Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vender automóveis cheios de mazelas. Faz sentido?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] Vender automóveis cheios de mazelas. Faz sentido?

    A história que vou partilhar é real e ocorreu este fds e calculo que não seja caso isolado, mas não estou bem por dentro do mundo automóvel:

    Um familiar meu veio às bandas da Capital ver um Golf VI com o 2.0 tdi de 110 cv. O carro está no parque de um grande grupo automóvel de Portugal (dos maiores mesmo), multimarcas que até está aberto 7 dias por semana, mas não vale a pena dizer o nome…

    Tinha falado previamente com o vendedor, depois chegou, viu o carro, testou o queria, viu equipamento (Trendline), livro de revisões, deu uma volta e embora o carro tenha agradado ficou de pé atrás (pediu 24 horas para decidir) pelo número de mazelas do dito, mas já lá vamos…

    Pediu se eu podia passar por lá no domingo e foi o que fiz.

    O carro tem menos de 80.000 km (marcados e apenas duas revisões no livro e supostamente uma feita cá fora), mas o pior vem agora: acho que não há um painel que não tenha riscos (mal disfarçados a maioria deles) ou pequenas mossas: nas portas, nos 2 pára-choques, num farol, de nevoeiro… até no capot, além de um puxador de uma porta estragado! O interior parecia razoável (apenas pedal de embraiagem com muito desgaste), mas o compartimento motor não, incluindo algum óleo na zona do filtro do óleo, além de um ruido na correia do alternador e um apoio do motor marado, tal a vibração a frio. Numa pequena volta detetei ainda um ruido num amortecedor traseiro (bolacha?) e pareceu que os amortecedores dianteiros estão a ficar nas lonas tornando o carro bamboleante…

    Segundo o vendedor, é opção deles mostrar os carros aos clientes assim e só antes de fecharem negócio é que recondicionam o carro (chapa, pintura, revisão…) . Faz sentido esta opção? É transparência ou jogada de marketing?

    O meu familiar acabou por não fechar negócio por o carro ter todas estas mazelas/desleixo, mas disse que se o carro estivesse “pi-pi” tinha fechado negócio na hora, pois era mesmo o que andava à procura!!!

    PS - para mim o carro tinha pelo menos o dobro dos km's, mas isso sou eu a opinar e até acredito que o vendedor estava a agir de boa fé.

    #2
    Realmente é estranho, mas olha que conheço alguns condutores que mais parecem ter saído directamente do clássico videojogo Destruction Derby, tal é a sua arte em destruir carros novos.

    Comentário


      #3
      É normal para não andarem a derreter dinheiro em reparações de carros que ficam parados.

      A opção natural é fazer a compra com um sinal e na nota de encomenda descrever todas as correcções a fazer antes da entrega e o prazo.

      Comentário


        #4
        Põe-te na pele do dono do stand.

        Vais empatar dinheiro a embelezar o carro, depois há alguém que vai ver o carro e acidentalmente o risca, ou até um toque acidental dentro do stand, significam custos a dobrar.

        Quanto à parte mecânica, prefiro ver o carro o menos mexido possível após sair das mãos do anterior dono.

        Fico fulo é quando me dizem que o carro parece novo, e quando lá chego parece que houve uma guerra no interior.

        Comentário


          #5
          Com a escolha e variedade de carros que há aí é passar á frente, tendo em conta como as coisas estão.

          Comentário


            #6
            Realmente 80.000 kms e o um dos sítios para onde se deve olhar para ter uma ideia da quilometragem do carro está com muito desgaste? Eu não acreditava nessa quilometragem.
            Quanto a mostrarem o carro assim e só após a venda é que o recondicionam, por lado até percebo. Claro que quando se vai ver o carro, gostávamos de ver um carro todo bonitinho, mas já pensaste no investimento que era preciso fazer para ter um parque automóvel todo arranjadinho sem garantias de vender o carro ou qual o negócio? Pode haver pessoas que preferem pagar menos pelo carro e levá-lo "mazelado" ou que até tenham um amigo bate-chapas que lhes arranje o carro mais barato que o desconto que o stand lhes faz.
            O que mais me faz confusão é quando avaliam um carro para retoma. Levei o meu Altea à Peugeot quando fui ver o 208 e até o vendedor da Peugeot ficou estupefacto com a resposta do avaliador. Tenho 8 anos de mazelas na chapa do Altea. Ele viu tudo e ligou ao avaliador. Ele deu o valor para o carro conforme estava. Entretanto, eu como tenho um amigo com uma oficina Bosch Car Service, serviço de bate-chapa e pintura e tenho um certo desconto nas reparações, perguntei então qual a avaliação se o carro viesse todo arranjadinho. O avaliador disse que era exactamente a mesma avaliação. Até o vendedor ficou espantado e disse-me que não compreendia.
            Isto sim, acho muito estranho. Bem isso e o valor apresentado!!!

            Comentário


              #7
              double post, apagar
              Editado pela última vez por paulo3ooo; 01 July 2014, 08:39.

              Comentário


                #8
                respondendo ao tópico

                claro que faz sentido qual è o problema? o preço è que tem que estar de acordo com o estado do carro e o vendedor è obrigado a relatar todos os defeitos.

                Se não estou em erro mesmo depois da compra podes anular a mesma em 15 dias no max .

                Comentário


                  #9
                  Se for politica do stand, não é muito boa politica, até porque acabaram por não vender o carro exactamente proque o carro não estava nas melhores condições, o que deixa margem para todo o tipo de suposições, ninguém saberá o que aconteceu com o carro no passado, mas é legitimo pensar que o melhor é não arriscar porque o carro tem todo o ar de ter 200k em vez de 80k como apresenta.
                  Os olhos também comem...

                  Comentário


                    #10
                    Há 2 anos passei por esta situação a ajudar um amigo na compra de um usado para ele. Fomos ver um Golf V a um stand e estava com ambos os para-choques cheios de riscos e batidas e o meu amigo veio logo embora por que não gostou de ver o carro assim e foi ver um Leon MK2 a um stand mas o mesmo tava à porta de um bate-chapas e já todo arranjadinho. Gostou e comprou.

                    É tudo muito bonito, mas fiquei sem saber como estaria o Leon antes. Até podia estar todo partido, mas como os olhos é que comem há pessoas que preferem assim.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                      Se for politica do stand, não é muito boa politica, até porque acabaram por não vender o carro exactamente proque o carro não estava nas melhores condições, o que deixa margem para todo o tipo de suposições, ninguém saberá o que aconteceu com o carro no passado, mas é legitimo pensar que o melhor é não arriscar porque o carro tem todo o ar de ter 200k em vez de 80k como apresenta.
                      Os olhos também comem...

                      tens que entender o stand tem que ter uma margem de lucro para se manter funcionar.
                      pode ser caso que não era financeiramente viável preparar o carro para o por devidas condições em estas situações normalmente reduz-se o preço, só compra quem quer.
                      Todos os defeitos devem ser apresentados agora mau è se o vendedor esconde coisas

                      Comentário


                        #12
                        Eu acho que é o que faz mais sentido.

                        Apresenta o carro tal como está e depois o dono decide o que fazer ... afinal de contas é um carro usado.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nikofreitas Ver Post
                          Realmente 80.000 kms e o um dos sítios para onde se deve olhar para ter uma ideia da quilometragem do carro está com muito desgaste? Eu não acreditava nessa quilometragem.
                          Quanto a mostrarem o carro assim e só após a venda é que o recondicionam, por lado até percebo. Claro que quando se vai ver o carro, gostávamos de ver um carro todo bonitinho, mas já pensaste no investimento que era preciso fazer para ter um parque automóvel todo arranjadinho sem garantias de vender o carro ou qual o negócio? Pode haver pessoas que preferem pagar menos pelo carro e levá-lo "mazelado" ou que até tenham um amigo bate-chapas que lhes arranje o carro mais barato que o desconto que o stand lhes faz.
                          O que mais me faz confusão é quando avaliam um carro para retoma. Levei o meu Altea à Peugeot quando fui ver o 208 e até o vendedor da Peugeot ficou estupefacto com a resposta do avaliador. Tenho 8 anos de mazelas na chapa do Altea. Ele viu tudo e ligou ao avaliador. Ele deu o valor para o carro conforme estava. Entretanto, eu como tenho um amigo com uma oficina Bosch Car Service, serviço de bate-chapa e pintura e tenho um certo desconto nas reparações, perguntei então qual a avaliação se o carro viesse todo arranjadinho. O avaliador disse que era exactamente a mesma avaliação. Até o vendedor ficou espantado e disse-me que não compreendia.
                          Isto sim, acho muito estranho. Bem isso e o valor apresentado!!!
                          Esse tipo de stand é o melhor para lhes pregar uma "partidinha" .

                          Tive um caso assim... depois é que foi ligarem para o meu sogro que o carro tinha um problema no turbo . Amigos... o preço de tabela é para o bem e para o mal!

                          Num negócio honesto e credível o stand experimenta a retoma.

                          Comentário


                            #14
                            Companheiros

                            Comprei o meu actual carro nessas condições.

                            Fui vê-lo no estado em que o stand o recebeu do anterior proprietário, e, duas semanas depois, entregaram-mo como novo.

                            O meu tinha três ou quatro mazelas menores que foram devidamente reparadas.

                            Eu preferi desta forma, mas conheço muita gente que preferia ser enganada.

                            Quando o fui levantar, sabia perfeitamente o que "procurar", e, conforme prometido/acordado, estava tudo devidamente reparado.

                            Pelo que percebi, o stand apenas "mostrou" o carro no estado em que o recebeu, mas aquando da entrega, deveria vir convenientemente reparado. Correcto?

                            Um abraço

                            ny12xx

                            Comentário


                              #15
                              Ruie34, mas ainda há pessoas que sabem fazer negócios, na minha perspectiva. Quando comprei o Altea a um user daqui, que era vendedor da Seat na altura, apresentei-lhe o meu Mégane II que em termos de mazelas só tinha os guarda lamas de trás ligeiramente riscados e amolgados. Ele viu o carro e disse que se viesse assim, dava x pelo carro e se o mesmo viesse arranjadinho, dava y. Ora a diferença do x para o y, era superior ao que eu tinha de desembolsar no meu amigo para arranjar o carro, pelo que mandei arranjar e fiz o negócio.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nikofreitas Ver Post
                                Ruie34, mas ainda há pessoas que sabem fazer negócios, na minha perspectiva. Quando comprei o Altea a um user daqui, que era vendedor da Seat na altura, apresentei-lhe o meu Mégane II que em termos de mazelas só tinha os guarda lamas de trás ligeiramente riscados e amolgados. Ele viu o carro e disse que se viesse assim, dava x pelo carro e se o mesmo viesse arranjadinho, dava y. Ora a diferença do x para o y, era superior ao que eu tinha de desembolsar no meu amigo para arranjar o carro, pelo que mandei arranjar e fiz o negócio.
                                Pois... mas vendedores desses há muito poucos.

                                Ainda recentemente assisti a um negócio desses e o dono do stand fez questão de experimentar a retoma.

                                Comentário


                                  #17
                                  Mas isso de experimentar a retoma, acho muitíssimo bem. Se não queremos/gostamos de ser enganados, eles também não. E da mesma forma que eu gosto de experimentar o carro que for comprar, aceito e não me oponho que façam o mesmo.
                                  Aliás, estou a considerar trocar de carro e caso não avance para um novo, é ao stand desse user (que entretanto avançou por conta própria no mercado de usados) que me vou dirigir primeiramente. Gostei da forma dele negociar, com tudo às claras.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isso era carro de cidade, ter mossas e mossinhas, é perfeitamente normal.

                                    Ainda ontem um FDP fez-me uma bela brincadeira no para-choques frontal...aliado às mossas e mossinhas que tenho nas laterais.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Essa do carro ter marcado menos de 80,000 km, mas ter o pedal da embraiagem muito gasto, é logo de colocar uma pessoa de pé atrás...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Estou numa situação semelhante, mas com uma nuance. No meu caso o carro foi todo polido mas, por dentro, tem algumas coisas irritantes do tipo: porta do guarda-luvas que fecha mal, forro da porta traseira solto, botão de controlo dos retrovisores todo estafanado, um cinto que não enrola, alguns encaixes soltos, fita isoladora acabada de pôr, sob o capôt, num cabo que dá acesso ao painel de conta Km e etc. tudo coisas pequeninas, mas irritantes.

                                        Fiquei um bocado de pé atrás.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Isso é normal em grandes empresas que geralmente reacondicionam frotas de empresas. É um conceito que se não me engano foi (bem) copiado da Alemanha, onde muitos grandes stands fazem o mesmo. Se quiseres o carro, fechas negócio e eles reacondicionam.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                            A história que vou partilhar é real e ocorreu este fds e calculo que não seja caso isolado, mas não estou bem por dentro do mundo automóvel:

                                            Um familiar meu veio às bandas da Capital ver um Golf VI com o 2.0 tdi de 110 cv. O carro está no parque de um grande grupo automóvel de Portugal (dos maiores mesmo), multimarcas que até está aberto 7 dias por semana, mas não vale a pena dizer o nome…

                                            Tinha falado previamente com o vendedor, depois chegou, viu o carro, testou o queria, viu equipamento (Trendline), livro de revisões, deu uma volta e embora o carro tenha agradado ficou de pé atrás (pediu 24 horas para decidir) pelo número de mazelas do dito, mas já lá vamos…

                                            Pediu se eu podia passar por lá no domingo e foi o que fiz.

                                            O carro tem menos de 80.000 km (marcados e apenas duas revisões no livro e supostamente uma feita cá fora), mas o pior vem agora: acho que não há um painel que não tenha riscos (mal disfarçados a maioria deles) ou pequenas mossas: nas portas, nos 2 pára-choques, num farol, de nevoeiro… até no capot, além de um puxador de uma porta estragado! O interior parecia razoável (apenas pedal de embraiagem com muito desgaste), mas o compartimento motor não, incluindo algum óleo na zona do filtro do óleo, além de um ruido na correia do alternador e um apoio do motor marado, tal a vibração a frio. Numa pequena volta detetei ainda um ruido num amortecedor traseiro (bolacha?) e pareceu que os amortecedores dianteiros estão a ficar nas lonas tornando o carro bamboleante…

                                            Segundo o vendedor, é opção deles mostrar os carros aos clientes assim e só antes de fecharem negócio é que recondicionam o carro (chapa, pintura, revisão…) . Faz sentido esta opção? É transparência ou jogada de marketing?

                                            O meu familiar acabou por não fechar negócio por o carro ter todas estas mazelas/desleixo, mas disse que se o carro estivesse “pi-pi” tinha fechado negócio na hora, pois era mesmo o que andava à procura!!!

                                            PS - para mim o carro tinha pelo menos o dobro dos km's, mas isso sou eu a opinar e até acredito que o vendedor estava a agir de boa fé.
                                            Tens o link do anúncio ?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                              A história que vou partilhar é real e ocorreu este fds e calculo que não seja caso isolado, mas não estou bem por dentro do mundo automóvel:

                                              Um familiar meu veio às bandas da Capital ver um Golf VI com o 2.0 tdi de 110 cv. O carro está no parque de um grande grupo automóvel de Portugal (dos maiores mesmo), multimarcas que até está aberto 7 dias por semana, mas não vale a pena dizer o nome…

                                              Tinha falado previamente com o vendedor, depois chegou, viu o carro, testou o queria, viu equipamento (Trendline), livro de revisões, deu uma volta e embora o carro tenha agradado ficou de pé atrás (pediu 24 horas para decidir) pelo número de mazelas do dito, mas já lá vamos…

                                              Pediu se eu podia passar por lá no domingo e foi o que fiz.

                                              O carro tem menos de 80.000 km (marcados e apenas duas revisões no livro e supostamente uma feita cá fora), mas o pior vem agora: acho que não há um painel que não tenha riscos (mal disfarçados a maioria deles) ou pequenas mossas: nas portas, nos 2 pára-choques, num farol, de nevoeiro… até no capot, além de um puxador de uma porta estragado! O interior parecia razoável (apenas pedal de embraiagem com muito desgaste), mas o compartimento motor não, incluindo algum óleo na zona do filtro do óleo, além de um ruido na correia do alternador e um apoio do motor marado, tal a vibração a frio. Numa pequena volta detetei ainda um ruido num amortecedor traseiro (bolacha?) e pareceu que os amortecedores dianteiros estão a ficar nas lonas tornando o carro bamboleante…

                                              Segundo o vendedor, é opção deles mostrar os carros aos clientes assim e só antes de fecharem negócio é que recondicionam o carro (chapa, pintura, revisão…) . Faz sentido esta opção? É transparência ou jogada de marketing?

                                              O meu familiar acabou por não fechar negócio por o carro ter todas estas mazelas/desleixo, mas disse que se o carro estivesse “pi-pi” tinha fechado negócio na hora, pois era mesmo o que andava à procura!!!

                                              PS - para mim o carro tinha pelo menos o dobro dos km's, mas isso sou eu a opinar e até acredito que o vendedor estava a agir de boa fé.
                                              Eu não sei se estás a falar da Carnext, mas se estás, sim é politica deles.

                                              E sim, na minha opinião é preferivel....se é correcta ou não nem me interessa...mas para mim é preferivel.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se um stand tiver de reparar todos os carros que recebe estava bem lixado ... exigia uma disponibilidade financeira enorme. O que a maioria faz é "Preparar" o carro quando ele já está vendido.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Acho que assim é melhor para todos: o cliente fica a conhecer o estado do carro, recebe-o direitinho e o stand escusa de estar a empatar dinheiro a reparar carros para estarem parados.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                                    Acho que assim é melhor para todos: o cliente fica a conhecer o estado do carro, recebe-o direitinho e o stand escusa de estar a empatar dinheiro a reparar carros para estarem parados.
                                                    Claro, faz todo o sentido que assim seja.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                                      Eu não sei se estás a falar da Carnext, mas se estás, sim é politica deles.

                                                      E sim, na minha opinião é preferivel....se é correcta ou não nem me interessa...mas para mim é preferivel.
                                                      Pela descrição não é a Carnext. A Carnext pura e simplesmente não faz recondicionamento, isso é o cliente, a Carnext faz é o ajuste no preço do veículo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Cheira-me a Matrizauto.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não será a NacionalCar?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nikofreitas Ver Post
                                                            Cheira-me a Matrizauto.
                                                            Penso que não. Na loja do Porto, pelo menos, os carros em exposição estão impecáveis, sem riscos, amolgadelas, nada disso.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X