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Comprar Focus 1.8 TDCi 115cv, vale a pena?

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    Comprar Focus 1.8 TDCi 115cv, vale a pena?

    Boas, hoje fui ver um Focus Ghia 1.8 tdci de 2004 usado e gostei bastante do carro e pelo preço que está não há melhor negócio. O problema é que pus-me a pesquisar sobre ele e vi que pode dar vários problemas, sim todos dão, mas desta marca tem a particularidade de ter que ser arranjado na Ford e isso significa despesas a "dobrar". Ainda para mais que o dono do carro disse que a luz do motor (cor amarela) começou a acender a pouco tempo. Então pedi a chave, só para verificar, e dei a ignição mas como ele disse que não podia fazer um test drive porcausa disso nem pensei em ligar o motor, coisa que devia ter feito (acho). Mas de qualquer das formas segundo o manual, o carro tem de ir à Ford para ser resolvido.

    Outra coisa que queria saber era se aproveitando que o dono vai levar o carro à Ford será que eles já faziam um diagnóstico completo ao carro para saber o estado do mesmo? Ou então a uma Bosch Car Service....?

    #2
    Coisa 1 : Todos os manuais de cada marca dizem para ir à marca, claro está. Mas a grande maioria dos problemas pode ser resolvido noutras oficinas não oficiais.

    Coisa 2 : comprar carro usado já se sabe que é um totoloto, mas pelo menos que não venham com luzes de aviso ainda para mais a luz do motor que pode ser tanta coisa....barata ou cara.

    Comentário


      #3
      Pois. Pelo menos nos VW a luz do motor chega a acender por causa de... uma luz de STOP fundida!!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
        Coisa 1 : Todos os manuais de cada marca dizem para ir à marca, claro está. Mas a grande maioria dos problemas pode ser resolvido noutras oficinas não oficiais.

        Coisa 2 : comprar carro usado já se sabe que é um totoloto, mas pelo menos que não venham com luzes de aviso ainda para mais a luz do motor que pode ser tanta coisa....barata ou cara.
        Exatamente, era isso que queria dizer. Pelo que leio a desvantagem dos carros Ford é que têm de ser manutenciados na Ford. A minha mae já teve um só que era TDDI do ano 2000 e era só despesas e deixou-a duas vezes na estrada.
        Mas espero que isso não aconteça a mim caso compre o carro. Por isso as minhas duvidas.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por apsol Ver Post
          Boas, hoje fui ver um Focus Ghia 1.8 tdci de 2004 usado e gostei bastante do carro e pelo preço que está não há melhor negócio. O problema é que pus-me a pesquisar sobre ele e vi que pode dar vários problemas, sim todos dão, mas desta marca tem a particularidade de ter que ser arranjado na Ford e isso significa despesas a "dobrar". Ainda para mais que o dono do carro disse que a luz do motor (cor amarela) começou a acender a pouco tempo. Então pedi a chave, só para verificar, e dei a ignição mas como ele disse que não podia fazer um test drive porcausa disso nem pensei em ligar o motor, coisa que devia ter feito (acho). Mas de qualquer das formas segundo o manual, o carro tem de ir à Ford para ser resolvido.

          Outra coisa que queria saber era se aproveitando que o dono vai levar o carro à Ford será que eles já faziam um diagnóstico completo ao carro para saber o estado do mesmo? Ou então a uma Bosch Car Service....?
          Essa luz pode quer dizer muita coisa, normalmente significa despesas ......

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por apsol Ver Post
            Exatamente, era isso que queria dizer. Pelo que leio a desvantagem dos carros Ford é que têm de ser manutenciados na Ford. A minha mae já teve um só que era TDDI do ano 2000 e era só despesas e deixou-a duas vezes na estrada.
            Mas espero que isso não aconteça a mim caso compre o carro. Por isso as minhas duvidas.
            Lês onde?

            Tenho 3 Ford em casa, dois são mantidos fora da marca, numa garagem Rino, o mais recente, dentro da garantia, é mantido na Ford... Antes destes 3, houveram mais 2 Ford que foram mantidos em garagens fora da marca...

            Eu, proprietário Ford com 5 veículos diferentes, nunca tive problemas em mantê-los em stands fora da marca.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MFN Ver Post
              Essa luz pode quer dizer muita coisa, normalmente significa despesas ......
              Pois, oxalá que não seja muito cara mas tambem quem vai pagar é o dono então depois do carro ser arranjado e feito um diagnóstico completo eu compro o carro. Senão vou ter que procurar outros, outra vez.

              Originalmente Colocado por ARomeu Ver Post
              Lês onde?

              Tenho 3 Ford em casa, dois são mantidos fora da marca, numa garagem Rino, o mais recente, dentro da garantia, é mantido na Ford... Antes destes 3, houveram mais 2 Ford que foram mantidos em garagens fora da marca...

              Eu, proprietário Ford com 5 veículos diferentes, nunca tive problemas em mantê-los em stands fora da marca.
              Leio por aí na net e até o meu pai já disse o mesmo, talvez agora haja um maior conhecimento por parte de outras oficinas acerca destes motores não sei. Mas se for assim melhor ainda.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por apsol Ver Post
                Leio por aí na net e até o meu pai já disse o mesmo, talvez agora haja um maior conhecimento por parte de outras oficinas acerca destes motores não sei. Mas se for assim melhor ainda.
                Os motores Ford não são nada de exótico. Um motor aqui em casa teve de ser aberto, foi rectificado e depois fez o triplo dos kms que tinha aquando da intervenção. E isto tudo em oficina não oficial.

                Não dramatizes a manutenção de um Ford!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ARomeu Ver Post
                  Os motores Ford não são nada de exótico. Um motor aqui em casa teve de ser aberto, foi rectificado e depois fez o triplo dos kms que tinha aquando da intervenção. E isto tudo em oficina não oficial.

                  Não dramatizes a manutenção de um Ford!
                  Não estou a dramatizar nada amigo, só estou a dizer o que sei. Mas segundo o que dizes estou errado, ok pronto já percebi.

                  E já agora quais são os teus fords ?

                  Comentário


                    #10
                    Apagar

                    Comentário


                      #11
                      Onde viste isso dos Ford´s terem de ser mantidos na marca? Nada mais errado, qualquer boa casa (ou mecânico) fora da marca te consegue fazer a manutenção perfeitamente e muitas vezes até melhor que alguns concessionários Ford.

                      Quanto ao carro, nada a dizer...muito boa escolha, no entanto convêm estares atento a essa questão da luz do motor e ao diagnóstico que lhe vai ser feito, tanto pode ser algo simples como um mero sensor de 30€ como problemas de injeção que se atiram para as largas centenas de €.

                      Comentário


                        #12
                        Calma, se possível antes de comprar o melhor mesmo era um check up para se saber o que é que essa luz está a indicar.
                        A Bosch Car Service costuma fazer um bom check up geral.

                        Quanto aos problemas, o mais comum que me lembre era o volante do motor, que poderá já ter sido resolvido.
                        De resto podem ter muitos problemas ou não ter nenhum, esse é usado não sabes o que te espera.
                        O carro no geral é bom, do segmento é dos que curva melhor(da altura) o motor é bom, derivado do já antigo 1.8d, é relativamente fácil de mexer e com isso qualquer mecânico com experiência no ramo conhece os segredos...
                        Editado pela última vez por paulo14; 11 October 2014, 18:22.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por apsol Ver Post
                          Não estou a dramatizar nada amigo, só estou a dizer o que sei. Mas segundo o que dizes estou errado, ok pronto já percebi.

                          E já agora quais são os teus fords ?
                          1 Fiesta e 1 Escorte já abatidos.

                          2 Fusion e 1 Focus que ainda rolam.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Abilio Ver Post
                            Onde viste isso dos Ford´s terem de ser mantidos na marca? Nada mais errado, qualquer boa casa (ou mecânico) fora da marca te consegue fazer a manutenção perfeitamente e muitas vezes até melhor que alguns concessionários Ford.

                            Quanto ao carro, nada a dizer...muito boa escolha, no entanto convêm estares atento a essa questão da luz do motor e ao diagnóstico que lhe vai ser feito, tanto pode ser algo simples como um mero sensor de 30€ como problemas de injeção que se atiram para as largas centenas de €.
                            Estou a ver que estava bem enganado em relação a isso da manutenção.

                            Comentário


                              #15
                              A Ford até é das marcas com manutenção periódica mais em conta.

                              Qto à obrigatoriedade de ir à oficina de marca é tão verdade quanto por referência às outras marcas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por apsol Ver Post
                                Ainda para mais que o dono do carro disse que a luz do motor (cor amarela) começou a acender pouco tempo.
                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                Coisa 1 : Todos os manuais de cada marca dizem para ir à marca, claro está. Mas a grande maioria dos problemas pode ser resolvido noutras oficinas não oficiais.

                                Coisa 2 : comprar carro usado já se sabe que é um totoloto, mas pelo menos que não venham com luzes de aviso ainda para mais a luz do motor que pode ser tanta coisa....barata ou cara.
                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                Pois. Pelo menos nos VW a luz do motor chega a acender por causa de... uma luz de STOP fundida!!
                                a luz do motor do meu carro anda acesa desde o tempo da garantia, já lá vão 8 anos. foi 3 ou 4 vezes à garantia tirar a luz até que desisti. há um ano e tal retirei-a novamente, na vez seguinte em que liguei o carro apareceu e o tipo que ma tirou disse logo pra desistir. isso já sabia eu. é das velas de ignição como diziam na SEAT ou como disse ele, da válvula EGR? Não quer dizer que vá avariar alguma coisa, a minha anda ali com mais de 250 mil no lombo, mas realmente pode dar problemas. verifica o carro na hora em que ele for fazer a manutenção.

                                Comentário


                                  #17
                                  Bem, atualizando o tópico. Hoje o carro foi a uma Bosch service fazer o diagnóstico e o carro está em bom estado geral. No final, o mecanico foi fazer um test-drive e quando voltou simplesmente estacionou o carro na oficina e nem disse que tava bem nem que tava mal, desapareceu e nunca mais voltou até pensei que ainda não tinha acabado o diagnóstico, talvez tivesse ido buscar alguma coisa mas não, uns 10 minutos depois, o dono do carro achou de perguntar na recepçao se já tinha terminado e então disseram que sim. Enfim

                                  Depois quando íamos na estrada o meu pai estava a conduzir e reparei que sempre que ele fazia as mudanças, o motor subia um pouco as rotações como se não tivesse a soltar o acelerador todo ao engrenar a mudança seguinte, achei estranho até pensei que ele estava a azelhar mas depois tambem pensei pudesse ser alguma coisa mesmo do carro.
                                  Ora no meu ver o mecanico tambem deve ter percebido isso mas como não abriu a boca pra nada só deu para se aperceber disso depois quando já estávamos na estrada. Infelizmente não fui eu que fiquei com o relatorio do diagnostico por isso nao sei se tem lá alguma coisa a referir esse detalhe.

                                  O negócio está como concretizado só falta pagar mas esta coisa está-me a preocupar bastante não há como saber a quanto tempo isto já acontece então nem quero imaginar como deve estar a embraiagem apesar do mecanico ter dito que estava boa. Isto supostamente devia danificar a embraiagem certo?

                                  O que acham disto tudo?
                                  Editado pela última vez por apsol; 18 October 2014, 11:44.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Cheira-me a esturro. Se estás com tanta preocupação, mais vale abortares o negócio.

                                    Falando da luz amarela do motor, o meu carro também teve essa luz acesa, de vez em quando apagava-se por obra e graça do nosso senhor, até que depois era presença assídua no painel. Troquei o kit de distribuição + bomba de água e a luz nunca mais acendeu... Mas acho que não há sensores de correia de distribuição lol

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mas não tiveste acesso ao relatório de diagnóstico? Quem ficou com ela? Saíste de lá sem pedir satisfações?
                                      Esse problema das mudanças é estranho, tu não o conduziste para confirmar?

                                      Eu sei que é um bom carro e que deve estar a um preço aliciante para estares assim tão interessado e te conformares com certas coisas, mas se fosse a ti abortava o negócio, pelo menos até te esclareceres do que ele sofre porque ele deve estar barato precisamente por ter algum podre.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sim tive acesso mas foi lido meio que à pressa naquela folia do momento para ir embora já estavamos lá a mais de 2horas e o mecanico como tinha dito, desapareceu e não disse nada depois de ter feito lá o test-drive, mas o meu pai vai passar lá para pedir satisfações acerca disso, vamos ver.

                                        Mas agora já tenho uma cópia do relatorio e tirando uns riscos na pintura as unicas observações são o oleo do motor um pouco baixo, mas tambem reparei que ele verificou o nivel uns 30 seg depois de ter desligado o carro o que é normal estar um pouco abaixo acho eu, derrame de oleo no filtro e humidade de oleo entre a caixa e o motor mas era bem pouco pelo que vi e pelo que o mecanico disse. E para jogar pelo seguro ele recomendou tambem trocar o kit distribuição pelo carro ter 10 anos e a bateria era a original () mas pelo que ele disse ainda estava a funcionar bem. E o tubo do turbo tinha sido mudado a pouco tempo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não percebo, como em negócios que tudo têm para dar errados, as pessoas insistem em continuar.
                                          Eu não arriscava.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Pois, eu tambem tenho esse pressentimento mas ao mesmo tempo gostei tanto do carro que às vezes tento fechar os olhos aos possiveis problemas, tou aqui numa ansiedade de ter o meu primeiro carro, já a alguns meses que procuro um mas quando vejo o carro ao vivo é sempre uma decepção ao contrário deste, e depois quanto mais se pesquisa na net sobre possiveis problemas mais ficamos com o pé atrás.

                                            E pelo que pesquisei o problema de ao fazer as mudanças mesmo com o pé fora do acelerador ele subir um pouco as rotações é um problema do sensor do pedal do acelerador, Throttle Position Sensor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Essa luz amarela pode ter sido o sensor da arvore de cames que costuma avariar. É de facil resolução e é barato.
                                              Eu tenho um Focus com esse motor e ao fim de 13 anos rola sem problemas e nunca tive chatisses de maior.
                                              Boa sorte para a compra.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Segundo o que o dono disse, foi que ligaram à maquina não acusou nenhum erro, entao o mecanico foi de ficha em ficha desligando e ligando e depois ao voltar a ligar o carro deixou de acender a luz.
                                                E o que me passou pela cabeça foi que talvez o sensor do pedal do acelerador ficou mal encaixado ou pode estar sujo daí o problema ao fazer as mudanças se é que mexeram nele.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O que deves ter atençao nesse motor é o bi-massa. Isso poderá trazer dores de cabeça se o carro foi abusado pelo anterior dono.
                                                  O meu, por exemplo, tem 213 mil kms e ainda nunca levou nenhum.
                                                  Relativamente ao resto, não precisas preocupar pois é máquina ;)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sim, eu sei. Já ouvi falar desse bi-massa que dá muitas dores de cabeça (€€€).
                                                    A maneira de saber se ele está para dar o berro é ligando o carro e ver se o volante treme ou meter o pedal da embraiagem a fundo, estou certo? ou tem mais alguma forma?

                                                    O carro em questao tem 106mil km.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      De 2004 com apenas 106 mil????????
                                                      Vai dar uma volta com ele e puxa bem por ele, no final depois de deixares ao relantim um pouco, desliga o carro e liga-o logo de seguida, se ouvires um ruido metálico e o carro vibrar é um dos sintomas.
                                                      Se ele pegar desgovernado é outro dos sintomas.
                                                      Esses sintomas podem ser atenuados com uma bateria nova e mais potente.
                                                      Tão poucos kms é de estranhar.....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O senhor tem 4 carros daí ter poucos km's. Já desconfiei de os ter diminuído como já ouvi que costuma acontecer nos carros usados mas não, o interior está impecavel, não há manchas, nem plasticos a descascar, nem riscos, o volante tem pouco desgaste e a manete tem algum tambem.

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                                                          #29
                                                          Então força e boa sorte!! ;)
                                                          É um carro excelente e com boa dinâmica.

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                                                            #30
                                                            Dá-me um pouco da tua já que o teu nunca deu problemas.

                                                            Mas ainda há coisas por esclarecer, falta ir a oficina outra vez falar com o mecanico, eu proprio vou fazer um test-drive decente e puxar bem pelo carro e ter atenção ao volante do motor e ao sensor do acelerador que tenho quase a certeza ser o problema nas mudanças.
                                                            E tendo em consideração estas coisas, o preço vai ter que baixar bem mais porque o dono não deixou quase margem nenhuma para negociações mesmo sabendo o que tinha para arranjar ou por mais que me custe e que vai ser chato já que a papelada está pronta só falta assinar e pagar e o senhor até disse aos outros 3 interessados que o carro já estava vendido mas não tenho outra escolha senão cancelar o negócio que é o que a maioria aconcelha-me a fazer já. Mas vou esperar pela próxima semana para poder dar mais novidades e ver como a coisa se desenrola porque não queria desistir assim do focus verdade seja dita.

                                                            Agradecia que comentassem.

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