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Citroen C3 gasolina por fiat punto 1.3 multijet?

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    Citroen C3 gasolina por fiat punto 1.3 multijet?

    Boas pessoal,

    Venho até aqui obter a vossa opinião numa coisa, tenho um citroen C3 de 2010 a gasolina 1.4 75cv com 37.000 km e preciso de trocar por carro a gasoleo, seria boa troca um fiat punto 1.3 multijet com 30.000 km?

    Muito obrigado.

    JP

    #2
    A meu ver ficarás mt bem servido! Trata-se de algum Punto Evo?

    Comentário


      #3
      Necessitas mesmo de diesel ??

      O punto é muito bom , mas nao gosto de todo do 1.3 multijet seja a baixas rotaçoes bem como no seu desempenho ( tambem é um 1.3 turbo dependente ) , mas é fiavel !

      O melhor seria o 1.4 do C3 no punto

      Comentário


        #4
        Ou o C3 a GPL

        Comentário


          #5
          De que ano é o Punto? é de 75 ou 90cv? A troca não envolve qualquer valor adicional?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
            Necessitas mesmo de diesel ??

            O punto é muito bom , mas nao gosto de todo do 1.3 multijet seja a baixas rotaçoes bem como no seu desempenho ( tambem é um 1.3 turbo dependente ) , mas é fiavel !

            O melhor seria o 1.4 do C3 no punto
            Agora vou fazer eu o papel de mauzinho (como já me fizeram imensas vezes em tópicos semelhantes mas com carros a gasolina)

            Não está explicito que o homem quer gasóleo, para que é que vêm para aqui falar em gasolina.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Patricio88 Ver Post
              Boas pessoal,

              Venho até aqui obter a vossa opinião numa coisa, tenho um citroen C3 de 2010 a gasolina 1.4 75cv com 37.000 km e preciso de trocar por carro a gasoleo, seria boa troca um fiat punto 1.3 multijet com 30.000 km?

              Muito obrigado.

              JP
              Carros semelhantes de entrada de gama sendo que com o punto vais passar a poder ir de férias em agosto.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                Necessitas mesmo de diesel ??

                O punto é muito bom , mas nao gosto de todo do 1.3 multijet seja a baixas rotaçoes bem como no seu desempenho ( tambem é um 1.3 turbo dependente ) , mas é fiavel !

                O melhor seria o 1.4 do C3 no punto
                Certamente que ainda não andaste num 1.3 de 95cvs...e até mesmo o de 85! Não há qualquer fosso, julgo que fizeram um excelente trabalho ao colmatar a grande falha dos antigos de 75 e 90 cvs.

                Comentário


                  #9
                  solução mais sensata, GPL, esse motor casa muito bem com GPL
                  Além disso sabe o que tem em mãos, se já deu problemas se é só colocar gasolina e andar

                  Comentário


                    #10
                    Outro para o C3 a GPL.

                    É um investimento de 1500€ para gastar menos que o 1.2Mjet.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                      Outro para o C3 a GPL.

                      É um investimento de 1500€ para gastar menos que o 1.2Mjet.
                      C3 1.4 GPL 9L/100 * 0.6 = 5.4€
                      Punto 1.3MJ 4.5 L /100 *1.27 = 5.7€

                      Abismal a diferença.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Patricio88 Ver Post
                        Boas pessoal,

                        Venho até aqui obter a vossa opinião numa coisa, tenho um citroen C3 de 2010 a gasolina 1.4 75cv com 37.000 km e preciso de trocar por carro a gasoleo, seria boa troca um fiat punto 1.3 multijet com 30.000 km?

                        Muito obrigado.

                        JP
                        De que ano é o Punto e quanto é que tens de pagar a mais?

                        Quantos km vais passar a fazer?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                          C3 1.4 GPL 9L/100 * 0.6 = 5.4€
                          Punto 1.3MJ 4.5 L /100 *1.27 = 5.7€

                          Abismal a diferença.
                          Eu fiz alguns km num Punto MKII 1.3 Mjet de 70cv e consegui consumos inferiores a esses, média de 3.9 L/100 sem passar dos 120km/h

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                            C3 1.4 GPL 9L/100 * 0.6 = 5.4€
                            Punto 1.3MJ 4.5 L /100 *1.27 = 5.7€

                            Abismal a diferença.
                            Como se o Pinto gastasse 4.5L com facilidade e em todos os percursos. E como se o C3 gastasse 9L sempre.

                            Sempre bom ver a tua imparcialidade

                            Mas mesmo com esses consumos, o C3 é mais poupado, afinal, com o C3 a GPL consegue mais facilmente ir de férias em Agosto que com o Punto.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                              C3 1.4 GPL 9L/100 * 0.6 = 5.4€
                              Punto 1.3MJ 4.5 L /100 *1.27 = 5.7€

                              Abismal a diferença.
                              Eu apontava mais para 8.5 GPL e 5 Diesel.

                              Apesar disso, faltou o valor do investimento no sistema GPL e o investimento no Punto... Pensa nisso.

                              Psicologicamente.
                              Ter confiança num carro que já se tem, ao invés da 'aventura' de comprar outro.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                Como se o Pinto gastasse 4.5L com facilidade e em todos os percursos. E como se o C3 gastasse 9L sempre.

                                Sempre bom ver a tua imparcialidade

                                Mas mesmo com esses consumos, o C3 é mais poupado, afinal, com o C3 a GPL consegue mais facilmente ir de férias em Agosto que com o Punto.
                                4.5 litros só se for em plano ou a descer e a pisar muitos ovos. Minimo dos minimos, aquele "corta-relva" faz em condução normal uns 5, 5 e tal.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                  4.5 litros só se for em plano ou a descer e a pisar muitos ovos. Minimo dos minimos, aquele "corta-relva" faz em condução normal uns 5, 5 e tal.



                                  Se com um Linea 90cv, bem mais pesado, com uma condução normal faço 5.4l.


                                  Este motor é muito económico, já andei com um Punto de 2005 1.3 e foi muito fácil fazer médias inferiores a 5.

                                  Tenho 2 colegas que são estafetas, um conduz uma Nemo de 2008 1.4HDI 70cv e o outro uma Fiat Fiorino 1.3 75cv mas de 2010, a Fiorino marca sempre no CB consumos inferiores em cerca de 2 litros em relação há Nemo, isto só para teres uma ideia de como estes motores são bastante poupados, a Nemo marca quase sempre 7.0 a Fiat 5.2, isto em cidade (Lisboa) e com muito a/c ligado. E não é da condução, pois volta e meia trocam e consumo é praticamente o mesmo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Menos de 5 faz regularmente um colega com um Astra e o mesmo motor... não vejo dificuldade alguma em fazer 4.5l num Punto.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                      Como se o Pinto gastasse 4.5L com facilidade e em todos os percursos. E como se o C3 gastasse 9L sempre.

                                      Sempre bom ver a tua imparcialidade

                                      Mas mesmo com esses consumos, o C3 é mais poupado, afinal, com o C3 a GPL consegue mais facilmente ir de férias em Agosto que com o Punto.


                                      Punto 1.3 MJ em sprintmonitor:

                                      33 Diesel 3,23 4,54 6,00
                                      C3 1.4 a gasolina em sprintmonitor:

                                      30 Gasoline 6,00 6,83 9,70

                                      Ali à gasolina, para passar a GPL acrescenta no minimo 2L/100.

                                      Percebes muito de carros, um punto 1.3MJ é dos carros mais económicos que há amigo, 4.5 é sem poupar muito, porque se for a poupar consegue-se sempre médias inferiores a 4L/100.

                                      Aliás já há comentários neste tópico a indicar isso mesmo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
                                        Se com um Linea 90cv, bem mais pesado, com uma condução normal faço 5.4l.


                                        Este motor é muito económico, já andei com um Punto de 2005 1.3 e foi muito fácil fazer médias inferiores a 5.

                                        Tenho 2 colegas que são estafetas, um conduz uma Nemo de 2008 1.4HDI 70cv e o outro uma Fiat Fiorino 1.3 75cv mas de 2010, a Fiorino marca sempre no CB consumos inferiores em cerca de 2 litros em relação há Nemo, isto só para teres uma ideia de como estes motores são bastante poupados, a Nemo marca quase sempre 7.0 a Fiat 5.2, isto em cidade (Lisboa) e com muito a/c ligado. E não é da condução, pois volta e meia trocam e consumo é praticamente o mesmo.
                                        Mas nao foi numa conduçao despreocupada e despachada. Do mesmo modo, que o C3 1.4 nao faz 9L numa nacional numa conduçao ponderada como se tem num Punto para sacar 4.5. Se o meu Xsara, somente em IC19/2ª Circular e cidade, fazia 6.4 e nem me preocupava com consumos, o C3 mais leve...

                                        Umas contas mais realistas:

                                        Sprintmonitor Punto 1.3 Multijet - 4.58 de media
                                        Sprintmonitor C3 1.4 de 75cv - 6.85 de media

                                        Vamos juntar 1.2 ao C3, que é mais ou menos, a media que um GPL gasta a mais que um Otto.

                                        4.58/100 * 1.31 = 5.9
                                        8/100 * 0.70 = 5.6

                                        Media de combustivel: Preços de Combustíveis Online - Direcção-Geral de Energia e Geologia

                                        Media de consumos:

                                        C3: Übersicht: Citroen - C3 - Spritmonitor.de

                                        Punto: Übersicht: Fiat - Punto - Spritmonitor.de

                                        Se quisermos manter os 9L do aalito para o C3, temos de logicamente aumentar os consumos do Punto para os 6L, mantendo os preços que ele referiu, nesse caso:

                                        9 * 0.60= 5.4
                                        6 * 1.27= 7.6

                                        A conclusao que daqui tiro é: em 4 anos o user fez 37.000km, o que da uma media de 9250km por ano, o GPL vai demorar a pagar, o Diesel sendo mais caro que o GPL vais ser pior economicamente, se nao houver aumento de km, nao justifica nem o Diesel nem o GPL, visto que ele tem um carro que conhece, com uma mecânico básica e baratissma de manter para alem de mais que testada e que ja provou ser fiavel. Deixava-me ficar com o C3, que é um bom carro e o 1.4 um bom motor.

                                        Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                                        Punto 1.3 MJ em sprintmonitor:

                                        33 Diesel 3,23 4,54 6,00
                                        C3 1.4 a gasolina em sprintmonitor:

                                        30 Gasoline 6,00 6,83 9,70

                                        Ali à gasolina, para passar a GPL acrescenta no minimo 2L/100.

                                        Percebes muito de carros, um punto 1.3MJ é dos carros mais económicos que há amigo, 4.5 é sem poupar muito, porque se for a poupar consegue-se sempre médias inferiores a 4L/100.

                                        Aliás já há comentários neste tópico a indicar isso mesmo.
                                        Num carro actual a GPL nao aumentas nada no minimo 2L, se aumentar 1.5 com o sistemas que ha hoje, é muito.

                                        Depois, eu tenho o 1.4 de 75cv que se fala aqui, sei bem o que ele gasta a puxar um carro mais pesado e 9L mesmo a GPL, so em cidade, 4.5 no Punto nao é em cidade, logo os teus consumos nao sao equiparáveis. Fiz à vontade 10.000km num Punto 1.3 mk2b de uma empresa, em cidade, medias sem grandes puxanços, de 6L, portanto, se queres manter os 9L do C3, que os faz numa conduçao despreocupada em cidade, aumenta os consumos do Punto para os 6L que ele nunca vai fazer 4.5 em cidade digna dessa nome.
                                        Editado pela última vez por Drifter; 05 August 2014, 16:14.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                          4.5 litros só se for em plano ou a descer e a pisar muitos ovos. Minimo dos minimos, aquele "corta-relva" faz em condução normal uns 5, 5 e tal.
                                          Os 1.3 podem ter muitos defeitos, mas quanto ao consumo venha quem vier, é do melhor que anda por aí, e quem diz essa baboseira é porque nunca chegou perto de um carro destes.

                                          Um astra caravan 1.3 cdti, Dos carros mais pesados com este motor
                                          18 Diesel 4,53 5,31 6,44
                                          Eu tenho um, sei do que falo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                            Mas nao foi numa conduçao despreocupada e despachada. Do mesmo modo, que o C3 1.4 nao faz 9L numa nacional numa conduçao ponderada como se tem num Punto para sacar 4.5. Se o meu Xsara, somente em IC19/2ª Circular e cidade, fazia 6.4 e nem me preocupava com consumos, o C3 mais leve...

                                            Umas contas mais realistas:

                                            Sprintmonitor Punto 1.3 Multijet - 4.58 de media
                                            Sprintmonitor C3 1.4 de 75cv - 6.85 de media

                                            Vamos juntar 1.2 ao C3, que é mais ou menos, a media que um GPL gasta a mais que um Otto.

                                            4.58/100 * 1.31 = 5.9
                                            8/100 * 0.70 = 5.6

                                            Media de combustivel: Preços de Combustíveis Online - Direcção-Geral de Energia e Geologia

                                            Media de consumos:

                                            C3: Übersicht: Citroen - C3 - Spritmonitor.de

                                            Punto: Übersicht: Fiat - Punto - Spritmonitor.de

                                            Se quisermos manter os 9L do aalito para o C3, temos de logicamente aumentar os consumos do Punto para os 6L, mantendo os preços que ele referiu, nesse caso:

                                            9 * 0.60= 5.4
                                            6 * 1.27= 7.6

                                            A conclusao que daqui tiro é: em 4 anos o user fez 37.000km, o que da uma media de 9250km por ano, o GPL vai demorar a pagar, o Diesel sendo mais caro que o GPL vais ser pior economicamente, se nao houver aumento de km, nao justifica nem o Diesel nem o GPL, visto que ele tem um carro que conhece, com uma mecânico básica e baratissma de manter para alem de mais que testada e que ja provou ser fiavel. Deixava-me ficar com o C3, que é um bom carro e o 1.4 um bom motor.



                                            Num carro actual a GPL nao aumentas nada no minimo 2L, se aumentar 1.5 com o sistemas que ha hoje, é muito.

                                            Depois, eu tenho o 1.4 de 75cv que se fala aqui, sei bem o que ele gasta a puxar um carro mais pesado e 9L mesmo a GPL, so em cidade, 4.5 no Punto nao é em cidade, logo os teus consumos nao sao equiparáveis. Fiz à vontade 10.000km num Punto 1.3 mk2b de uma empresa, em cidade, medias sem grandes puxanços, de 6L, portanto, se queres manter os 9L do C3, que os faz numa conduçao despreocupada em cidade, aumenta os consumos do Punto para os 6L que ele nunca vai fazer 4.5 em cidade digna dessa nome.
                                            Quando queres ter razão...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                                              Quando queres ter razão...
                                              Gasolina - 5.1L combinado - Opel Corsa 1.2 85 Enjoy: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL

                                              GPL - 5.4L combinado -http://www.guiadoautomovel.pt/opel-corsa-corsa_1.2_flexfuel_85_enjoy-36863.html

                                              So para dar um exemplo. Os Giulietta a gasolina vs GPL, nem aumentam a media.

                                              2L de aumento, é um exagero para um sistema hoje em dia, so mal afinado, entre 1L - 1.5L é a media realista. Mas novamente, se queres mantar os 9L, desde que seja em cidade... aumenta é os consumos do Punto que ele nao te vai fazer medias de 4.5 em cidade, como o C3 para teres os 9L.

                                              Por muita volta que se queira dar, o GPL, vai ser mais poupado, como ate tu provaste. A questao é, gastar mais dinheiro, para ter um carro mais poupado, com uma media de 9250km por ano? Quanto tempo vai levar ate compensar o que se gastou a mais seja GPL ou gasoleo? Quanto tempo vai ter o carro... se com 4 anos no C3, ja pensa em mudar... para mim, nao compensa mudar de carro ou meter GPL, isto do ponto de vista econômico. Mas se for realmente para durar, preferia GPL, mais economico, e sempre tem uma base mecanica fiavel, conhecida e barata de manter.
                                              Editado pela última vez por Drifter; 05 August 2014, 16:27.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tendo em conta que o User que lançou a questão acabou de chegar ao fórum... deve estar a ficar bem elucidado!!!




                                                Agora mais a sério, se o Citroen for da segunda geração de C3 optava pelo GPL.

                                                Se for da primeira optava pelo GPunto na perspectiva de ser um carro melhor... os consumos como já foram discutidos, devem ficar semelhantes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                  Gasolina - 5.1L combinado - Opel Corsa 1.2 85 Enjoy: preços, motores e equipamento por Guia do AUTOMÓVEL

                                                  GPL - 5.4L combinado -http://www.guiadoautomovel.pt/opel-corsa-corsa_1.2_flexfuel_85_enjoy-36863.html

                                                  So para dar um exemplo. Os Giulietta a gasolina vs GPL, nem aumentam a media.

                                                  2L de aumento, é um exagero para um sistema hoje em dia, so mal afinado, entre 1L - 1.5L é a media realista. Mas novamente, se queres mantar os 9L, desde que seja em cidade... aumenta é os consumos do Punto que ele nao te vai fazer medias de 4.5 em cidade, como o C3 para teres os 9L.
                                                  Percebes tanto de carros como eu de cultivo de tomates...

                                                  Vens dizer que um punto 1.3 tem de andar a morrer para fazer 4.5l, claramente nunca andaste em nenhum, caso contrário saberias a asneira que estás a dizer.
                                                  Vens dizer que um GPL só aumenta 1L relativamente à gasolina, claramente nunca andaste em nenhum, caso contrário saberias a asneira que estás a dizer.

                                                  A vida real e bem diferente de um link da net.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                    Mas nao foi numa conduçao despreocupada e despachada. Do mesmo modo, que o C3 1.4 nao faz 9L numa nacional numa conduçao ponderada como se tem num Punto para sacar 4.5. Se o meu Xsara, somente em IC19/2ª Circular e cidade, fazia 6.4 e nem me preocupava com consumos, o C3 mais leve...

                                                    Umas contas mais realistas:

                                                    Sprintmonitor Punto 1.3 Multijet - 4.58 de media
                                                    Sprintmonitor C3 1.4 de 75cv - 6.85 de media

                                                    Vamos juntar 1.2 ao C3, que é mais ou menos, a media que um GPL gasta a mais que um Otto.

                                                    4.58/100 * 1.31 = 5.9
                                                    8/100 * 0.70 = 5.6

                                                    Media de combustivel: Preços de Combustíveis Online - Direcção-Geral de Energia e Geologia

                                                    Media de consumos:

                                                    C3: Übersicht: Citroen - C3 - Spritmonitor.de

                                                    Punto: Übersicht: Fiat - Punto - Spritmonitor.de

                                                    Se quisermos manter os 9L do aalito para o C3, temos de logicamente aumentar os consumos do Punto para os 6L, mantendo os preços que ele referiu, nesse caso:

                                                    9 * 0.60= 5.4
                                                    6 * 1.27= 7.6

                                                    A conclusao que daqui tiro é: em 4 anos o user fez 37.000km, o que da uma media de 9250km por ano, o GPL vai demorar a pagar, o Diesel sendo mais caro que o GPL vais ser pior economicamente, se nao houver aumento de km, nao justifica nem o Diesel nem o GPL, visto que ele tem um carro que conhece, com uma mecânico básica e baratissma de manter para alem de mais que testada e que ja provou ser fiavel. Deixava-me ficar com o C3, que é um bom carro e o 1.4 um bom motor.



                                                    Num carro actual a GPL nao aumentas nada no minimo 2L, se aumentar 1.5 com o sistemas que ha hoje, é muito.

                                                    Depois, eu tenho o 1.4 de 75cv que se fala aqui, sei bem o que ele gasta a puxar um carro mais pesado e 9L mesmo a GPL, so em cidade, 4.5 no Punto nao é em cidade, logo os teus consumos nao sao equiparáveis. Fiz à vontade 10.000km num Punto 1.3 mk2b de uma empresa, em cidade, medias sem grandes puxanços, de 6L, portanto, se queres manter os 9L do C3, que os faz numa conduçao despreocupada em cidade, aumenta os consumos do Punto para os 6L que ele nunca vai fazer 4.5 em cidade digna dessa nome.
                                                    Em que parte é que ele diz que tem o carro à 4 anos e que fez 37000km????? é que eu não consigo ver isso.
                                                    Consigo é ver a parte que diz "e preciso de trocar por carro a gasoleo"
                                                    Editado pela última vez por aalito; 05 August 2014, 16:32.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Em que parte é que o Punto é de borla?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Patricio88 Ver Post
                                                        Boas pessoal,

                                                        Venho até aqui obter a vossa opinião numa coisa, tenho um citroen C3 de 2010 a gasolina 1.4 75cv com 37.000 km e preciso de trocar por carro a gasoleo, seria boa troca um fiat punto 1.3 multijet com 30.000 km?

                                                        Muito obrigado.

                                                        JP
                                                        Mais uma vez, tentando ser imparcial.

                                                        Faltam muitos dados no topico, como por exemplo, preços, da venda e do novo, ou motivos para venda do C3, etc etc

                                                        Mas com o que temos, o C3 e o Punto, são carros de gama semelhante, logo por aí não se ganha nem se perde, pese embora ache que o punto seja mais bonito, mais carro e mais confortavel que o C3, mas isso são gostos.
                                                        O Punto 1.3 gasta muito menos que o C3 e o combustivel é mais barato. Se colocares o C3 a GPL a coisa fica ela por ela, mas muito provavelmente daqui por uns tempos a valorização dos carros não vai compensar a montagem do GPL, caso optes por vender. O GPL ainda é tabu em Portugal e a venda será mais complicada.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                          Em que parte é que o Punto é de borla?
                                                          Em que parte se falou em ser de borla?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                                                            Mais uma vez, tentando ser imparcial.

                                                            Faltam muitos dados no topico, como por exemplo, preços, da venda e do novo, ou motivos para venda do C3, etc etc

                                                            Mas com o que temos, o C3 e o Punto, são carros de gama semelhante, logo por aí não se ganha nem se perde, pese embora ache que o punto seja mais bonito, mais carro e mais confortavel que o C3, mas isso são gostos.
                                                            O Punto 1.3 gasta muito menos que o C3 e o combustivel é mais barato. Se colocares o C3 a GPL a coisa fica ela por ela, mas muito provavelmente daqui por uns tempos a valorização dos carros não vai compensar a montagem do GPL, caso optes por vender. O GPL ainda é tabu em Portugal e a venda será mais complicada.
                                                            Achas?

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