouco mais rápida" e com o peso do S40 faz menos de 7l;)

                            Comentário


                              #15
                              A mazda6 2.0d anda pelos 34mil já com uns extras

                              Comentário


                                #16
                                Aí é que está, consumos baixos não é uma média de 7 litros. Conheço quem faça uma média de 7 litros num 530D, incluíndo um pouco de cidade e estrada sem olhar a consumos. Muito provavelmente o S40 2.0d, tem um consumo equivalente ao 1.6d.
                                É obviamente mais caro, mas tem um comportamento muito melhor e não é penalizado pelo consumo.
                                Uma questão que para mim é sensível stem a ver com os bancos. Devo dizer que o S40 nível 2, quanto a mim tem uns bancos bastante confortáveis. Não são poltronas nem baquets, mas são bastante confortáveis.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Jag

                                  Aí é que está, consumos baixos não é uma média de 7 litros. Conheço quem faça uma média de 7 litros num 530D, incluíndo um pouco de cidade e estrada sem olhar a consumos. Muito provavelmente o S40 2.0d, tem um consumo equivalente ao 1.6d.
                                  É obviamente mais caro, mas tem um comportamento muito melhor e não é penalizado pelo consumo.
                                  Uma questão que para mim é sensível stem a ver com os bancos. Devo dizer que o S40 nível 2, quanto a mim tem uns bancos bastante confortáveis. Não são poltronas nem baquets, mas são bastante confortáveis.
                                  Então é assim, o 530d é um motor pouco gastador em estrada e AE, fiz uma viagem num Porto-Lisboa sempre a 150/160 e fez-me média de 8l. Em cidade upa upa....em Lisboa nunca menos de 10/11l(os dois 530d que conduzi são ambos cx. aut).
                                  Em relação ao 1.6 e 2.0.....em cidade o 1.6 consome bem menos que o 2.0....em estrada a velocidade muito baixas o 1.6 continua a gastar menos, a partir dos 120 o 2.0 gasta sempre menos, então a 160 a diferena é cerca de 1l e tal a menos no 2.0. Tive uma C-max 1.6 TDci e tenho agora uma 2.0 TDci, que como deves saber, são os mesmo motores que a Volvo usa;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    A impressão q este motor me deixou, tanto neste modelo cmo no Focus, é q podemos carregar À vontade, q os consumos n sobem mto. Mas cmo disse, este n foi dos test drives mais longos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

                                      Conheço bem a V50 com esse motor (de um colega, mas ando muitas vezes nela), e conheço ainda melhor a Avensis SW com o 2.0D4D de 116cvs. (meu carro de serviço)

                                      Em termos de comportamento a Volvo tem um pisar mais firme e muito mais comunicativo que a Avensis. Mas em termos de eficácia/comportamento puro não se afastam nada...ou seja acabam por fazer as coisas ao mesmo ritmo -> só que na Volvo tens mais prazer e na Avensis tens mais conforto (muiiito mais!!! A Volvo torna-se desconfortável se o piso não for perfeito)

                                      Em termos de andamento são as 2 precisamente iguais!!! Tem piada mas é mesmo assim. Já fizemos alguns trechos em comparativo amigável e nenhuma se afasta...e já conduzi a Volvo sendo que apesar de aparentemente o 1.6D ser muito àgil na subida de rpms na hora da verdade fica ela por ela com a Avensis -> que tem mais 6cvs. e mais 400cc mas mais peso tb.

                                      Entre as 2 (até porque os preços, pelo menos na altura, são semelhantes) é uma questão de gosto apenas. A Volvo tem interiores mais bonitos, a Avensis é mais confortável
                                      Se procurar, vai ver o mesmo tipo de testemunho para a avensis com o novo 2.0, c 126 cv. Gostei mto, e é de facto mais confortavél.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Irreligious

                                        Se tiveres mais perto dos 30 anos fica com a V50, se tiveres 60 fica com a Avensis...
                                        Lol.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                          Esprit compra um s4 2.0 d nivel 3!não te arrependes.Qualquer informação posso ter dar.
                                          Caro user

                                          Como já deixei noutro tópico destes. Já escolhi a viatura. Até fiz uma poll. Se pudesse ter escolhido o 2.0d provavelmente o volvo estaria À porta de casa. Mas cmo já disse na poll, este carro foi escolhido para a empresa através de uma gestora de frotas, e cm o o pessoal aqui do fórum q trabalha no negócio sabe, esta mexem-se de maneiras estranhas e cmo tal, sem qquer lógica, por isso é q este volvo concorre c veiculos c mais cv´s.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Jag

                                            Aí é que está, consumos baixos não é uma média de 7 litros. Conheço quem faça uma média de 7 litros num 530D, incluíndo um pouco de cidade e estrada sem olhar a consumos. Muito provavelmente o S40 2.0d, tem um consumo equivalente ao 1.6d.
                                            É obviamente mais caro, mas tem um comportamento muito melhor e não é penalizado pelo consumo.
                                            Uma questão que para mim é sensível stem a ver com os bancos. Devo dizer que o S40 nível 2, quanto a mim tem uns bancos bastante confortáveis. Não são poltronas nem baquets, mas são bastante confortáveis.
                                            Esse 530d é especial de corrida! [8)]
                                            Eu numa 307 SW 1.6 HDI que até é mais pesada que a V50 e tem pior aerodinamica, fiz Porto-Lisboa e vice versa, com alguma (pouca) cidade. Na AE, mantive os 120-140km/h. Média final 5.6 pelo CB. Pelo que vi o CB até é bastante certinho.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tal como referiu o "necos", a velocidades superiores o 1.6 para além de gastar mais, já vai quase no limite, pode chegar aos 200km/h, mas vai lá com alguma calma. Consumo de 5,6 a uma média de 120-140 km/h em AE, a qual não discuto, comparativamente com uma média de 8 a 150/160km/h. O mesmo carro a 150/160 não devria fazer média inferior a 7l.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                                Esprit compra um s4 2.0 d nivel 3!não te arrependes.Qualquer informação posso ter dar.
                                                tenho que concordar aqui com o darth vader

                                                S40 2.0D nivel 3 é qq coisinha Então com os kits desportivos e jantes maiores (tipo 17") fica um mimo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Jag

                                                  Arrancar em 2ª com o A/C ligado o carro vai-se abaixo de certeza.
                                                  Isso nem no modelo mais pesado q usa o 1.6 acontece, quanto mais no Volvo ;)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Jag

                                                    Tal como referiu o "necos", a velocidades superiores o 1.6 para além de gastar mais, já vai quase no limite, pode chegar aos 200km/h, mas vai lá com alguma calma. Consumo de 5,6 a uma média de 120-140 km/h em AE, a qual não discuto, comparativamente com uma média de 8 a 150/160km/h. O mesmo carro a 150/160 não devria fazer média inferior a 7l.
                                                    Não tens nenhum carro que a 160 faça menos de 7l;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por necos

                                                      citação:Originalmente colocada por Jag

                                                      Tal como referiu o "necos", a velocidades superiores o 1.6 para além de gastar mais, já vai quase no limite, pode chegar aos 200km/h, mas vai lá com alguma calma. Consumo de 5,6 a uma média de 120-140 km/h em AE, a qual não discuto, comparativamente com uma média de 8 a 150/160km/h. O mesmo carro a 150/160 não devria fazer média inferior a 7l.
                                                      Não tens nenhum carro que a 160 faça menos de 7l;)
                                                      segundo o meu computador de bordo e o ponteiro do gasoleo, o meu no outro dia fez 6.5 entre 150/160 (cerca de 100km ida e volta)... tururu... já sei que ng acredita... no vcp foi a mm coisa, mas batia tudo certo, ponteiro gasoleo (tinha o deposito cheio antes de partir), computador de bordo...tudo (tou a falar do 2.0d)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por ESPRIT

                                                        citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                                        Esprit compra um s4 2.0 d nivel 3!não te arrependes.Qualquer informação posso ter dar.
                                                        Caro user

                                                        Como já deixei noutro tópico destes. Já escolhi a viatura. Até fiz uma poll. Se pudesse ter escolhido o 2.0d provavelmente o volvo estaria À porta de casa. Mas cmo já disse na poll, este carro foi escolhido para a empresa através de uma gestora de frotas, e cm o o pessoal aqui do fórum q trabalha no negócio sabe, esta mexem-se de maneiras estranhas e cmo tal, sem qquer lógica, por isso é q este volvo concorre c veiculos c mais cv´s.
                                                        Entendo-te bem, os exemplos que dei também são aqui da empresa que é gerida por uma gestora de frotas/renting.

                                                        A Avensis que tenho é do mesmo plafond da V50. Apesar da Avensis ser maior (então por dentro nem se fala) e com um motor maior, os preços e politicas de frotas colocam a V50 no mesmo plafond -> no meu caso é o "escolher carro a diesel até 32mil e qq coisa"

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Manuel87

                                                          citação:Originalmente colocada por necos

                                                          citação:Originalmente colocada por Jag

                                                          Tal como referiu o "necos", a velocidades superiores o 1.6 para além de gastar mais, já vai quase no limite, pode chegar aos 200km/h, mas vai lá com alguma calma. Consumo de 5,6 a uma média de 120-140 km/h em AE, a qual não discuto, comparativamente com uma média de 8 a 150/160km/h. O mesmo carro a 150/160 não devria fazer média inferior a 7l.
                                                          Não tens nenhum carro que a 160 faça menos de 7l;)
                                                          segundo o meu computador de bordo e o ponteiro do gasoleo, o meu no outro dia fez 6.5 entre 150/160 (cerca de 100km ida e volta)... tururu... já sei que ng acredita... no vcp foi a mm coisa, mas batia tudo certo, ponteiro gasoleo (tinha o deposito cheio antes de partir), computador de bordo...tudo (tou a falar do 2.0d)
                                                          Eu não disse 150/160.....eu disse 160;)......eu tenho um carro com o mesmo motor do teu e a 150 para o Algarve com AC ligado e CC ligado fez 6,5....mas se passasse para os 160 de certeza que passaria os 7l;)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por necos

                                                            citação:Originalmente colocada por Manuel87

                                                            citação:Originalmente colocada por necos

                                                            citação:Originalmente colocada por Jag

                                                            Tal como referiu o "necos", a velocidades superiores o 1.6 para além de gastar mais, já vai quase no limite, pode chegar aos 200km/h, mas vai lá com alguma calma. Consumo de 5,6 a uma média de 120-140 km/h em AE, a qual não discuto, comparativamente com uma média de 8 a 150/160km/h. O mesmo carro a 150/160 não devria fazer média inferior a 7l.
                                                            Não tens nenhum carro que a 160 faça menos de 7l;)
                                                            segundo o meu computador de bordo e o ponteiro do gasoleo, o meu no outro dia fez 6.5 entre 150/160 (cerca de 100km ida e volta)... tururu... já sei que ng acredita... no vcp foi a mm coisa, mas batia tudo certo, ponteiro gasoleo (tinha o deposito cheio antes de partir), computador de bordo...tudo (tou a falar do 2.0d)
                                                            Eu não disse 150/160.....eu disse 160;)......eu tenho um carro com o mesmo motor do teu e a 150 para o Algarve com AC ligado e CC ligado fez 6,5....mas se passasse para os 160 de certeza que passaria os 7l;)
                                                            pronto e eu agora digo-te que a variar entre 180 a 200 digo-te que faço 7.qq coisa (7.5aprox). Na mesma os mesmos 100km ida e volta, deposito cheio. quando fiz o percurso todo a 180 (quase quase sempre) cheguei a bomba e nao consegui meter nem 7 litros (iamos 4 pessoas dessa vez) .

                                                            O Bolide daqui do forum e do VCP até se meteu comigo a dizer que estes consumos eram impossiveis....

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X