Opinião sobre aumentar cavalagem em vw passat 1.6 tdi bluemotion
Bom dia a todos gostava de sabe se alguem do foum sabe ou fez aumento ddos 105 cv da passat, se haveria algum risco para o motor e qual a quantidade maxima que se pode aumentar.
Cumprimentos
Boas, podes fazer sempre um aumento de cerca de 25cv que é o mínimo recomendado mantendo a fiabilidade do caro. Com esse aumento já ficas muito satisfeito com a diferença. Eu fiz uma reprogramação no meu ford focus (115cv para 140Cv) e estou mesmo muito satisfeito, o consumo baixou e tudo!
Bluemotion tem fap ne?? O que recomendo que faças é...
Deixas te estar quieto por enquanto, esperas que a fap comece a dar problemas, deslocaste a uma casa de renome e em condições (não vás fazer isso na oficina da esquina, porque as repros não são todas iguais...), pedes para tirar a DPF aka Fap, e reprogramas isso para mais 25 30cv... ;) Anulas também a EGR e vês se gostas. Se achares que queres mais barulho e fores adepto do fumo, tiras o miolo da panela do meio deixando sempre a final, se fores adepto de muito fumo ai metes linha directa de 60mm com colectores trabalhados em inox... ;)
Se achares que mesmo assim não estas satisfeito, aumentas o turbo e metes o IC do S3, mudas a embraiagem para uma sach racing porque a que tens vai começar a patinar.
Se mesmo assim achares que não é suficiente compra outro carro mais potente de origem... ;)
Espero ter ajudado.
Ok, agora vem ai a brigada antipoluição e sim, eles têm razão... No entanto fica ao teu critério... ;)
Ainda que não sendo eu de brigada de coisa nenhuma (tirando talvez dos alcoólicos pouco conhecidos):
O quer que faças, que seja algo soft e bem feito (nem sempre é fácil). Lembro ainda que esse motor é conhecido por muitos problemas ao nível de embraiagem/bimassa. Vê lá se não vais encurtar a vida dos ditos e abrir os cordões à bolsa.
PS - quanto a mim, o Passat fica no limite da submotorização com esse motor...
Esse Passat, sendo bluemotion, foi concebido com o propósito máximo de cumprir com baixos consumos/emissões. Não se pode como tal esperar dele um comportamento mais voluntarioso.
Tendo em conta a nossa fiscalidade, acaba por se tornar mais barato. No entanto em diversos países o preço de venda é "semelhante" ao 2.0 tdi sendo que cada um acaba por comprar o motor que se encaixa melhor na sua filosofia pessoal.
Isto enquadra até que ponto "mexer" nesse motor é um pouco "contra-natura".
Ainda assim é possível fazer algumas alterações a partir exclusivamente da gestão electrónica do motor. Dependendo daquilo que se pretende é possível, por exemplo, deixar o motor mais solícito em baixas (acabando mais cedo) ou fazer o inverso, dar-lhe mais alma em rotações maiores. Tudo depende do tipo de utilização que se pretende (cidade/nacionais/AE) e do que o condutor mais sente falta.
Há que ter em atenção que todas as caixas de velocidades têm um limite de binário para o qual foram dimensionadas e que não deverá ser ultrapassado.
De igual forma se deverá acautelar a questão do volante do motor, se de facto se tratar de um modelo com fragilidades conhecidas (desconheço), uma vez que será um orgão mecânico a ter de lidar o acréscimo de binário.
Comentário