Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ir de Lisboa ao Porto é 30% mais caro - na A1

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ir de Lisboa ao Porto é 30% mais caro - na A1

    Fica a noticia, para que possamos comparar com os transportes alternativos para o mesmo percurso.

    Decididamente o automóvel neste pais paga tudo e mais alguma coisa, desde a sua compra ao seu uso, é sempre a galinha dos ovos de ouro, quer para o estado quer para determinadas instituições.

    Decididamente nos ultimos 3 anos um aumento de 30%(combinado), e ter obras de Santarem a Torres Novas com um decrescimo substâncial de qualidade e segurança, só pressupõe que fomos delapidados (não vou usar o termo xulos)pela BRISA.



    2006-08-24
    Combustíveis - Viagem na A1 já custa mais de 40 euros
    Ir de Lisboa ao Porto é 30% mais caro

    Fazer a A1 (Lisboa-Porto) num automóvel ligeiro de passageiros (carro a gasóleo com um consumo médio de sete litros aos 100 quilómetros) custa hoje 41,05 euros, mais 9,25 euros do que em Agosto de 2003, o que corresponde a um aumento próximo dos 30 por cento em apenas três anos.



    Atendendo a que o preço da portagem da A1, que custa 18,15 euros, cresceu um euro e 35 cêntimos, a principal causa daquela subida está no aumento do preço dos combustíveis. Basta referir que o litro de gasóleo custa hoje mais 40 cêntimos de que em Agosto de 2003.

    Mas esta inflação do preço da viagem de carro entre as duas maiores cidades do País, que atinge diariamente cerca de 40 mil viaturas, torna-se ainda mais significativa quando comparada com os restantes meios de transporte terrestres, nomeadamente o autocarro expresso e o comboio Alfa Pendular.

    No caso do expresso, o preço cresceu, em três anos, ‘apenas’ dois euros, passando a viagem de 13 para 15 euros. Quanto ao Alfa Pendular, passou de 24,5 para 27,5 euros, ou seja, aumentou três euros em três anos.

    Deve referir-se, no entanto, que estamos a falar de aumentos anuais médios de 5,1 por cento no caso do autocarro e de quatro por cento no que respeita ao comboio.

    Contas feitas, apesar de terem registado aumentos significativos, as viagens de autocarro e de comboio conheceram uma inflação muito inferior às que são feitas com recurso ao automóvel: o dobro do autocarro e mais duas vezes e meia que o comboio.

    De resto, o meio de transporte, entre Lisboa e o Porto, que mais aumentou foi o avião: 41 por cento. A viagem que hoje custa na PGA 127,5 euros, custava 90 euros em Agosto de 2003.

    AUMENTA PROCURA DO AUTOCARRO

    CRISE

    Depois de vários anos a perder passageiros, o autocarro expresso está agora a registar um assinalável crescimento (calcula-se que dez por cento em seis meses). Há quem diga que é por causa da crise, já que o expresso é metade do preço do Alfa.

    GASOLINA

    A viagem entre Lisboa e Porto num carro a diesel que gaste sete litros aos 100 custa, incluindo portagens, 41,05 euros. Se falarmos de uma viatura ligeira a gasolina, que também consuma sete litros aos 100, o preço sobe para os 44,50 euros.

    TEMPO

    Excepção para o turismo, a questão do tempo tem muita importância para quem faz a viagem entre Lisboa e o Porto. Mas a diferença entre o carro, o comboio e o autocarro já não é muito significativa. Cumprindo a lei, ronda tudo as três horas.

    CUSTOS DE UMA VIAGEM TERRESTRE ENTRE LISBOA E PORTO (300KM)

    Meio de transporte - Agosto 2003 - Agosto 2006 - Variação

    Avião - 90 euros - 127,5 euros - +37,5€ (41%)

    Comboio - 24,5 euros - 27,5 euros - +3€ (12,2%)

    Expresso - 13 euros - 15 euros - +2€ (15%)

    Carro - 31,8 euros - 41,05 euros - +9,25% (30%)

    Secundino Cunha
    In CM Hoje

    #2
    Esses 41,05 euros de Porto a Lisboa é já com portagens etc certo ?

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Fresh_Fruit

      Esses 41,05 euros de Porto a Lisboa é já com portagens etc certo ?
      Sim

      citação:A viagem entre Lisboa e Porto num carro a diesel que gaste sete litros aos 100 custa, incluindo portagens, 41,05 euros. Se falarmos de uma viatura ligeira a gasolina, que também consuma sete litros aos 100, o preço sobe para os 44,50 euros.

      Comentário


        #4
        custa 18.15,porto a lisboa?

        Comentário


          #5
          Mas bastam ir 2 pessoas no carro que compensa LOGO.

          Comentário


            #6
            e novidades?

            Comentário


              #7
              Pois :| ... é a palhaçada de sempre ...Para fazermos 300 km gasta-se um balurdio. É mesmo frustrante .
              Na alemanha vou de Estugarda a Hannover com 30€ ... tudo incluido e ainda sobra e sao 500 KM .

              Comentário


                #8
                Ainda bem que o meu gasta menos que o 6 lt

                Ainda bem que eu saio antes de chegar ao porto

                :D:D

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por PGT_SW

                  e novidades?
                  O teu post não apresentou nenhumas.

                  Comentário


                    #10
                    citação: Mas bastam ir 2 pessoas no carro que compensa LOGO.
                    Exatamente, eu proprio comprovei isso este ano, paguei 14€ pelo expresso e demorei 5 horas de viagem enquanto que de carro demoro 3 sem abusar muito na velocidade(120-130). Na minha opinião expresso só compensa se viajarmos sozinhos, pq de resto sai mais caro, a viagem demora mais tempo etc etc..

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Excalibur

                      citação:Originalmente colocada por PGT_SW

                      e novidades?
                      O teu post não apresentou nenhumas.

                      Eu nao estava a criticar o teu post.. estava a criticar o nosso país por ser sempre a mesma ******[8)]

                      EDIT: 1500 posts lol

                      Comentário


                        #12
                        Eu já deixei de andar em Auto-estradas há muito tempo. Só quando vou com pressa.
                        É inaceitável que se pague mais de portagens do que gasóleo/gasolina.
                        Pagar 2,10 para passar a Ponte Vasco da Gama também é um exagero. Para a classe 2 são logo 4,90!!!
                        Só assim se consegue pagar os ordenados+compensações aos adminstradores.

                        Comentário


                          #13
                          Por este andar, daqui a 10 anos só indo a pé!

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por PGT_SW


                            Eu nao estava a criticar o teu post.. estava a criticar o nosso país por ser sempre a mesma ******[8)]

                            EDIT: 1500 posts lol
                            Psssttt....

                            Apesar dos

                            Também eu estava a entrar contigo.

                            Comentário


                              #15
                              Existe poucas vez (agora é sempre) que passo na AE1 que não esteja em obras.

                              Acho que deviamos ter um desconto por cada vez que está em obras, pois muitas das vezes reparo que são problemas reincidentes provavelmente por mau acabamento do empreiteiro.

                              Já para não falar na AE8, aquilo deve chegar à figueira quando eu tiver para ai uns 200 anos :D

                              Comentário


                                #16
                                alguem sabe de um site onde posso ver os preços das portangens em portugal?

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                  alguem sabe de um site onde posso ver os preços das portangens em portugal?
                                  http://www.brisa.pt/Brisa/vPT/Viajar...s+de+Portagem/

                                  Comentário


                                    #18
                                    não consigo calcular!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Essas comparações são totalmente ridículas... Vindo da fonte que vem, não fico nada espantado com a escolha de 2003 como ano de comparação: 30% é um número redondinho e suficientemente alto para "chatear" o português.
                                      Aposto que para "chatear" mais, o 24 Horas vai escolher o ano de 1996 ou melhor ainda o ano de 1986 e para fazer uma manchete com uma diferença percentual na ordem dos milhares...

                                      Caso não tenham reparado: os preços subiram bastante em todo o lado e nós, neste cantinho aqui plantado, queriamos ter o poder de compra de um inglês ou de um alemão para que essa subida não se fizesse sentir tanto. Mas infelizmente não temos (e por nossa própria culpa), o que temos (e parece que adoramos e não queremos mudar), é muitos feriados, muitas pontes, muitas tolerâncias de ponto, muitos direitos adquiridos, muito pouca produtividade e muitas queixas contra tudo o que está mal mas nada fazemos para mudar (em especial nada pode ser mudado se nos tocar a nós em particular).
                                      Ora, não somos ricos e somos (genericamente) uns acomodados, isto permite-nos um brilhante lugar em todos os indicadores da UE, logo atrás da Grécia...

                                      O que quero dizer com isto é que, infelizmente, não nos podemos dar ao luxo de ter AEs com 500 kms por 30€.
                                      Lá diz a sabedoria popular que "quem não tem dinheiro não tem vícios", mas a nossa mentalidade parece querer provar o contrário à força de muitos créditos e de 107% média de endividamento das famílias portuguesas...
                                      Se uma viagem pela a AE é cara, usem a nacional.
                                      A viagem de carro é carro é cara? Optem pelo autocarro, embora o desaconselhe pela nota pessoal abaixo.
                                      Não há dinheiro para o combustível? Não se faz a viagem.
                                      É radical? Talvez, mas é também bom comum: não posso gastar mais do que ganho.
                                      Em vez de culpar os outros, inclusivé a BRISA (que faz e muito bem o seu trabalho como empresa que é: lucrar) e o carro que paga tudo (isso não é verdade, pois se o fosse os meus descontos mensais para IRS e SS seriam bem mais baixos), porque não olhar para nós mesmos com um olhar crítico e ver o que fazemos mal em toda essa situação?


                                      Quanto ao autocarro:
                                      A última vez que aindei de autocarro em detrimento do carro, paguei mais pelo bilhete Lx-Leiria do que se fosse de carro, em especial porque eram duas pessoas, mas mesmo sendo apenas uma única pessoa compensava ir de carro. É que não nos podemos esquecer que o autocarro faz apenas cidade-cidade, e a menos que os pontos de partida e chegada sejam no mesmo bairro das estações, temos de investir no transporte de casa até à estação e depois da estação até casa, adicionamos o custo do desconforto da espera dos transportes e do tempo de viagem et voilá o carro compensa e muito...

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por dacapata

                                        É inaceitável que se pague mais de portagens do que gasóleo/gasolina.
                                        Ora, ora.. daqui a 2-3 anos a gasosa está a 2€ (gasóleo 1,5€) e aí já tens o que querias: pagas menos de portagem que de gasosa [}][}][}]

                                        Comentário


                                          #21
                                          entre o comboio ou autocarro axo que sempre fica mais barato ir de carro, imagina vais de lisboa ao porto em autocarro ou comboio mais os doi deixa-te sempre numa estaçaõ qualquer ora ai já tens que pagar outro meio de trasnporte seja taxi ou autocarro para ir ao destino final,em no entanto o carro deixa-te mesmo a porta do destino.

                                          Comentário


                                            #22
                                            alguem me confirma que grijo a lisba,num veiculo classe 1,são 18.15 euros a portagem?

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                              alguem me confirma que grijo a lisba,num veiculo classe 1,são 18.15 euros a portagem?
                                              O simulador parece não funcionar.

                                              Podes ligar para 808 508 508 e perguntar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O quê??? Aumentaram os preços no passerelle?? [}]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  a A1 até é barata... nas autoestradas novas que têm feito por cá, o preço ronda os €0.10 por km. assim a A1 deveria custar uns €30 e não €18...

                                                  já agora: a brisa apenas aumentou o preço da portagem 8% nestes três anos... está mais ou menos ao nível da inflação.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por dacapata

                                                    Eu já deixei de andar em Auto-estradas há muito tempo. Só quando vou com pressa.
                                                    (...)
                                                    eu tb. agora é só AE até ao carregado ou aveiras e depois sempre na nacional.

                                                    poupo, em média, 18€ em portagens entre lisboa e coimbra (ida e volta).
                                                    e ainda posso parar para abastecer 0.09€ mais barato em pombal...[:X]

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      e eu, agora que fizeram autoestrada entre braga e apulia (pra praia :D), não saio da nacional a não ser que tenha pressa (o que é raríssimo). regra geral, o pessoal mete-se todo pela AE e a nacional ficou com o transito aceitável, por isso dá para andar nas calmas...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por panpipe

                                                        citação:Originalmente colocada por dacapata

                                                        Eu já deixei de andar em Auto-estradas há muito tempo. Só quando vou com pressa.
                                                        (...)
                                                        eu tb. agora é só AE até ao carregado ou aveiras e depois sempre na nacional.

                                                        poupo, em média, 18€ em portagens entre lisboa e coimbra (ida e volta).
                                                        e ainda posso parar para abastecer 0.09€ mais barato em pombal...[:X]
                                                        É pá é como eu, qd vou para a zona de Coimbra é AE até ao carregado e depois Nacional.
                                                        Costumo parar em Leiria para descançar os cavalos do carro e comer qq coisa.
                                                        Já agora, comer nas estações de serviço é caríssimo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Darth Vader

                                                          alguem me confirma que grijo a lisba,num veiculo classe 1,são 18.15 euros a portagem?
                                                          Foi isso que paguei há cerca de um mês!

                                                          Já agora, tenho que ir ao Porto (moro em Lx) daqui a uma semanas em trabalho (vou 2 dias) e irei sozinho.

                                                          Se for de transporte (combóio ou autocarro) tenho que apanhar um táxi para a estação e bem cedinho, pois tenho que estar às 09:00 no Porto. Depois apanho outro táxi para o destino (que é nos subúrbios do Porto e onde não há transportes, que eu saiba), sempre com a bagagem atrás (sempre são 2 dias). No final do dia de trabalho apanho outro táxi para o alojamento e no dia seguinte repito o processo...

                                                          Moral da história: bilhete de autocarro/combóio, 4 ou 5 vezes de táxi, incómodo de andar com a tralha atrás...

                                                          Prefiro ir de carro, pelo menos enquanto puder!!![8)]

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por dacapata

                                                            citação:Originalmente colocada por panpipe

                                                            citação:Originalmente colocada por dacapata

                                                            Eu já deixei de andar em Auto-estradas há muito tempo. Só quando vou com pressa.
                                                            (...)
                                                            eu tb. agora é só AE até ao carregado ou aveiras e depois sempre na nacional.

                                                            poupo, em média, 18€ em portagens entre lisboa e coimbra (ida e volta).
                                                            e ainda posso parar para abastecer 0.09€ mais barato em pombal...[:X]
                                                            É pá é como eu, qd vou para a zona de Coimbra é AE até ao carregado e depois Nacional.
                                                            Costumo parar em Leiria para descançar os cavalos do carro e comer qq coisa.
                                                            Já agora, comer nas estações de serviço é caríssimo.

                                                            Carissimo e de muito má qualidade. O café pareçe sempre a agua de mudar as azeitonas:D

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X