Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carta de condução

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carta de condução

    Pessoal, sei que a validade da carta de condução é de 2 anos e ainda estou "dentro do prazo" mas não encontro informações concretas sobre a validade do código. Já fiz o código à 11 meses atrás e já me disseram que depois de 6 meses se ainda não tiver a carta, tenho de tirar outra vez o código
    Não faz muito sentido, mas sei lá...alguém sabe alguma coisa acerca disto? E já agora (até tenho medo de saber lol) quando a validade da carta de condução expira, tenho de começar tudo do início?

    #2
    O código tem uma validade, mas não te sei dizer qual é. Confirma na tua escola de condução.

    Comentário


      #3
      Quando tirei a carta (2012), era após 6 meses. E sim tinhas que começar do zero. O melhor é ires a tua escola e confirmares com eles.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por confused Ver Post
        Pessoal, sei que a validade da carta de condução é de 2 anos e ainda estou "dentro do prazo" mas não encontro informações concretas sobre a validade do código. Já fiz o código à 11 meses atrás e já me disseram que depois de 6 meses se ainda não tiver a carta, tenho de tirar outra vez o código
        Não faz muito sentido, mas sei lá...alguém sabe alguma coisa acerca disto? E já agora (até tenho medo de saber lol) quando a validade da carta de condução expira, tenho de começar tudo do início?
        se disseres em que escola de condução andas, posso tentar ligar para lá a perguntar

        Comentário


          #5
          Com as alterações de 2 da Janeiro de 2013 é o seguinte:

          - A Licença de Aprendizagem tem a validade de 2 anos, porém, poderá ser renovada por igual período.

          - O exame teórico tem a validade de 1 ano contado a partir da data do exame. Findo este prazo, terá que submeter-se a nova prova teórica.

          Mais informação no IMTT Alterações ao Código da Estrada e novo Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir - Transposição da Diretiva Comunitária relativa à Carta de Condução
          Editado pela última vez por OFFICER; 19 September 2014, 11:02.

          Comentário


            #6
            Eu despachava-me..

            Comentário


              #7
              despacha-te que eles so querem dinheiro!

              Comentário


                #8
                A tua resposta está no boletim de identificação de licença para obtenção da carta de condução ​(acho que é assim o nome), é um boletim azul que és obrigado por lei. Lá na página 5 salvo erro tens a data de emissão e a data de validade do mesmo!

                Consulta o boletim, tens de o ter obrigatoriamente. Uma 2ª via custa 60€ (informaram me disto na escola de condução).

                Logo a noite digo a validade ao certo mas acho que são 2 anos, tal e qual como o OFFICER disse

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                  A tua resposta está no boletim de identificação de licença para obtenção da carta de condução ​(acho que é assim o nome), é um boletim azul que és obrigado por lei. Lá na página 5 salvo erro tens a data de emissão e a data de validade do mesmo!

                  Consulta o boletim, tens de o ter obrigatoriamente. Uma 2ª via custa 60€ (informaram me disto na escola de condução).

                  Logo a noite digo a validade ao certo mas acho que são 2 anos, tal e qual como o OFFICER disse

                  Ok, agora já tenho a licença à minha frente já posso dar certezas...

                  O "boletim" chama se Licença de aprendizagem para a obtenção de carta de condução é isto:



                  Esta licença tem a validade de 2 anos(a minha foi emitida a 13/09/2014 e expira a 13/09/2014).

                  Agora a parte importante:

                  O exame de código tem a validade de 6 meses, a partir desse tempo se não completares o exame de condução tens de fazer novamente o código.

                  Comentário


                    #10
                    O exame teórico desde 2013 que tem validade de 1 ano. Depende da altura em que foi feito. Tal como já coloquei no link acima, é de 1 ano actualmente.

                    Edit: Verificar ponto 2 do artigo 47º do decreto lei nº 138/2012

                    https://dre.pt/application/dir/pdf1s...0342603475.pdf
                    Editado pela última vez por OFFICER; 19 September 2014, 11:06.

                    Comentário


                      #11
                      muito obrigado a todos pelas respostas. tenho que ir à escola de condução para me informar melhor mas até tenho medo de ter de pagar novamente + 500€ da carta e começar TUDO de novo. Vou agora no final de Outubro a exame de condução e o meu código expira no final de Novembro. Pior que isso é mesmo a própria licença de aprendizagem que expira em Dezembro. A porcaria já está feita agora é passar no exame. Caso contrário...€€€€

                      Já fiz exame de condução uma vez e chumbei. Desta vez para além do trauma, junta-se a pressão da validade da carta e o facto de não conduzir à mais de 2 meses. Vou marcar 5 aulas extra mas mesmo assim a ansiedade vai ser muita e a falta de jeito e um instrutor pouco rigoroso não contribuem nada para que isto vá correr bem...mas pronto *fingers crossed*

                      Comentário


                        #12
                        Como o Duke Nukem dizia...

                        "What are you waiting for... Christmas?"

                        Comentário


                          #13
                          True!! Mas agora não depende de mim...o meu exame demorou praticamente 2 meses a ser marcado

                          Comentário


                            #14
                            Já agora acham boa ideia ir dando umas voltas num carro bastante diferente do que costumo de usar nas aulas de condução?

                            Comentário


                              #15
                              Acho que qualquer experiência de condução que tenhas é sempre uma mais valia. Vais ficar mais à vontade se conduzires um carro que não estás habituado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DSR Ver Post
                                Acho que qualquer experiência de condução que tenhas é sempre uma mais valia. Vais ficar mais à vontade se conduzires um carro que não estás habituado.
                                Dá essas voltinhas em sítios adequados (pouco movimento, recintos fechados - armazéns, quintas) onde por um lado não tenhas nenhuma fatalidade e, por outro lado, onde não corras o risco de ter problemas com a policia, afinal para todos os efeitos ainda não tens habilitação legal para conduzir.

                                Comentário


                                  #17
                                  obg pelas respostas!
                                  vou começar a dar umas voltas em sítios mais isolados para ver se pelo menos ganho alguma segurança...só tive uma aula muito atabalhoada na autoestrada e ouço toda a gente dizer que os exames mais fáceis são na autoestrada, mas sinceramente, não sinto segurança nenhuma em relação a isso e tenho a sensação que se me calha isso, é chumbo na certa. acho que o que me vai lixar são os nervos e a pressão de se chumbar perder a licença. Infelizmente não temos um botão para "desligar" o stress...espero que isso não me lixe

                                  Mais uma vez obg pelas respostas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por confused Ver Post
                                    obg pelas respostas!
                                    vou começar a dar umas voltas em sítios mais isolados para ver se pelo menos ganho alguma segurança...só tive uma aula muito atabalhoada na autoestrada e ouço toda a gente dizer que os exames mais fáceis são na autoestrada, mas sinceramente, não sinto segurança nenhuma em relação a isso e tenho a sensação que se me calha isso, é chumbo na certa. acho que o que me vai lixar são os nervos e a pressão de se chumbar perder a licença. Infelizmente não temos um botão para "desligar" o stress...espero que isso não me lixe

                                    Mais uma vez obg pelas respostas
                                    Uma aula na auto-estrada!? É normal tão pouca prática de auto-estrada?

                                    Esta bem que eu tirei no porto a minha carta e VCI, Via Norte, A28 em direcção à Exponor eram o "pão nosso de cada dia" e por isso posso ter uma opinião enviesada...

                                    Faz fazer aulas extra até ao exame, por isso, pede para treinar isso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Um conselho de quem já fez 3 exames de condução, não bebas café no dia do exame ou qualquer coisa que te possa deixar acelerado ou nervoso!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                        Uma aula na auto-estrada!? É normal tão pouca prática de auto-estrada?

                                        Esta bem que eu tirei no porto a minha carta e VCI, Via Norte, A28 em direcção à Exponor eram o "pão nosso de cada dia" e por isso posso ter uma opinião enviesada...

                                        Faz fazer aulas extra até ao exame, por isso, pede para treinar isso.
                                        Eu não fiz uma única aula na auto-estrada, tirei a carta, e sobrevivi! Aliás, tenho sobrevivido todos os dias... Qual é a cena de conduzir em AE? Mais importante é saber fazer uma rotunda... Na AE, a condução é mais veloz, mas basta conduzir em frente, velocidade constante, e saber usar os espelhos...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por confused Ver Post
                                          obg pelas respostas!
                                          vou começar a dar umas voltas em sítios mais isolados para ver se pelo menos ganho alguma segurança...só tive uma aula muito atabalhoada na autoestrada e ouço toda a gente dizer que os exames mais fáceis são na autoestrada, mas sinceramente, não sinto segurança nenhuma em relação a isso e tenho a sensação que se me calha isso, é chumbo na certa. acho que o que me vai lixar são os nervos e a pressão de se chumbar perder a licença. Infelizmente não temos um botão para "desligar" o stress...espero que isso não me lixe

                                          Mais uma vez obg pelas respostas
                                          Vais chumbar. Já mostraste não ter vontade nem empenho para tirar a carta, quanto mais para conduzir. Desejo-te o pior no exame. É provável que te urines com os nervos, mas tudo bem porque podes sempre viajar de transportes públicos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                                            Eu não fiz uma única aula na auto-estrada, tirei a carta, e sobrevivi! Aliás, tenho sobrevivido todos os dias... Qual é a cena de conduzir em AE? Mais importante é saber fazer uma rotunda... Na AE, a condução é mais veloz, mas basta conduzir em frente, velocidade constante, e saber usar os espelhos...
                                            Porque o que mais vejo em AE é pessoas que não sabem conduzir. Saliento:
                                            - faixa do meio, sem estarem a ultrapassar;
                                            - entram da faixa de aceleração na AE propriamente dita e não aceleram, muito comum na VCI, o que pode levar a umas traseiradas jeitosas;
                                            - malta que entra em AE, mais uma vez comum na VCI, e que se assusta e trava, algo que nenhum condutor que vá atrás conta. Já aconteceu isso com carros que iam à minha frente e não achei piada;
                                            - em zonas com várias faixas, mudam de faixa à campeão, sem se preocuparem muito bem se vem ou não vem carro;
                                            - assustadiços a darem guinadas é mato, ainda na semana passada ia levando um à frente que invadiu a faixa onde seguia;
                                            - baixa velocidade (por medo?) que é perigoso, ninguém conta que um ligeiro vai ali a ~70km/hr em plano, como me aconteceu a mim na segunda-feira à noite.

                                            Tu podes ter-te safado, mas conheço amigos que não vão a AE porque têm medo já que não foram nas aulas de condução. Para mim, isto não é normal e nitidamente quem falhou foi a escola de condução que não preparou o instruendo com as ferramentas mínimas.

                                            Mas para o caso em analise, se o exame de condução incluir AE o utilizador espalha-se ao comprido. Não sei onde vai ser o exame, e também não preciso de saber, mas eu diria que alguém que quer ter sucesso deve estar minimamente preparado para tudo até para ir a AE.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                              Porque o que mais vejo em AE é pessoas que não sabem conduzir. Saliento:
                                              - faixa do meio, sem estarem a ultrapassar; - isso vê-se todos os dias... é uma questão de senso, não de prática.
                                              - entram da faixa de aceleração na AE propriamente dita e não aceleram, muito comum na VCI, o que pode levar a umas traseiradas jeitosas; - aqui sim, dou a mão à palmatória
                                              - malta que entra em AE, mais uma vez comum na VCI, e que se assusta e trava, algo que nenhum condutor que vá atrás conta. Já aconteceu isso com carros que iam à minha frente e não achei piada; - não acontece só na AE...
                                              - em zonas com várias faixas, mudam de faixa à campeão, sem se preocuparem muito bem se vem ou não vem carro; - uma vez mais, coisas que se aprendem durante o código e as aulas, não precisas de ir à AE
                                              - assustadiços a darem guinadas é mato, ainda na semana passada ia levando um à frente que invadiu a faixa onde seguia; - mais do mesmo...
                                              - baixa velocidade (por medo?) que é perigoso, ninguém conta que um ligeiro vai ali a ~70km/hr em plano, como me aconteceu a mim na segunda-feira à noite. - a 70, a última vez que vi, acho que não ia a cometer nenhuma infracção...

                                              Tu podes ter-te safado, mas conheço amigos que não vão a AE porque têm medo já que não foram nas aulas de condução. Para mim, isto não é normal e nitidamente quem falhou foi a escola de condução que não preparou o instruendo com as ferramentas mínimas. - Concordo, mas se o aluno tem medo deve pedir para ir à AE. Eu perguntei se ia, e o meu instrutor o que me respondeu foi: "Você em recta já sabe conduzir... prefere ir à AE ou contornar passeios?" (era aqui que me entalava sempre, porque não conseguia fazer bem)

                                              Mas para o caso em analise, se o exame de condução incluir AE o utilizador espalha-se ao comprido. Não sei onde vai ser o exame, e também não preciso de saber, mas eu diria que alguém que quer ter sucesso deve estar minimamente preparado para tudo até para ir a AE. - Também concordo contigo, mas não quer dizer que não passe se não o fizer.
                                              Respostas a bold.

                                              Entretanto... eu tirei a carta em Setúbal, por isso a AE é coisa que não se usa com muita frequência... para fazer uma aula como deve ser, de AE, teria que ter duas horas de condução...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                                Dá essas voltinhas em sítios adequados (pouco movimento, recintos fechados - armazéns, quintas) onde por um lado não tenhas nenhuma fatalidade e, por outro lado, onde não corras o risco de ter problemas com a policia, afinal para todos os efeitos ainda não tens habilitação legal para conduzir.
                                                Sem dúvida. Quando referi que ele deveria treinar, era de preferência em locais com pouco movimento ou mesmo privados para não colocar nem ele, nem outras pessoas em risco.

                                                @confused - Quanto à AE, na altura que tirei carta, ainda tive umas aulas e honestamente foi das aulas mais fáceis que tive.

                                                Sejamos sinceros, não tem ciência nenhuma conduzir nas AE's. São dos locais mais fáceis e simples para conduzir. É preciso prudência e usar os espelhos. Nas cidades é que tendem a ser diferentes, por isso se te dás bem em cidade, não vejo porque não te darás bem em AE.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por OffGirl Ver Post
                                                  Respostas a bold.

                                                  Entretanto... eu tirei a carta em Setúbal, por isso a AE é coisa que não se usa com muita frequência... para fazer uma aula como deve ser, de AE, teria que ter duas horas de condução...
                                                  Só tive uma aula em AE, sendo que também fiz o meu exame de condução em Setúbal. Tal como tu dizes, tive duas horas nessa mesma aula, mas serviu-me apenas para me habituar às velocidades mais altas que são praticadas nas vias rápidas... Muitos amigos meus que também tiraram a carta aqui pela margem sul também não fizeram uma unica aula em AE.

                                                  Ainda assim, concordo que pelo menos uma ou duas vezes os instrutores deveriam levar os aprendizados a este tipo de vias.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu nem em rotundas tive aulas... Só no dia do exame.

                                                    É que no meu município não havia uma única rotunda

                                                    PS: AE?! O que é isso?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mrks Ver Post
                                                      Só tive uma aula em AE, sendo que também fiz o meu exame de condução em Setúbal. Tal como tu dizes, tive duas horas nessa mesma aula, mas serviu-me apenas para me habituar às velocidades mais altas que são praticadas nas vias rápidas... Muitos amigos meus que também tiraram a carta aqui pela margem sul também não fizeram uma unica aula em AE.

                                                      Ainda assim, concordo que pelo menos uma ou duas vezes os instrutores deveriam levar os aprendizados a este tipo de vias.
                                                      Mal seria se um aluno prestes a ir a exame, com pretensões de passar, não souber usar os espelhos e fazer manobras...
                                                      Fazer uma vez AE, ainda compreendo, agora, obrigatoriamente, não... não vale a pena stressar porque não se conduziu em AE nas aulas. Consideraria até um alívio fazer AE num exame... olha o tempo que tira a manobras e estacionamentos, bem mais propensos a chumbos?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Obg a todos mais uma vez. So tive mesmo uma aula de condução em AE e nem sequer foi a aula toda. Foram cerca de 20 minutos mais para mexer com mudanças do que propriamente aprender a conduzir em AE.Também vou fazer exame em Setúbal. Pode ser que me safe da auto-estrada. Já fui marcar 3 aulas para antes do exame e já comecei a dar umas voltas por aí com um dos carros dos meus pais. Ainda por cima vai estar a chover lol. Obg pela dica do café. Vou apostar no chá!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu preocupava-me mais em saber posicionar me numa faixa e parar / dar prioridade nos sítios correctos.. O resto é.. senso comum. (AE inclusive)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Exacto! Basicamente estar 100% concentrado. Já me sinto mais confiante. Agora só falta contornar a situação dos nervos

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X