Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duração dos motores 1.1

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duração dos motores 1.1

    Olá,

    Como tenho um Peugeot 206 1.1, surgiu-me esta curiosidade.

    Na vossa opinião, quantos kilometros deve um motor 1.1 a gasolina fazer durante a sua vida útil? Ou seja, quantos quilómetros normalmente faz até parar?
    Eu sei que carros a gasóleo e de um segmento conseguem fazer muitos (O BMW de 92 dos meus pais tem quase 500 mil KM e não dá problemas, e também já me falaram de vários Renault Clio a gasóleo (mais especificamente os comerciais de cerca de 2004/2005) que já deram a volta ao contador e continuam a andar), mas sempre tive esta curiosidade, até porque o meu carro tem 216 mil e já me estão fartos de dizer que em breve dá o berro (ter em consideração que em dias de semana faço 40KM diários para o trabalho (20 para cada lado), sempre entre 90 - 110Km/h em média, numa estrada quase sempre a direito).

    Obrigado desde já

    #2
    Dependerá de muitos factores, por exemplo do tipo de condução, cuidados de manutenção etc.
    Não ha km para o carro expirar, se for bem tratado é como se ainda estivesse na rodagem :D

    Comentário


      #3
      Mantido em bom estado, faz muito mais que os 200 mil que tens marcados

      Comentário


        #4
        eu tinha esse motor no zx. durou 215 mil kms... mas foi em 4 mãos e durante dezena e meia de anos, pelo que podes estar descansado, deve durar-te mais 30 mil.

        se fazes estradas a direito a velocidades constantes isso conta muito. se é pára-arranca, motor acelerado a frio, manutenções quando calha, isso retira vida ao motor. ainda deves ter motor para mais uns tempos.

        Comentário


          #5
          A duração de um motor depende de tantos fatores, que quem te der uma resposta concreta está meramente a dar um palpite...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eu Ver Post
            A duração de um motor depende de tantos fatores, que quem te der uma resposta concreta está meramente a dar um palpite...
            Não vale a pena falar mais, é isto.

            Comentário


              #7
              Ė como te responderam sem tirar nem por.

              Um exemplo, não sei qual o motor do carro dos teus pais, mas o meu pai teve um 524TD de 90 que morreu aos 150.000kms (ainda nem os tinha), morreu cedo para o que eles normalmente fazem é verdade, mas foi.

              Como o teu ha muitos que com 50.000 já deram problemas e outros que aos 300.000 são meros jovens!

              Comentário


                #8
                Isso na realidade nem tem um significado fisico concreto.

                Porque repara, se a junta ceder, arranjas. Se a cabeça ceder pode ser reparada ou levar outra. Se os segmentos se gastarem podes meter outros... Na verdade tirando o facto do motor poder gripar (agarrar mesmo) ou o bloco partir, um motor pode sempre ir sendo reparado, durando indefinidamente.

                Pode é não ser economicamente logico reparar certos motores.

                Preocupa-te com a saude do teu motor: sistema de refrigeração, oleos correctos e a horas, filtros de qualidade, verifica sintomas que possam ir aparecendo.

                Não te preocupes tanto com o numero de marca lá... ainda agora estacionei um com 230 mil, a gasolina, e está optimo.
                Editado pela última vez por Vocsa; 24 September 2014, 18:21.

                Comentário


                  #9
                  Tão subjectivo que não dá mesmo para saber, tive 2 carros com motor 1.1 na minha vida, motores idênticos, um aos 120.000km já queimava óleo outro só a partir dos 300.000km é que começou a queimar, mas isto não quer dizer que estivessem arrumados, ambos funcionaram até serem vendidos .

                  A diferença entre os dois, é que um levou escáfia violentissima desde novo e o outro só a partir dos 140.000km.

                  Também já tive um motor 1.6 a gasolina que andou praticamente 2000km a vapores de óleo (nível de óleo a menos do mínimo) e ainda durou mais de 70.000km sem partir e nunca chegou a partir porque foi rectificado por prevenção.

                  Só tive um carro na vida que literalmente partiu motor, foi um 1.4 com 90.000 KM e partiu porque a bomba de água foi à vida e levou um esquentamento tal que passado 500km de substituir bomba de água, partiu mesmo!

                  Dito isto, reitero que é muito subjectivo
                  É como já foi dito, tratar bem do motor e não pensar nisso
                  Editado pela última vez por Italiaspeed; 24 September 2014, 18:34.

                  Comentário


                    #10
                    Esse motor dura o quanto estiveres disposto a pagar para o manter.

                    Comentário


                      #11
                      Esse 1124? Se foi sempre bem mantido e usado, continua que ainda morres tu primeiro que o motor.

                      Comentário


                        #12
                        Hehe

                        Obrigado a todos pelas respostas

                        Eu evito meter o motor em esforço mesmo para evitar problemas. A estrada casa-trabalho-casa é praticamente sem subidas.
                        O motor que tem não é o de origem. Nos primeiros tempos que tive o carro (e com pouco tempo de carta )tinha o radiador roto, e quando dei conta, foi tarde demais. A cabeça do motor estalou. Ou seja a kilometragem real do motor não tenho ideia qual seja, então guio-me pela contagem do anterior que está a caminho dos 217mil.

                        Este motor é tão comum (sendo o 206 um dos, senão o carro mais vendido de sempre), que um em segunda mão é facil de encontrar. Um motor usado para ele há-de rondar os 300€ (não tenho ideia, pois o meu mecânico de confiança ainda não fez as contas da reparação, já lá vao uns 2 anos ou mais).

                        Comentário


                          #13
                          A duraçao de um motor vai depender da manutençao e trato que levou. Geralmente, estes motores tendem a nao ter uma duraçao muito grande sem intervençoes mais profundas, e isso é quase certo que acontece quando se compra usado, por varias razoes:

                          - Manutençao é boa durante uns anos, regra geral, durante o periodo de garantia, depois disso, começa a descanbar. Carros de cidade, fazem poucos km, a manutençao vai sendo adiada muitas vezes à base da ignorancia.
                          - Geralmente, e isso vai-se vendo em grandes cidades, o comprador destes 1.1 ou 1.0, ou 1.2 sao muita mulher e jovem recem-encartado. Nenhum caso de grupos que se preocupam com a manutençao, saber que uma revisao nao é so feita com base em km mas tambem em tempo... é raro, sao 20 em 20.000km, se demorar 3-4 anos a fazer esses km, ele vai andando, erradamente.
                          - O facto de fazerem muita cidade, juntando com uma manutençao deficiente...
                          - O facto de serem motores acoplados a caixas geralmente curtas, motores fracos metidos em carros pesados para a disponibilidade do motor, também nao ajuda à festa.

                          Diria que a maioria destes motores, nao sao muito duraveis, nao por eles serem fracos, mas por serem algo descorados de manutenção. Nao é raro ver motores destes com segmentos nas lonas ou juntas apodrecidas ou mesmo queimadas.

                          Se os motores forem bem mantidos, circuito de arrefecimento bem tratado eles duram o que tiverem de durar, fazem ate muitos km sem manutençao profundas. Mas quando um motor passa quase 10 anos com agua del cano, claro que o arrefecimento vai apodrecer todo, se um motor usa um oleo nao recomendado ou ele esta no motor durante muito tempo, claro que vai haver borra e ate problemas de lubrificaçao, fazendo muita cidade, claro que se vai acumular carvao nas sedes das valvulas, cabeça no geral, injector... e a performance degrada-se, consumo aumento... estes 1.0, 1.1, 1.2, que estao montados em carros citadinos, tem mais probabilidade destes problemas acontecerem e claro, os motores vao sendo minados.

                          Mas desde que haja uma boa manutençao e cuidado, desde cedo, duram bem, motores simples que nao requerem muito conhecimento para serem mexidos e bem mantidos.

                          Comentário


                            #14
                            Já tive um 1.1 de um 205 e além de ele ter sido em 6 ou 7ª mão, levou tanta porrada que nem sei como se aguentou. Seguiu para abate e anos mais tarde soube que alguém continuou a circular com ele...

                            Para substituir o 205, veio um Saxo 1.1i que se encontra com 12 anos e 65k km. Como bom carro de mulher que é, levou com revisões de 5 em 5 anos, óleo de bidão e água del cano até finalmente eu meter as mãos nele. Apesar de toda a bandalheira, até hoje o único problema registado foi do travão traseiro.

                            Portanto, quem dúvida da fiabilidade deste bloco deverá fazer um retiro espiritual e repensar a sua vida.

                            Comentário


                              #15
                              Isso é muito relativo , no entanto estes factores são cruciais , se andar sempre com bom oleo ( sintetico ) mudança a tempo e horas , nunca deixar sobreaquecer , em vez de agua da torneira colocar anticongelante com um valor superior a 40% de glicol , não puxar por ele frio , não chegar ao red line , e feito na origem uma boa rodagem , esse motor faz 465 000 kms , nem um quilometro mais , até entregar a alma ao criador.

                              Comentário


                                #16
                                O 1.0 da minha mulher durou 260 000km até o bloco do motor romper-se... neste momento está a passar óleo pela junta da colaça para a refrigeração...
                                Reparamos nos problemas quando o liquido de refrigeração começou a ficar castanho e a luz de falta de oleo começou a acender frequentemente...
                                Tem dado voltas pequenas (10km) até parar de vez...
                                Foi comprado em segunda mão quando ela tirou carta... Era muito bem cuidado... Na nossa mão... até ao dia... Agora já sabe, pode sair de casa, mas pode nunca mais voltar...
                                Editado pela última vez por jnsoliver; 25 September 2014, 17:16.

                                Comentário


                                  #17
                                  Há uns tempos li que esses pequenos motores PSA eram projectados para durar cerca de 170 mil km.

                                  Dito assim parece pouco, mas era o que estava escrito.

                                  A duração de um motor entre outras coisas é condicionada pelo carro a que está "acoplado" um motor pequeno num carro pesado anda sempre em esforço e provavelmente durará menos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    É essa a ideia que tenho também...
                                    Os materiais de fabrico utilizados não são todos iguais e existem diversas razões para isso... O preço e garantias também influenciam esse aspecto...
                                    O factor de "cagaço" na fadiga dos materiais usados vai permitir que se cumpram mais quilómetros que o previsto como é óbvio, mas apartir daí, o constructor lava as suas mãos...

                                    Comentário


                                      #19
                                      e os numeros do euromilhões não terás ai para um cantinho qualquer?????

                                      Comentário


                                        #20
                                        As variáveis são tantas no que toca à durabilidade dos motores dos automóveis que se entram muitas vezes nas áreas do "ocultismo".
                                        Se o bloco fissurar, há formas de o reparar. Portanto, se há dinheiro para investir é possível manter esse bloco durante o tempo que se quiser.
                                        Se nesse motor com 400 e muitos k km se fizer uma reparação profunda, estará pronto para outros tantos kms.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Como já foi aqui dito, é algo que não se pode prever, depende muito do tratamento que o carro tem. A minha mãe tem um lancia y de 97 com o 1.1 fire e o carro sempre deu problemas, mas essencialmente foram todos devidos ao sistema de refrigeração. Tem 112 mil km e o motor já foi rectificado 2 vezes e sempre causado por aquecimento excessivo. Mesmo em novo bastava andar devagar ou estar parado no trânsito e aquecia logo acima do normal, e ao longo dos anos tem agravado. Andou sempre com anticongelante, o radiador é novo e o termostato também mas se estiver um bocado no trânsito o pnteiro não pára de subir mesmo com a ventoinha a trabalhar e já tudo foi revisto. Quem conheço com motores destes também se queixa do mesmo. Já a minha mégane com 15 anos está parada mais de uma hora no trânsito e mantém a temperatura impecável. Concluindo, na minha opinião o problema desses motores ás vezes são os periféricos de qualidade fraca e não o motor em si, o que mais tarde ou mais cedo acaba por o matar como é o caso dos corsas b 1.7td falado aqui no fórum. Das vezes que foi rectificado estava impecável de segmentos por exemplo, logo o motor em si não é o mais preocupante, por vezes é o resto
                                          Editado pela última vez por nuno42; 25 September 2014, 19:41.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu tenho o 1124 e nada apontar,já vai com 135000 e foi comprado usado

                                            Comentário


                                              #23
                                              É relativa a durabilidade. Por vezes basta um defeito de fábrica para deitar tudo a perder.

                                              Mas se há coisa que aprendi com o meu pai durante o passar dos anos (que até agora só teve 3 carros durante a sua vida e já tem 61 anos) , é que qualquer carro que seja minimamente estimado e com manutenção a tempo e horas, pode durar muito tempo. Basicamente, o tempo que o carro quiser durar.

                                              O meu 106 1.0 tem 123500 kms, 14 anos, e durante os 6 anos que tenho nas minhas mãos só fiquei apeado apenas por acidente ou falta de uso regular (bateria nas lonas, filtro de combustível sujo, humidade, mas que com paciência e tempo saía à vontade do sítio).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Existe um 206 ca por casa penso que é 1.0 ou 1.1 nem sei,e conta com 165 mil,mas aquilo não se arrasta e bebe que e uma coisa louca.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por powernitro Ver Post
                                                  Existe um 206 ca por casa penso que é 1.0 ou 1.1 nem sei,e conta com 165 mil,mas aquilo não se arrasta e bebe que e uma coisa louca.
                                                  O meu faz uma média de 6. qualquer coisa. O segredo é saber conjugar a caixa, com o motor e o peso do pé. Para um motor com a idade que tem, não acho que faça uma média muito alta. 10€ dao-me para 100 e tal KMs

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ah, e o carro arrasta-se porque é muito pesado para o motor que tem... O mesmo motor foi usado nos Saxo, e esses carros parecem o diabo, até custa acreditar que é o mesmo motor

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por vaskito Ver Post
                                                      O meu faz uma média de 6. qualquer coisa. O segredo é saber conjugar a caixa, com o motor e o peso do pé. Para um motor com a idade que tem, não acho que faça uma média muito alta. 10€ dao-me para 100 e tal KMs
                                                      O mesmo se passa aqui com o Ibiza

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Outra questão. A mudança de óleo deve ser feita de 10 em 10 mil, certo?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Bom, deve ser só o vosso 206 1.1 que se arraste. O cá de casa anda bem e responde logo.
                                                          Nas subidas é preciso trabalhar melhor com a caixa para tirar partido do motor.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tenho um 205 com um motor 1.1 cá em casa com 250 mil kms. Nunca foi aberto. Tem quase 30 anos e não queima óleo. É isto.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X