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Vantagens em ter Jantes de Liga Leve

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    Vantagens em ter Jantes de Liga Leve

    Ando a pensar em comprar um carro, não muito barato, nem muito caro (por volta 4000/5000€), e pouco percebo de mecânica ou de carros.

    E na qual, um dos carros que estou indeciso, não tem Jantes de Liga Leve, pois quando procuro carros com uma pessoa amiga, ele repara sempre se os carros teem ou não Jantes de Liga Leve. Como tal, gostava de saber se estas jantas trazem ou não alguma vantagem.

    #2
    É mais por uma razão estética. Em termos de condução nunca notei qualquer diferença-

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      #3
      São mais leves face às de ferro, mas isso não se nota. A grande vantagem é a estética.

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        #4
        Em carro ditos "normais" a única vantagem é realmente estética.

        As desvantagens: empenam mais facilmente que as de aço e são mais difícies de desempenar/reparar.
        Na compra, podes usar o facto de não ter jante de liga leve para baixar o preço pois os carros com jante de aço /tampão são mais difíceis de vender.

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          #5
          O stance é bem superior com a bela jantola especial.

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            #6
            Acho que nos carros comuns é meramente estética.

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              #7
              O facto de serem em liga leve não significa que sejam mais leves que umas correspondentes em ferro. A liga pode ser leve, mas acaba por ser necessário mais material para garantir os niveis de resistência desejados.

              Se é para obter vantagens dinâmicas, a redução das massas não suspensas é essencial, e para tal, há que encontrar jantes realmente leves. E essas costumam ser bem caras.

              As vantagens notar-se-ão na diminuição da inércia na mudança de direcção, com a correspondente consequência de respostas mais imediatas, potenciando a agilidade. O facto de a suspensão ter de lidar com menos peso, também deverá ajudar o trabalho desta.

              Tive a oportunidade de retirar 2.2kg por canto quando era dono de um Mx-5. Um brinquedo ágil por natureza, e mesmo assim notou-se e bem a diferença no ataque Às curvas. Muito mais imediato nas reacções aos inputs de direcção. A direcção em si, também ficou mais leve. Hidraulicamente assistida, não sei se com as direcções elétricas actuais notar-se-ia alguma diferença no peso desta.

              De qualquer forma, quanto menos peso, melhor. Segundo dados dos "magos" da suspensão, retirar 1kg de massas não suspensas, equivale a retirar 4kg da carroçaria. É só fazer as contas

              Mas no geral, é como dizem neste tópico. Na maior parte dos casos é apenas uma questão estética.

              Comentário


                #8
                Antigamente quando as jantes de liga leve era feitas de uma liga de Aluminio e Magnésio eram bastante leves, atualmente as jantes baratas do mercado só em Aluminio é necessário mais material que as de aço e são mais pesadas!

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                  #9
                  Originalmente Colocado por crash Ver Post
                  O facto de serem em liga leve não significa que sejam mais leves que umas correspondentes em ferro. A liga pode ser leve, mas acaba por ser necessário mais material para garantir os niveis de resistência desejados.

                  Se é para obter vantagens dinâmicas, a redução das massas não suspensas é essencial, e para tal, há que encontrar jantes realmente leves. E essas costumam ser bem caras.

                  As vantagens notar-se-ão na diminuição da inércia na mudança de direcção, com a correspondente consequência de respostas mais imediatas, potenciando a agilidade. O facto de a suspensão ter de lidar com menos peso, também deverá ajudar o trabalho desta.

                  Tive a oportunidade de retirar 2.2kg por canto quando era dono de um Mx-5. Um brinquedo ágil por natureza, e mesmo assim notou-se e bem a diferença no ataque Às curvas. Muito mais imediato nas reacções aos inputs de direcção. A direcção em si, também ficou mais leve. Hidraulicamente assistida, não sei se com as direcções elétricas actuais notar-se-ia alguma diferença no peso desta.

                  De qualquer forma, quanto menos peso, melhor. Segundo dados dos "magos" da suspensão, retirar 1kg de massas não suspensas, equivale a retirar 4kg da carroçaria. É só fazer as contas

                  Mas no geral, é como dizem neste tópico. Na maior parte dos casos é apenas uma questão estética.
                  E nas motos ainda se sente mais esse efeito! Uma desportiva com aqueles dois enormes rotores na roda da frente fica bem mais fácil de inserir em curva quando se trocam os discos por uns mais leves do tipo pétala...

                  Comentário


                    #10
                    Liga leve significa isso mesmo que a liga utilizada é "leve" não necessáriamente que a jante o é.

                    Nos casos falados, jantes de aluminio fundidas são geralmente (para as mesmas medidas) mais pesadas que as de ferro.

                    As jantes feitas em 2 peças, forjadas, as feitas por fluotorneamento e Bi/tri partidas tipo BBS essas sim por norma são mais leves.

                    Comentário


                      #11
                      Não confundir "jantes especiais" com "jantes de liga leve".

                      Há jantes especiais em materiais tradicionais.

                      Existem de facto diferenças na dinâmica do carro se a jante for mais leve, os tais pesos não suspensos têm maior influencia que os suspensos.

                      Comentário

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