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    Por qual devo optar?

    Boas pessoal. Gostava de vos pedir uma ajuda visto que eu não percebo lá grande coisa de carros. Quero comprar um carro mas estou indeciso entre estes:
    Seat Ibiza SC 1.2 TDI CR 75 CV ECOMOTIVE
    Opel Corsa GO 1.3 CDTI S/S ecoFLEX 95cv
    208 3 Portas Access 1.4 HDi 68


    Basicamente o carro é para ir para a faculdade, trabalhar. fazer cerca de 40km por dia mais ou menos, e de vez em quando umas viagens longas. Qual me aconselham?

    #2
    Nenhum desses , era preferivel um 1.6 pois é menos turbo dependente que esses que mencionas

    Comentário


      #3
      o problema e que como é o primeiro carro, o seguro deste ia ficar mais caro, caso fosse 1.6 :s

      Comentário


        #4
        Dos três preferia o Opel Corsa. Tem o melhor motor, muito linear, relativamente performante face à potencia e fiável ;) Parece-me tb o melhor construído dos três.

        Comentário


          #5
          Por gosto pessoal iria para o 208 é confortável e tem bom ambiente a bordo.

          Comentário


            #6
            Preços de cada um?

            De resto o 208 será mais confortável ainda que o motor seja apenas suficiente e pouco interessante. Neste aspecto o Opel está acima dos outros dois.

            Comentário


              #7
              Para apenas 40km/dia um diesel para quê?

              Os que mencionas-te são todos eles novos certos? Percurso citadino?
              E que tal pelo preço que estás disposto a dar por ser diesel comprares um a gasolina e ainda poupares bastante dinheiro para combustível/seguro/IUC?

              Um Peugeot 208 3p 1.2Vti por ex?

              Só uma ideia..

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                Para apenas 40km/dia um diesel para quê?

                Os que mencionas-te são todos eles novos certos? Percurso citadino?
                E que tal pelo preço que estás disposto a dar por ser diesel comprares um a gasolina e ainda poupares bastante dinheiro para combustível/seguro/IUC?

                Um Peugeot 208 3p 1.2Vti por ex?

                Só uma ideia..
                De certeza que para 40 kms dia não compensa DIESEL?

                Comentário


                  #9
                  Boas, do carros que colocas sugeria o corsa embora vá sair um novo modelo e
                  no seguimento das sugestões anteriores ford fiesta 1.0 ecobost ou yaris 1.0 a gasolina.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post
                    De certeza que para 40 kms dia não compensa DIESEL?
                    Sim.

                    Comentário


                      #11
                      Já agora, o Opel tem intervalos de manutenção mais espaçados que qualquer um dos outros...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post
                        De certeza que para 40 kms dia não compensa DIESEL?
                        15.000 Km anuais.
                        Gasolina: 1.629, Gasóleo: 1.394
                        Gasolina: 6L/100, Gasóleo 5L/100

                        (atenção que tou a por tudo números assim muito por alto e subjetivos)

                        Calculo de Gasolina:

                        Calcular os litros de combustível gastos anualmente:

                        100 Km - 6L
                        15.000 Km - X

                        X = (15.000 * 6) / 100 = 900 Litros

                        Calcular o encargo do combustível anualmente:

                        900 L * 1.629 € = 1466 €

                        ------------------------------------------------------

                        Calculo de Gasóleo:

                        Calcular os litros de combustível gastos anualmente:

                        100 Km - 5L
                        15.000 Km - X

                        X = (15.000 * 6) / 100 = 750 Litros

                        Calcular o encargo do combustível anualmente:

                        750 L * 1.629 € = 1045€

                        Se analisar-mos apenas pelo combustível o carro a Gasóleo gasta menos 450€ anuais de combustível.

                        Depois há outras contas como a prestação e IUC mas acredito que compense...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ruibento Ver Post
                          Boas pessoal. Gostava de vos pedir uma ajuda visto que eu não percebo lá grande coisa de carros. Quero comprar um carro mas estou indeciso entre estes:
                          Seat Ibiza SC 1.2 TDI CR 75 CV ECOMOTIVE
                          Opel Corsa GO 1.3 CDTI S/S ecoFLEX 95cv
                          208 3 Portas Access 1.4 HDi 68


                          Basicamente o carro é para ir para a faculdade, trabalhar. fazer cerca de 40km por dia mais ou menos, e de vez em quando umas viagens longas. Qual me aconselham?
                          Desses 3 também prefiro 208. Projeto mais recente, confortável e com bom comportamento. Faz bem contas à estimativa de kms anuais. Por menos de 20 mil/ano, pensava no 1.2 VTI a gasolina

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PedroAugusto Ver Post
                            15.000 Km anuais.

                            Se analisar-mos apenas pelo combustível o carro a Gasóleo gasta menos 450€ anuais de combustível.

                            Depois há outras contas como a prestação e IUC mas acredito que compense...
                            Se nos pusermos a fazer apenas isto, o diesel ganha sempre.

                            É importante saber se faz 15 mil kms (40 kms/dia não significa fazê-lo todos os dias... podemos estar a falar de 12 mil kms/ano, p.e. ou em contraponto, até mais e 15 mil).

                            É necessário saber a diferença em novo, a diferença do seguro, etc e tal.

                            Podemos ainda perspectivar qual o tempo previsto para ficar como carro, ou até, qual é o percurso habitual. Às vezes, não é apenas uma questão de números

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              Se nos pusermos a fazer apenas isto, o diesel ganha sempre. (...)
                              Daí eu ter falado nos 450 € anuais que "sobram" no Gasóleo para "compensar" alguns gastos.

                              Mas isto tem de ser uma analise mais pormenorizada onde sim, tudo é uma questão de números para perceber o negócio mais rentável.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por HugoMJet Ver Post
                                Dos três preferia o Opel Corsa. Tem o melhor motor, muito linear, relativamente performante face à potencia e fiável ;) Parece-me tb o melhor construído dos três.

                                Preferia este motor no punto que no corsa ...

                                Mas mesmo assim foi um motor que nao gostei , muito turbo dependente como qualquer um identico !

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                  Se nos pusermos a fazer apenas isto, o diesel ganha sempre.

                                  É importante saber se faz 15 mil kms (40 kms/dia não significa fazê-lo todos os dias... podemos estar a falar de 12 mil kms/ano, p.e. ou em contraponto, até mais e 15 mil).

                                  É necessário saber a diferença em novo, a diferença do seguro, etc e tal.

                                  Podemos ainda perspectivar qual o tempo previsto para ficar como carro, ou até, qual é o percurso habitual. Às vezes, não é apenas uma questão de números
                                  sim, mas depende. se a diferença de preço entre diesel e gasolina for 10 xs esse montante de 450 euros poupados em combustível, ou seja, se diesel for 4500 euros mais caro (há bons descontos a gasolina, variando muito de stand para stand), então estamos a falar de 10 anos para reaver o investimento pela poupança de combustível. nestas contas isso representa 150 mil kms.. e pelo meio, a manutenção terá ficado, no mínimo uns 500 euros mais barato pro gasolina, o que equivale a mais 1 ano e mais 15 mil kms... e se calhar nessa altura, (11 anos e 165 mil kms), o carro já foi vendido e a escolha pela gasolina teria sido mais barata...

                                  depois há o contra-ponto que é: as pessoas preferem pagar menos no dia a dia pelo combustível. o gasóleo é mais barato e motor consome menos que o equivalente a gasolina. na prática, a maioria das pessoas deverá preferir pagar mais de uma vez na compra, porque só paga aí e normalmente com dinheiro que tem de lado para esse investimento, do que comprar gasolina e poupar 2 ou 3 mil euros, porque depois no dia-a-dia não usam esse dinheiro para meter combustível mas sim usam do seu orçamento mensal habitual... e por isso fazem essa escolha. claro que o dinheiro vem do mesmo sítio ou da mesma pessoa, mas são perspectivas de fazer as escolhas.

                                  eu para essa quilometragem comprava sempre gasolina, mas percebo porque razão as pessoas optam tantas vezes pelo diesel.
                                  e se calhar a maioria, durante todo o período que têm o carro, considerando todas as despesas, gastam bastante mais num carro a diesel do que gasolina e sem necessidade, mas cada um sabe de sim.
                                  Editado pela última vez por dtv; 26 July 2014, 13:25.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Dos 3 escolhia o 208.

                                    Até tens um Diário de Bordo no fórum para teres uma ideia :

                                    http://forum.autohoje.com/diario-de-...?highlight=208

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PedroAugusto Ver Post
                                      Daí eu ter falado nos 450 € anuais que "sobram" no Gasóleo para "compensar" alguns gastos.

                                      Mas isto tem de ser uma analise mais pormenorizada onde sim, tudo é uma questão de números para perceber o negócio mais rentável.
                                      Esses 450€ que sobram de poupança anual de combustível gasta-se de uma vez só numa manutenção do FAP de um diesel (muito provavelmente mais do que os 450€)... depois do mal feito é que se começa a fazer contas à vida e a perceber que afinal o diesel não compensou, pois um motor a gasolina não tem esta despesa e tem a restante manutenção mais barata...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Nunca mas nunca se devem fazer contas de diesel vs gasolina olhando apenas para a parcela do consumo! As pessoas são influênciadas pela falácia do "vale a pena diesel porque gasta-se menos dinheiro por consumir menos combustível". Para se fazer cálculos tem de haver pelo menos duas parcelas na conta e se apenas se considera o consumo como a única parcela da conta... não é uma conta! Para além do consumo há que equacionar sempre outras situações, como por exemplo, a diferença de preço do carro no acto da compra (sempre superior nos diesel, a quantidade de kms anuais que se vai fazer (para compensar um diesel não podem ser poucos kms) e o custo de manutenção (sempre superior nos diesel). Só há um factor que pode dar vantagem a um diesel, mas que nem sempre pode fazer compensar nas contas finais: o valor comercial na venda. Façam muito bem as contas sempre considerando todas as variáveis em relação aos kms que vão fazer anualmente. Se não forem muitos kms, 99% de certezas que o diesel não compensará, a não ser que comprem um usado bem barato cujo valor baixo compense largamente no que perdem nas desvantagens de um diesel tal como falei em cima!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                                          Esses 450€ que sobram de poupança anual de combustível gasta-se de uma vez só numa manutenção do FAP de um diesel (muito provavelmente mais do que os 450€)... depois do mal feito é que se começa a fazer contas à vida e a perceber que afinal o diesel não compensou, pois um motor a gasolina não tem esta despesa e tem a restante manutenção mais barata...
                                          Penso que a FAP não tenha assim uma manutenção tão dispendiosa, aliás, penso que já passamos a fase em que a FAP era uma preocupação nos custos devido à sua manutenção, isso era na altura que os primeiros 1.6 HDi/TDCI receberam a FAP e deram barraco...

                                          E também penso que o máxima dos carros a gasolina serem mais baratos na manutenção também se poderá questionar, um 208 1.2 VTi tem muitos mais cuidados que não eram necessários num Punto 1200 ou num Corsa 1200 de à 10 anos atrás...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não digam "a" FAP, pois é um filtro!!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PedroAugusto Ver Post
                                              Penso que a FAP não tenha assim uma manutenção tão dispendiosa, aliás, penso que já passamos a fase em que a FAP era uma preocupação nos custos devido à sua manutenção, isso era na altura que os primeiros 1.6 HDi/TDCI receberam a FAP e deram barraco...

                                              E também penso que o máxima dos carros a gasolina serem mais baratos na manutenção também se poderá questionar, um 208 1.2 VTi tem muitos mais cuidados que não eram necessários num Punto 1200 ou num Corsa 1200 de à 10 anos atrás...
                                              Os problemas do FAP não são a sua manutenção, mas sim o custo da sua substituição (ou limpeza) caso avarie. E para quem fizer percursos curtos (não sei se será o caso), é praticamente garantido, que mais tarde ou mais cedo, estes custos aparecem. E como os carros a gasolina não o têm, é menos uma dor de cabeça ou preocupação.

                                              Não podes comparar a manutenção dos carros a gasolina de agora com os de há 10 anos, porque terias que fazer o mesmo raciocínio com os diesel...tens que comparar otto vs diesel, da actualidade. A manutenção regular de ambos não é muito diferente em custos, o problema é em caso de avaria, e aqui podemos abordar 2 questões:

                                              1. para percursos curtos (repito, não sei se será o caso - fazer 40 kms dia por 2 vezes é diferente que fazê-lo por 4, p.e.) um carro a diesel é mais sensível a problemas, e a surgir, mais caros de resolver.

                                              2. um gasosas não tem tanto por onde avariar.

                                              Obviamente que estamos a fazer futurologia...não podemos prever avarias futuras ou registos de manutenção limpos. Podemos é olhar para as probabilidades.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pois, mas à 10 anos atrás gastavas 25€ e estava a mudança de óleo feita num Corsa III 1.2 ou num Fiat Punto 1.2 8V, hoje em dia a manutenção regular aos carros a gasolina turbo-dependentes será um custo maior, bem maior, enquanto que nos carros a Diesel o preço mantém-se, ao meu Clio III 1.5 dCi de 85 CV é 50€ e se fizeres a mesma revisão a um Diesel pequeno mais moderno (como este 1.3 CDTi de 95 cx5) o preço será o mesmo.

                                                As avarias não se poderão colocar na mesma, a menos que seja um problema crónico ou recorrente, como disseste e bem estariamos a "fazer futurulogia e a prever avarias", avarias essas que poderão acontecer aos 5.000 Km como nunca acontecerem enquanto o carro estiver nas mãos dele.

                                                Um motor a diesel pequeno como o 1.5 DCi ou o 1.4 HDi aguenta muito bem pequenos cursos diários, foram para isso que eles foram feitos e já por isso é que são montados em carros pequenos que foram feitos para curtas viagens...

                                                Um motor a gasolina moderno é tão complexo como um motor a diesel...
                                                Editado pela última vez por PedroAugusto; 26 July 2014, 18:10.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não é fácil responder a isso porque nenhum deles é propriamente uma boa escolha,

                                                  O 208 é, de longe, o melhor automóvel desses três, no que toca a conforto, comportamento, qualidade, etc. Mas o motor é muito curto,

                                                  O Corsa está completamente ultrapassado e vai ser substituído ainda este ano. Ainda assim, tem um motor bem melhor que esses dois.

                                                  O Ibiza é uma péssima opção. Esse motor é muito desagradável de utilizar, seja pela falta de linearidade, elasticidade e ruído. Além disso, o Ibiza não é propriamente competente em nada.

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                                                    #26
                                                    Mais um voto no 208

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Conheço o motor do corsa e o do 208, e embora o corsa seja um projecto mais antigo em termos de prestações o corsa é melhor!

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                                                        #28
                                                        Mais um voto para o 208.

                                                        Ponderava bem, como já foi sugerido, a alternativa do motor 1.2 vti. Trata-se de um motor atmosférico, ficas livre de turbos partidos e de FAP´s entupidos, menor probabilidade de avarias em injectores e toda essa panóplia de problemas associadas aos diesel turbinados. Cada vez mais são componentes de desgaste, com substituição altamente provável, e não peças sujeitas a avarias pontuais.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PedroAugusto Ver Post
                                                          Penso que a FAP não tenha assim uma manutenção tão dispendiosa, aliás, penso que já passamos a fase em que a FAP era uma preocupação nos custos devido à sua manutenção, isso era na altura que os primeiros 1.6 HDi/TDCI receberam a FAP e deram barraco...

                                                          E também penso que o máxima dos carros a gasolina serem mais baratos na manutenção também se poderá questionar, um 208 1.2 VTi tem muitos mais cuidados que não eram necessários num Punto 1200 ou num Corsa 1200 de à 10 anos atrás...
                                                          achas que não? para a mesma marca e modelo:

                                                          filtro ar: gasolina mais barato;
                                                          filtro combustível: gasolina - normalmente metade do filtro do de gasóleo;
                                                          óleo motor: gasolina mais barato;
                                                          filtro óleo motor: gasolina mais barato;

                                                          só nestes, em manutenção na marca, a diferença pode ir aos 100 euros, a favor do gasolina...

                                                          FAP: gAsolina não tem, por isso quando isso der barraca (pois vai dar, sobretudo se carro conduzido maioritariamente em cidade)-vantagem óbvia do gasolina

                                                          tudo o que for electrónica, pastilhas, pneus, etc, obviamente que será semelhante no mesmo modelo.

                                                          por isso não vejo grandes dúvidas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PedroAugusto Ver Post
                                                            Pois, mas à 10 anos atrás gastavas 25€ e estava a mudança de óleo feita num Corsa III 1.2 ou num Fiat Punto 1.2 8V, hoje em dia a manutenção regular aos carros a gasolina turbo-dependentes será um custo maior, bem maior, enquanto que nos carros a Diesel o preço mantém-se, ao meu Clio III 1.5 dCi de 85 CV é 50€ e se fizeres a mesma revisão a um Diesel pequeno mais moderno (como este 1.3 CDTi de 95 cx5) o preço será o mesmo.

                                                            As avarias não se poderão colocar na mesma, a menos que seja um problema crónico ou recorrente, como disseste e bem estariamos a "fazer futurulogia e a prever avarias", avarias essas que poderão acontecer aos 5.000 Km como nunca acontecerem enquanto o carro estiver nas mãos dele.

                                                            Um motor a diesel pequeno como o 1.5 DCi ou o 1.4 HDi aguenta muito bem pequenos cursos diários, foram para isso que eles foram feitos e já por isso é que são montados em carros pequenos que foram feitos para curtas viagens...

                                                            Um motor a gasolina moderno é tão complexo como um motor a diesel...
                                                            se achas que encontras mudança óleo por 50 eur para um 1.3 CDTI só se for nos chineses, porque qualquer marca de óleo minimamente decente custa pelo menos 40 euros por 5 litros, só para o óleo. fica a faltar o filtro e, pelo menos, o reset ao sistema eletrónico, que praticamente todos os carros modernos têm. menos de 70/80 euros só com óleo fraquito.. se fores fazer a revisão à marca, pagas sempre acima de 100. e caso faças, na revisão não se deve mudar só óleo.

                                                            podemos considerar o entupir a FAP ou mesmo a sua substituição como um "problema recorrente" de quem faz poucos quilómetros, em trajectos curtos e de cidade.. pois acontece em vários modelos, independentemente da marca e para o mesmo tipo de trajetos. forma absolutamente garantida de não ter problemas com FAP? só uma. comprar carro a gasolina.

                                                            ele pode fazer 40 km, mas se fizer 10 de manhã ao sair de casa, 10+10 por vir almoçar a casa e voltar e outros 10 ao sair do trabalho, seja em cidade ou não, 10 km de cada vez nem o motor aquece e motores diesel não gostam trajetos curtos.

                                                            o 1.5 dci e 1.4 hdi são muito bons se forem as versões anteriores, sem FAP. Se tiver FAP estão sujeitos na mesma. estão nos carros pequenos porque o mercado privilegiou versões a diesel e a evolução natural em reduzir consumos e emissões passa por desenvolver motores de baixa cilindrada. isso não significa que sejam adequados a trajetos curtos de cidade.
                                                            Editado pela última vez por dtv; 26 July 2014, 22:51.

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