Boas,
Mais um tópico entre centenas, mas como cada caso é um caso, é sempre interessante trocar algumas impressões e receber algum feedback.
Pretendo trocar de carro por um veículo novo, e como tal tenho andado a estudar o mercado. Em breve vou iniciar uma visita aos stands, tendo como objectivo trocar até ao final do ano. Porém, caso se justifique (consoante a escolha) poderei aguardar pelo inicio do próximo ano.
O que estou à procura:
- Segmento C
- Veículo Novo
- Fiabilidade
- Manutenção económica
- veículo para 10 anos
- Forte preferência por versões carro
A minha utilização:
Actualmente, e por razões profissionais, é-me mais conveniente utilizar os transportes públicos visto trabalhar no centro de Lisboa. Poupa-me tempo, custos em estacionamento, e paciência também.
Por este motivo, o carro é utilizado apenas em parte do percurso diário (curto, cerca de 5 km para cada lado).
Durante a semana acrescem mais alguns percursos curtos, mas no total de um dia útil, em média são 10 a 15 km divididos por 2 a 3 viagens.
Ao fim de semana, aumenta um pouco a quilometragem, faço cerca de uns 100 km (em média) mas ainda assim acontecem trajectos curtos.
Anualmente, faço cerca de 4 a 5 viagens mais longas, sendo que pode variar de 350 a 1000 km por cada uma delas.
Contas feitas, a distância média anual percorrida anda por volta dos 10 000 km.
Conclusão:
Mesmo sendo um carro para 10 anos, e mesmo desconhecendo a minha rotina daqui a 5 anos (possivelmente pode ser a mesma), a verdade é que é de evitar veículos a gasóleo devido ao FAP.
Olhei então para o mercado a gasolina, e a minha short-list é a seguinte (sem ordem de preferência):
(Os Prós e Contras são colocados com base na informação recolhida e não com base em experiência pessoal. Essa vou eu apurar nas visitas ao stand. Por isso isto pode mudar.)
- Ford Focus 1.0 Ecoboost
Prós: Performance do motor, preço, divertido de conduzir
Contras: não é muito versátil
Nota: a considerar apenas o novo modelo que sairá em Novembro
- Honda Civic 1.4 i-Vtec
Prós: Versátil, fiabilidade, boa mala, preço
Contras: motor com pouca genica
- Toyota Auris Hibrido
Prós: economia de combustível, salvaguarda-me no futuro caso venha a ter uma utilização diária mais intensiva
Contras: preço, IUC
Suplentes:
- VW Golf 1.2 TSI 105 cv / Seat Leon 1.2 TSI 105 cv
Prós: Performance do motor
Contras: Não o devo equacionar por não ser possível fazer um test drive.
Versões 1.4 TSI idem para testar, e possivelmente não apresentarão um preço interessante.
Dúvidas:
- Valerá a pena espreitar o Nissan Pulsar? Vi um ao vivo e pareceu-me melhor que nas fotos, mas não estou muito convencido.
- Será que valerá a pena a diferença de preço entre os normais a gasolina (que rondarão os 20 a 22 k€) para o híbrido Toyota (que rondará os 25 / 26 k€)?
- Também não estou muito convencido a pagar 194 € de IUC por um híbrido. Terá que ter argumentos fortes a explorar na visita ao stand.
Notas finais:
- Peugeot 308 1.2 THP, não aprecio muito aquele touch screen para várias funcionalidades, portanto fora do baralho.
- Honda Civic 1.8 i-vtec por muito interessante que seja o motor (que é!), eu não estou disposto a pagar 220 € de IUC anualmente.
- Apesar da quilometragem ser baixa, como o espaço temporal é para 10 anos, não fosse o problema do FAP e muito provavelmente apostaria no Civic 1.6 i-DTEC.
- Qualquer modelo fora do mencionado, ou movido a GPL, já foi equacionado e pesquisado sobre o assunto. Mas foram descartados. A short-list é esta.
Mais um tópico entre centenas, mas como cada caso é um caso, é sempre interessante trocar algumas impressões e receber algum feedback.
Pretendo trocar de carro por um veículo novo, e como tal tenho andado a estudar o mercado. Em breve vou iniciar uma visita aos stands, tendo como objectivo trocar até ao final do ano. Porém, caso se justifique (consoante a escolha) poderei aguardar pelo inicio do próximo ano.
O que estou à procura:
- Segmento C
- Veículo Novo
- Fiabilidade
- Manutenção económica
- veículo para 10 anos
- Forte preferência por versões carro
A minha utilização:
Actualmente, e por razões profissionais, é-me mais conveniente utilizar os transportes públicos visto trabalhar no centro de Lisboa. Poupa-me tempo, custos em estacionamento, e paciência também.
Por este motivo, o carro é utilizado apenas em parte do percurso diário (curto, cerca de 5 km para cada lado).
Durante a semana acrescem mais alguns percursos curtos, mas no total de um dia útil, em média são 10 a 15 km divididos por 2 a 3 viagens.
Ao fim de semana, aumenta um pouco a quilometragem, faço cerca de uns 100 km (em média) mas ainda assim acontecem trajectos curtos.
Anualmente, faço cerca de 4 a 5 viagens mais longas, sendo que pode variar de 350 a 1000 km por cada uma delas.
Contas feitas, a distância média anual percorrida anda por volta dos 10 000 km.
Conclusão:
Mesmo sendo um carro para 10 anos, e mesmo desconhecendo a minha rotina daqui a 5 anos (possivelmente pode ser a mesma), a verdade é que é de evitar veículos a gasóleo devido ao FAP.
Olhei então para o mercado a gasolina, e a minha short-list é a seguinte (sem ordem de preferência):
(Os Prós e Contras são colocados com base na informação recolhida e não com base em experiência pessoal. Essa vou eu apurar nas visitas ao stand. Por isso isto pode mudar.)
- Ford Focus 1.0 Ecoboost
Prós: Performance do motor, preço, divertido de conduzir
Contras: não é muito versátil
Nota: a considerar apenas o novo modelo que sairá em Novembro
- Honda Civic 1.4 i-Vtec
Prós: Versátil, fiabilidade, boa mala, preço
Contras: motor com pouca genica
- Toyota Auris Hibrido
Prós: economia de combustível, salvaguarda-me no futuro caso venha a ter uma utilização diária mais intensiva
Contras: preço, IUC
Suplentes:
- VW Golf 1.2 TSI 105 cv / Seat Leon 1.2 TSI 105 cv
Prós: Performance do motor
Contras: Não o devo equacionar por não ser possível fazer um test drive.
Versões 1.4 TSI idem para testar, e possivelmente não apresentarão um preço interessante.
Dúvidas:
- Valerá a pena espreitar o Nissan Pulsar? Vi um ao vivo e pareceu-me melhor que nas fotos, mas não estou muito convencido.
- Será que valerá a pena a diferença de preço entre os normais a gasolina (que rondarão os 20 a 22 k€) para o híbrido Toyota (que rondará os 25 / 26 k€)?
- Também não estou muito convencido a pagar 194 € de IUC por um híbrido. Terá que ter argumentos fortes a explorar na visita ao stand.
Notas finais:
- Peugeot 308 1.2 THP, não aprecio muito aquele touch screen para várias funcionalidades, portanto fora do baralho.
- Honda Civic 1.8 i-vtec por muito interessante que seja o motor (que é!), eu não estou disposto a pagar 220 € de IUC anualmente.
- Apesar da quilometragem ser baixa, como o espaço temporal é para 10 anos, não fosse o problema do FAP e muito provavelmente apostaria no Civic 1.6 i-DTEC.
- Qualquer modelo fora do mencionado, ou movido a GPL, já foi equacionado e pesquisado sobre o assunto. Mas foram descartados. A short-list é esta.
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