Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gastamos menos em ir em baixas rotações?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Gastamos menos em ir em baixas rotações?

    Boa Tarde a todos,

    Ouvi que para poupar é melhor ir em baixa rotações. Agora a minha questão é: É melhor ir na 4ª mudança em 1000 rotações, o motor ja quase a queixar ou mudar para 3ª mudança e ir nos +/- 1500 rotações? (Economicamente e mecanicamente o gasto/perigo...)

    Obrigado

    #2
    Vou falar nos meus casos:

    Alfa 166 2.4 JTD: O motor aguenta bem praticamente desde o ralenti, sem o mínimo de vibrações. Posso acelerar a fundo em quarta as 1000rpm que o carro não vibra, pelo que uso muitas vezes esta gama de rotação.
    Alfa 159 1.9 JTDM 16v: Neste caso, abaixo das 1500rpm, o carro já vibra bastante e nota-se que está a trabalhar em esforço. Aqui, faço por não acelerar a fundo abaixo desta gama de rotações.

    Resumidamente: Acho que depende do tipo de motor, do tipo de carro, caixa, etc.

    Comentário


      #3
      Isso é como andar de bicicleta, se fores numa 1a em plano gastas mais energia (pedalas mais) para fazer o mesmo percurso usando uma 4a por ex

      Isso além de não fazer poupar combustível, dá cabo do motor pois vai em esforço, o ideal é andar nas rpm de maior binário, é também nessas rpm que se deve fazer a troca de mudanças.

      Muitos dos problemas com dpfs têm a haver com esse tipo de condução, não há regenerações e depois lá vai uma despesa.... O que teoricamente poupam em combustível vão gastar (mais) na oficina

      Comentário


        #4
        Se eu for no meu Corsa B 1.4 a gasolina, em 5ª velocidade a 40 km/h, sem o carro ir em esforço o consumo será menor do que ir numa 3ª?
        O Tubular Bells disse-me uma vez que o consumo aumentava, nesta situação.
        Em que é que ficamos? No manual de instrução de um Corsa B dizia que, a partir dos 40 km/h era possível andar em 5ª velocidade.
        Em que é que ficamos?

        Comentário


          #5
          Depende de muita coisa. se estivermos a falar de subida mesmo que ligeira, gasta mais. Em plano ou a descer, desde que não se solicite acelaração repentina ao carro, poupa!
          Carros com consumo instantaneo é facil de verificar.

          Comentário


            #6
            Gasta sempre menos em 5ª do que em 3ª. Podes ir a carregar mais no acelerador, pode estar a injectar mais combustível em cada ciclo, mas como faz menos ciclos, gasta sempre menos. Claro que tem de haver sempre alguma sensibilidade de sentir se o motor está em esforço.

            Comentário


              #7
              É sempre possível ir a qualquer velocidade em qualquer mudança, depende da via... Se for a subir, em 5a a 40 não chegas ao topo ;)

              A regra (geral) para apanhar a melhor rotação é em plano meter uma 5a a 90km/h e ver em que rotação vai, nessa rotação será o ponto ideal para troca de mudança e andamento com menor esforço e menor consumo. No meu anda nas 2400rpm, raramente ando abaixo das 2000 e acima das 3000, o consumo do meu carro anda nos 8 a GPL quando a gasolina era 7.5

              Comentário


                #8
                Deves andar sempre na faixa de rotação em que o motor tem o seu binário máximo. Quando vais numa relação alta a moer, tens de usar mais acelerador, ou seja o motor está a injectar mais combustível para se aguentar. A uma rotação mais alta na faixa de binário máximo o carro vai solto, usas menos acelerador, ou seja, menos combustível.
                Um dos meus carro tem uma caixa relativamente curta, motor 2.5 e em AE a 140/150 (são cerca de 3000 ou 3200 rpms) faz consumos de 6 e poucos, mesmo com AC. Quase não é preciso acelerador para manter o carro naquela velocidade.
                Já num carro com caixa muito longa e pouca potência vai acontecer o contrário.
                É por isto que os motores 6 cilindros montados em carros grandes são extremamente poupados tendo em conta a potência que têm. A caixa automática mantém o motor sempre na faixa de binário máximo, a imensa potência nunca deixa o carro ir em esforço e o próprio peso embala.

                Comentário


                  #9
                  Desde que o carro não vá em esforço, quanto menos rotações menor o consumo.

                  Comentário


                    #10
                    O que controla os consumos basicamente é o acelerador , e é melhor para o motor andar por volta das 2500 3000 rpm nos gasolinas e nos diesel acima de 1500 rpm .

                    Ao relanti nunca pois qualquer coisa vais carregar mais no acelerador e os consumos aumentam mais

                    Comentário


                      #11
                      Não dá saúde nenhuma andar em regimes muito baixos.

                      O que controla os consumos é o acelerador, deve-se andar numa rpm em que haja sempre alguma resposta.

                      Eu por exemplo gosto que haja sempre alguma sensação de "esforço" e como frequentemente exijo tudo o que os carros têm para me dar, uso todo o leque de rpms.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                        O que controla os consumos basicamente é o acelerador , e é melhor para o motor andar por volta das 2500 3000 rpm nos gasolinas e nos diesel acima de 1500 rpm .

                        Ao relanti nunca pois qualquer coisa vais carregar mais no acelerador e os consumos aumentam mais
                        O que controla os consumos é: A rotação do motor, a carga no acelerador e a relação de caixa. O consumo mais baixo será conseguido, em plano, na última relação (salvo algumas exceções) de caixa com o minimo de RPM que o motor aguentar sem esforço. Geralmente isso ocorre por volta das 1200-1500RPM.
                        PS: não conheço ninguém que conduza assim.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                          O que controla os consumos é: A rotação do motor, a carga no acelerador e a relação de caixa. O consumo mais baixo será conseguido, em plano, na última relação (salvo algumas exceções) de caixa com o minimo de RPM que o motor aguentar sem esforço. Geralmente isso ocorre por volta das 1200-1500RPM.
                          PS: não conheço ninguém que conduza assim.

                          Todos os meus carros gastam menos a descer

                          Comentário


                            #14
                            Eu nunca deixo o meu, diesel, descer abaixo das 1500, salvo raras excepções. Mas não sei até que ponto é melhor andar nas 2000-2100 do que nas 1600 ou coisa do género... Já me disseram algumas x que sim, por acaso. Se fosse um carro a carburador, saberia, menos rotação = menos consumo.

                            Comentário


                              #15
                              O/A melhor consumo/eficiência é conseguida com o motor na zona de binário máximo

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pato Ver Post
                                Todos os meus carros gastam menos a descer
                                Por isso eu referi que estava a falar em consumos obtidos em plano. Acho que escrevi em português. Não escrevi «será conseguido em plano...» mas sim «será conseguido, em plano,...»

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                  O/A melhor consumo/eficiência é conseguida com o motor na zona de binário máximo
                                  Isso é a melhor eficiência do motor. É muito diferente da melhor eficiência do automóvel.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                    Isso é a melhor eficiência do motor. É muito diferente da melhor eficiência do automóvel.
                                    Porque?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Principalmente por causa do arrasto aerodinâmico que é a maior causa do consumo num automóvel.
                                      Em para-arranca o peso é o maior consumidor de combustivel.
                                      Editado pela última vez por manelov; 01 September 2014, 23:27.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não é propriamente a rotação que controla o débito de combustível mas antes a carga, isto é, a posição do acelerador. O rendimento dos motores diesel e otto costuma ser maior a rotações médias, sendo que, a baixas rotações, costumam ter mau rendimento (mais crasso para os motores a gasolina), sendo também mais baixo a altas rotações.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Continuem com a treta da rotação baixa em qualquer situação. Se reconstruísse caixas, andava bem na vida

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            Não é propriamente a rotação que controla o débito de combustível mas antes a carga, isto é, a posição do acelerador. O rendimento dos motores diesel e otto costuma ser maior a rotações médias, sendo que, a baixas rotações, costumam ter mau rendimento (mais crasso para os motores a gasolina), sendo também mais baixo a altas rotações.
                                            A posição do acelerador controla o débito de combustivel por ciclo. Mesmo que vá com um débito superior a uma rotação inferior, como faz menos ciclos por minuto, gasta menos. O rendimento que falas, e bem, tem a ver com o binómio potencia extraída/consumo. Agora, o consumo puro, irá ser sempre mais baixo a uma rotação mais baixa.

                                            Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                            Continuem com a treta da rotação baixa em qualquer situação. Se reconstruísse caixas, andava bem na vida
                                            A rotação baixa pode estragar o motor, não a caixa. A caixa sofre mais esforço na zona de binário máximo. (cerca de 2000rpm nos diesel). Se fores a uma rotação inferior esforças menos a caixa e embraiagem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                              A posição do acelerador controla o débito de combustivel por ciclo. Mesmo que vá com um débito superior a uma rotação inferior, como faz menos ciclos por minuto, gasta menos. O rendimento que falas, e bem, tem a ver com o binómio potencia extraída/consumo. Agora, o consumo puro, irá ser sempre mais baixo a uma rotação mais baixa.



                                              A rotação baixa pode estragar o motor, não a caixa. A caixa sofre mais esforço na zona de binário máximo. (cerca de 2000rpm nos diesel). Se fores a uma rotação inferior esforças menos a caixa e embraiagem.
                                              Não é só a posição do acelerador mas também a carga no acelerador. Um exemplo: vais a 90 em velocidade estabilizada a consumir 5, carregas no acelerador e mantens a posição do mesmo. Supõe que nessa posição do acelerador ele vai estabilizar a velocidade a 120 com um consumo de 7. Repara agora que entre os 90 e até chegares aos 120 o consumo foi bastante maior que os 7 que alcançou a 120, isto apesar da posição do acelerador ser sempre a mesma.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas.
                                                Aconselho a quem estiver interesado e puder que tenha umas aulinhas num curso de écocundução como eu e os meus colegas tivemos e que a empresa onde trabalho nos proporcionou, descemos todos o consumo dos nossos carros e dos da empresa em pelo menos 1L.
                                                Cumpts.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Simao Ver Post
                                                  Boas.
                                                  Aconselho a quem estiver interesado e puder que tenha umas aulinhas num curso de écocundução como eu e os meus colegas tivemos e que a empresa onde trabalho nos proporcionou, descemos todos o consumo dos nossos carros e dos da empresa em pelo menos 1L.
                                                  Cumpts.
                                                  Olhe que nã0. Olhe que não.
                                                  Alguns até poderiam baixar 2 ou 3 litros, enquanto outros, a olhar para alguns consumos que por aqui se veêm, até deixavam os intrutores desse curso a bater mal.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                    Olhe que nã0. Olhe que não.
                                                    Alguns até poderiam baixar 2 ou 3 litros, enquanto outros, a olhar para alguns consumos que por aqui se veêm, até deixavam os intrutores desse curso a bater mal.
                                                    Eh eh, acredito, realmente depois e preciso querer fazer o que se aprendeu, requer alguma força de vontade.
                                                    Eu proprio tenho dias que não tenho vontade de fazer essa força e nesse dia lá sobem os consumos e os indices de poluição mas é so nesse dia , depois a coisa volta ao normal.
                                                    Abraço.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                                      Gasta sempre menos em 5ª do que em 3ª. Podes ir a carregar mais no acelerador, pode estar a injectar mais combustível em cada ciclo, mas como faz menos ciclos, gasta sempre menos. Claro que tem de haver sempre alguma sensibilidade de sentir se o motor está em esforço.
                                                      Isso não é 100% verdade. O combustivel extra injectado em 5ª pode superar o consumo com o numero maior de ciclos em 3ª. Já para não falar que nessa situação em 5ª as recuperações até uma velocidade estabilizada vão ser muito mais longas o que vai prejudicar os consumos.

                                                      O segredo para ter bons consumos passa por mudar as mudanças em função do que estamos a fazer. Subir, descer, plano, velocidade estabilizada, recuperação...

                                                      Quando vou a conduzir (motor a gasóleo) tanto vou com o motor nas 2000 RPM's numa subida porque é onde está o pico de binário como vou em 5ª a 50 Km/h com o pé muito levezinho no acelerador com o motor nas 1000 RPM's quando não quero aumentar a velocidade e vou num terreno plano.

                                                      Nada como ter um CB para ir a brincar com isto durante a viagem. Mas os carros novos hoje em dia também já trazem indicadores de mudança. Estes indicadores de mudança pelo menos nos carros a gasóleo costumam conduzir como eu faço que é deixar o motor desenvolver e mudar de mudança quando a próxima for cair no regime de binário máximo.

                                                      Mas claro que nós temos uma coisa que estes sistemas não tem que é olhos! Quando temos uma subida à frente pode não ser o melhor subir de mudança quando o CB diz e deixar como está para a subida como se estivermos numa descida podemos subir a mudança antes do CB indicar porque o peso do carro ajuda a embalar.

                                                      Meter na cabeça que em todas as situações quanto menos rotação menor o consumo é errado. E estou a falar obviamente de recuperações. O meu tio tem um Passat 1.9 TDI de 130cv e a coisa funciona assim, 2ª aos 10 km/h, 3ª aos 20, 4ª aos 30, por ai fora talvez se estique um pouco mais na 6ª .

                                                      A andar em cidade nota-se bem a média a subir porque o motor anda sempre ali nas 1000 RPM's a fazer um esforço tremendo para acelerar o carro. Então quando é curvas aquilo começa a tremer por todos os lados e a solução para isso é acelerar mais . Mas é escusado dizer qualquer coisa porque ele é que sabe .

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                                                        Não é só a posição do acelerador mas também a carga no acelerador. Um exemplo: vais a 90 em velocidade estabilizada a consumir 5, carregas no acelerador e mantens a posição do mesmo. Supõe que nessa posição do acelerador ele vai estabilizar a velocidade a 120 com um consumo de 7. Repara agora que entre os 90 e até chegares aos 120 o consumo foi bastante maior que os 7 que alcançou a 120, isto apesar da posição do acelerador ser sempre a mesma.
                                                        Por mim, posição do acelerador e carga, são a mesma coisa. A carga está sempre dependente da posição do acelerador. A posição do acelerador regula a quantidade de combustível que é admitido pelo motor. No teu exemplo, vais a 90 Km/H e resolves acelerar até aos 120. Dás mais carga, mais acelerador. Repara que o débito de combustível para o motor, é sempre o mesmo (a posição do acelerador é a mesma). O consumo é que poderá ser diferente, pois ele é aferido em L/100 Km. Ou seja, para o mesmo débito, quanto maior for a velocidade, menor será o consumo em L/100 Km. Daí depois verificares que o consumo a 120 é inferior, do que quando começaste a acelerar desde os 90.

                                                        Outra maneira de ver a coisa, no fundo quando aceleras desde os 90 Km/H, regulas o acelerador para uma carga para ires a 120. Mas como o carro demora tempo até lá chegar, durante esse tempo e quanto mais próximo dos 90 estiveres, pior, pois estás a ter um débito de combustível para os 120, mas vais a 90. Deste modo, o consumo em aceleração até aos 120 é superior do que quando alcanças os 120.

                                                        Ou seja, o que difere não é a carga, o que difere é mesmo a velocidade! Que depois vai ter implicações com os consumos instantâneos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                                          A rotação baixa pode estragar o motor, não a caixa. A caixa sofre mais esforço na zona de binário máximo. (cerca de 2000rpm nos diesel). Se fores a uma rotação inferior esforças menos a caixa e embraiagem.
                                                          Experimenta deixar um carro a morrer nem que seja em plano e verás que não é só o motor a ser prejudicado. O esforço que a caixa faz para manter a mudança até a alavanca saltar é significativo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O consumo de um motor é matematicamente um caudal.

                                                            Esse caudal é dado por duas variaveis:

                                                            1 - O volume de combustivel inserido no motor

                                                            2- Numero de vezes que esse volume é varrido.

                                                            O primeiro é dado pelo acelerador. Porque um motor pode ter 2000 cc de volume mas a razão de combustivel que lá entra é dada pelo acelerador.

                                                            O segundo é dado pelas rpm.

                                                            Portanto o consumo é uma ponderação (multiplicação) do primeiro com o segundo.

                                                            Rotação baixa com acelerador no fundo: consumo alto (para alem de outros problemas)
                                                            Rotação alta com acelerador baixo: consumo alto.

                                                            O consumo baixo andará ali pelo meio, tendo em conta que o pé no cimo é optimo. Conjugado com uma rotação baixa, melhor ainda.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X