Problema na caixa de velocidades?

A mostrar resultados 1 para 8 de 8
Like Tree4Likes
  • 3 Post By PeugeotPower
  • 1 Post By dwight12

Título: Problema na caixa de velocidades?

Piloto de Testes blakke's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2012

Por Defeito Problema na caixa de velocidades?

Boa tarde, venho pedir-vos ajuda e um pouco do vosso conhecimento para exclarecer um problema que tenho no meu automóvel. Já ha algumas semanas o meu carro começou a fazer um barulho estranho (tipo rolamento gripado) que se ouve quando arranco ou ando em baixas velocidades em 1ª, 2ª e 3ª mudanças. Em quarta e quinta consegue-se ouvir lá no fundo mas já não é perceptivel.

Quando carrego na embraiagem o barulho deixa de se ouvir.
    Quando largo a embraiagem com o carro em ponto morto volto a ouvir o barulho.
    Quando carrego na embraiagem e desço uma descida com o carro engatado (1ª, 2ª principalmente) volto a ouvir o barulho mesmo com a embraiagem pressionada.

Alguem tem uma ideia de qual é o problema? Será uma reparação dispendiosa?

Além de ser o meu carro de dia a dia faço duas vezes por ano Portugal-França e ainda queria mantê-lo por alguns anos.

Aguardo pela vossa ajuda
    Muito obrigado
    Última edição por blakke : 21-01-17 às 20:09:09

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por blakke Ver Post
    Boa tarde, venho pedir-vos ajuda e um pouco do vosso conhecimento para exclarecer um problema que tenho no meu automóvel. Já ha algumas semanas o meu carro começou a fazer um barulho estranho (tipo rolamento gripado) que se ouve quando arranco ou ando em baixas velocidades em 1ª, 2ª e 3ª mudanças. Em quarta e quinta consegue-se ouvir lá no fundo mas já não é perceptivel.

Quando carrego na embraiagem o barulho deixa de se ouvir.
    Quando largo a embraiagem com o carro em ponto morto volto a ouvir o barulho.
    Quando carrego na embraiagem e desço uma descida com o carro engatado (1ª, 2ª principalmente) volto a ouvir o barulho mesmo com a embraiagem pressionada.

Alguem tem uma ideia de qual é o problema? Será uma reparação dispendiosa?

O carro é um Honda Jazz 1.2 i-dsi do ano 2002 com 190.000 km.
    Além de ser o meu carro de dia a dia faço duas vezes por ano Portugal-França e ainda queria mantê-lo por alguns anos.

Aguardo pela vossa ajuda
    Muito obrigado
    Se tiver bimassa é praí que vai a minha aposta. O que eu troquei ficou à volta de 600eur já com embraiagem. Mas os valores variam muito de oficina para oficina e de marca para marca.

Cumprimentos
    Última edição por pato : 10-09-14 às 20:10:25

Data de Registo
    Dec 2012

Por Defeito

Boa noite, obrigado pela rapida resposta.
    Esse valor foi na marca?
    Ja agora um colega falou-me que também pode ser o rolamento do veio primario da caixa de velocidades. É uma hipotese?

Piloto de Testes PeugeotPower's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Não pode ser o rolamento de encosto? As vezes é mais simples do que parece.
    CL, maven and pgainf like this.

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Bem, li agora que com a embraiagem pressioanada também faz barulho. Assim sendo já não pode ser o rolamento.
    Última edição por PeugeotPower : 10-09-14 às 21:53:11 Razão: erro ortográfico

Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

É que aquela parte que dizes que se ouve em primeira e segunda com a embraiagem pressionada deixou-me confuso. O rolamento encosta na prensa, por isso é normal em ponto morto se ouvir. Mas com a prensa desencostada do prato da embraiagem o motor já não faz rodar o rolamento... Logo não se deveria ouvir.

Data de Registo
    Dec 2012

Por Defeito

Boas, peço desculpa pelo desenterro de tópico mas vim dar novidadades sobre o assunto. Depois de deixar o carro uma semana no meu Manel GT confirmou-se, era o rolamento do veio da caixa. Por ter andado assim muito tempo esse rolamento desfez-se em limalhas que se depositaram nos outros rolamentos e acabou por estragá-los quase todos.

A caixa saiu fora para trocar os rolamentos e verificar o estado dos veios, sincronizadores etc... aproveitei e apesar de a embraiagem não estar em mau estado foi também trocado o kit completo.

Resultado 1400 euros - 9 horas de mão de obra

Caixa fora para limpeza, rolamentos novos, kit embraiagem novo, e remontar tudo.
    Está super silencioso, as mudanças entram sem qualquer esforço e o pedal da embraiagem leve como uma pluma

Kit embraiagem é valeo
    Os rolamentos SKF
    Óleo de caixa Castrol

Piloto de Testes dwight12's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por blakke Ver Post
    Boas, peço desculpa pelo desenterro de tópico mas vim dar novidadades sobre o assunto. Depois de deixar o carro uma semana no meu Manel GT confirmou-se, era o rolamento do veio da caixa. Por ter andado assim muito tempo esse rolamento desfez-se em limalhas que se depositaram nos outros rolamentos e acabou por estragá-los quase todos.

A caixa saiu fora para trocar os rolamentos e verificar o estado dos veios, sincronizadores etc... aproveitei e apesar de a embraiagem não estar em mau estado foi também trocado o kit completo.

Resultado 1400 euros - 9 horas de mão de obra

Caixa fora para limpeza, rolamentos novos, kit embraiagem novo, e remontar tudo.
    Está super silencioso, as mudanças entram sem qualquer esforço e o pedal da embraiagem leve como uma pluma

Kit embraiagem é valeo
    Os rolamentos SKF
    Óleo de caixa Castrol
    Que estouro, ja dizia o meu avô que carros é mais dispendioso que mulheres!
    peras777 gosta disto.

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •