Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Procedimento correcto para Compra de automóvel a particular com reserva propriedade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Procedimento correcto para Compra de automóvel a particular com reserva propriedade

    Antes de mais, referir que efectuei pesquisas e mais pesquisas neste fórum e não só sobre este assunto e por não ter encontrado respostas cabais às minhas dúvidas, apenas e só por este motivo estou então a pedir a vossa preciosa ajuda. A situação concreta é a seguinte:

    Comprador: Eu – Particular
    Vendedor: Particular
    Viatura com reserva de propriedade em nome da Financeira, neste caso a Cetelem.

    O procedimento que tenho ouvido ser comum nestes casos de forma bastante resumida é o seguinte:

    Ir com o vendedor à Financeira e pagar o montante em dívida (passaria eu o cheque do montante em dívida) e depois à conservatória do registo automóvel passar o registo para meu nome, altura em que passaria o cheque do valor restante para a aquisição da viatura.

    A Locadora emite de imediato (?) uma declaração referindo que o credito está pago e com isso poder-se-á efectuar o registo em meu nome de imediato na DGV (*)?

    (*) Este documento é o Mod. 6 “Extinção de reserva de propriedade”?
    - Após pesquisas aqui no fórum vejo casos em que a declaração só chega passado vários dias ou até semanas. Sendo assim, só após este período posso passar o veiculo formalmente para meu nome?

    Posso pedir a declaração de ónus ou encargos, mas ao pedir esta declaração, se a pedir agora (antes da liquidação do crédito) provavelmente virá referida apenas a reserva de propriedade. Então, qual a altura para pedir esta declaração?

    Eu pretendo efectuar a compra, mas acima de tudo quero correr risco zero no processo administrativo! Obrigado a quem me possa elucidar.
    Editado pela última vez por PRural; 30 September 2014, 14:51.

    #2
    Need Help Please!

    Comentário


      #3
      E porque é que não ligas para a financeira e esclareces com eles? Também devem saber o procedimento correcto...

      Comentário


        #4
        Realmente o procedimento aqui descrito é o correto.
        Mas, normalmente esse documento da financeira demora umas semanas a chegar depois de efetuada a liquidação do crédito.
        Não sei se haverá maneira de eles passarem esse documento no próprio dia, por exemplo agendando com antecedência a liquidação, estou curioso.

        Não esquecer que com reserva de propriedade, o valor a pagar pelo registo é o dobro.

        Comentário


          #5
          A financeira apenas vai efectuar o pedido da extinçao quando tiver o dinheiro na mao.

          Depois do dinheiro na mao.... faz o pedido as autoridades competentes, que no alto da sua burocracia, demoram o tempo que acharem necessario. Pode ser coisa rapida como pode demorar 1 ou 2 meses, tudo depende da vontade de trabalhar da pessoa responsavel pelo processo.

          Comentário


            #6
            Liguei para a finaceira e informaram-me o seguinte:
            Após liquidação do montante em dívida eles emitem o documento de extinção de reserva de propriedade no prazo de aproximadamente 2 semanas (se for pagamento em numerário, Tb ou MB) ou aproximadamente um mês caso o pagamento seja efectuado em cheque.

            Pois é este hiato de tempo que me preocupa assegurar. São na melhor das hipóteses 15 dias a um mês, se não for mais em que tendo pago um montante muito considerável para o pagamento do crédito ao antigo proprietário a viatura continua sem estar em meu nome.

            Solução: contrato promessa compra-venda?

            Comentário


              #7
              pois parece que sim, não vá o carro ser vendido duas vezes...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PRural Ver Post
                Liguei para a finaceira e informaram-me o seguinte:
                Após liquidação do montante em dívida eles emitem o documento de extinção de reserva de propriedade no prazo de aproximadamente 2 semanas (se for pagamento em numerário, Tb ou MB) ou aproximadamente um mês caso o pagamento seja efectuado em cheque.

                Pois é este hiato de tempo que me preocupa assegurar. São na melhor das hipóteses 15 dias a um mês, se não for mais em que tendo pago um montante muito considerável para o pagamento do crédito ao antigo proprietário a viatura continua sem estar em meu nome.

                Solução: contrato promessa compra-venda?

                Visto que o impresso é o mesmo, porque não tentar que já venha preenchido na parte do comprador e do vendedor?

                Comentário


                  #9
                  Ou então podes sempre comprar outro carro que não tenha dividas agregadas e não tens stress.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por aalito Ver Post
                    Ou então podes sempre comprar outro carro que não tenha dividas agregadas e não tens stress.
                    Sim sim....essa possibilidade já me tinha passado pela cabeça!

                    Acontece que a viatura em termos de preço / Kms /anos e estado não se encontra neste momento nada parecido!

                    Comentário


                      #11
                      Já pensaste que também poderá haver uma razão menos boa para isso?

                      Comentário


                        #12
                        Alguém tem conhecimento ou experiencia do procedimento para assegurar que nada de inesperado ocorre entre a liquidação do empréstimo e a chegada da declaração de extinção de reserva de propriedade que poderá demorar mais de um mês? Obg

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PRural Ver Post
                          Alguém tem conhecimento ou experiencia do procedimento para assegurar que nada de inesperado ocorre entre a liquidação do empréstimo e a chegada da declaração de extinção de reserva de propriedade que poderá demorar mais de um mês? Obg
                          Se o negócio é aliciante, que te leve a pagar o carro adiantado e se o montante envolvido é significativo, aconselho vivamente a consultar um advogado para que se façam os procedimentos adequados para pelo menos minimizar as perdas, em caso de não cumprimento de uma das partes.

                          Uma coisa é certa, assim que pagasse a parte referente ao valor em dívida, o carro nesse mesmo dia vinha dormir a minha casa e ficava lá até se resolver todo o processo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PRural Ver Post
                            Sim sim....essa possibilidade já me tinha passado pela cabeça!

                            Acontece que a viatura em termos de preço / Kms /anos e estado não se encontra neste momento nada parecido!
                            Pois isso será obvio, caso contrário, se custasse o mesmo que os outros ninguém se sentiria tentado a meter-se numa ambrulhada para o comprar.
                            Eu por acaso conheço quem fizesse o mesmo e entre o momento que pagou o crédito e colocou o carro no seu nome não lhe cabia um feijão no c*, depois até acabou por ganhar dinheiro com o carro.

                            Comentário


                              #15
                              Só preciso de saber que tipo de declaração / contrato preencher para assegurar o hiato que medeia o pagamento do empréstimo e o registo em meu nome.


                              Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PRural Ver Post
                                Só preciso de saber que tipo de declaração / contrato preencher para assegurar o hiato que medeia o pagamento do empréstimo e o registo em meu nome.


                                Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
                                Acredito que haja tal documento, provavelmente deverá ser lavrado em notário... o que tem os seus custos. No caso que mencionei atrás foi na base da palavra...

                                Comentário


                                  #17
                                  Venho desenterrar este tópico porque preciso de um help.

                                  Estou em vias de comprar um carro a particular com reserva de propriedade, o crédito ainda não se encontra liquidado, mas a pessoa que está a vender o carro, tem capacidade para o liquidar, embora prefira liquidar o valor com o dinheiro que eu vou pagar pelo carro.

                                  O procedimento correcto funciona de que forma?
                                  Primeiro, vai o atual dono à financeira (neste caso a Credibom), rever a documentação necessária para levantar a reserva e pagar o valor em dívida... E depois?
                                  Já foi dito que a reserva demora cerca de 1-2 semanas a ser levantada, e após ser levantada o carro é registado no meu nome ou no nome do atual dono? No meu, certo?? E o registo é feito normalmente no notário??
                                  Não é possível a financeira emitir uma espécie de declaração para eu poder andar com o carro até a reserva ser levantada? É que estar 1-2 semanas à espera é impossível para mim.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                    Venho desenterrar este tópico porque preciso de um help.

                                    Estou em vias de comprar um carro a particular com reserva de propriedade, o crédito ainda não se encontra liquidado, mas a pessoa que está a vender o carro, tem capacidade para o liquidar, embora prefira liquidar o valor com o dinheiro que eu vou pagar pelo carro.

                                    O procedimento correcto funciona de que forma?
                                    Primeiro, vai o atual dono à financeira (neste caso a Credibom), rever a documentação necessária para levantar a reserva e pagar o valor em dívida... E depois?
                                    Já foi dito que a reserva demora cerca de 1-2 semanas a ser levantada, e após ser levantada o carro é registado no meu nome ou no nome do atual dono? No meu, certo?? E o registo é feito normalmente no notário??
                                    Não é possível a financeira emitir uma espécie de declaração para eu poder andar com o carro até a reserva ser levantada? É que estar 1-2 semanas à espera é impossível para mim.
                                    Cuidado com isso. Informa-te com a MrsX!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mesmo caso aqui, quero comprar um carro que ainda não está pago, não vou dar o que falta para liquidar o crédito e esperar um mês pela declaração para o meter em meu nome.
                                      Também não vou trazer o carro para minha casa com os documentos em nome do antigo proprietário porque pode alegar que roubei o carro e vêm-mo buscar.
                                      Ou seja, nestes casos não vejo outra solução que não a divida ter que ser paga pelo antigo proprietário e depois receber o dinheiro todo da minha parte como um negócio "dinheiro por carro"...
                                      Editado pela última vez por RicardoAndre; 02 November 2017, 22:02.

                                      Comentário


                                        #20
                                        com tantos carros à venda para quê facilitar ?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                          com tantos carros à venda para quê facilitar ?
                                          Porque é um pré-classico raro que é bom negócio, nem toda a gente compra um Clio. (não desfazendo que até tenho um)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                            Porque é um pré-classico raro que é bom negócio, nem toda a gente compra um Clio. (não desfazendo que até tenho um)

                                            Já agora podes levantar um pouco o véu ? que tipo de carro é ?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Era porque o vendedor queria que eu lhe passasse o dinheiro para lhe pagar o crédito e até vir a declaração de extinção continuava a andar com o carro e com os documentos, etc

                                              Assim até o vendia duas vezes.
                                              Editado pela última vez por RicardoAndre; 02 November 2017, 22:01.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Há financeiras e bancos que combinam com os proprietarios dos carros, ter dia "x" o documento de extinção de reserva pronto. Outros há em que não é preciso fazer isso, pois as normas deles já contemplam um prazo muito curto para entregar esse documento. Não aconselho a ninguem pagar a divida de outra pessoa e esperar 3 ou 4 semanas que chegue a extinção da reserva, mesmo que o vendedor lhe entregue logo o carro, pois durante esse periodo ele continua a não vos pertencer e o dono pode vender o carro a quem entender ou inclusive negar-se a vender o carro a quem lhe pagou a divida, pois os documentos de extinção de reserva nunca podem ir para a morada do comprador, já que as financeiras e bancos dizem que têm de as enviar por correio para a morada do vendedor. E mesmo que ele vos entregue o documento unico, poderá pedir uma segunda via do mesmo e vender o carro a outra pessoa, quando derem por isso está a policia à vossa porta exigindo a entrega do carro ao novo dono e vocês ficam sem meios para o impedir. Há muitos riscos em jogo, inclusive o de poder aparecer uma penhora sobre a viatura durante esse espaço de tempo. O ideal é sempre comprar, pagar e de imediato transferir para o seu nome o carro comprado, quando isso não for possivel, é preferivel optar por outro carro.
                                                Editado pela última vez por Ribatejano; 01 November 2017, 15:15.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  boa tarde, tenho um familiar que está interessado num carro de um particular mas que o mesmo tem uma reserva de propriedade. Ja temos a folha do montante que falta liquidar do emprestimo e falta pagar ao proprietario ainda algum valor, valo este pago por transferencia. A questão é que a credora demora 30 a 60 dias a emitir o papel da extinção da reserva....Isto parece-me imenso tempo para não ter o carro no meu nome, nem ter a certeza que alguma vez recebo esse papelinho...Não ha nada que lhe proteja neste caso? Vi no site do IRN e eles tem lá um modelo próprio para estes casos. Mas isto é válido? e se por algum motivo a actual proprietária neste espaço de tempo tem uma divida qualquer com uma outra entidade e fica com penhora? podem vir buscar este carro, ou fica "bloqueado" para o meu familiar? Disseram-me tambem que poderia fazer um contrato promessa compra e venda, mas a autenticaçao tem custo. Penso que isto deverá ser um procedimento banal, visto que (diria eu) 80 dos carros comprados são a crdito.
                                                  Obrigado

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X