Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Espelhos retrovisores - estética ou segurança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Espelhos retrovisores - estética ou segurança?

    Antigamente era normal os espelhos retrovisores estarem colocados no "triângulo" do vidro. Diria que 90% dos carros vinham assim. Atualmente, tenho reparado que quase todos os carros novos vêm com os espelhos colocados mesmo na porta.

    Alguém sabe o motivo, ou qual a vossa opinião para isto? Aerodinâmica, para melhor Cx e melhores consumos? Segurança, para acabar aquela "zona cega" no vidro?

    Lembro-me da evolução de um carro, que é um bom exemplo disto.

    O Opel Corsa B em que aquilo era quase como um bloco inteiro.



    Depois do Corsa C, em que existia apenas uma haste, mas ainda no triângulo do vidro:



    Finalmente o atual Corsa D em que já vem na porta, como a maior parte dos carros atuais.

    Editado pela última vez por BPacheco; 31 July 2014, 20:27.

    #2
    São modas que vão e vêm, por exemplo os primeiros Golf mk1 e mk2 (pre-restyling) tinham o retovisor agarrado na chapa da porta e parte do vidro fixo como se usa hoje em dia, as gerações mk2 (restyling), mk3, mk4, mk5 e mk6 é que tinham o retrovisor no canto do vidro, agora a nova geração mk7 apenas voltou ao sistema original.

    Sinceramente eu acho que foi um retrocesso estético, não gosto nada do triângulo em vidro fica feio e não serve para nada.
    Apenas gosto do retrovisor pendurado na chapa quando não existe nenhum vidro em triângulo no canto (tipo Audi TT mk2).
    Editado pela última vez por DragonH; 10 July 2014, 16:34.

    Comentário


      #3
      Acredito que se trate de razões estéticas.

      Repara que nesse Corsa, se estivesse preso ao triângulo da porta isso significaria retirar aquele vidro pequeno.

      Comentário


        #4
        No caso do Corsa é mesmo por razões funcionais... Se estivesse colocado naquele triângulo de vidro a porta ao abrir iria bater nele...

        Comentário


          #5
          Sou levado a crer que tenha sido por questões de segurança a que os construtores foram "obrigados". Esteticamente, julgo que será unânime que resulta muito melhor algo no vidro do que na porta.

          Pessoalmente, conduzindo por vezes um carro que já tem o espelho na porta, noto que o ângulo morto que deixa de existir no vidro, ajuda muito na visibilidade em cruzamentos, especialmente do lado do pendura.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por BPacheco Ver Post
            Sou levado a crer que tenha sido por questões de segurança a que os construtores foram "obrigados". Esteticamente, julgo que será unânime que resulta muito melhor algo no vidro do que na porta.

            Pessoalmente, conduzindo por vezes um carro que já tem o espelho na porta, noto que o ângulo morto que deixa de existir no vidro, ajuda muito na visibilidade em cruzamentos, especialmente do lado do pendura.
            Duvido que seja isso, o que influencia é a colocação do espelho e não o seu tipo de suporte.
            Agora acredito que os carros modernos nesse campo estejam muito melhores que à 10 anos a trás, fruto de uma maior investigação.

            Comentário


              #7
              Também tem a ver com o facto da base do pilar A ter vindo a ser colocada cada vez numa posição mais avançada (mais para a frente dos carros) e, consequentemente, o pára-brisas ir também ficando menos vertical. Isto é algo que estará segurametne ligado à necessidade de melhorar a segurança passiva e aumentar o espaço dentro do habitáculo.

              Por exemplo, para as gerações Golf:


              O pilar vai-se chegando para a frente, mas o espelho tem que ficar +/- no mesmo sítio relativamente ao condutor. Daí andarem a passar da base do pilar A mais para o meio da porta.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                Duvido que seja isso, o que influencia é a colocação do espelho e não o seu tipo de suporte.
                Agora acredito que os carros modernos nesse campo estejam muito melhores que à 10 anos a trás, fruto de uma maior investigação.
                Certo, mas o espelho ao ficar na porta permite que aquele triângulo seja vidro e que assim se ganhe a visibilidade para aquele ângulo que antes era cego. Pela minha recente experiência, parece coisa pouca, mas em certos cruzamentos, ganha-se uma visibilidade assinalável sobre os carros que vêm da nossa direita.

                Comentário


                  #9
                  Defendendo a minha de que o motivo principal é a segurança, meto aqui um vídeo que filmei hoje, num cruzamento onde passo regularmente e onde dá para perceber bem a seriedade do ângulo morto na visibilidade.

                  Reparem como o Tiguan desaparece por completo e só o volto a ver quando está mesmo à minha frente.

                  Editado pela última vez por BPacheco; 31 July 2014, 20:29. Razão: upload video

                  Comentário


                    #10
                    isso é que chamas o ângulo morto, acho que estás a fazer confusão

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                      isso é que chamas o ângulo morto, acho que estás a fazer confusão
                      Recomendo-te a leitura disto:

                      Blind spot (vehicle) - Wikipedia, the free encyclopedia

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                        isso é que chamas o ângulo morto, acho que estás a fazer confusão
                        Este é um ângulo morto (no meu carro pelo menos). Há mais, claro.

                        Mas percebo o que queres dizer. Normalmente o ângulo morto a que alguém se refere é este:

                        Comentário


                          #13
                          Tudo num do carro que nos bloqueie a visão para o exterior é considerado um ângulo morto.
                          Pilar A é um ângulo morto
                          Apoios do retrovisor e demais plásticos ou chapa inerente ao mesmo é ângulo morto.
                          Pilar B e C também
                          Escovas é angulo morto... Ovos no vidro é angulo morto... M***a de passarinhos é angulo morto... Ok, eu calo-me...

                          Comentário


                            #14
                            então peço desculpa, não fazia ideia que isso também era considerado ângulo morto, levava o ângulo à letra
                            sendo assim os selos da ipo e do seguro também são ângulos mortos, até um passageiro ao lado também coitado

                            Comentário


                              #15
                              E ainda tens o caso dos carros japoneses dos anos 70 que no Japão tinham os espelhos assim


                              Comentário


                                #16
                                É estética, de certeza absoluta, até porque facilmente se encontram exemplos de carros da mesma época cujos espelhos estavam "em triângulo", outros presos na chapa e outros pela "haste" (usando a nomenclatura do autor do tópico).

                                Comentário


                                  #17
                                  Porta



                                  Comentário


                                    #18
                                    Nunca tinha pensado nisto!

                                    Cá para mim o autor do tópico tem tempo livre a mais... ou sou eu que sonho muito com o avatar dele (a parte das mamocas, não das argolas) e me esqueço destes pequenos "pormaiores"!

                                    PS - bom mesmo era quando os automóveis só tinha espelho retrovisor do lado direito!

                                    Comentário


                                      #19
                                      MAdDragon, eu estou é a referir-me é a tendência atual. É raro o carro novo que não saia com o espelho colocado na porta numa "haste". Acredito que terá saído uma qualquer norma automóvel de segurança a determiná-lo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                        Nunca tinha pensado nisto!

                                        Cá para mim o autor do tópico tem tempo livre a mais... ou sou eu que sonho muito com o avatar dele (a parte das mamocas, não das argolas) e me esqueço destes pequenos "pormaiores"!

                                        PS - bom mesmo era quando os automóveis só tinha espelho retrovisor do lado direito!
                                        Do lado esquerdo.



                                        Do lado direito era opcional até meados dos 80...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                          Nunca tinha pensado nisto!

                                          Cá para mim o autor do tópico tem tempo livre a mais... ou sou eu que sonho muito com o avatar dele (a parte das mamocas, não das argolas) e me esqueço destes pequenos "pormaiores"!

                                          PS - bom mesmo era quando os automóveis só tinha espelho retrovisor do lado direito!
                                          Eu também não, até ter visto a diferença na visibilidade entre o meu carro e o carro da minha mulher. Este cruzamento que filmei, faço-o muitas vezes e tenho a dificuldade que o vídeo demonstra. Já apanhei bons cagaços à custa disto. Basta olhar para a esquerda antes e em 2 segundos aparece-me um carro pela direita que entretanto se "escondeu" atrás do espelho. No carro da minha mulher, mais recente que o meu, nada disto se passa.

                                          PS: quanto ao tempo livre a mais, num fórum de carros prefiro falar/debater sobre assuntos do mundo automóvel (por pouco interessantes que possam parecer), do que sobre a nova colecção de cuecas do Cristiano Ronaldo (com todo o respeito por quem o faz).
                                          Editado pela última vez por BPacheco; 01 August 2014, 11:57.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Muito bem pensado. Os meus retrovisores, já para não falar dos pilates, provocam-me imensos ângulos mortos. Inclusive o de entrar numa AE, dou por mim a olhar várias vezes até perceber se vem algum carro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              a mim só me faz confusão como é que algumas pessoas conseguem conduzir com os espelhos rebatidos como já vi algumas vezes
                                              de resto curto olhar para um carro de frente e ver aquela assimetria da falta de espelho do lado direito como por exemplo nesta pub

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ou esta



                                                Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                                E ainda tens o caso dos carros japoneses dos anos 70 que no Japão tinham os espelhos assim

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PedroAugusto Ver Post
                                                  Do lado esquerdo.


                                                  Do lado direito era opcional até meados dos 80...
                                                  Bolas, pá! Um gajo já não pode ter passado a infância na África do Sul?!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BPacheco Ver Post
                                                    MAdDragon, eu estou é a referir-me é a tendência atual. É raro o carro novo que não saia com o espelho colocado na porta numa "haste". Acredito que terá saído uma qualquer norma automóvel de segurança a determiná-lo.
                                                    E eu estou a dizer que não me acredito que seja uma norma mas sim...uma tendência estética.
                                                    Até como já disseram, os carros agora têm uma mini janela logo atrás do pilar A.
                                                    Como colocar ali o espelho?

                                                    E ainda bem, não gosto dos espelhos como exemplifica o Corsa A.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PedroAugusto Ver Post
                                                      Do lado esquerdo.



                                                      Do lado direito era opcional até meados dos 80...
                                                      Tive um carro assim (Nissan Micra de 1985) e o espelho do lado direito nunca me fez diferença.-
                                                      Talvez tenha aprendido a viver sem ele.
                                                      Quando me vi num carro com espelho à direita, andei meses sem olhar para ele.
                                                      É tudo uma questão de hábito.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                        Bolas, pá! Um gajo já não pode ter passado a infância na África do Sul?!
                                                        Vês melhor assim petrus?


                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não sei se na Europa isso era comum, mas no brasil ainda existiam os famosos quebra-vento. Vinham na maioria dos carros até metade dos anos 90.








                                                          Essa janela (que costumava ser opcional) quando aberta, servia para impedir a entrada de ar com os vidros abertos. Não existia no Opel Asc___ Alemão, mas existia no Chevrolet Monza sul-americano por exemplo. Mas nos carros novos esse vidro atrás do pilar A é fixo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O 127 tambem tinha essas janelas...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X