Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Conduzir gasolina vs Conduzir diesel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Conduzir gasolina vs Conduzir diesel

    Boas pessoal,

    Não sabia bem onde colocar este tópico... Mas a minha questão é a seguinte: Qual a principal diferença entre conduzir um carro a gasolina e um carro a diesel? Coloco esta pergunta pois o meu atual carro a diesel vai amanha para a oficina, e vão-me disponiblizar para subtituição um 1.2 a gasolina. Ora eu nunca conduzi um carro a gasolina... Tirei a carta num diesel, depois andei nos dois "diesel's" dos meus pais, e posteriormente acabei por comprar um diesel em 2ª mão para mim (antes que me acusem de fan incondicional ao diesel, não, não sou. Apenas realizo auto-estrada com alguma frequência).

    O que eu pretendo é informação muito direta sobre as diferenças de condução entre um e outro.

    Obrigado desde já!

    #2
    a única diferença é que o ponto de mbraiagem é mais 'delicado'. É mais fácil deixar o carro ir abaixo num carro a gasolina, principalmente nos de pouca potência/cilindrada

    Comentário


      #3
      Carrega mais um pouco e mais cedo no acelerador


      Cump.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por point Ver Post
        a única diferença é que o ponto de mbraiagem é mais 'delicado'. É mais fácil deixar o carro ir abaixo num carro a gasolina, principalmente nos de pouca potência/cilindrada
        Posso com isso concluir que o ponto de embraiagem necessita sempre de mais acelaração que no carro a diesel??

        Comentário


          #5
          apagar

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ice Ver Post
            Carrega mais um pouco e mais cedo no acelerador


            Cump.
            Obrigado pela dica

            Comentário


              #7
              Tens menor disponibilidade de binário, arranques mais lentos e tal como referido, embraiagem. Ah e provavelmente consumos maiores!

              Comentário


                #8
                Gasolina

                Menos barulho
                Embraiagem mais mole
                Mais acelerador para arrancares com o carro
                Consumos um pouco mais elevado
                Não tem "kick do turbo"
                Aceleração mais linear
                Às vezes ter que reduzir para fazer uma ultrapassgem
                Tem maior faixa de rotação
                Som mais agradável

                Basicamente é isto.

                Sou utilizador diário de um diesel mas gostava de ter um gasolinas assim meio nervoso

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                  Tens menor disponibilidade de binário, arranques mais lentos e tal como referido, embraiagem. Ah e provavelmente consumos maiores!
                  Originalmente Colocado por RicardoDTI Ver Post
                  Gasolina

                  Menos barulho
                  Embraiagem mais mole
                  Mais acelerador para arrancares com o carro
                  Consumos um pouco mais elevado
                  Não tem "kick do turbo"
                  Aceleração mais linear
                  Às vezes ter que reduzir para fazer uma ultrapassgem
                  Tem maior faixa de rotação
                  Som mais agradável

                  Basicamente é isto.

                  Sou utilizador diário de um diesel mas gostava de ter um gasolinas assim meio nervoso
                  Obrigado aos dois! Pelo que dizes parece ser bem mais divertido de conduzir. A ver se não me apaixono pela gasolina...

                  Comentário


                    #10
                    Por um 1.2 é difícil.

                    Comentário


                      #11
                      já agora qual é o carro que vem para substituir?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                        Por um 1.2 é difícil.
                        É, mas o meu atual 1.4 hdi também não deve ser muito melhor

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RicardoDTI Ver Post
                          já agora qual é o carro que vem para substituir?
                          No idea. O homem do seguro so me disse que ia ser um 1.2 a gasolina... Daí eu ter colocado a questão.

                          Comentário


                            #14
                            Apaixonar por um 1.2 a gasolina também acho dificil

                            Comentário


                              #15
                              com 1.2 a gasolina não te apaixonas de certeza lol, se bem que as mudanças bem esticadas ainda dá para esboçar um pequeno sorriso

                              Vais ter de usar muito a caixa para pores o bicho a andar como deve de ser


                              Se te derem um 1.2 turbo ainda te podes divertir um pouco, agora se for NA não te divertes assim tanto
                              Editado pela última vez por RicardoDTI; 15 October 2014, 14:36.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por mrks Ver Post
                                No idea. O homem do seguro so me disse que ia ser um 1.2 a gasolina... Daí eu ter colocado a questão.
                                Só uma questão, tu podes exigir um veiculo da mesma categoria do teu, ou seja, a diesel principalmente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se for atmosférico terás de acelerar mais um pouco como já disseram, e isso é consequência do menor binário nos carros a gasolina atmosféricos.
                                  Mas já andei num 1.0Ecoboost e é praticamente como um diesel sei que no arranque não têm grande boost do turbo, mas não notei diferenças nesse aspecto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    As diferenças normalmente são, enquanto num a diesel se fores soltando levemente a embraiagem, o carro em regra geral anda logo e não é muito dificil encontrar o ponto de embaiagem, nos gasolinas, as embraiagens tem têndencia a ser mais duras e precisas de dar acelaração mais cedo, por o carro em certa rotação para ele andar. Boa sorte

                                    Comentário


                                      #19
                                      Depende onde tiver montado o 1.4 HDI, se for num 307 provavelmente consegues fazer o ponto de embraaigem num segmento B 1.2 com mais facilidade e mais rapidamente.

                                      Antigamente, quando os carros tinha muita cilindrada e eram menos turbo-dependentes, havia de facto maior facilidade na conduçao, muitos em subidas respeitáveis, ate arrancavam lentamente, so com embraiagem, em filas entao... ainda outro dia andei com um Golf IV 1.9 TDI PD150, e numa fila de transito, nunca fui ao acelerador nem me preocupei muito com a embraiagem, era so levantar normalmente e ele arrancava com um vigor muito bom. Hoje em dia... ja nao é assim, o meu 1.6 TDCI ja nao gosta de se usar so a embraigem, onde um 1.9 TDI mesmo o de 110cv em subidas se aguenta so com embraiagem, o 1.6 TDCI nao vai la. Os Diesel actualmente, têm ja uma conduçao a nivel de pontos de embraiagem e arranque como um a gasolina, onde o acelerador tem de ser bem mais usado.

                                      Outra coisa que vai sentir, é que no Otto tens uma faixa de rotaçao maior, logo em percursos citadinos, consegue ser mais agradavel e descontraido usar o Otto.

                                      A questao principal é quando se faz o ponto, dares sempre um pequeno toque de acelerador, mas o mais certo é ja fazeres o mesmo com o HDI, por isso, acredito que nao vais notar uma diferença absimal, como disse, hoje em dia um Diesel actual e um Otto, a nivel de ponto de embraiagem, é quase a mesma coisa.

                                      Ah outra coisa, geralmente os Diesel tem caixas mais longas, e isso nota-se em fazeres o ponto com uma segunda, num Otto actual o ponto é menos demorado digamos, e consegues, por consequência, meter uma segunda a uma rotaçao mais baixa sem teres de refazer o ponto.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                        Depende onde tiver montado o 1.4 HDI, se for num 307 provavelmente consegues fazer o ponto de embraaigem num segmento B 1.2 com mais facilidade e mais rapidamente.

                                        Antigamente, quando os carros tinha muita cilindrada e eram menos turbo-dependentes, havia de facto maior facilidade na conduçao, muitos em subidas respeitáveis, ate arrancavam lentamente, so com embraiagem, em filas entao... ainda outro dia andei com um Golf IV 1.9 TDI PD150, e numa fila de transito, nunca fui ao acelerador nem me preocupei muito com a embraiagem, era so levantar normalmente e ele arrancava com um vigor muito bom. Hoje em dia... ja nao é assim, o meu 1.6 TDCI ja nao gosta de se usar so a embraigem, onde um 1.9 TDI mesmo o de 110cv em subidas se aguenta so com embraiagem, o 1.6 TDCI nao vai la. Os Diesel actualmente, têm ja uma conduçao a nivel de pontos de embraiagem e arranque como um a gasolina, onde o acelerador tem de ser bem mais usado.

                                        Outra coisa que vai sentir, é que no Otto tens uma faixa de rotaçao maior, logo em percursos citadinos, consegue ser mais agradavel e descontraido usar o Otto.

                                        A questao principal é quando se faz o ponto, dares sempre um pequeno toque de acelerador, mas o mais certo é ja fazeres o mesmo com o HDI, por isso, acredito que nao vais notar uma diferença absimal, como disse, hoje em dia um Diesel actual e um Otto, a nivel de ponto de embraiagem, é quase a mesma coisa.

                                        Ah outra coisa, geralmente os Diesel tem caixas mais longas, e isso nota-se em fazeres o ponto com uma segunda, num Otto actual o ponto é menos demorado digamos, e consegues, por consequência, meter uma segunda a uma rotaçao mais baixa sem teres de refazer o ponto.
                                        O meu 1.4 hdi está montado num 206, e de facto consigo fazer o que tu dizes. Numa subida em primeira, não preciso de utilizar acelarador... ele vai sozinho. Se calhar vai ser por aí que vou notar mais diferenças.

                                        Obrigado a todos pela informação disponibilizada

                                        Comentário


                                          #21
                                          Só para ser mais um, vou relatar as minhas experiências pessoais.

                                          Cá em casa temos um de cada: o meu Ibiza 1.0 a gasolina e a Astra H 1.7 CDTI da mãe. O meu tem 50 cv, o dela 125. O meu de binário tem 86 Nm, o dela 280.

                                          Principal diferença: ponto de embraiagem. Sobretudo devido a estas discrepâncias de potência e binário, é muito mais fácil arrancar só de embraiagem na Astra. No meu também dá, mas só quando o motor tá frio com o ralenti acelerado; a quente a rotação desce de tal maneira que quase vai abaixo, e lá tenho de lhe dar acelerador.

                                          A contribuir um pouco para esta diferença está o facto de o meu ter volante monomassa e a carrinha ser bimassa. Apesar de preferir o mono, o bi é mais suave para a transmissão, não sendo tão brusco e tornando o arrancar mais linear. O mono aguenta (muito) mais tareia, mas um arranque mais vigoroso e até o punho da caixa treme.

                                          Basicamente o segredo para um gasosas não ir abaixo é mesmo o acelerar antes de embraiar. Para quem não está habituado, costumo aconselhar travar com o travão de mão antes de arrancar, mesmo a direito. Assim, dá tempo de fazer tudo com calma sem correr o risco de o carro começar a mexer (e eventualmente bater em qualquer coisa).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post
                                            Só para ser mais um, vou relatar as minhas experiências pessoais.

                                            Cá em casa temos um de cada: o meu Ibiza 1.0 a gasolina e a Astra H 1.7 CDTI da mãe. O meu tem 50 cv, o dela 125. O meu de binário tem 86 Nm, o dela 280.

                                            Principal diferença: ponto de embraiagem. Sobretudo devido a estas discrepâncias de potência e binário, é muito mais fácil arrancar só de embraiagem na Astra. No meu também dá, mas só quando o motor tá frio com o ralenti acelerado; a quente a rotação desce de tal maneira que quase vai abaixo, e lá tenho de lhe dar acelerador.

                                            A contribuir um pouco para esta diferença está o facto de o meu ter volante monomassa e a carrinha ser bimassa. Apesar de preferir o mono, o bi é mais suave para a transmissão, não sendo tão brusco e tornando o arrancar mais linear. O mono aguenta (muito) mais tareia, mas um arranque mais vigoroso e até o punho da caixa treme.

                                            Basicamente o segredo para um gasosas não ir abaixo é mesmo o acelerar antes de embraiar. Para quem não está habituado, costumo aconselhar travar com o travão de mão antes de arrancar, mesmo a direito. Assim, dá tempo de fazer tudo com calma sem correr o risco de o carro começar a mexer (e eventualmente bater em qualquer coisa).
                                            Não tem nada a ver com as diferenças de potência e binário.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Isso do ponto de embraiagem tem muito que se lhe diga.

                                              O meu otto 1.8 arranca sem acelerar mais facilmente que alguns diesel pequenos (sem declive pronunciado).

                                              Tenho ideia que tem a ver com a cilindrada.

                                              Ja o 1.9d arranca com muita facilidade em subidas bastante ingremes só de embraiagem (depois de quente, porque está velho )

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                Isso do ponto de embraiagem tem muito que se lhe diga.

                                                O meu otto 1.8 arranca sem acelerar mais facilmente que alguns diesel pequenos (sem declive pronunciado).
                                                Isso é para "meninos". O 1.4 a gasolina da minha mulher até arranca com com os dois pés de fora da janela.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                                  Isso é para "meninos". O 1.4 a gasolina da minha mulher até arranca com com os dois pés de fora da janela.
                                                  Faltou referir que tem caixa auto

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                    Só uma questão, tu podes exigir um veiculo da mesma categoria do teu, ou seja, a diesel principalmente.
                                                    Ou não. Não sabes as cláusulas do seguro. Recordo-me de, no ano passado ou no outro, andar a "recolher" propostas de seguro e, pelo menos, uma delas fazer um seguro mais barato se o carro de substituição fosse de uma categoria mais baixa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu tenho um gasolina e quando foi para arranjar deram me de substituiçao um turbo diesel , andei com aquele tedio durante 2 semanas

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        De forma simplista e redutora:

                                                        Gasolina:
                                                        Mais acelerador;
                                                        Mais embraiagem;
                                                        Mais consumos;
                                                        Mais rotações para explorar;
                                                        Mais gozo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                          De forma simplista e redutora:

                                                          Gasolina:
                                                          Mais acelerador;
                                                          Mais embraiagem;
                                                          Mais consumos;
                                                          Mais rotações para explorar;
                                                          Mais gozo.
                                                          Concordo: num motor 1.2 a gasolina, quando acelero a fundo penso sempre "mas este carro está a gozar comigo? "

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                            Concordo: num motor 1.2 a gasolina, quando acelero a fundo penso sempre "mas este carro está a gozar comigo? "

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X