Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como sei as RPM ideais para o meu QQ 1.5dci 2014

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como sei as RPM ideais para o meu QQ 1.5dci 2014

    Nissan Qashqai 1.5dci (cilindrada:1461)

    Boa tarde.
    Tenho esta dúvida que não consigo esclarecer. Que RPM devo eu utilizar tendo em vista a poupança de diesel e ainda mais importante do motor?
    BINÁRIO (NM): 260/1750- 2500
    Devo andar sempre perdo do binário mínimo (1750 rpm)?
    Obrigado.

    #2
    Penso que depende de cada carro. É uma questão de experimentares uma rotação na qual o motor:
    a) Não vá em esforço,
    b) Esteja num ponto aceitável de aceleração (em que se quiseres desenvolver não tenhas que reduzir e ele progrida com naturalidade)
    c) Esteja em sintonia com o consumo instantâneo.

    Eu diria que nos carros a Diesel isto acontece ali na casa das 2000RPM e nos Gasolina na casa das 3000RPM, dando margem para casos particulares (depois entra a caixa de velocidades, se é curta ou longa, o tipo de percurso, a inclinação...).

    Genericamente diria que desde que não andes sempre às 1000RPM nem às 4000RPM não tens grandes razões para te preocupares.

    Comentário


      #3
      Deves andar.na zona de binário máximo.

      Binário máximo = consumo específico mínimo

      Comentário


        #4
        Uma técnica usada e ensinada nos cursos de condução é em plano, 90km/h em 5a, a rotação a que o carro for será a zona de binário máximo e menos esforço/consumo. Mesmo que o carro tenha 6vel, tem que se fazer com a 5a

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
          a) Não vá em esforço,
          b) Esteja num ponto aceitável de aceleração (em que se quiseres desenvolver não tenhas que reduzir e ele progrida com naturalidade)
          c) Esteja em sintonia com o consumo instantâneo.

          Eu diria que nos carros a Diesel isto acontece ali na casa das 2000RPM e nos Gasolina na casa das 3000RPM, dando margem para casos particulares (depois entra a caixa de velocidades, se é curta ou longa, o tipo de percurso, a inclinação...).

          Genericamente diria que desde que não andes sempre às 1000RPM nem às 4000RPM não tens grandes razões para te preocupares.
          É isto mesmo !

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Ahlex Ver Post
            Nissan Qashqai 1.5dci (cilindrada:1461)

            Boa tarde.
            Tenho esta dúvida que não consigo esclarecer. Que RPM devo eu utilizar tendo em vista a poupança de diesel e ainda mais importante do motor?
            BINÁRIO (NM): 260/1750- 2500
            Devo andar sempre perdo do binário mínimo (1750 rpm)?
            Obrigado.
            O binário mínimo não é ás 1750rpm.
            Aliás o teu carro tem o binário máximo de 260 constante entre as 1750 e as 2500 rpm.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
              Uma técnica usada e ensinada nos cursos de condução é em plano, 90km/h em 5a, a rotação a que o carro for será a zona de binário máximo e menos esforço/consumo. Mesmo que o carro tenha 6vel, tem que se fazer com a 5a
              Isso não tem ponta por onde se lhe pegue

              Aliás basta pegar num carro com 4 velocidades para constatar isso

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                Deves andar.na zona de binário máximo.

                Binário máximo = consumo específico mínimo
                O que é "consumo específico"?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ahlex Ver Post
                  Nissan Qashqai 1.5dci (cilindrada:1461)

                  Boa tarde.
                  Tenho esta dúvida que não consigo esclarecer. Que RPM devo eu utilizar tendo em vista a poupança de diesel e ainda mais importante do motor?
                  BINÁRIO (NM): 260/1750- 2500
                  Devo andar sempre perdo do binário mínimo (1750 rpm)?
                  Obrigado.
                  Tens indicador de mudança ideal no painel (pelo menos o meu QQ de 2011 tem). Segue as indicações e verás que o consumo até desce.

                  Quanto a velocidade constante em 6ª anda pelos 95km/h que no meu caso fica nas 1900rpm (caixa curtinha).

                  Comentário


                    #10
                    Acima de tudo deve imperar o bom senso.

                    Tendo presente o kai-kai lá de casa diria que entre as 2.000 e as 2.500 rpm. Daí para cima só com mais pressa (tipo a ultrapassar ou em AE), daí para baixo só mesmo para arrancar ou numa ou outra velocidade em modo de deslizar...

                    Lembro ainda que em mudanças mais altas, tipo da 4.ª para cima, ir a 2.000 rpm e acelerar é preciso esperar um cadito para que haja motor, sobretudo se fores carregado. Não é defeito, mas feitio dos pequenos motores diesel que asfixiam um pouco antes do turbo entrar a sério, sobretudo em mudanças mais altas.

                    Fazendo a minha adaptação do original em Inglês:
                    NÃO HÁ PRATICAMENTE NADA QUE SUBSTITUA A CILINDRADA (*)


                    (*) Tirando mais rotações, turbos, compressores... mais isso é outra história!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      Isso não tem ponta por onde se lhe pegue

                      Aliás basta pegar num carro com 4 velocidades para constatar isso
                      Não é de todo incorrecto.

                      A maior parte dos carros que eu experimentei, normalmente entre os 90 e os 100 km/h é onde consigo ter o melhor consumo de combustível/deslocação do veículo.

                      Até posso citar um exemplo caricato. O meu sogro tem uma Toyota Hilux de 1994 de 5 velocidades mas a 5ª velocidade é ridiculamente parecida com a 4º velocidade, ou seja, em termos práticos pouca diferença faz. Até há pouco tempo assim pensava eu mas depois apercebi-me que a 5ª velocidade deve baixar apenas as rotações necessárias para na velocidade de 80/90 km/h encontrar-se na zona ideal de rendimento do motor. Posso estar enganado mas é a sensação que eu tenho até pela diferença de consumo. Caso contrário os engenheiros japoneses são uns nabos e foram colocar mais um carreto só para dizer que tem 5 velocidades .

                      Cumprimentos.

                      Comentário


                        #12
                        Alguns manuais de instruções também ajudam neste aspeto.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          O que é "consumo específico"?
                          É a massa de combustível consumida por unidade de energia útil produzida.

                          Basicamente é uma medida de eficiência.

                          Comentário


                            #14
                            Faz uma condução sem acelerar muito e terás bons consumos.

                            Se estivesses tão interessado em poupar dinheiro não tinhas comprado um carro tão caro como o Nissan QQ.

                            Desliga a obsessão dos consumos e precupa-te com coisas mais importantes na vida.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                              Isso não tem ponta por onde se lhe pegue

                              Aliás basta pegar num carro com 4 velocidades para constatar isso
                              E se for um carro com 3 velocidades? Ou 2? Cum caraças....

                              O meu em 5a vai a 90 às 2300rpm e é aqui que troco as mudanças e círculo.... Engraçado que deixe que comecei a conduzir assim, até consigo fazer médias a GPL equivalentes a gasolina... Às tantas faço milagres ou então se calhar até há ponta por onde se lhe pegue....

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                E se for um carro com 3 velocidades? Ou 2? Cum caraças....

                                O meu em 5a vai a 90 às 2300rpm e é aqui que troco as mudanças e círculo.... Engraçado que deixe que comecei a conduzir assim, até consigo fazer médias a GPL equivalentes a gasolina... Às tantas faço milagres ou então se calhar até há ponta por onde se lhe pegue....
                                Mas um carro com caixa de 6 tem uma 5ª com relações diferentes de um carro com caixa de 5.

                                Se num carro com caixa de 5 vais em 5ª a 90 e ficas nas 2300 rpm (por exemplo), num carro com caixa de 6 em 5ª a 90 já és capaz de ir nas 2600.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por betel Ver Post
                                  Mas um carro com caixa de 6 tem uma 5ª com relações diferentes de um carro com caixa de 5.

                                  Se num carro com caixa de 5 vais em 5ª a 90 e ficas nas 2300 rpm (por exemplo), num carro com caixa de 6 em 5ª a 90 já és capaz de ir nas 2600.
                                  Num carro com caixa automática é D(rive)!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                    Uma técnica usada e ensinada nos cursos de condução é em plano, 90km/h em 5a, a rotação a que o carro for será a zona de binário máximo e menos esforço/consumo. Mesmo que o carro tenha 6vel, tem que se fazer com a 5a
                                    Nos carros diesel turbo de hoje, a velocidade de consumo mínimo devem andar mais pelos 100-110 km/h.
                                    Mas isto é o aquilo que se chama "rule of thumb".

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                      Uma técnica usada e ensinada nos cursos de condução é em plano, 90km/h em 5a, a rotação a que o carro for será a zona de binário máximo e menos esforço/consumo. Mesmo que o carro tenha 6vel, tem que se fazer com a 5a

                                      Podes ter razão na questão de eficiencia/consumo. Mas não na questão do binário máximo. Estou a lembrar-me de um Honda 1.5 de 115 cv com binário máximo depois das 5000... só para dar um exemplo extremo.

                                      (na questão da eficiencia acredito que ande por aí na maioria dos carros: cerca de 90 km/h na relação final...)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Esse carro deve ter um indicador de mudanças e o que deves ver é que em principio ele só manda subir de mudança quando a próxima mudança cair para perto das 1750 RPM's.

                                        Esta é a "teoria" que o carro tenta seguir, mas tens de adaptar às situações. A subir mais vale aguentar um bocadinho e mudar só no fim da subida do que acelerar feito um maluco ou mudar a mudança e ter de "compensar" com mais acelerador o que vai implicar mais consumo apesar de ires numa mudança mais alta.

                                        Claro que a descer não precisas do binário máximo para nada porque o peso ajuda a embalar e podes mudar de mudança antes do CB indicar. Já em plano a velocidade constante também podes meter uma mudança e deixar as rotações cairem para baixo das 1750 RPM's, em caso de recuperação é que é melhor reduzir para o motor estar mais solto.

                                        O segredo para bons consumos não está só em meter as mudanças na altura certa para determinada situação, também está em saber "ler" o que está à nossa volta. Se um semáforo fica vermelho podes levantar logo o pé e começar a travar com o motor, não é preciso fazer como muitos que continuam e só mandam uma patada forte no travão quando estão em cima do semáforo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                          E se for um carro com 3 velocidades? Ou 2? Cum caraças....

                                          O meu em 5a vai a 90 às 2300rpm e é aqui que troco as mudanças e círculo.... Engraçado que deixe que comecei a conduzir assim, até consigo fazer médias a GPL equivalentes a gasolina... Às tantas faço milagres ou então se calhar até há ponta por onde se lhe pegue....
                                          O teu poderá ser assim, mas .... e os outros 999.999 ?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Acho que escrevi "regra geral", óbvio que não é uma ciência exacta...
                                            Em qualquer carro, em 5a numa estrada plana com velocidades na ordem dos 90/100km/h o carro faz os melhores consumos, a subir, numa 3a a 2500rpm vai com menor esforço que numa 4a a 1500, apesar de ir com uma menor rotação vai em esforço e a consumir mais, mas é uma questão de experimentar e fazer as contas no final do depósito.

                                            Mas se tens provas que não há ponta por onde se lhe pegue, apresenta que quero confrontar na próxima formação.... Nos outros 999.999 não sei, nos que conduzo, e a maioria a diesel, também é assim que funciona basicamente.
                                            Editado pela última vez por 3pelos; 11 September 2014, 23:49.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O que pode acontecer caso circule abaixo das 1750 ou acima das 2500?
                                              Acima das 2500 pode provocar desgaste no motor, mas e abaixo do mínimo?
                                              Afinal qual é o binário máximo? Estou confuso...
                                              Normalmente a velocidade mais alta é a mais económica, então não deveria testar na 5ª a 90 km/h para descobrir a rpm ideal?
                                              Obrigado.
                                              Editado pela última vez por Ahlex; 12 September 2014, 00:31.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Isso não é um conceito bem linear, a varia bastante de motorização para motorização.
                                                Mas à medida que vais conhecendo o carro vais-te adaptando. Nunca deixar o carro ir a tremer (em baixa rotação), nem a fazer demasiado barulho (rotação excessiva).

                                                Depois, o que me parece que mais contribuirá para a economia de combustível é a pressão do pedal do acelerador e travagem. Acelerações e travagens bruscas não são favoráveis (grandes variações de velocidade em pouco tempo). Depois também há variados sites na Net que ensinam conselhos de uma condução económica.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X