Problema na caixa de velocidades?

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Título: Problema na caixa de velocidades?

  1. #1
    Piloto de Testes blakke's Avatar
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    Por Defeito Problema na caixa de velocidades?

    Boa tarde, venho pedir-vos ajuda e um pouco do vosso conhecimento para exclarecer um problema que tenho no meu automóvel. Já ha algumas semanas o meu carro começou a fazer um barulho estranho (tipo rolamento gripado) que se ouve quando arranco ou ando em baixas velocidades em 1ª, 2ª e 3ª mudanças. Em quarta e quinta consegue-se ouvir lá no fundo mas já não é perceptivel.

    Quando carrego na embraiagem o barulho deixa de se ouvir.
    Quando largo a embraiagem com o carro em ponto morto volto a ouvir o barulho.
    Quando carrego na embraiagem e desço uma descida com o carro engatado (1ª, 2ª principalmente) volto a ouvir o barulho mesmo com a embraiagem pressionada.

    Alguem tem uma ideia de qual é o problema? Será uma reparação dispendiosa?


    Além de ser o meu carro de dia a dia faço duas vezes por ano Portugal-França e ainda queria mantê-lo por alguns anos.

    Aguardo pela vossa ajuda
    Muito obrigado
    Última edição por blakke : 21-01-17 às 20:09:09


  2. #2
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por blakke Ver Post
    Boa tarde, venho pedir-vos ajuda e um pouco do vosso conhecimento para exclarecer um problema que tenho no meu automóvel. Já ha algumas semanas o meu carro começou a fazer um barulho estranho (tipo rolamento gripado) que se ouve quando arranco ou ando em baixas velocidades em 1ª, 2ª e 3ª mudanças. Em quarta e quinta consegue-se ouvir lá no fundo mas já não é perceptivel.

    Quando carrego na embraiagem o barulho deixa de se ouvir.
    Quando largo a embraiagem com o carro em ponto morto volto a ouvir o barulho.
    Quando carrego na embraiagem e desço uma descida com o carro engatado (1ª, 2ª principalmente) volto a ouvir o barulho mesmo com a embraiagem pressionada.

    Alguem tem uma ideia de qual é o problema? Será uma reparação dispendiosa?

    O carro é um Honda Jazz 1.2 i-dsi do ano 2002 com 190.000 km.
    Além de ser o meu carro de dia a dia faço duas vezes por ano Portugal-França e ainda queria mantê-lo por alguns anos.

    Aguardo pela vossa ajuda
    Muito obrigado
    Se tiver bimassa é praí que vai a minha aposta. O que eu troquei ficou à volta de 600eur já com embraiagem. Mas os valores variam muito de oficina para oficina e de marca para marca.

    Cumprimentos
    Última edição por pato : 10-09-14 às 20:10:25

  3. #3
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    Por Defeito

    Boa noite, obrigado pela rapida resposta.
    Esse valor foi na marca?
    Ja agora um colega falou-me que também pode ser o rolamento do veio primario da caixa de velocidades. É uma hipotese?

  4. #4
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    Por Defeito

    Não pode ser o rolamento de encosto? As vezes é mais simples do que parece.
    CL, maven and pgainf like this.

  5. #5
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    Por Defeito

    Bem, li agora que com a embraiagem pressioanada também faz barulho. Assim sendo já não pode ser o rolamento.
    Última edição por PeugeotPower : 10-09-14 às 21:53:11 Razão: erro ortográfico


  6. #6
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    Por Defeito

    É que aquela parte que dizes que se ouve em primeira e segunda com a embraiagem pressionada deixou-me confuso. O rolamento encosta na prensa, por isso é normal em ponto morto se ouvir. Mas com a prensa desencostada do prato da embraiagem o motor já não faz rodar o rolamento... Logo não se deveria ouvir.

  7. #7
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    Por Defeito

    Boas, peço desculpa pelo desenterro de tópico mas vim dar novidadades sobre o assunto. Depois de deixar o carro uma semana no meu Manel GT confirmou-se, era o rolamento do veio da caixa. Por ter andado assim muito tempo esse rolamento desfez-se em limalhas que se depositaram nos outros rolamentos e acabou por estragá-los quase todos.

    A caixa saiu fora para trocar os rolamentos e verificar o estado dos veios, sincronizadores etc... aproveitei e apesar de a embraiagem não estar em mau estado foi também trocado o kit completo.

    Resultado 1400 euros - 9 horas de mão de obra

    Caixa fora para limpeza, rolamentos novos, kit embraiagem novo, e remontar tudo.
    Está super silencioso, as mudanças entram sem qualquer esforço e o pedal da embraiagem leve como uma pluma

    Kit embraiagem é valeo
    Os rolamentos SKF
    Óleo de caixa Castrol

  8. #8
    Piloto de Testes dwight12's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por blakke Ver Post
    Boas, peço desculpa pelo desenterro de tópico mas vim dar novidadades sobre o assunto. Depois de deixar o carro uma semana no meu Manel GT confirmou-se, era o rolamento do veio da caixa. Por ter andado assim muito tempo esse rolamento desfez-se em limalhas que se depositaram nos outros rolamentos e acabou por estragá-los quase todos.

    A caixa saiu fora para trocar os rolamentos e verificar o estado dos veios, sincronizadores etc... aproveitei e apesar de a embraiagem não estar em mau estado foi também trocado o kit completo.

    Resultado 1400 euros - 9 horas de mão de obra

    Caixa fora para limpeza, rolamentos novos, kit embraiagem novo, e remontar tudo.
    Está super silencioso, as mudanças entram sem qualquer esforço e o pedal da embraiagem leve como uma pluma

    Kit embraiagem é valeo
    Os rolamentos SKF
    Óleo de caixa Castrol
    Que estouro, ja dizia o meu avô que carros é mais dispendioso que mulheres!
    peras777 gosta disto.

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