Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Rotundas - conclusão em jeito de balanço

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Rotundas - conclusão em jeito de balanço

    Depois de aprovada as novas regras para circular nas rotundas e de muitos meses a cumprir as mesmas, chego à infeliz conclusão que as regras não servem, não estão enquadras com a restante legislação e precisam de ser mudadas ou extintas.

    Eu pelo menos desisti de cumprir a regra em todas as situações, se tiver que andar pela faixa de fora, ando, se der mais jeito pela de dentro ando, é à vontade do frequês, e porquê?

    O que se verifica nas rotundas, pelo menos nas que eu circulo com frequência, são automobilistas a circular por fora e a passar várias saídas, ok até aqui tudo bem, se eu andar correctamente nada me pode acontecer de mal, errado, se eu ao sair para a saída chocar com alguém que vem na via de fora, mesmo que este venha em transgressão quem é culpado sou eu, porque a regra da prioridade sobrepõe-se a esta regra.

    Já tive uns quantos sustos por estar a fazer o correcto, por sorte ainda nao paguei uma porta nova a alguém.

    Mas a gota final foi quando um dia destes vejo a BT muito calmamente instalada na rotunda a ver os carros circularem por fora e nada fazer.

    Por isso, na minha opinião esta regra não serve.

    #2
    Eu também fazia mas desisti tinha sempre de travar para ceder passagem a quem vem a fazer mal.

    Comentário


      #3
      Enquanto nao houver multas nada feito ... mas como nao há ... vai continuar a ser a bandalheira de sempre.

      Até se baterem é 50/50

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ruimns95 Ver Post
        Eu também fazia mas desisti tinha sempre de travar para ceder passagem a quem vem a fazer mal.
        Nisso dou-te razão.... É que se bates num gajo que ta a fazer a rotunda toda por fora (mal é claro) ainda te lixas pois quem ta mudar de faixa és tu, e conseguir provar que o gajo vinha sempre fora? Impossível....

        Comentário


          #5
          Muito gostam de complicar o que é simples...

          Comentário


            #6
            Já parei de me chatear, faço como a nova lei porque tirei a carta há dois anos e foi como aprendi.

            Mas também já levei isso mais a letra. Se estiver a conduzir à noite e for uma rotunda pouco movimentada, corto vias se for caso disso.

            Já vi de tudo por fazer as rotundas como manda a lei: inclusivé um carro da GNR a fazer por fora para sair na segunda saída, ao que buzinei e ainda ficaram a olhar feitos parvos , como um gajo que levou um buzinão por ter feito a rotunda mal e parou o carro e veio todo de peito erguido falar comigo como se estivesse cheio de razão

            O que vale é que sou um gajo calmo senão já tinha arrumado com não sei quantas portas dos outros para a sucata. Mas sempre que alguém à minha frente faz mal a rotunda, apito.

            Comentário


              #7
              E quando as rotundas têm mais de duas faixas ...é o salve se quem puder

              A melhor em que nunca me tive de preocupar apenas tinha uma faixa...

              Comentário


                #8
                Eu também mão cumpro sempre, e o mais curioso pelo que tenho visto a policia não cumpre!

                Comentário


                  #9
                  A meu ver a nova lei veio a "legalizar" uma manobra que muitos condutores tugas gostavam (e agora então...) que é cortar as rotundas a direito.
                  Se formos a analisar, um condutor que quer seguir em frente na rotunda (com mais que uma faixa), tem que entrar para a faixa interior e imediatamente antes da saída, passa para a exterior. Ora "cortando" uma rotunda a direito é precisamente isso que acontece.

                  Comentário


                    #10
                    É verdade que muita gente continua a fazer as rotundas por fora, mas se quem as faz por dentro "desiste" de o fazer por causa dos outros então fds, daqui a pouco ninguém faz correctamente.

                    Eu aprendi a fazer por dentro, como manda a nova lei, como já recomendava antes. Faço e continuarei a fazer.

                    Em relação a sustos por causa dos outros, tenho espelhos é para alguma coisa, se vier alguem por fora e eu tiver espaço para sair saio, se não tiver espaço não me vou mandar à rei, o gajo leva uma apitadela e dou mais uma volta à rotunda.
                    Mas em 6 anos de carta e alguns milhares de km, se tive de o fazer meia duzia de vezes foi muito.

                    Muito gostam de complicar o que é simples.
                    Editado pela última vez por moreirex; 08 July 2014, 19:25.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rfsbaptista Ver Post
                      A meu ver a nova lei veio a "legalizar" uma manobra que muitos condutores tugas gostavam (e agora então...) que é cortar as rotundas a direito.
                      Se formos a analisar, um condutor que quer seguir em frente na rotunda (com mais que uma faixa), tem que entrar para a faixa interior e imediatamente antes da saída, passa para a exterior. Ora "cortando" uma rotunda a direito é precisamente isso que acontece.
                      Não é imediatamente antes da saída que tem de passar para a exterior, mas sim depois da saída anterior à que quer tomar. É isso que diz a lei e é isso que diz o bom senso, coisa que falta a grande parte dos condutores.

                      Comentário


                        #12
                        faço conforme as regras e não tenho ou tive ate agora qualquer problema .

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                          Nisso dou-te razão.... É que se bates num gajo que ta a fazer a rotunda toda por fora (mal é claro) ainda te lixas pois quem ta mudar de faixa és tu, e conseguir provar que o gajo vinha sempre fora? Impossível....
                          não faço essa interpretação, em que artigo é que se baseiam ?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por afccf Ver Post
                            E quando as rotundas têm mais de duas faixas ...é o salve se quem puder

                            A melhor em que nunca me tive de preocupar apenas tinha uma faixa...
                            Originalmente Colocado por TRLOURENCO Ver Post
                            não faço essa interpretação, em que artigo é que se baseiam ?
                            True.

                            Uma vez, numa rotunda bem movimentada... Imaginem se não houvesse rotunda, eu ia sempre em frente. Então entrei na faixa mais à esquerda (a rua tem 2 faixas), passei para a faixa mais à esquerda (a de dentro), a meio da rotunda passei para a do meio e depois queria passar para a faixa mais a direita para ir para o meu destino. Esta rotunda tem 5 saídas, sendo que neste caso, tem 2 saídas entre a altura que eu entro e a altura que saio.

                            Numa dessas vezes, vinha na faixa da esquerda, entrei para a faixa da rotunda mais à esquerda, depois queria passar para a do meio e vinha uma sharan da GNR nessa mesma faixa a gesticular "nao nao nao" e como que a dizer que tinha de ir sempre na do meio, eu fiz do género a pedir desculpa e meti-me atrás deles, na do meio, entretanto saí mesmo pela do meio porque a saída também tem duas "entradas". Muito confuso eu sei.

                            Se não houver ninguém, vou sempre a direito, tipo chicanes

                            Mas neste caso, podem ter razão, a faixa mais à esquerda, numa rotunda de 3 faixas, só servirá para inversão de marcha ou para sair na penúltima saída...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por TRLOURENCO Ver Post
                              não faço essa interpretação, em que artigo é que se baseiam ?
                              Ao estares na de fora, se trocas de via, sem dares prioridade a quem la circula, em caso de acidente, o culpa é quem mudou de via. O outro, pode ser autuado por uma infracção ao CE.

                              Comentário


                                #16
                                Se houvesse civilização na estrada nem era preciso este tipo de regras. Mas como cada vez mais existem mais encartados na estrada que nem as regras básicas sabem, well... "siga prá India..."

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu cá faço sempre 1 e 2 saída por fora, resto sempre por dentro. É a maneira que acho que funciona melhor para mim é claro e a que me da menos chatices até porque é só gente com falta de bom senso. Aliás já vi um a entrar para a faixa de dentro (rotunda de 3 faixas) para sair na primeira saída lol

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TRLOURENCO Ver Post
                                    não faço essa interpretação, em que artigo é que se baseiam ?
                                    As regras dão a sensação que, como é obrigatorio circular pela via de dentro da rotunda e sair apenas para a via de fora imediatamente antes da saída, quem não o faça está em incumprimento e portanto em caso de acidente quem será culpado é quem não cumpriu o a regra. ERRADO, cuidado, neste caso quem anda por fora está em incumprimento, mas em caso de acidente a regra da prioridade vale mais que esta, quem vem por fora apresenta-se pela direita e portanto caso haja acidente ele tem sempre razão, no máximo é autoado caso se prove que ele vinha por fora à mais de 1 saída.
                                    Nestes casos quem vem por dentro deve dar mais uma volta à rotunda e depois tentar sair de novo.

                                    Não caiam no erro de apertar alguém que venha por fora, pois caso haja um acidente vocês é que serão culpados.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                      Muito gostam de complicar o que é simples...
                                      Com um autocarro, então, é simplicíssimo!...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Também não consigo cumprir sempre.

                                        A confusão acontece maioritariamente na aproximação à rotunda. O que acontece muitas vezes é que não faz sentido ocupar a faixa ao lado para entrar na rotunda, atrapalhando muitas vezes o trânsito e formando ali uma filinha pirilau quando a faixa da direita está livre. Resultado : há sempre alguém que entra por fora e obriga toda a gente que está a fazer correctamente a parar e a ceder-lhe passagem.

                                        Ponto positivo? A minha visão periférica melhorou substancialmente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A única solução nas rotundas grandes e/ou com muito movimento é colocar pinos logo após cada saída. Dessa forma, quem circula na via de fora, tem obrigatoriamente de sair na próxima. A desvantagem desta medida é que tem de se trocar os pinos com frequência.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu neste caso cumpro o código...

                                            Comentário


                                              #23
                                              multas pesadas, ou até tiros à cabeça de quem não cumpre, não resolvem nada se a lei não fôr bem feita e adequada à realidade.

                                              A solução pelos vistos é atirar areia para cima dum monte de esterco para dar a ideia que é ouro. Os resultados estão à vista..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu cá faço as rotundas como manda a lei.. se algum caramelo a faz mal (ou seja.. sempre por fora caso não saia logo na 1ª saída), utilizo a buzina prolongadamenteeeeee ahh e com o pisca para a direita como manda a regra, e tento sempre entalar o espertinho!

                                                Mas sim.. como já tenho dito várias vezes, a polícia.. GNR, BT, etc.. não ligam a mínima, querem é estar com o rabo sentado no carro e a ver o ecrã dos radares!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Posso disser que quando venho trabalhar ás 2h da manha,faço como Homer disse,corto as vias em rotundas pouco ou quase nada movimentadas aquela hora.Não tem justificação fazer como manda a lei neste caso.Em quem eide de bater?No passeio,no betão

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O que me faz impressão é os piscas, ou a falta deles, enato rotundas é horrível e cada um vai por onde lhe apetece

                                                    Um gajo a ter de parar escusadamente, porque o senhor condutor não conhece a alavanca mágica do lado esquerdo do volante

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                                                      Depois de aprovada as novas regras para circular nas rotundas e de muitos meses a cumprir as mesmas, chego à infeliz conclusão que as regras não servem, não estão enquadras com a restante legislação e precisam de ser mudadas ou extintas.

                                                      Eu pelo menos desisti de cumprir a regra em todas as situações, se tiver que andar pela faixa de fora, ando, se der mais jeito pela de dentro ando, é à vontade do frequês, e porquê?

                                                      O que se verifica nas rotundas, pelo menos nas que eu circulo com frequência, são automobilistas a circular por fora e a passar várias saídas, ok até aqui tudo bem, se eu andar correctamente nada me pode acontecer de mal, errado, se eu ao sair para a saída chocar com alguém que vem na via de fora, mesmo que este venha em transgressão quem é culpado sou eu, porque a regra da prioridade sobrepõe-se a esta regra.

                                                      Já tive uns quantos sustos por estar a fazer o correcto, por sorte ainda nao paguei uma porta nova a alguém.

                                                      Mas a gota final foi quando um dia destes vejo a BT muito calmamente instalada na rotunda a ver os carros circularem por fora e nada fazer.

                                                      Por isso, na minha opinião esta regra não serve.




                                                      Ora bem e para enquadrar, caso haja necessidade (mais recente para mais antigo):



                                                      http://forum.autohoje.com/road-book/...a-estrada.html


                                                      http://forum.autohoje.com/forum-gera...ridade-75.html


                                                      http://forum.autohoje.com/road-book/...lacao-etc.html

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                                                        Eu cá faço as rotundas como manda a lei.. se algum caramelo a faz mal (ou seja.. sempre por fora caso não saia logo na 1ª saída), utilizo a buzina prolongadamenteeeeee ahh e com o pisca para a direita como manda a regra, e tento sempre entalar o espertinho!

                                                        Mas sim.. como já tenho dito várias vezes, a polícia.. GNR, BT, etc.. não ligam a mínima, querem é estar com o rabo sentado no carro e a ver o ecrã dos radares!
                                                        Cuidado, se um espertinho vai distraido ou mesmo intencionalmente porque precisa de pintar uma porta deixa que batas nele, nada te adiante dizer que ele vinha por fora e tu vinhas dentro como manda a lei, vai sempre pagar tu.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                                                          Cuidado, se um espertinho vai distraido ou mesmo intencionalmente porque precisa de pintar uma porta deixa que batas nele, nada te adiante dizer que ele vinha por fora e tu vinhas dentro como manda a lei, vai sempre pagar tu.
                                                          Porque razão? se ele é que não vai a cumprir a lei.. ou esta nova lei não se aplica às seguradoras?
                                                          Sei que antigamente era 50/50 visto não haver legislação aplicável.. mas agora qual é a justificação da seguradora?

                                                          Testemunhas arranja-se sempre.. tirando as fotos (e não entrando no caminho da intrujisse), há sempre alguém no carro atras de nós que não se importa de ser testemunha para a seguradora.

                                                          Mas já agora gostava de saber opinião de alguém que trabalhe em uma seguradora, sobre como resolvem estas questões com a nova lei em vigor..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                                                            As regras dão a sensação que, como é obrigatorio circular pela via de dentro da rotunda e sair apenas para a via de fora imediatamente antes da saída, quem não o faça está em incumprimento e portanto em caso de acidente quem será culpado é quem não cumpriu o a regra. ERRADO, cuidado, neste caso quem anda por fora está em incumprimento, mas em caso de acidente a regra da prioridade vale mais que esta, quem vem por fora apresenta-se pela direita e portanto caso haja acidente ele tem sempre razão, no máximo é autoado caso se prove que ele vinha por fora à mais de 1 saída.
                                                            Nestes casos quem vem por dentro deve dar mais uma volta à rotunda e depois tentar sair de novo.

                                                            Não caiam no erro de apertar alguém que venha por fora, pois caso haja um acidente vocês é que serão culpados.
                                                            não concordo e não há nada no C.E. que fundamente isso. Por exemplo, o artigo 30º, "Nos cruzamentos e entroncamentos o condutor deve ceder a passagem aos veículos que se lhe apresentem pela direita", as rotundas estão omissas por alguma razão!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X