Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Matchedje: a primeira marca moçambicana de veículos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Matchedje: a primeira marca moçambicana de veículos

    "A Matchedje Motor lançou ontem em Maputo os primeiros modelos saídos da sua linha de montagem. Entre motas, autocarros e uma pick-up, iniciou-se assim a vida da Matchedje Motor no mercado Moçambicano.




    Foi na fábrica da Matchedje Motor, situada na cidade da Matola, província de Maputo, que decorreu a apresentação dos primeiros veículos de uma marca moçambicana.

    A Matchedje Motor, empresa de capitais moçambicanos e chineses, projecta já para 2017-2020 a produção de 500 mil veículos e acessórios.

    Matchedje é o nome de uma localidade na província de Niassa, localizada a no norte de moçambique.


    Este projecto do qual nasce a Matchedje Motor, é fruto da cooperação entre o governo moçambicano e o governo chinês. Nos próximos 2 anos, a Matchedje prevê uma capacidade produtiva de 100 mil veículos ano.





    Em declarações, o director de marketing e vendas Carlo Nizia, anunciou que as primeiras 100 pick-ups serão colocadas no mercado a um preço inferior ao tabelado: 15 mil euros, quando o preço original seria de 19 mil euros.

    Esta pick-up tem um modelo gémeo, a ****y Lion F16, da ****y Auto.


    O modelo, de tração integral e cabine dupla, estará disponível em duas motorizações: um motor de 2.8 litros a gasóleo ao qual está acoplada uma caixa de 5 velocidades e um motor de 2.2 litros a gasolina de 4 cilindros (provavelmente o bloco GW491QE de origem Toyota) também com 5 velocidades.

    Segundo a Matchedje Motor, o motor utilizado nestas unidades a gasóleo é o 4JB1T, um motor de origem ISUZU e que é comum encontrar no mercado chinês, em modelos como a pick-up CHTC T1.

    A Matchedje Motor anuncia consumos de 5 l/100 km para a pick-up equipada com esta motorização.



    O lançamento do primeiro automóvel moçambicano, coincide com as celebrações do 50ª aniversário das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).

    É amanhã, dia 25 de Setembro, que se iniciam as vendas das primeiras unidades, o mesmo dia em que, corria o ano 1964, a Freilimo (Frente de Libertação de Moçambique), declarou o início da luta pela libertação.




    De acordo com as declarações de Carlos Niza: “a Matchedje Motor vai estabelecer também um Plano de Formação em Mecânica, Química, Indústria Electrónica e Indústria Automóvel para quadros moçambicanos. Esta fase trará uma profunda mudança de vida para o povo moçambicano, pois, depois de concluída, a expectativa é de que a produção anual seja de cerca de 150 mil milhões de dólares.”




    Razão Automóvel Matchedje: a primeira marca moçambicana de veículos | Razão Automóvel

    #2
    Mesmo sem ler a notícia, assim que vi a primeira foto, vi logo que tinha ares da China.

    Comentário


      #3
      F O D A Y auto?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
        Mesmo sem ler a notícia, assim que vi a primeira foto, vi logo que tinha ares da China.
        Boas Metalking, sem ofensa, mas também não é preciso muito, a matricula tem letras chinesas

        Comentário


          #5
          A camionete tem bom aspecto. Os consumos anunciados são surreais. A fábrica parece uma barraca "made in artesanal".

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por sublime21 Ver Post
            Boas Metalking, sem ofensa, mas também não é preciso muito, a matricula tem letras chinesas
            Foi mesmo pelo ''desenho''.

            Comentário


              #7
              A marca de carros deles pode ter muitos defeitos mas é muito melhor que a nossa.

              Comentário


                #8
                Parece uma L200 das mais antigas, com as jantes do Landcruiser 90. 5L aos 100 ?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
                  A camionete tem bom aspecto. Os consumos anunciados são surreais. A fábrica parece uma barraca "made in artesanal".
                  Quer dizer, os super desportivos feitos á mão são bons...a camioneta não.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SharpandSafe Ver Post
                    A camionete tem bom aspecto. Os consumos anunciados são surreais. A fábrica parece uma barraca "made in artesanal".
                    Parece uma Nissan antiga. Por Maputo há pickups quase iguais onde incluo algumas Mazdas, Ford Rangers, Nissans e afins.
                    Mais giro é o Duster, que é vendido por Maputo como sendo Renault

                    Comentário


                      #11
                      A mim faz-me lembrar mais a geração anterior da Ford Ranger/Mazda BT50 mas com uma grelha Land Rover! Mas até está porreirinha...

                      Comentário


                        #12
                        Eu ia a dizer Opel Campo

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por phirestarter Ver Post
                          Parece uma L200 das mais antigas, com as jantes do Landcruiser 90. 5L aos 100 ?
                          E uma cópia da grelha e faróis de um Range Rover.

                          Comentário


                            #14
                            Mas só vejo operários chineses. Onde estão os moçambicanos?

                            Comentário


                              #15
                              Isto é uma linha de produção?!?! Cruzes credo!
                              Já repararam que está um "macaco" por cima da viatura?


                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                F O D A Y auto?
                                Também pode ser C O N A Y Auto pá!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                  Isto é uma linha de produção?!?! Cruzes credo!
                                  Já repararam que está um "macaco" por cima da viatura?
                                  E o cartão por cima do tejadilho para que as correntes do guincho não risquem a pintura!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Chamem-me preconceituoso, mas quando vejo uma noticia a falar de veículos produzidos conjuntamente por Chineses e Moçambicanos a unica palavra que me ocorre é...

                                    MEDO

                                    Comentário


                                      #19
                                      F O D A Y e multiplicai-vos...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                        F O D A Y e multiplicai-vos...
                                        Se é para nos multiplicarmos é AMAY.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Um barracão e umas dezenas ou centenas de chineses e está feita uma fábrica.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                            Um barracão e umas dezenas ou centenas de chineses e está feita uma fábrica.
                                            E nós? Onde estão as nossas fábricas de Marcas nacionais, ainda que em parceria inicial com outrem?

                                            Assim de repente ainda pensei estar num fórum autobild ou assim... mas depois fui ver o saldo, e de facto continuo por Pt.

                                            Amigos, eu percebo a vossa ironia, mais ou menos inofensiva, mas a verdade é que por algum lado tem de se começar. As grandes empresas começaram sempre por ser pequenas. O Ikea começou numa autentica barraca.

                                            Os Japoneses também foram gozados quando começaram no ocidente.

                                            Quem me dera ver metade desta iniciativa em portugal, ia trabalhar com os chineses amanhã. Sem quaisquer problemas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              E já agora... ver um país que há três dias deixou uma guerra de decadas começar a produzir carros, é de louvar.

                                              Um grande exemplo para tantos outros à sombra dos recursos.

                                              O carro nem tá mau, vistas as coisas deste prisma.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu vinha comentar acerca da linha de produção com um avanço tecnológico bastante assinalável. Mas vocês já o fizeram.
                                                5l aos 100?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                  E nós? Onde estão as nossas fábricas de Marcas nacionais, ainda que em parceria inicial com outrem?

                                                  Assim de repente ainda pensei estar num fórum autobild ou assim... mas depois fui ver o saldo, e de facto continuo por Pt.

                                                  Amigos, eu percebo a vossa ironia, mais ou menos inofensiva, mas a verdade é que por algum lado tem de se começar. As grandes empresas começaram sempre por ser pequenas. O Ikea começou numa autentica barraca.

                                                  Os Japoneses também foram gozados quando começaram no ocidente.

                                                  Quem me dera ver metade desta iniciativa em portugal, ia trabalhar com os chineses amanhã. Sem quaisquer problemas.
                                                  Não é fácil ter uma marca de carros, e a maior parte dos países desenvolvidos não tem marcas próprias. Mais importante do que ter marcar próprias é ter uma indústria competitiva, seja a produzir componentes automóveis, seja em linhas de montagem.

                                                  Sem dúvida que aquela fabriqueta é melhor que nada, mas está a anos-luz da Auto-europa, mesmo que a deles seja uma marca própria (quer dizer, é mais um franchising duma marca chinesa). É preferivel termos uma Auto-europa do que umas 20 fábricas daquelas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                    E nós? Onde estão as nossas fábricas de Marcas nacionais, ainda que em parceria inicial com outrem?

                                                    Assim de repente ainda pensei estar num fórum autobild ou assim... mas depois fui ver o saldo, e de facto continuo por Pt.

                                                    Amigos, eu percebo a vossa ironia, mais ou menos inofensiva, mas a verdade é que por algum lado tem de se começar. As grandes empresas começaram sempre por ser pequenas. O Ikea começou numa autentica barraca.

                                                    Os Japoneses também foram gozados quando começaram no ocidente.

                                                    Quem me dera ver metade desta iniciativa em portugal, ia trabalhar com os chineses amanhã. Sem quaisquer problemas.
                                                    De acordo, é uma iniciativa de louvar. E na verdade, o que estão a fazer é "apenas" pegar em componentes que já existem, produzidos em grande escala na China sob licença de outros fabricantes, trazer para Moçambique e montar lá. Daí o aspecto espartano da fábrica, porque também não é preciso mais.

                                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                    Não é fácil ter uma marca de carros, e a maior parte dos países desenvolvidos não tem marcas próprias. Mais importante do que ter marcar próprias é ter uma indústria competitiva, seja a produzir componentes automóveis, seja em linhas de montagem.

                                                    Sem dúvida que aquela fabriqueta é melhor que nada, mas está a anos-luz da Auto-europa, mesmo que a deles seja uma marca própria (quer dizer, é mais um franchising duma marca chinesa). É preferivel termos uma Auto-europa do que umas 20 fábricas daquelas.
                                                    A Auto-Europa é uma realidade completamente diferente. A experiência mais recente, nos mesmos moldes desta pickup, foi a anedota do Vinci GT.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Pa...tive de me rir com o nome Matchedje

                                                      Matchedje, Matchedje

                                                      De qualquer forma, como o Vocsa escreveu, também acho que é de louvar. Ainda bem que existiu esta iniciativa. Quem sabe no que se pode tornar.


                                                      Daqui por uns anos vai tudo andar de Matchedje, depois quero ver! Matchedje!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                                        Mas só vejo operários chineses. Onde estão os moçambicanos?
                                                        São técnicos especializados vindos da fábrica mãe, os Moçambicanos estavam atrás da máquina a aprender, era uma formação, nota-se que os técnicos estão até com vestuário normal.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                          Não é fácil ter uma marca de carros, e a maior parte dos países desenvolvidos não tem marcas próprias. Mais importante do que ter marcar próprias é ter uma indústria competitiva, seja a produzir componentes automóveis, seja em linhas de montagem.

                                                          Sem dúvida que aquela fabriqueta é melhor que nada, mas está a anos-luz da Auto-europa, mesmo que a deles seja uma marca própria (quer dizer, é mais um franchising duma marca chinesa). É preferivel termos uma Auto-europa do que umas 20 fábricas daquelas.


                                                          Meu caro, eu sabia que alguém iria referir a Auto-Europa e a sua inquestionável excelência.


                                                          Mas existe uma grande diferença que abona para o lado dos Moçambicanos: A marca sendo parceria e tendo nome próprio e capitais locais nunca pode fechar, a não ser se não tiver lucro.

                                                          A Auto-europa pode fechar amanhã, mesmo com toda a excrlência. Basta o grupo VAG sofrer uma reestruturação ou mudar de CEO, ou o vento soprar de leste, ou o diabo.

                                                          Ve o que se passou com a Opel da Azambuja. Chegou a ter milhares de funcionários e a ser das mais desenvolvidas do grupo. Mas a GM é como o caranguejo, tanto anda para um lado como para o outro e fechou, mesmo com muito boa qualidade e funcionários muito bem qualificados.

                                                          Pensa nisso

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Pena foi nem uma UMM conseguirmos manter, com o desapoio das Forças Armadas e do atual PR.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X