Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixas automáticas robotizadas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] Caixas automáticas robotizadas

    Recentemente fiquei fã de caixas automáticas, desde que experimentei um carro cum uma, mas é das normais actuais, isto é, tem conversor de binário penso eu mas é de 6 velocidades e é inteligente, pode não ser DSG mas é bem melhor que as antigas de 4 velocidades e mais lentas e gstadoras penso eu.

    No entanto estas caixas parece-me que só estão disponiveis a partir do segmento C inclusive.

    No segmento B encontra-se quase apenas as caixas automaticas robotizadas, vulgo CMP5 e 6, easytronic , etc.

    Conduzir com estas caixas tambem é agradavel? Ja reparei que não têm a posição P nem D e tanto quanto sei não é mais que uma caixa manual com embraiagem automatica e selecção de velocidade automatica.

    Tem que se retirar o pé do acelerador quando elas mudam de velocidade? Sente-se muito a mudança a entrar ?

    São mais baratas/fiáveis ? alteram muito o consumo do motor ?

    Um familiar meu quer um de caixa auto mas teria de ser economico e no segmento B de baixa cilindrada só se encontram estas.

    #2
    As caixas robotizadas não são tão suaves como as "verdadeiras" automáticas, ainda para mais se forem de dupla embraiagem. Mas são suaves quanto baste, não é necessário levantar o pé quando engrenam nem dão solavancos ao trocar a mudança em modo normal, pois quando têm programa Sport engrenado tendem a ser mais bruscas. A imprensa sempre foi demasiado crítica (e demasiado comparativa com as de dupla embraiagem...) em relação às robotizadas, nomeadamente a do grupo PSA, atribuindo-lhe demasiados defeitos. Convivo com uma há quase 5 anos e tirando as devidas diferenças para as caixas automáticas, algumas particularidades a que uma pessoa tem de se adaptar, é uma caixa de velocidades perfeitamente pacífica de se conviver, fazendo bem o seu papel de permitir maior conforto na condução, principalmente porque me deixa intervir no seu funcionamento quando está em modo automático. Não a considero mais económica que uma manual, comparando consumos com pessoas com carros iguais manuais, e em termos de fiabilidade até agora não tenho de que me queixar. São substancialmente mais baratas que as caixas automáticas de conversor de binário.

    Cada caixa de sua marca terá personalidade específica, umas melhores e outras piores, mas se o objectivo é o de fazer uma condução mais confortável no dia-a-dia, principalmente em situações citadinas de muito trânsito, acho que no mercado não há caixas com verdadeiros defeitos. Se o objectivo é condução desportiva, aí aconselho uma manual

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Edge Ver Post
      As caixas robotizadas não são tão suaves como as "verdadeiras" automáticas, ainda para mais se forem de dupla embraiagem. Mas são suaves quanto baste, não é necessário levantar o pé quando engrenam nem dão solavancos ao trocar a mudança em modo normal, pois quando têm programa Sport engrenado tendem a ser mais bruscas. A imprensa sempre foi demasiado crítica (e demasiado comparativa com as de dupla embraiagem...) em relação às robotizadas, nomeadamente a do grupo PSA, atribuindo-lhe demasiados defeitos. Convivo com uma há quase 5 anos e tirando as devidas diferenças para as caixas automáticas, algumas particularidades a que uma pessoa tem de se adaptar, é uma caixa de velocidades perfeitamente pacífica de se conviver, fazendo bem o seu papel de permitir maior conforto na condução, principalmente porque me deixa intervir no seu funcionamento quando está em modo automático. Não a considero mais económica que uma manual, comparando consumos com pessoas com carros iguais manuais, e em termos de fiabilidade até agora não tenho de que me queixar. São substancialmente mais baratas que as caixas automáticas de conversor de binário.

      Cada caixa de sua marca terá personalidade específica, umas melhores e outras piores, mas se o objectivo é o de fazer uma condução mais confortável no dia-a-dia, principalmente em situações citadinas de muito trânsito, acho que no mercado não há caixas com verdadeiros defeitos. Se o objectivo é condução desportiva, aí aconselho uma manual
      Não diria melhor. Se passar no meu DB tem lá a minha opinião resumida da cmp6, mas que é muito semelhante a esta... Não quero outra coisa...

      Comentário


        #4
        Segmento B com caixa automática de conversor de binário só me lembro do Aveo (caixa 6 velocidades).

        De dupla embraiagem tens o Fabia/Polo/Ibiza(DSG), Fiesta(Powershift) e Clio(EDC).


        Edit: O novo Mazda 2 também irá ter em opção uma automática de conversor de binário de 6v.
        Editado pela última vez por reckoner00; 20 September 2014, 14:27.

        Comentário


          #5
          A CMP6 é das piores porcarias que há, digam o que disserem.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
            A CMP6 é das piores porcarias que há, digam o que disserem.
            Qual a razão ?

            vêm-se tantas picasso com essa caixa

            Comentário


              #7
              Lenta, lenta, lenta... E por vezes é bastante hesitante na relação a escolher. E nem sempre é suave como se quer.

              Comentário


                #8
                É lenta comparada a uma caixa auto normal. Mas a caixa robotizada não é uma caixa auto, não se vende como tal e não custa o mesmo...
                Por isso, a comparação não é correcta. É tão ou mais rápida que meter as mudanças a la pata. Para mim, serve perfeitamente.
                E sim, regra geral é muito suave. Com o hábito, aprendemos a suavizá-la ainda mais. Uma ou outra vez pode não ser tão suave...
                Quem nunca deu um prego numa passagem de caixa que se acuse.

                Comentário


                  #9
                  A CMP6 só é suave se fizermos com que seja.
                  Agora hesitante só se estiver avariada, porque só hesita e de x em quando entre primeira e segunda.

                  Comentário


                    #10
                    A primeira caixa não manual que experimentei foi precisamente quando saiu a segunda geração do Picasso.
                    Não sei estão melhores mas na época, e num pequeno test drive, achei-a terrivelmente lenta.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                      A CMP6 é das piores porcarias que há, digam o que disserem.

                      Smart... cof cof...

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X