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Portugal é o país da Europa com maior aumento no registo de novos carros

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    [Mercado] Portugal é o país da Europa com maior aumento no registo de novos carros

    Noticia hoje o jornal Público que Portugal é o país da Europa com maior aumento no registo de novos carros
    Portugal é o país da Europa com maior aumento no registo de novos carros - PÚBLICO

    Portugal, no primeiro semestre de 2014, teve um crescimento de 37,7% enquanto a média da UE foi 6,5%, quase seis vezes menos.

    Na União Europeia, o registo de novos automóveis cresceu 6,5%. Depois de Portugal, só a Croácia conseguiu atingir crescimentos na casa dos 30%. Seguem-se a Roménia, Irlanda e Hungria, países com evolução positiva (entre 27,2% no caso da Roménia e 23,4% na Irlanda). Os principais mercados também registaram aumentos: na Alemanha houve mais 2,4% de novos registos, em França 2,9% e no Reino Unido 10,6%.

    Eu não sei mesmo o que vai pela cabeça das pessoas, com esta mentalidade o país há de ser sempre pobre e com baixos salários. 1/4 das importações do país são carros e combustíveis.
    Eu sei que o sector dá emprego a muitas pessoas, mas só por certo um valor reduzido é para pagar salários em Portugal, a grande maioria vai para o estrangeiro, para os países dos fabricantes.

    Porque não gastam esse dinheiro em férias em Portugal, ou a jantar mais vezes fora, que também dá muito emprego? Porque não usam esse dinheiro para dar melhor educação aos filhos?

    Protestamos sempre que a Merkel é a má da fita, mas mal nos vemos com dinheiro compramos-lhe logo um automóvel, com enormes custos associados.

    Perdoem-me o desabafo, mas sinceramente não percebo, é um desabafo de alguém que é patriota e que quer ver um Portugal melhor, com melhores salários e melhor qualidade de vida para os seus habitantes.

    Os carros mais antigos não nos servem bem? No meu fiz sempre uma boa manutenção, e tal faz milagres e poupa-se muito dinheiro, e dá-se emprego a muitos mecânicos.

    Edit: (notícia do Público em plena crise 12/03/2013)
    Apesar da crise, 63% dos portugueses pretendem comprar um carro nos próximos dois anos. Mas usado. E só não compram um novo porque não podem, enquanto no resto da Europa, 45% dos cidadãos não o faz porque prefere manter a viatura actual, segundo um estudo da Cetelem. Enquanto os europeus, nos últimos anos, têm vindo a mudar de comportamento, trocando menos de carro e optando por veículos mais pequenos, mais baratos ou em segunda mão, os portugueses continuam a valorizar a compra de carro novo. Só que nestes tempos que correm, é um esforço a que não se podem dar ao luxo, admitem 44% dos inquiridos. Só 33% - contra 45% no caso dos restantes cidadãos da Europa - se dizem satisfeitos com a actual viatura.
    http://www.publico.pt/economia/notic...carros-1587466
    Editado pela última vez por tiagoraraujo; 18 July 2014, 13:01.

    #2
    Metade ou mais de alguns desses carros comprados vão ser penhorados entretanto, é mais um indicador que enquanto país ainda não aprendemos a viver dentro das nossas possibilidades.

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      #3
      O Tuga gosta é de BMW's Mercedes e Audis.. mesmo que tenham que comer uma sandes de fome e um copo de sede para os terem!
      Infelizmente vejo tanta pessoa com falta de cabeça a comprar carros novos e a ficarem empenhados até ao pescoço.. mas cada um faz o que quer da sua vida! Não é o que se diz? Já deixei de me preocupar..

      Comentário


        #4
        Quanta dessa % pertence a aquisições feitas pelas rent a cars e empresas?

        Comentário


          #5
          Parem e pensem um bocadinho: num mercado que regrediu para níveis de há 25 anos atrás, é normal que qualquer subida tenha um contorno espectacular!

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            #6
            Greetings!

            Lembro-me agora de uma rapariga que comprou um carro quase novo (207), e passado pouco tempo voltou a viver com os pais, porque não tinha dinheiro para a renda e viver.
            Os pais dela são super quadrados. Imagine-se o sacrificio.

            Cumprimentos

            Comentário


              #7
              Eu acho que os números explicam-se pelo seguinte:

              - Enorme retração do mercado nos ultimos anos.
              - Este ano, estão a ocorrer muitas renovações de frota (leasings no fim) de várias empresas, e Rent a Car. Tudo estava a ressacar dos anos mais negros (não que isto ainda não esteja, porque está, mas há uma ligeira brisa (mas ténue) optimista no ar).

              Quanto a cada caso individual, cada um sabe de si. Pessoalmente não adquiro veículos a crédito. Ou tenho ou não tenho, não há cá meio termo.
              E quanto a premium... gosto deles, mas depois penso na manutenção e custos e tal. E deixo-me disso. Um carro não é só comprá-lo, é também mantê-lo. A maioria ignora este ponto, mantê-lo!

              Comentário


                #8
                No primeiro semestre, Portugal foi o país da União Europeia (UE) a registar o maior aumento de registos de novos automóveis ligeiros de passageiros. De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, em comparação com o ano passado, o número cresceu 37,7% para um total de 75.780 veículos registados, mas isso não significa que tenham sido todos vendidos.
                O sector automóvel tem sentido fortemente a crise económica, que levou a uma acentuada redução do consumo. Ainda que significativa, esta subida surge depois de um período difícil para os fabricantes. Para alcançar objectivos de vendas, os stands também promovem o registo de novas matrículas, tendo os veículos à disposição na loja. Essas unidades podem ser vendidas mais tarde, muitas vezes, com redução no preço.
                Na União Europeia, o registo de novos automóveis cresceu 6,5%. Depois de Portugal, só a Croácia conseguiu atingir crescimentos na casa dos 30%. Seguem-se a Roménia, Irlanda e Hungria, países com evolução positiva (entre 27,2% no caso da Roménia e 23,4% na Irlanda). Os principais mercados também registaram aumentos: na Alemanha houve mais 2,4% de novos registos, em França 2,9% e no Reino Unido 10,6%.
                Analisando apenas o mês de Junho, a Alemanha foi o único dos principais mercados a encolher (-1,9%). Os restantes mostram desempenhos mais positivos em comparação com o mesmo mês de 2013. Portugal também seguiu a tendência de crescimento expressivo: foram registados mais 23,5% de veículos em Junho, de 12.735 em 2013 para 15.733 em 2014.
                Quanto aos fabricantes, o grupo Volkswagen (com a maior quota de mercado na UE) registou mais 7,4% de veículos no primeiro semestre (para um total de mais de 1,5 milhões). Mas a marca que maior crescimento obteve foi a Mazda (55,4% para 85 mil unidades). O Grupo PSA reduziu a sua presença no mercado com menos 0,1% de novas matrículas, mas a marca Peugeot conseguiu crescer 3,4% (a quebra foi impulsionada pela Citroën, que reduziu os novos automóveis em 4,1%). Depois da Mazda, a maior evolução positiva foi protagonizada pela Renault – o terceiro fabricante de automóveis com maior quota na UE cresceu 23,9%, muito graças à sua marca low cost, Dacia (+32,8%).
                Fica a notícia completa.
                Seja como for, esta subida é perfeitamente normal, face à quebra que existiu nos últimos aos.

                Uma subida de 23,5% em relação a Junho parece uma grande coisa, mas na pratica apenas se traduz em 3000 carros de diferença. Isso é alguma coisa?

                Claro que como só interessa ler as gordas e os números grandes, não vão faltar os comentários da praxe a criticar o zé que come atum e anda de carro novo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                  Quanta dessa % pertence a aquisições feitas pelas rent a cars e empresas?
                  É incrível que ninguém se lembra desse detalhe. É mais fácil partir para o "cascanço" do costume.

                  PS: Mas não nego que não continue a haver gente que viva acima das suas possibilidades.

                  Comentário


                    #10
                    A culpa é do governo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                      Parem e pensem um bocadinho: num mercado que regrediu para níveis de há 25 anos atrás, é normal que qualquer subida tenha um contorno espectacular!
                      Pronto, com esse terrível bom senso lá estragaste tu a onda de indignação...

                      PS: o Público está cada vez mais parecido com o Correio da Manhã...

                      Comentário


                        #12
                        Caros amigos, factos são factos. Este excerto é de uma notícia do Jornal de Notícias do dia 8 deste mês. Penso que explica (quase) tudo.

                        O crédito malparado das famílias portuguesas atingiu em maio deste ano o valor mais elevado desde o início de 1998, o início da série, segundo dados publicados pelo Banco de Portugal, esta terça-feira.
                        O link para a notícia na íntegra é este: Crédito malparado das famílias atinge valor mais elevado de sempre - JN

                        Cumprimentos!

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                          #13
                          Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                          É incrível que ninguém se lembra desse detalhe. É mais fácil partir para o "cascanço" do costume.

                          PS: Mas não nego que não continue a haver gente que viva acima das suas possibilidades.

                          Onde é que já ví um tópico com um gajo completamente nú sentado num classe E novinho?


                          On topic:

                          Não acho que vivam acima das suas possibilidades, apenas fazem opções de vida diferentes.


                          Há pessoas que preferem ter um bom carro para mostrar ao amigos e conhecidos, pela imagem, por causa do trabalho que assim o exige ou por puro prazer. Depois poupam na habitação na alimentação, na roupa, no combustivel, em pneus, etc.

                          Outros estão-se bem a lixar para a imagem de carro premium novo a brilhar e preferem ter um carro simples, mas comer bem, ir ao restaurante 1 ou 2 vezes por semana e ter uma boa e confortavel casa.


                          Não se pode ter tudo, pelo menos em Portugal

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Parem e pensem um bocadinho: num mercado que regrediu para níveis de há 25 anos atrás, é normal que qualquer subida tenha um contorno espectacular!
                            sim, mas isso não explica 37,7%, contra 6,5% da média da UE, seis vezes! Toda a UE teve também forte descréscimo nas vendas nos últimos anos. Eu acho que é mesmo mentalidade. A Alemanha que os produz e onde as pessoas têm melhores salários teve um crescimento de 2,4%. A crise do sector não afeta apenas Portugal, mas toda a Europa, mas nós somos o que ajudamos o sector a recuperar mais facilmente.
                            Editado pela última vez por tiagoraraujo; 17 July 2014, 12:04.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
                              [FONT=Georgia]

                              Fica a notícia completa.
                              Seja como for, esta subida é perfeitamente normal, face à quebra que existiu nos últimos aos.

                              Uma subida de 23,5% em relação a Junho parece uma grande coisa, mas na pratica apenas se traduz em 3000 carros de diferença. Isso é alguma coisa?

                              Claro que como só interessa ler as gordas e os números grandes, não vão faltar os comentários da praxe a criticar o zé que come atum e anda de carro novo.
                              Acho que não viu bem os números, a notícia refere um total de 75780 automóveis novos registados.

                              No primeiro semestre, Portugal foi o país da União Europeia (UE) a registar o maior aumento de registos de novos automóveis ligeiros de passageiros. De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, em comparação com o ano passado, o número cresceu 37,7% para um total de 75.780 veículos registados, mas isso não significa que tenham sido todos vendidos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                É incrível que ninguém se lembra desse detalhe. É mais fácil partir para o "cascanço" do costume.

                                PS: Mas não nego que não continue a haver gente que viva acima das suas possibilidades.
                                acha mesmo que seis vezes a mais que a média da UE, se deve a rent-a-car e empresas? E nos outros países da UE, não há empresas e rent-a-car?

                                Vá perguntar aos taxistas em Portugal, que por obrigação profisisonal, fazem muito bem as contas ao verdadeiro custo de manter um carro, de quantos em quantos anos compram carro novo!

                                O meu já tem uma dezena de anos, e está bom para mais 10 anos. Manutenção sempre de confiança!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rjtd Ver Post

                                  Não acho que vivam acima das suas possibilidades, apenas fazem opções de vida diferentes.
                                  uma opção de vida, onde se gasta 110 e se ganha 100, é, factualmente, viver acima das possibilidades.

                                  Agora, as pessoas têm toda a liberdade, de por opção, querer viver acima das suas possibilidades.

                                  Mas depois não digam que a culpa é do vizinho (Estado, governo, patrão, banco, etc.)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    Parem e pensem um bocadinho: num mercado que regrediu para níveis de há 25 anos atrás, é normal que qualquer subida tenha um contorno espectacular!
                                    Estava a ver que ninguém chegava lá!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      Estava a ver que ninguém chegava lá!
                                      vê aqui dados do Eurostat sobre a taxa de motorização para cada país da Europa
                                      Eurostat - Tables, Graphs and Maps Interface (TGM) table

                                      Taxa de motorização: número de automóveis por 1000 habitantes

                                      Eurostat_Graph_tsdpc340.jpg

                                      vê lá em que lugar está Portugal e tira as tuas conclusões
                                      Editado pela última vez por tiagoraraujo; 17 July 2014, 12:18.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                                        Acho que não viu bem os números, a notícia refere um total de 75780 automóveis novos registados.

                                        No primeiro semestre, Portugal foi o país da União Europeia (UE) a registar o maior aumento de registos de novos automóveis ligeiros de passageiros. De acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, em comparação com o ano passado, o número cresceu 37,7% para um total de 75.780 veículos registados, mas isso não significa que tenham sido todos vendidos.
                                        Estava a falar no aumento em si, no aumento do numero de veículos em relação a junho do ano passado.
                                        Seja como for, Portugal tem um universo de mais de 5 milhões de automóveis a circular. 78 mil novos num ano é assim tanto?

                                        Qual foi a quebra nos últimos anos em relação à media europeia?

                                        Isto é tudo areia para os olhos do povo, tudo para fazer a lavagem cerebral que convém fazer para que a opinião geral seja que a culpa dos tempos em que vivemos seja do vizinho porque é trolha mas tem carro novo.

                                        Buracos nas contas públicas, desvio de fundos, Bpnss, Bpps, gestões danosas?? Que é isso?
                                        Editado pela última vez por moreirex; 17 July 2014, 12:19.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
                                          Estava a falar no aumento em si, no aumento do numero de veículos em relação a junho do ano passado.
                                          Seja como for, Portugal tem um universo de mais de 5 milhões de automóveis a circular. 78 mil novos num ano é assim tanto?

                                          Qual foi a quebra nos últimos anos em relação à media europeia?

                                          Isto é tudo areia para os olhos do povo, tudo para fazer a lavagem cerebral que convém fazer para que a opinião geral seja que a culpa dos tempos em que vivemos seja do vizinho porque é trolha mas tem carro novo.

                                          Buracos nas contas públicas, desvio de fundos, Bpnss, Bpps, gestões danosas?? Que é isso?
                                          certamente que não é muito em termos absolutos, mas revela uma tendência, que em comparação com a UE é muito elevada, e que não favorece a economia, e desiquilibra a nossa balança comercial, que já voltou a ficar negativa. As pessoas com esse dinheiro, podia jantar mais vezes fora ou tomar o pequeno-almoço todos os dias no café, por exemplo, que também dá muito emprego e melhora a economia local.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Bem...

                                            "
                                            As vendas de automóveis estão a crescer a um ritmo elevado em Portugal. Só nos quatro primeiros meses deste ano, foram vendidos mais 46,5% de veículos ligeiros face a 2013 (54,085 unidades).Com o verão à porta, e com a época alta do turismo a aproximar-se, os construtores estão a beneficiar com as compras das empresas de aluguer de automóveis."O canal rent-a-car é o que está a subir mais. Em termos de peso, deve estar à volta dos 25%", diz José Barata, porta-voz da Peugeot.As boas previsões para o turismo também estão a impulsionar as vendas na Renault. "O mercado está a crescer sobretudo pela via das empresas e das rent-a-car, porque se prevê que o ano turístico seja bom", afirma o diretor de comunicação da Renault, Ricardo Oliveira.O crescimento do mercado nacional de automóveis ligeiros é principalmente sustentado pelas vendas a empresas. As vendas a particulares correspondem somente a um quinto do total do mercado.
                                            "

                                            Verão aquece mercado automóvel - Dinheiro Vivo

                                            Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                                            acha mesmo que seis vezes a mais que a média da UE, se deve a rent-a-car e empresas? E nos outros países da UE, não há empresas e rent-a-car?

                                            Vá perguntar aos taxistas em Portugal, que por obrigação profisisonal, fazem muito bem as contas ao verdadeiro custo de manter um carro, de quantos em quantos anos compram carro novo!

                                            O meu já tem uma dezena de anos, e está bom para mais 10 anos. Manutenção sempre de confiança!

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                                              Bem...

                                              "
                                              As vendas de automóveis estão a crescer a um ritmo elevado em Portugal. Só nos quatro primeiros meses deste ano, foram vendidos mais 46,5% de veículos ligeiros face a 2013 (54,085 unidades).Com o verão à porta, e com a época alta do turismo a aproximar-se, os construtores estão a beneficiar com as compras das empresas de aluguer de automóveis."O canal rent-a-car é o que está a subir mais. Em termos de peso, deve estar à volta dos 25%", diz José Barata, porta-voz da Peugeot.As boas previsões para o turismo também estão a impulsionar as vendas na Renault. "O mercado está a crescer sobretudo pela via das empresas e das rent-a-car, porque se prevê que o ano turístico seja bom", afirma o diretor de comunicação da Renault, Ricardo Oliveira.O crescimento do mercado nacional de automóveis ligeiros é principalmente sustentado pelas vendas a empresas. As vendas a particulares correspondem somente a um quinto do total do mercado.
                                              "

                                              Verão aquece mercado automóvel - Dinheiro Vivo
                                              Penso que esta frase resume praticamente tudo. O que parece um numero estrondoso, depois de desmontado fica algo bem mais comedido...

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                                                acha mesmo que seis vezes a mais que a média da UE, se deve a rent-a-car e empresas? E nos outros países da UE, não há empresas e rent-a-car?

                                                Vá perguntar aos taxistas em Portugal, que por obrigação profisisonal, fazem muito bem as contas ao verdadeiro custo de manter um carro, de quantos em quantos anos compram carro novo!

                                                O meu já tem uma dezena de anos, e está bom para mais 10 anos. Manutenção sempre de confiança!
                                                Acho que já te responderam e bem. Falar do que não se conhece, nunca dá bom resultado.

                                                E também tenho carro a caminho dos 14 anos e só será despachado quando não servir o propósito.

                                                Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                                Onde é que já ví um tópico com um gajo completamente nú sentado num classe E novinho?


                                                On topic:

                                                Não acho que vivam acima das suas possibilidades, apenas fazem opções de vida diferentes.


                                                Há pessoas que preferem ter um bom carro para mostrar ao amigos e conhecidos, pela imagem, por causa do trabalho que assim o exige ou por puro prazer. Depois poupam na habitação na alimentação, na roupa, no combustivel, em pneus, etc.

                                                Outros estão-se bem a lixar para a imagem de carro premium novo a brilhar e preferem ter um carro simples, mas comer bem, ir ao restaurante 1 ou 2 vezes por semana e ter uma boa e confortavel casa.


                                                Não se pode ter tudo, pelo menos em Portugal
                                                Não generalizei. Portanto, o meu sentido de humor não acompanha a piada inserida neste post.

                                                PS: Cada um faz o que quer da vida, mas viver das aparências não é a melhor filosofia de vida. Agora pensa lá um bocadinho...

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                                                  O Tuga gosta é de BMW's Mercedes e Audis.. mesmo que tenham que comer uma sandes de fome e um copo de sede para os terem!
                                                  Infelizmente vejo tanta pessoa com falta de cabeça a comprar carros novos e a ficarem empenhados até ao pescoço.. mas cada um faz o que quer da sua vida! Não é o que se diz? Já deixei de me preocupar..
                                                  O Tuga gosta é de BMWs, Mercedes e Audis! Já o Tuga Azeiteiro gosta de Ibizas TDI e Hondas Civic

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                                    O Tuga gosta é de BMWs, Mercedes e Audis! Já o Tuga Azeiteiro gosta de Ibizas TDI e Hondas Civic
                                                    Aparentemente não sou Tuga nem Azeiteiro

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rjtd Ver Post
                                                      Há pessoas que preferem ter um bom carro para mostrar ao amigos e conhecidos, pela imagem, por causa do trabalho que assim o exige ou por puro prazer. Depois poupam na habitação na alimentação, na roupa, no combustivel, em pneus, etc.

                                                      Outros estão-se bem a lixar para a imagem de carro premium novo a brilhar e preferem ter um carro simples, mas comer bem, ir ao restaurante 1 ou 2 vezes por semana e ter uma boa e confortavel casa.
                                                      Concordo contigo, eu embaixo-me no 2o parágrafo, tenho um carro de 98 que já passou os 200.000 e enquanto me servir há-de andar comigo.

                                                      É certo que cada um vive a vida à sua maneira e tem as suas prioridades, o problema é quando um dos elementos fica sem emprego.... Se acontecer comigo, deixo de ir almoçar/jantar fora, não há férias nem fins de semana fora e continuo a viver, quem tem o crédito tem que o continuar a pagar e aqui está o problema.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                                        Penso que esta frase resume praticamente tudo. O que parece um numero estrondoso, depois de desmontado fica algo bem mais comedido...
                                                        Originalmente Colocado por ASOT
                                                        Acho que já te responderam e bem. Falar do que não se conhece, nunca dá bom resultado

                                                        continuo sem dados da vossa parte sobre empresas e rent-a-car nos outros países da UE! Ou Portugal é o único país que tem empresas e rent-a-car?

                                                        E mesmo que na UE à exceção de Portugal, seja tudo particulares e que em Portugal seja apenas o tal 1/5, continua a ser maior, pois Portugal teve um crescimento seis vezes superior à média da UE. Sim é um número estrondoso, 15 vezes superior à Alemanha.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por moreirex Ver Post
                                                          [FONT=Georgia]

                                                          Fica a notícia completa.
                                                          Seja como for, esta subida é perfeitamente normal, face à quebra que existiu nos últimos aos.

                                                          Uma subida de 23,5% em relação a Junho parece uma grande coisa, mas na pratica apenas se traduz em 3000 carros de diferença. Isso é alguma coisa?

                                                          Claro que como só interessa ler as gordas e os números grandes, não vão faltar os comentários da praxe a criticar o zé que come atum e anda de carro novo.
                                                          É óptimo ver gajos com bom senso a postar aqui.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Para quem não sabe, vai haver uma série de mudanças fiscais que penalizam os carros de frota mais caros. As empresas vão compensar baixando a gama dos veículos de serviço, possivelmente ainda antes do fim dos leasings. Pode vir daí o aumento de atividade recente.

                                                            Não me parece que sejam os particulares os maiores responsáveis... das cerca de 100 pessoas com que lido diariamente, só conheço uma que trocou de carro no último ano.
                                                            Editado pela última vez por whereagles; 17 July 2014, 16:41.

                                                            Comentário

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