Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Renault 4L

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Renault 4L

    Boas a todos, queria saber a vossa opinião sobre comprar uma Renault 4L de 1986. Acham que vale a pena? Só para dar umas voltas e deslocar-me para o trabalho (o trabalho e perto de casa). Queria poupar uns trocos no combustível, manutenção e seguro :D
    O investimento e cerca de 1500€.
    Mas não sei se valerá a pena.
    Obrigado a todos.

    #2
    Conheço uma empresa que tem umas 4 l e mandam os funcionarios naquilo fazerem porto lisboa e mais alem

    Comentário


      #3
      Depende essencialmente do estado dela! Se estiver tudo ok (chapa, mecânica, interiores...) por esse preço acaba por ser um achado!

      Aquilo anda pouco, mas também consome pouco e tem pouco por onde avariar! Diverti-me imenso a conduzi-las há uns anos largos e ainda hoje sinto saudades da posição da manete das velocidades! Era mesmo um jipe dos pobres!!!

      Comentário


        #4
        Já tive uma GTL precisamente de 1986.

        Manutenção é fácil, e não é dispendiosa.
        Os consumos são mesmo baixos.
        São indestrutíveis aguentam mesmo muito. Apenas requer cuidado ao nível do sistema de refrigeração (revisão).
        Por muito boa que esteja ( suspensão, pneus, borrachas da carroçaria etc.) há-de fazer barulhos infinitos.
        Agora, o conceito não é propriamente igual ao de um utilitário ainda que concebido há 20 anos, tipo Corsa A/B, Fiat UNO/PUNTO. É preciso gostar!
        Outra vantagem pode ter seguro de clássicos sem qualquer tipo de favor. È um grande marco na industria automóvel.

        Comentário


          #5
          Tenho uma na familia mas de 1981.
          A grande debilidade em relação aos carros mais recentes é mesmo o sistema de travagem. Aquilo não trava, vai travando....

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ArSilva Ver Post
            Já tive uma GTL precisamente de 1986.

            Manutenção é fácil, e não é dispendiosa.
            Os consumos são mesmo baixos.
            São indestrutíveis aguentam mesmo muito. Apenas requer cuidado ao nível do sistema de refrigeração (revisão).
            Por muito boa que esteja ( suspensão, pneus, borrachas da carroçaria etc.) há-de fazer barulhos infinitos.
            Agora, o conceito não é propriamente igual ao de um utilitário ainda que concebido há 20 anos, tipo Corsa A/B, Fiat UNO/PUNTO. É preciso gostar!
            Outra vantagem pode ter seguro de clássicos sem qualquer tipo de favor. È um grande marco na industria automóvel.
            É um carro que me deixa saudades, tive uma 4 L GTL com documentos e toda a documentação em dia. Como não tinha habilitações para conduzir devido a idade, decidi começar a fazer rally/TT. Grande maquina e um Jipe dos pobres ahah Ainda me lembro uma vez para substituir um pneu, tive que meter o macaco em cima de um tijolo para ter altura e a roda levantar do chão. Já nem falo nos consumos que são mesmo muito baixos
            Editado pela última vez por reisfr; 29 August 2014, 16:28.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por reisfr Ver Post
              É um carro que me deixa saudades, tive uma 4 L GTL com documentos e toda a documentação em dia. Como não tinha habilitações para conduzir devido a idade, decidi começar a fazer rally/TT. Grande maquina e um Jipe dos pobres ahah Ainda me lembro uma vez para substituir um pneu, tive que meter o macaco em cima de um tijolo para ter altura e a roda levantar do chão. Já nem falo nos consumos que são mesmo muito baixos
              A grande vantagem é o conforto da suspensão. A última vez que andei numa foi no campo, num caminho cheio de buracos e... aquilo parecia que flutuava.

              Comentário


                #8
                Confirmo, é muito dificil de acreditar no conforto que uma 4L consegue proporcionar em pisos maus... é excelente mesmo!

                Comentário


                  #9
                  Boas.

                  Ja tive uma para umas brincadeiras e na altura qd andei á procura uma das coisas q deve ser vista é o fundo q muitas estavam com um buraco. Levanta os tapetes e inspecciona bem.
                  a minha tive de mandar arranjar aquilo.
                  de resto é um gozo andar naquilo Eheh

                  Comentário


                    #10
                    Com 1.500 € compra-se um carro muito mais agradável, confortável e polivalente e até com AC, com sorte de 2000 em diante.

                    É que ainda por cima, uma 4L por 1.500 € arrisca-se a ser um poço de dinheiro perdido sem fundo...

                    Comentário


                      #11
                      Há outra questão que requer hábito a ausência de manômetro de temperatura do motor, ouvido alerta para a entrada da ventoinha em funcionamento. Quando a luz acende, por maioria das vezes já era... Por isso rever radiador, líquido, e termostato bem como bomba de água é quase obrigatório para evitar o tal poço de problemas já referido.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                        Com 1.500 € compra-se um carro muito mais agradável, confortável e polivalente e até com AC, com sorte de 2000 em diante.

                        É que ainda por cima, uma 4L por 1.500 € arrisca-se a ser um poço de dinheiro perdido sem fundo...
                        É verdade.

                        Uma 4L pode ser muito interessante para os "entusiastas" mas para carro do dia a dia há coisas bem mais interessantes pelo mesmo orçamento. Aconselho um test-drive com muita atenção e uma boa reflexão porque sinceramente não é para todos andar de 4L...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                          A grande vantagem é o conforto da suspensão. A última vez que andei numa foi no campo, num caminho cheio de buracos e... aquilo parecia que flutuava.
                          É precisamente aí que uma 4 L tem interesse, para circular no campo, em estradas de terra batida e esburacadas, e não em estradas nacionais e muito menos AEs

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                            Depende essencialmente do estado dela! Se estiver tudo ok (chapa, mecânica, interiores...) por esse preço acaba por ser um achado!

                            Aquilo anda pouco, mas também consome pouco e tem pouco por onde avariar! Diverti-me imenso a conduzi-las há uns anos largos e ainda hoje sinto saudades da posição da manete das velocidades! Era mesmo um jipe dos pobres!!!
                            há uns bons anos mandaram-me tirar uma de um estacionamento. devido à manete das mudanças não consegui e acabei por desistir de a tirar de lá. não sinto saudades nenhumas da posição da manete das velocidades.

                            Comentário


                              #15
                              Boas a todos, obrigado pelas respostas de todos.
                              Desde já sou grande fã das 4l. Lembro-me de ser puto e o meu avo tinha uma, certo dia partiu-a toda num acidente e aproveitou a manete das mudanças e fez uma bengala, que hoje ainda a tem ahah
                              Quero para ir para o trabalho, ir dando umas voltas no mato e dar uns passeios curtos.
                              Quanto ao estado da mesma, nas fotos parece-me bem. Esta semana vou ve-la.
                              Já me disseram que gasta muito, que não valem nada. Eh tanta coisa.
                              Quero poupar uns trocos em seguro e em selo. Principalmente em combustível.

                              Obrigado.

                              Comentário


                                #16
                                São carros fiáveis, pouco têm por onde avariarem e o motor Cléon dura e dura e dura...
                                São carros confortáveis a nível de suspensão, envergonhando muitos carros actuais que custam dezenas de vezes mais caro... e tendo uma "tenue de route" (comportamento em estrada) surpeendentemente eficaz... tendo em conta a idade do projecto.
                                São carros capazes de irem por caminhos de cabras, atravessando e subindo obstáculos, que muitas pessoas com os seus 4x4 modernos pensariam duas vezes antes de fazer.
                                São carros que aguentam um tratamento que encostaria às boxes a maioria dos carritos modernos.
                                São carros perfeitamente capazes de serem utilizados todos os dias, ao longo de muitos quilómetros e sem serem cansativos.

                                Se tiveres conhecimentos básicos sobre a manutenção de um carro e encontrares uma "Catrela" (4L...) num estado razoável, e compreenderes plenamente que vais conduzir um carro sem 99,9% das "mariquices" que equipam os carros actuais, avança, que dificilmente te arrependes.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                  há uns bons anos mandaram-me tirar uma de um estacionamento. devido à manete das mudanças não consegui e acabei por desistir de a tirar de lá. não sinto saudades nenhumas da posição da manete das velocidades.
                                  Que, por sinal, é igual á de qualquer outro veiculo, com a diferença do tubo em vez de ir para o piso dobrar e ir para a frente.

                                  Desculpa que te diga cadito, mas não conseguires conduzir uma 4L é de rir.

                                  Comentário


                                    #18
                                    a manete é igual ao citroen 2cv não é?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                      a manete é igual ao citroen 2cv não é?
                                      Sim, é idêntica, se bem que a MA do 2CV penso que é á esquerda da 1ª.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bõas.

                                        Quando era puto o meu pai tinha uma e teve durante 10 anos sem dar problemas, ele diz que a comprou por 50 contos e passados 10 anos vendeu por 80 contos (bons tempos), ainda me lembro de andar naquilo e de me fazer confusão e manete ser no tabliet, o meu padrinho tanbem tinha uma onde andei tambei muitas vezes. penssando bem passei a minha infancia a andar de 4L eh eh, agora sou eu que gostava de ter uma para ir a pesca porque aquilo com a altura ao solo que tem vai mesmo a muito lado, no entanto tenho um certo receio pois as que encontro tem muitos km e não tenho a certesa de estarem em bõas condições, no entanto continua a ser uma hipotese a considerar.

                                        Abraço.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Simao Ver Post
                                          Bõas.

                                          Quando era puto o meu pai tinha uma e teve durante 10 anos sem dar problemas, ele diz que a comprou por 50 contos e passados 10 anos vendeu por 80 contos (bons tempos), ainda me lembro de andar naquilo e de me fazer confusão e manete ser no tabliet, o meu padrinho tanbem tinha uma onde andei tambei muitas vezes. penssando bem passei a minha infancia a andar de 4L eh eh, agora sou eu que gostava de ter uma para ir a pesca porque aquilo com a altura ao solo que tem vai mesmo a muito lado, no entanto tenho um certo receio pois as que encontro tem muitos km e não tenho a certesa de estarem em bõas condições, no entanto continua a ser uma hipotese a considerar.

                                          Abraço.
                                          Gosto muito mesmo de 4l, estou como tu, ir para a pesca e ir para o mato :-D
                                          Não sei bem e para que pontos cruciais olhar.

                                          Ninguém sabe quanto ficara o seguro?

                                          Comentário


                                            #22
                                            O seguro depende se a seguradora tiver a opção de carros antigos, clássicos e afins, nem todas têm. Mas conseguem-se preços muito bons.

                                            Quanto a encontrar uma em bom estado, depende também do orçamento. Nos carros mais antigos o preço estará sempre indexado ao estado real em que se encontram, se foram tratados, restaurados, pintados, etc.

                                            Uma 4L mais antiga (década de 70, inicios de 80) já é um clássico, se tiver tudo original e pequenos pormenores como as "orelhas" dos para-choques terá um bom potencial de valorização. Acredito que uma destas em bom estado possa valer no mínimo 2500 euros.

                                            As mais recentes têm pormenores diferentes que por enquanto não as valoriza tanto.

                                            Pelo menos foi o que consegui perceber em relação à que tenho na família, R1123 de 81, equipada com o chamado "motor francês" (ao invés do espanhol) bastante valorizado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                              Sim, é idêntica, se bem que a MA do 2CV penso que é á esquerda da 1ª.
                                              se bem me lembro a MA dos 2CV está no sítio onde normalmente é a 1ª e a 1ª no sítio da 2ª, da primeira vez que conduzi até nem era um 2CV mas uma diane troquei-me todo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                se bem me lembro a MA dos 2CV está no sítio onde normalmente é a 1ª e a 1ª no sítio da 2ª, da primeira vez que conduzi até nem era um 2CV mas uma diane troquei-me todo
                                                Ou isso. Então é como a minha 4L, 1ª para trás (como se fosse 2ª) e MA para a frente (como se fosse 1ª).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pessoal podem me dar aqui uma luzes acerca da 4L? Já percebi que é fiável, tem boa mecânica, baixos consumos (sabem +/- quanto faz?) mas o que realmente gostava de saber era se a 4L é um bom carro para dar umas voltas por ai, se é fácil de manobrar e acima de tudo se é boa para primeiro carro? Já agora a sua velocidade máxima

                                                  Como os euros não são muitos juntava o util ao agradável e comprava um carro que gosto, clássico, barato e com tendência a valorizar.

                                                  Obs: Não pretendo fazer AE's, só mesmo cidade e uma ou outra nacional

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                                                    Pessoal podem me dar aqui uma luzes acerca da 4L? Já percebi que é fiável, tem boa mecânica, baixos consumos (sabem +/- quanto faz?) mas o que realmente gostava de saber era se a 4L é um bom carro para dar umas voltas por ai, se é fácil de manobrar e acima de tudo se é boa para primeiro carro? Já agora a sua velocidade máxima

                                                    Como os euros não são muitos juntava o util ao agradável e comprava um carro que gosto, clássico, barato e com tendência a valorizar.

                                                    Obs: Não pretendo fazer AE's, só mesmo cidade e uma ou outra nacional
                                                    Se gostas, avança antes que alguém se antecipe e te leve aquela 4L que já tens debaixo de olho

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                      Se gostas, avança antes que alguém se antecipe e te leve aquela 4L que já tens debaixo de olho
                                                      Não é que tenha já uma debaixo de olho mas é só para ter a certeza que o carro esteja de acordo com as espectativas

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Quando há disposição e/ou a mulher incentiva, lá vamos dar uma volta de 4L ao domingo de manhã.
                                                        Há classicos e classicos, é certo... mas neste momento é o que tenho...

                                                        No fim de tudo... até é divertido...

                                                        Por vezes até dá rateres!
                                                        A primeira vez que sentimos eu e a minha namorada ficamos a olhar um pró outro...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jnsoliver Ver Post
                                                          Quando há disposição e/ou a mulher incentiva, lá vamos dar uma volta de 4L ao domingo de manhã.
                                                          Há classicos e classicos, é certo... mas neste momento é o que tenho...

                                                          No fim de tudo... até é divertido...

                                                          Por vezes até dá rateres!
                                                          A primeira vez que sentimos eu e a minha namorada ficamos a olhar um pró outro...
                                                          É porque ainda nunca tinham sentido.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Então confirmas que é normal?
                                                            Connosco acontece algumas vezes...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X