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    Renault 19 Cabrio

    Estimados,

    Estou a pensar em comprar um Renault 19 1.8 16V Cabrio Fase II e gostava de obter algumas informações/ opiniões.
    O objectivo é ser um carro de fim de semana para quando a meteorologia colaborar J

    Pese embora exista um forte historial de Renaults 19 em minha casa (já passaram pela família 3 TSE e 1 RTI), nunca tivemos nenhum com o motor 1.8 16V nem descapotável. Neste sentido, para ajudar numa possível compra, pedia conselhos sobre este carro/ motor, nomeadamente:
    1. Problemas críticos de mecânica para os quais devo estar atento (em termos de comparação, imaginemos aconselhar alguém que vai comprar um BMW com motor N47 a ouvir com atenção se tem algum ruido de distribuição)
    2. Problemas críticos de carroceria (ex.: capota, estrutura da mesma, etc)
    3. Quando deve mudar a distribuição?
    4. Como fazer os primeiros kms assumindo que o carro está parado há algum tempo?
    5. Outros pontos que considerem importantes



    Adicionalmente, e não relacionado com o carro em particular, pergunto:
    1. Quais as validações que posso fazer ao nível de histórico do carro? Conheço a certidão automóvel, histórico inspecções e marca
    2. Há algum tipo de seguro mais barato para carros com utilização reduzida? Se sim, qual?

    Obg
    Editado pela última vez por Veritati; 12 October 2014, 13:27.

    #2
    manda uma PM ao Dêcêí e ao LBlase...

    Comentário


      #3
      Esse motor era um mimo na sua altura

      Comentário


        #4
        Sim, de facto o motor é interessante. Acho que tem um bom patamar de performance e um ronco que é musica para quem gosta de motores (isto avaliando pelo que já ouvi na Net). Acho é que é um pouco lambão de combustível (mesmo que não seja a andar muito).
        Entretanto, mais alguma opinião?

        Nota: já pedi ajuda/ opinião por PM ao Dêcêí e ao LBlase

        Comentário


          #5
          Se já tiveste/tens R19, já sabes à partida com que contar.

          A nível de carroçaria, é quase a mesma coisa. Quase... E este quase traz algumas diferenças que devem ser observadas.

          Dado que é uma carroçaria mais frágil, deverás ter ainda mais cuidado com o estado da mesma e procurar por sinais de fadiga. Painéis desalinhados, assimetrias no desgaste dos pneus, por exemplo. Muita atenção à ferrugem e inspeccionar bem o fundo do carro. E não esquecer de verificar o cofre da capota.

          A capota geralmente não costuma dar chatices, nem a tampa que a protege quando está recolhida, mas deverás garantir que o mecanismo da mesma funciona correctamente, que garante uma estanquidade suficiente (não está rota ou a vedar mal) e verificar o estado do óculo traseiro, que por norma, tem tendência a envelhecer mal e ficar queimado.

          No interior, tens de ter noção de que as vibrações sentem-se mais do que na versão fechada do R19, pelo que deverás contar com algum tipo de ruídos inerentes aos descapotáveis. Atenção à raridade de certas peças do interior, dos forros e de algumas peças da carroçaria.

          O ideal será procurar uma unidade num estado completamente original (eu fugiria a sete pés de um carro alterado), mesmo que isso obrigue a uma longa procura.


          Mecanicamente, o R19 não deverá trazer surpresas para ti, nem mesmo o motor F7P, que não tem um historial de problemas crónicos. Os maiores que se lhe conheciam eram o gasto de óleo acima do normal, o que até nem é complicado se teve uma utilização severa e para além do razoável.

          Posto isto, tens de procurar uma unidade que tenha um historial de manutenção cuidado e sobretudo bem documentado. E verificar como o fazes noutro carro/motor qualquer, não há nenhum ponto particular que careça de maior atenção.

          A mudança da distribuição faz-se sempre aos 120.000 km ou 5 anos. Mudas de óleo a cada 10.000 km.


          Se pegares num veículo que esteja parado há muito, o que há a fazer é antes de ir para a estrada. Deverás garantir uma revisão em pleno. Mudar o óleo, mudar todo e qualquer filtro, mudar a distribuição e a bomba de água e fazer uma exaustiva revisão e limpeza ao circuito de refrigeração. De resto, é verificar os elementos dos sistemas de travagem e suspensão e rolar, rolar livremente. E mais descansado.

          De resto, pouco mais há a dizer sobre esse carro.


          Seguros auto. Há várias seguradoras e agentes de seguros que oferecem preços mais baixos para veículos com futuro interesse como clássico (o R19 só será clássico apartir de 2018!), é uma questão de te informares junto de alguns. Eu conheço este: Vitorinos Seguros - Seguros de vida, Seguros de não vida.

          Certificação...

          Como clássico, só a podes obter quando o veículo fizer 30 anos, de acordo com as regras internacionais estabelecidas. Isto junto do Clube Português e Automóveis Clássicos.

          No entanto, o ACP também passa umas certificações de Clássicos do Futuro (ou Pré-Clássicos) ou de Veículos com mais de 15 anos (Classificação ACP Clássicos) e de interesse ou potencial valorização futura. https://www.acp.pt/classicos/channel.aspx


          Por agora, acho que não me estou a esquecer de mais nada.

          Comentário


            #6
            DeCeIi,

            Muito obrigado pela tua resposta.
            Fico satisfeito de saber que esta mecânica não tem problemas crónicos.
            Como disse, conheço o R19 mas, apesar de já terem passado 4 pela família, nenhum deles era descapotável, nenhum 1.8 e o mais velho de todos foi vendido com 6 anos à 14 anos atrás!
            Já agora e relativamente a este modelo/ motor: face aos 1.4, creio que este tem um ponteiro de pressão de óleo. Como deve ser interpretada a sua leitura (i.e. qual a posição normal a frio, quente, ao ralentim, a puxar, etc).

            Obrigado

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
              DeCeIi,

              Muito obrigado pela tua resposta.
              Fico satisfeito de saber que esta mecânica não tem problemas crónicos.
              Como disse, conheço o R19 mas, apesar de já terem passado 4 pela família, nenhum deles era descapotável, nenhum 1.8 e o mais velho de todos foi vendido com 6 anos à 14 anos atrás!
              Já agora e relativamente a este modelo/ motor: face aos 1.4, creio que este tem um ponteiro de pressão de óleo. Como deve ser interpretada a sua leitura (i.e. qual a posição normal a frio, quente, ao ralentim, a puxar, etc).

              Obrigado
              Um dos problemas desse modelo era, a fraca protecção oferecida aos ocupantes em caso de capotamento.
              O R.19 cabrio ou o 19 fase 2 "normal" nunca foram submetidos a crash tests, contudo e sendo baseados na geração anterior os resultados serão certamente positivos, pois a fase 1 já apresentava níveis de segurança bons.



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