Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Banalização dos carros Premium ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Banalização dos carros Premium ?

    Recentemente fui almoçar com um amigo, que trabalha cá numa grande multinacional.

    Ele costumava ter como carro de serviço uma carrinha seg. C com um pequeno motor diesel de uma marca generalista, mas há uns 2 anos tinha ficado com um seg. D premium de um colega, na sequência da saída desse. Nos últimos tempos na iminência de mudar de carro estava convencido que ía voltar a um carro do género do que tinha antes.

    Mas estes tempos de crise acabam por trazer algumas surpresas, numa altura em que as empresas aproveitam para rever em baixa as suas frotas, as marcas também apresentam condições negociais fortíssimas.

    Assim esta empresa comprou aí uns 30 (!?) BMW 520d carrinha todos iguaizinhos e já totalmente configurados e aparentemente ainda conseguiu poupar dinheiro (no caso deste meu amigo uns 200 euros mensais) em relação ao que tinha.

    Estive a ver a carrinha, é azul escura por fora, estofos em pele beje muito clarinho, jante 18, motor creio que já o de 190 cv, GPS, um sistema multimédia todo catita, ou seja nem é uma configuração básica.

    O carro é muito bom nos lugares da frente, nos de trás cumpre sem deslumbrar (em termos de espaço) e a bagageira também é só razoável. Para já em 1.000 km vai com média de 9,3

    Será que os carros premium estão totalmente banalizados ? já se entregam S5 sem permitir aos seus utilizadores escolher a cor ou o que quer que seja ? como se entregaria uma renault kangoo, um fato de macaco, ou um portátil ?
    Editado pela última vez por v7; 18 October 2014, 12:40.

    #2
    Se calhar o ter esse preço presupõe a aceitação daquilo que a BMW quiser vender, e ser um carro configurado a gosto da BMW.

    Comentário


      #3
      Banalização de premiums já existe há muito tempo, praí desde meados dos anos 90. O segmento das berlinas compactas (Audi 80/A4, Mercedes C, BMW 3) já apresenta números de venda, mesmo para a classe média "normal" bastante elevados há muitos anos.

      Segmentos E vêem-se com muita regularidade, e o mercado deve ser dominado aí a 80% pelos 3 alemães premium, e hoje já não se vê só gente rica a andar com eles.

      Definitivamente, os premium, principalmente os alemães, vulgarizaram-se.

      Comentário


        #4
        Portugal é um país de gente rica que gosta, tem capacidade financeira e merece andar bem montada...




        Comentário


          #5
          Só na minha garagem é que não se vulgarizam

          Comentário


            #6
            Pensava que referias "banalização" no sentido de serem mais acessíveis, neste caso, a mais empresas, e não no sentido de ter equipamento banal ou não poderem ser escolhidas a dedo.

            Mas também vendo pela primeira característica que referi, e estarem acessíveis a mais empresas (pode ser devido às condições de negociação das marcas em quererem fazer mais negócios em tempos "difíceis"), implica que essas empresas (que possivelmente antes destes tempos não conseguiriam chegar a este tipo de carro) tenham de fazer algumas concessões para terem acesso a este produto (não deixarem os "colaboradores" escolher todo e qualquer equipamento opcional, alterar configurações, etc).

            Neste sentido, qual é mesmo a admiração?

            Agora se não gostamos de ver certo e determinado produto, designado premium, nas mãos de "qualquer pessoa", aí já vai da nossa maneira de ser, e ver as coisas.
            Editado pela última vez por Macavenco; 18 October 2014, 14:39.

            Comentário


              #7
              Acho que tudo é relativo. Depende do referencial.

              Lembro-me de ver um actor famoso britânico (não americano, atenção) dizer que qualquer carro de 4 cilindros era carro de Sra.

              Provavelmente noutras sociedades, mesmo na europa, um BMW S5 não será tão premium, mas sim um Jaguar, um S7, um CLS, um Quattroporte.

              Se assim pensarmos, não será banalização mas sim democratização. E como tal poderá ser visto como sinal de avanço.


              (Nota:Há umas décadas atrás quando aparecia um mondeo; laguna; classe C com tampões e sem vidros electricos era sempre importado. Por cá eram premium, por lá eram um meio de transporte. Cada um escolhia como queria. É um pouco o mesmo, subimos um escalão... ainda bem.)

              Comentário


                #8
                Tenho vindo a discutir isto um bocado com os meus colegas de trabalho quando vamos à rua tomar café ou fumar um cigarrinho e olhamos para os carros que transitam na rua e no estacionamento de onde trabalho, no meu caso, trabalho no TagusPark e eu afirmo categoricamente que é impressionante a quantidade de viaturas Premium, os Série 5 F10 então é algo de completamente incrível, são ao pontapé.

                Aliás, no meu percurso diário passo pelo Lagoas Park, Tagus Park, Quinta da Fonte e A5 (tudo sweet spots de empresas e deste tipo de carros ) e não vou tecer muito mais comentários sobre este tema, porque se por um lado tenho a impressão que os bonús das viaturas de serviço estão a "diminuir" nas empresas, por outro lado vê-se tanto carro desses que custa-me a acreditar que sejam particulares. Só é pena que não me calhe nada a mim, até me podiam dar um Clio Comercial, desde que fosse de serviço, tava satisfeito, quanto mais uma boa viatura Premium do segmento E... Que triste vida a minha.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                  Tenho vindo a discutir isto um bocado com os meus colegas de trabalho quando vamos à rua tomar café ou fumar um cigarrinho e olhamos para os carros que transitam na rua e no estacionamento de onde trabalho, no meu caso, trabalho no TagusPark e eu afirmo categoricamente que é impressionante a quantidade de viaturas Premium, os Série 5 F10 então é algo de completamente incrível, são ao pontapé.

                  Aliás, no meu percurso diário passo pelo Lagoas Park, Tagus Park, Quinta da Fonte e A5 (tudo sweet spots de empresas e deste tipo de carros ) e não vou tecer muito mais comentários sobre este tema, porque se por um lado tenho a impressão que os bonús das viaturas de serviço estão a "diminuir" nas empresas, por outro lado vê-se tanto carro desses que custa-me a acreditar que sejam particulares. Só é pena que não me calhe nada a mim, até me podiam dar um Clio Comercial, desde que fosse de serviço, tava satisfeito, quanto mais uma boa viatura Premium do segmento E... Que triste vida a minha.
                  Enquanto existirem muito Gmigas dispostos a trabalhar para encher o ass a bandalhos, haverá sempre desigualdade social.
                  E não: não se trata duma questão de habilitações. É submissão mesmo...

                  Comentário


                    #10
                    Aqui na Holanda existem mas é raro ve-los, comparativamente com Portugal.
                    Sim, gente com dinheiro possui mercedes, bmw's e porsches. Mas no geral nao chega ao ponto doentio de Portugal.

                    Por exemplo, nao vejo carradas de bmw's e46 ou serie 1 que vejo em Portugal. Por isso a banalizaçao também se deve aos impostos sobre peso e motorização.

                    Comentário


                      #11
                      Desde que a atribuição deste tipo de carros ou outros qualquer numa empresa privada (e pública) conte no IRS do trabalhador como parte integrante do seu vencimento, não vejo mal nenhum.

                      Comentário


                        #12
                        Até o estado os vulgariza com o sorteio da fatura da sorte.

                        Comentário


                          #13
                          Companheiro v7

                          Partes do pressuposto que BMW, AUDI e Mercedes são premium.

                          São para quem os tem e para quem os deseja ter, mas, na realidade, não deixam de ser um "amontoado" de componentes como em qualquer outra marca.

                          Se o intuito é ter um símbolo na grelha; opta-se por uma destas. Se o intuito é ter um carro; existem muitas marcas por onde escolher.

                          Primium significava qualidade/exclusividade, agora, significa tudo menos isso.

                          Esta é apenas a minha opinião.

                          Um abraço

                          ny12xx

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por krendam Ver Post
                            Aqui na Holanda existem mas é raro ve-los, comparativamente com Portugal.
                            Sim, gente com dinheiro possui mercedes, bmw's e porsches. Mas no geral nao chega ao ponto doentio de Portugal.

                            Por exemplo, nao vejo carradas de bmw's e46 ou serie 1 que vejo em Portugal. Por isso a banalizaçao também se deve aos impostos sobre peso e motorização.
                            Eu às vezes vou a Amesterdão visitar o meu irmão e acho o mesmo. Acho que, fora o poder de compra, há também um fator cultural. Na Holanda, acho que eles não dão tanta importância ao carro como nós, apesar de ser um país rico. Já, por exemplo, no UK ou na Alemanha, também países ricos, veem-se muitos carros de marcas ditas premium.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                              Eu às vezes vou a Amesterdão visitar o meu irmão e acho o mesmo. Acho que, fora o poder de compra, há também um fator cultural. Na Holanda, acho que eles não dão tanta importância ao carro como nós, apesar de ser um país rico. Já, por exemplo, no UK ou na Alemanha, também países ricos, veem-se muitos carros de marcas ditas premium.
                              Sem duvida. São bem educados desde criança a viverem o momento, nao se preocupam se demoram 30 minutos ao invés de 10 a chegar ao destino. Ou mesmo se demoram 3 horas ao invés de 1h30. E por isso nao querem saber de carros, porque os transportes chegam.

                              Já agora, nao é por nada, mas para mim um BMW serie 6, qualquer que seja a motorizaçao, é um Premium. Um série 3 ja nao.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                Desde que a atribuição deste tipo de carros ou outros qualquer numa empresa privada (e pública) conte no IRS do trabalhador como parte integrante do seu vencimento, não vejo mal nenhum.
                                Contar no IRS? A despesa já conta na empresa.

                                Se a empresa pagasse tudo em batata. Teriam de ser declaradas no IRS?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                  Companheiro v7

                                  Partes do pressuposto que BMW, AUDI e Mercedes são premium.

                                  São para quem os tem e para quem os deseja ter, mas, na realidade, não deixam de ser um "amontoado" de componentes como em qualquer outra marca.

                                  Se o intuito é ter um símbolo na grelha; opta-se por uma destas. Se o intuito é ter um carro; existem muitas marcas por onde escolher.

                                  Primium significava qualidade/exclusividade, agora, significa tudo menos isso.

                                  Esta é apenas a minha opinião.

                                  Um abraço

                                  ny12xx
                                  Premium significa de qualidade superior. E os três alemães são de qualidade superior à média.

                                  Nem os superdesportivos são exclusivos, já que fazem sempre umas centenas ou milhares.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    Será que os carros premium estão totalmente banalizados ?
                                    A partir do momento que chamam premium a marcas que vendem para as massas desde motas a camiões, sim é banal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                      Primium significava qualidade/exclusividade, agora, significa tudo menos isso.
                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                      Premium significa de qualidade superior. E os três alemães são de qualidade superior à média.
                                      Companheiro

                                      Devemos viver em "mundos" diferentes, ou, para nós, qualidade tem significados diferentes.

                                      Que defendas a "imagem" de marca (construída ao longo de vários modelos), aceito-o, mas, essa imagem começa a ficar turva, ao passo que nas marcas generalista, está a ficar cada vez mais "nítida".

                                      O tempo do 190 já lá vai há muito...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                        Premium significa de qualidade superior. E os três alemães são de qualidade superior à média.

                                        Nem os superdesportivos são exclusivos, já que fazem sempre umas centenas ou milhares.
                                        Premium é isso mesmo mesmo qualidade superior ao standard, o problema hoje em dia é que o standard é muito mais elevado do que era, e esse carros estão dentro do standard e não no premium, isto é bom para todos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Obtuso
                                          Contar no IRS? A despesa já conta na empresa.
                                          O salário também e paga IRS. Curioso não?

                                          Originalmente Colocado por Obtuso
                                          Se a empresa pagasse tudo em batata. Teriam de ser declaradas no IRS?
                                          Sim, pois em vez de pagar em dinheiro a empresas estava a pagar em espécie, o que é a mesma coisa. Se todas as empresas/entidades pagassem em batatas deixava-se de pagar IRS.

                                          A maior parete desses carros não são usados para a atividade da empresa mas como complemento salarial e como tal, uma vez que se trata de uma pagamento em espécie, o seu custo assim como os custos de utilização pagos pela empresa deveriam ser considerados como rendimento do trabalhador. Na prática não são.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Pelo que já ouvi dizer, no mercado de frotas o trio alemão é muito agressivo e a renda de uma destas marcas é praticamente a mesma de uma marca generalista. Por isso é normal as empresas comprarem frotas destas marcas, digo eu.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                                              Companheiro

                                              Devemos viver em "mundos" diferentes, ou, para nós, qualidade tem significados diferentes.

                                              Que defendas a "imagem" de marca (construída ao longo de vários modelos), aceito-o, mas, essa imagem começa a ficar turva, ao passo que nas marcas generalista, está a ficar cada vez mais "nítida".

                                              O tempo do 190 já lá vai há muito...
                                              Deves estar a baralhar qualidade com fiabilidade.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                Contar no IRS? A despesa já conta na empresa.

                                                Se a empresa pagasse tudo em batata. Teriam de ser declaradas no IRS?

                                                Antes de mandares umas buchardas convinha estares mais informado.

                                                Mas como sou boa pessoa, digo-te que uma empresa deve contabilizar o carro como um vencimento e portanto na declaração anual do trabalhador vem lá o custo do carro como retribuição. E paga IRS por ele. Isto se for um carro dito para todo o serviço.

                                                Se o funcionário pega no carro às 8 ou 9h da manhã e o estaciona no parque ao final do dia, ai naturalmente não deve contar.

                                                Quando não se tem a certeza do que se fala é melhor não comentar porque pode sair asneira.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                  Deves estar a baralhar qualidade com fiabilidade.
                                                  Qualidade é relativo. Um Citröen Saxo 1.5D é mais fiável que talvez toda a gama actual BMW. E precisa de menos manutenção. Portanto pode ser argumentado que nesse ponto tem mais qualidade.
                                                  Outro ponto onde tem mais qualidade que muitos BMW actuais é no conforto da sua suspensão. Principalmente se o BMW estiver estiver equipado com jantes grandes e pneus baixinhos como agora se quer
                                                  Mas claro que o BMW actual tem qualidade superior ao Saxo noutros pontos.

                                                  Acho que tu também talvez estejas a baralhar qualidade perceptível com qualidade real. Isto é, as pessoas ainda pensam que o que é alemão é melhor que o restante só porque em tempos poderá ter sido. Mas parece que hoje em dia é tudo muito parecido. Basta ver que a BMW já faz parcerias com a PSA para produzir motores. A Mercedes usa motores Renault... E os Seat assentam na mesma plataforma que Audi.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por hpalma87 Ver Post
                                                    Premium é isso mesmo mesmo qualidade superior ao standard, o problema hoje em dia é que o standard é muito mais elevado do que era, e esse carros estão dentro do standard e não no premium, isto é bom para todos.
                                                    Continuo a ver e percepcionar diferenças de qualidade e de construção notórias. Salvo eventuais excepções.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                                      O salário também e paga IRS. Curioso não?



                                                      Sim, pois em vez de pagar em dinheiro a empresas estava a pagar em espécie, o que é a mesma coisa. Se todas as empresas/entidades pagassem em batatas deixava-se de pagar IRS.

                                                      A maior parete desses carros não são usados para a atividade da empresa mas como complemento salarial e como tal, uma vez que se trata de uma pagamento em espécie, o seu custo assim como os custos de utilização pagos pela empresa deveriam ser considerados como rendimento do trabalhador. Na prática não são.
                                                      Os pagamentos em espécie não são permitidos. O carro é sempre um bónus ao salário.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                                        Antes de mandares umas buchardas convinha estares mais informado.

                                                        Mas como sou boa pessoa, digo-te que uma empresa deve contabilizar o carro como um vencimento e portanto na declaração anual do trabalhador vem lá o custo do carro como retribuição. E paga IRS por ele. Isto se for um carro dito para todo o serviço.

                                                        Se o funcionário pega no carro às 8 ou 9h da manhã e o estaciona no parque ao final do dia, ai naturalmente não deve contar.

                                                        Quando não se tem a certeza do que se fala é melhor não comentar porque pode sair asneira.
                                                        Asneira é pensares que a única realidade existente é a que conheces.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                                          Qualidade é relativo. Um Citröen Saxo 1.5D é mais fiável que talvez toda a gama actual BMW. E precisa de menos manutenção. Portanto pode ser argumentado que nesse ponto tem mais qualidade.
                                                          Outro ponto onde tem mais qualidade que muitos BMW actuais é no conforto da sua suspensão. Principalmente se o BMW estiver estiver equipado com jantes grandes e pneus baixinhos como agora se quer
                                                          Mas claro que o BMW actual tem qualidade superior ao Saxo noutros pontos.

                                                          Acho que tu também talvez estejas a baralhar qualidade perceptível com qualidade real. Isto é, as pessoas ainda pensam que o que é alemão é melhor que o restante só porque em tempos poderá ter sido. Mas parece que hoje em dia é tudo muito parecido. Basta ver que a BMW já faz parcerias com a PSA para produzir motores. A Mercedes usa motores Renault... E os Seat assentam na mesma plataforma que Audi.
                                                          Eu continuo a ver diferenças notórias. Na lógica da fiabilidade talvez uma bicicleta seja mais fiável que o saxo e logo de melhor qualidade.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Posso ser só eu, mas eu não vejo banalização nem democratização desses carros, vejo é que há maior mercado para eles, isto é, mais gente rica ou com dinheiro para os comprar. A crise não pode ser má para todos, o dinheiro simplesmente foi de um lado para o outro.

                                                            Infelizmente, de mim, só sai e cada vez mais. Cada vez mais e sucessivamente as minhas aquisições diminuem em valor comercial.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X