Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consumo alto (?) Ford Focus mk1 1.4 16v

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Consumo alto (?) Ford Focus mk1 1.4 16v

    Boa tarde malta do fórum

    Tenho um Focus mk1 cá em casa e adoro o carro. Conduz-se muito bem, tem uma posição de condução que me agrada bastante,...
    Só tem um pequeno grande problema: tem o conhecido bêbado 1.4 16v . Para além de me fazer médias um bocado altas, na minha opinião, para um 1.4, não tem força por aí além.

    Como trocar de carro está temporariamente fora de questão e vou ter que aguentar com ele durante mais uns tempos, gostaria de saber se me poderiam ajudar numa questão:

    Qual o regime de rotação que devo manter em andamento para economizar? E quando é que sugerem que faça a passagem para a velocidade seguinte?
    Eu sei que o binário máximo do motor é às 3500 rpm's mas normalmente troco de velocidade antes das 3000. Será que é esse o problema?

    Neste momento a média está nos 8.5-9 o que para o andamento que eu dou ao carro, acho bastante alto.

    Cumprimentos de Gondomar
    Editado pela última vez por DPdiesel; 04 October 2014, 19:53.

    #2
    A média de 8.5-9 não é disparatada para esse carro. Como está o filtro do ar, as velas, pressão dos pneus, etc? Tudo conta, mas tens que te mentalizar que esse carro com esse motor é mesmo assim, anda pouco para o que consome, ou se preferires, gasta muito para o que anda.

    Quanto a condução económica, diria que um dos truques mais importantes é não andar com o carro em regimes de esforço, sejam altos ou baixos.

    Comentário


      #3
      Ecoflex, a minha dúvida é mesmo o regime correto para não o colocar em esforço :s
      Normalmente ando por volta das 2000 mas não sei se será o ideal... A andar em nacional neste regime, o focus safa-se bem. Agora se quiser fazer uma ultrapassagem, esquece lá isso

      Comentário


        #4
        Tens carta há pouco tempo?

        Não deves sentir o carro em esforço, começa pelo básico. Vê a manutenção e a pressão dos pneus. Não exageres nas rpms sem necessidade, mas no fim de contas, esse carro não é económico, ponto final. Não deixa de ser um carro porreiro...

        Comentário


          #5
          Tenho carta há um ano e meio.
          Normalmente acima das 1500 o carro já não "engasga" mas nota-se que não tem a mesma força que tem às 3000.
          O problema não será dos pneus pois a manutenção foi feita há pouco tempo e eu costumo verificar a pressão semanalmente.

          Eu não costumo exagerar nas rotações (enganei-me no primeiro post... a verdade é que normalmente troco antes das 3000), só mesmo quando estou com alguma pressa é que isso acontece.

          Comentário


            #6
            É tudo uma questão de feelling do carro e não me parece que estejas a fazer nada de mal. Como te disse, o carro é mesmo assim

            Comentário


              #7
              Já que estou a falar do carro, tenho outro problema que talvez saibam resolver...
              O ponteiro do depósito da gasolina está sempre no 0. O ponteiro propriamente dito não está avariado pois eu já pus o quadrante em modo de teste e ele mexe-se.

              Ele foi levado a um mecânico fora da Ford (diga-se Manel GT) e ele disse que não era da boia mas sim de um peça que se encontra atrás do quadrante

              Alguém sabe que peça é esta?

              Comentário


                #8
                Ecoflex, obrigado pelas dicas

                Tens razão quanto ao feitio do carro. Ele sempre bebeu mais do que devia

                Vou ter de aguentar por mais uns tempinhos o bicho. Por acaso não sabes nada acerca deste problema do ponteiro da gasolina?

                Comentário


                  #9
                  Não percebo quase nada de mecânica...

                  Comentário


                    #10
                    Rapaz , esse carro bebe entre 7/8 litros aos cem , é sempre preferivel o 1.6 pois bebe o mesmo e anda mais !

                    Muda sempre de mudança por volta das 3000 rpm ou mais , e o que ajuda a reduzir os consumos é essencialmente o acelerador , mais vale ires as 3000 rpm com o pé a tocar levemente no acelerador que ires as 1500rpm a carregar a fundo !

                    Em relaçao a mecanicos .... leva o carro ao bastos ai de Gondomar ele trabalha na mcoutinho !

                    Comentário


                      #11
                      Miguel, até pode beber 6, depende do uso que se dá...pode ser citadino, pode gostar de fazer uso do pedal da direita, e com a idade muitas vezes os carros acabam por consumir um pouco mais.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                        Miguel, até pode beber 6, depende do uso que se dá...pode ser citadino, pode gostar de fazer uso do pedal da direita, e com a idade muitas vezes os carros acabam por consumir um pouco mais.
                        Pode ser derivado a muitos componentes ficarem mais lentos no seu funcionamento .

                        Uma sonda lambda lenta , bomba de gasolina a nao debitar pressao suficiente , maf suja e admissao suja , injectores sujos and son on

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                          Rapaz , esse carro bebe entre 7/8 litros aos cem , é sempre preferivel o 1.6 pois bebe o mesmo e anda mais !

                          Muda sempre de mudança por volta das 3000 rpm ou mais , e o que ajuda a reduzir os consumos é essencialmente o acelerador , mais vale ires as 3000 rpm com o pé a tocar levemente no acelerador que ires as 1500rpm a carregar a fundo !

                          Em relaçao a mecanicos .... leva o carro ao bastos ai de Gondomar ele trabalha na mcoutinho !
                          O carro foi comprado na mcoutinho na circunvalação com um ano (era carro de serviço). Neste momento há arrependimentos cá em casa de não se ter tentado ir para o 1.6, porque tal como disseste, e pelo o que já ouvi, gasta sensivelmente o mesmo e anda muito mais.
                          A mcoutinho que falas é esta da circunvalação que falei?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DPdiesel Ver Post
                            O carro foi comprado na mcoutinho na circunvalação com um ano (era carro de serviço). Neste momento há arrependimentos cá em casa de não se ter tentado ir para o 1.6, porque tal como disseste, e pelo o que já ouvi, gasta sensivelmente o mesmo e anda muito mais.
                            A mcoutinho que falas é esta da circunvalação que falei?
                            Sim na areosa , tambem comprei um de serviço de 2003 e conta com 200 mil kms agora

                            E o 1.6 bebe o mesmo mas anda mais

                            Comentário


                              #15
                              É nessa mcoutinho que levamos a carrinha a fazer as revisões. É uma S-Max para veres o quanto gostamos de Ford's cá em casa

                              O meu problema é que não sei se será um assalto à carteira e se vale mesmo a pena andar a tratar desse problema do ponteiro da gasolina, uma vez que o carro não deverá ficar connosco por mais de dois anos.

                              Tenho de por o parcial a zero desde que atesto o carro para ver quantos km's já fiz e quando chega por volta dos 400 km's meto mais 60 euros

                              Comentário


                                #16
                                É questão de pedires um orçamento, se for barato e se te compensar arranjar, arranjas.

                                Se for mesmo problema do quadrante e o arranjo for demasiado caro, podes sempre considerar comprar outro. Basta dares uma olhada nas sucatas ou assim.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DPdiesel Ver Post
                                  É nessa mcoutinho que levamos a carrinha a fazer as revisões. É uma S-Max para veres o quanto gostamos de Ford's cá em casa

                                  O meu problema é que não sei se será um assalto à carteira e se vale mesmo a pena andar a tratar desse problema do ponteiro da gasolina, uma vez que o carro não deverá ficar connosco por mais de dois anos.

                                  Tenho de por o parcial a zero desde que atesto o carro para ver quantos km's já fiz e quando chega por volta dos 400 km's meto mais 60 euros
                                  Leva ao bastos em jovim , ele tem lá uma pequena oficina propria , ele trabalha na mcoutinho da areosa e como tal percebe da poda com fords

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sim, vai ter que ser.
                                    Quando tiver tempo passo pela mcoutinho e vejo o que se pode fazer.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por DPdiesel Ver Post
                                      Sim, vai ter que ser.
                                      Quando tiver tempo passo pela mcoutinho e vejo o que se pode fazer.
                                      O focus cá de casa desligas o carro retiras a chave a passado um bocadinho os manometros da gasolina e temperatura ficam colados a meio , metes a chave e ligas na igniçao e descem

                                      Deve ser um problema do quadrante

                                      Comentário


                                        #20

                                        Tenho aqui imagem do problema... Ia sair com ele de noite e aproveitei para testar a câmara do telemóvel

                                        Como vêem tinha atestado há 355 km's e o ponteiro sempre abaixo do zero.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Verifica a bateria se está boa , por vezes basta isso para os manometros baterem mal .

                                          Verifica a ficha que liga ao quadrante tambem

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                            O focus cá de casa desligas o carro retiras a chave a passado um bocadinho os manometros da gasolina e temperatura ficam colados a meio , metes a chave e ligas na igniçao e descem

                                            Deve ser um problema do quadrante
                                            Olha que não, penso que é feitio e não defeito. Muitos Fords são assim mesmo. O ponto de "descanso" é no meio.

                                            O meu também é assim (mondeo MK2)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                              Sim na areosa , tambem comprei um de serviço de 2003 e conta com 200 mil kms agora

                                              E o 1.6 bebe o mesmo mas anda mais
                                              Tive o 1.6 e foi o melhor conjunto carro/motor que tive.
                                              Sim bebe 8 ou 8.5 a conduzir com calma, se andares a puxar o bicho, upa upa, até vês o ponteiro a descer.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tive um igual em 2003. Os consumos são mais ou menos isso. Tem um motor honesto e não pretende ser um sprinter. Na altura a concorrência também não fazia melhor nessas cilindradas. Contudo é um veículo muito robusto, bem construído e com umas linhas bonitas. O motor não é tudo e nada como começar por baixo em potência para se ter ideia e ir evoluindo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                  Verifica a bateria se está boa , por vezes basta isso para os manometros baterem mal .

                                                  Verifica a ficha que liga ao quadrante tambem
                                                  Boas

                                                  Bateria julgo não ser porque já foi substituída depois do ponteiro ter ficado assim.

                                                  Quando tiver tempo vou à mcoutinho para verem lá qual é o problema mesmo! É que se for só um fio, porreiro. Se for o quadrante todo já terei que ver melhor se vale a pena o e$forço

                                                  Estive a ver na net, tugas que vendem o quadrante do focus. Eu não tenho nenhuma referência portanto não sei... 75 euros é muito caro?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PCasal Ver Post
                                                    Tive o 1.6 e foi o melhor conjunto carro/motor que tive.
                                                    Sim bebe 8 ou 8.5 a conduzir com calma, se andares a puxar o bicho, upa upa, até vês o ponteiro a descer.
                                                    O meu está sempre em baixo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                      Tive um igual em 2003. Os consumos são mais ou menos isso. Tem um motor honesto e não pretende ser um sprinter. Na altura a concorrência também não fazia melhor nessas cilindradas. Contudo é um veículo muito robusto, bem construído e com umas linhas bonitas. O motor não é tudo e nada como começar por baixo em potência para se ter ideia e ir evoluindo.
                                                      Eu estou muito contente com o carro. Em termos de condução simplesmente adoro. Só que lá está, julgo que o carro está um bocado submotorizado.

                                                      Se pudesse ficava com o carro e trocava duas coisa: as jantes com tampão por aquelas JLL de 16'' que existiam na altura e o motor por um 1.6 ou até mesmo o grandioso 1.8 TDDI (não o TDCI porque sei que esse tinha alguns problemas, nomeadamente o bimassa...)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DPdiesel Ver Post
                                                        Eu estou muito contente com o carro. Em termos de condução simplesmente adoro. Só que lá está, julgo que o carro está um bocado submotorizado.

                                                        Se pudesse ficava com o carro e trocava duas coisa: as jantes com tampão por aquelas JLL de 16'' que existiam na altura e o motor por um 1.6 ou até mesmo o grandioso 1.8 TDDI (não o TDCI porque sei que esse tinha alguns problemas, nomeadamente o bimassa...)
                                                        O meu era um xtrend bem equipado.O motor não é uma bala mas para quem estava habituado a um corsa 1.7D este Focus era um avião
                                                        O meu tinha as jantes de liga leve e era em tudo igual a este

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Só ca venho confirmar que esse modelo com o motor 1.6 efectivamente anda mais e gasta o mesmo. O modelo que conheço esta com uma media que varia entre 7 e 8.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                            Tive um igual em 2003. Os consumos são mais ou menos isso. Tem um motor honesto e não pretende ser um sprinter. Na altura a concorrência também não fazia melhor nessas cilindradas. Contudo é um veículo muito robusto, bem construído e com umas linhas bonitas. O motor não é tudo e nada como começar por baixo em potência para se ter ideia e ir evoluindo.

                                                            Estás a ver o filme ao contrário.
                                                            Na altura só a Ford e a VW, salvoerro é que usavam 1.4´s com 75 cavalos. Já as outras marcas todas tinham motores com mais potência e mais eficientes a nível de consumos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X