[Mercado]
Venda de automóveis nos EUA - muito diferente - Quem é que percebe de carros
Ficam aqui uns números que podem dar muitas interpretações.
Será o continente americano menos capacitado que a europa?.
Não acredito.
Precisamos de opiniões:
Na América predomina as marcas da casa e as japonesas. Julgo que a penetração das japonesas se deve a elevada fiabilidade, coisa que as americanas ao longo dos anos não construíram muito (excepção talvez a Ford).
Na Europa escolhes-se as marcas da casa, pois ha muitas e com bom índice de fiabilidade.
Menos capacitado porque compram poucas marcas premium?
Olha que não, pois o gráfico está em grupos, e não marcas separadas. Por exemplo, na % da General Motors está a Cadillac e Buick. Na Ford a Lincoln e a Mercury, na Toyota a Lexus etc etc..
E no segmento D (que é onde estão as maiores vendas do segmento premium na Europa), as marcas generalistas estão bem representadas e vendem muito, ao contrário do mercado Europeu, até pq não existe segmento A, com exceção do Fiat 500 e as vendas no segmento B são mínimas..
Editado pela última vez por Murillo; 18 September 2014, 00:31.
Dificilmente se pode comparar... aquilo que não é comparável!!!
Os gostos, as prioridades, os interesses são completamente diferentes! Diria que são dois mundos automóveis muito distintos.
Alguns exemplo:
Mercado diesel residual do lado de lá;
Especial apetência por motores "grandes" ainda que com pouca cavalagem e consumos hediondos;
Idem para carros grandes (o mercado abaixo do segmento C é muito pequeno);
Enorme devoção às caixas automáticas;
Em vez do comportamento dinâmico valoriza-se mais o conforto e o espaço interior, sendo comum os carros servirem até como "sala de refeições".
O mais fascinante no mercador norte-americano além da escolha quase infinita de modelos é o pós venda a nível de acessórios, equipamentos, oficinas e preparações e o enquadramento legal que existe assim como a facilidade de o fazer.
Se virem a coisa modelo a modelo July 2014 U.S. Vehicle Sales Rankings - Top 272 Best-Selling Vehicles In America - Every Vehicle Ranked - GOOD CAR BAD CAR
País dos SUVS=todo terreno e pick ups. Vender todos os meses 25 mil X5 e outros tantos de MLs é obra.
Na Europa existe de facto a tendência da caixa manual, porém em Portugal é que há assim uns quantos anticorpos contra ela.
Europa fora há mesmo muito carro de caixa automática.
O americano vê o carro como um objecto que está ali para lhe servir, nesta óptica a caixa automática ganha todo o sentido.
Muita gente que nem aprecia automóveis se usasse carro com caixa auto deveriam gostar mais de conduzir. Travar e acelerar... maravilha. Vê-se perfeitamente pessoal que conduz a evitar mexer na caixa, entradas em rotundas, stops, etc...só com medo de ter de mexer na caixa e deixar o carro "ir abaixo".
Editado pela última vez por TerranoII; 19 September 2014, 10:15.
Isto prova que grande parte dos americanos (não todos) não ligam nenhuma a carros ao contrário dos europeus e principalmente dos povos do sul da Europa em que o automóvel faz parte de um modo de vida. Não se trata de saber quem é que está certo mas cada cultura terá a suas razões para que assim seja. Se eles percebem de carros ? Alguma coisa devem perceber mais que não seja pelo conhecimento que as marcas estrangeiras levam para lá. Mas isto sempre foi a história dos States...
Isto prova que grande parte dos americanos (não todos) não ligam nenhuma a carros ao contrário dos europeus e principalmente dos povos do sul da Europa em que o automóvel faz parte de um modo de vida. Não se trata de saber quem é que está certo mas cada cultura terá a suas razões para que assim seja. Se eles percebem de carros ? Alguma coisa devem perceber mais que não seja pelo conhecimento que as marcas estrangeiras levam para lá. Mas isto sempre foi a história dos States...
Cada vez menos concordo com essa ideia. Os americanos têm é um mercado enorme e uma grande tradição de o manter, o carro é um electrodoméstico, grandes kms são habituais e os carros não são para manter muitos anos, daí uma qualidade de construção e materiais inferior à europeia pois os carros são para durar entre 4, 5 a 7 anos. Basta ver o sucesso que o leasing sempre fez por lá e também o renting pessoal.
Não podemos dizer que não gostam, quando tu colocaste aqui a paixão deles pela personalização dos carros, são dos maiores mercados de clássicos, tem muitas competições automóveis, muitas versões especiais de automóveis e inúmeros clubes de motorheads.
Hoje em dia que somos inundados na tv por cabo por programas que mostram os USA sem ser só a cosmopolita NY e a sunny LA vemos que os automóveis são motivo de muita paixão e que fazem muitos kms.
Tenho ouvido e visto muito podcast e programa de automóveis, assim como muita imprensa e o que é claro é a atitude mais "chiclete". Comprou, usou e deitou fora. Muita preocupação com o espaço, equipamento e conforto. Muitos cv e disponibilidade do motor mas não andam depressa. Muita preocupação com a fiabilidade. E uma obsessão quase parva pelos sistemas de infotainment no carro.
País dos SUVS=todo terreno e pick ups. Vender todos os meses 25 mil X5 e outros tantos de MLs é obra.
Calma, isso são as vendas anuais YTD (Year-to-date), as mensais são uma ordem de grandeza abaixo
Mas sim, montes de "pick-ups", qualquer fulano que use uma chave de fendas (normalmente pendurada no cinto ) também costuma guiar uma.
Há um sítio bom para ver o que mecânicos americanos dizem das peculiaridades de BMWs e VAGs, além das cegueira normal dos utentes de coisas mecânicas: Just Rolled Into the Shop
Cada vez menos concordo com essa ideia. Os americanos têm é um mercado enorme e uma grande tradição de o manter, o carro é um electrodoméstico, grandes kms são habituais e os carros não são para manter muitos anos, daí uma qualidade de construção e materiais inferior à europeia pois os carros são para durar entre 4, 5 a 7 anos. Basta ver o sucesso que o leasing sempre fez por lá e também o renting pessoal.
Não podemos dizer que não gostam, quando tu colocaste aqui a paixão deles pela personalização dos carros, são dos maiores mercados de clássicos, tem muitas competições automóveis, muitas versões especiais de automóveis e inúmeros clubes de motorheads.
Hoje em dia que somos inundados na tv por cabo por programas que mostram os USA sem ser só a cosmopolita NY e a sunny LA vemos que os automóveis são motivo de muita paixão e que fazem muitos kms.
Tenho ouvido e visto muito podcast e programa de automóveis, assim como muita imprensa e o que é claro é a atitude mais "chiclete". Comprou, usou e deitou fora. Muita preocupação com o espaço, equipamento e conforto. Muitos cv e disponibilidade do motor mas não andam depressa. Muita preocupação com a fiabilidade. E uma obsessão quase parva pelos sistemas de infotainment no carro.
Estás a dizer basicamente o que eu disse. Tal a dimensão que têm e o peso que esse mercado tem não que dizer que isso seja um ideal de vida para grande parte dos americanos ao contrário dos europeus em que uma casa e carro em condições é quase obrigatório.
Barcos, motos, bikes, informática, tecnologia e outro tipo de atividades têm tanto ou mais peso que o mercado automóvel lá como tal o automóvel é essencial e o facto de existir a cultura dos clássicos é algo que também existe por cá como noutros países como é claro sendo um continente inteiro a dimensão de qualquer evento é no mínimo imponente quando comparado com eventos específicos na Europa. Contudo já começam a existir eventos também a nível europeu sejam provas sejam exposições, sejam concentrações que ombream com os americanos.
Não concordo é quando dizem que as marcas americanas não são fiáveis, se a França ou a italia fossem um Estado Americano ate podia concordar, mas como são países europeus...mee.
Praticamente todas os grupos têm carros de segmentos mais premium, seja dentro das próprias marcas sejam em marcas do grupo direcionadas a outras segmentos. Por isso esse gráfico não permite retirar conclusão nenhuma.
São legais mas não é do tipo cada um faz o que quer atenção...
Podes trocar um motor (ie 3000cc com 150cv ) por um 5.2 cc e 300cvs sem as dores de cabeca que tens em PT para trocar as jantes para a medida superior ;)
Comentário