Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Incompetência Caetano Auto Lisboa (Prior Velho) - Toyota Avensis D4D - Conclusão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Incompetência Caetano Auto Lisboa (Prior Velho) - Toyota Avensis D4D - Conclusão

    Crio este tópico para dar a conhecer ao pessoal o que se passou com o meu pai e a sua Avensis comprada nova em 2006. Trata-se de um modelo full extras, motor 2.2D4D de 150cv.

    A carrinha desde nova teve sempre dificuldades em pegar. Sempre suspeitamos que o problema fosse do motor de arranque. E a Caetano Auto sempre desenrascou mal o problema trocando baterias até que agora se negou completamente a resolvê-lo visto a carrinha já estar fora do período de garantia. Não vale a pena explicar aqui o problema pois podem ver no segundo quote.

    Após ser feita a reclamação recebemos este email, dia 29/09 ou seja, no mês passado

    Caro Sr. NOME xxxx,

    Apresentamos os nossos respeitosos cumprimentos.

    Na sequência do exposto relativamente ao seu Toyota Avensis com a matrícula xx-CL-xx, confirmamos que mediante análise realizada se constatou falta de rotação do motor de arranque, daí ter sido transmitido a necessidade de substituição do componente em causa. Acrescentamos que mediante teste efetuado a bateria apresenta-se em perfeito estado.

    Lamentamos a ocorrência, mas dado o facto do Avensis se encontrar fora do período de garantia há mais de 3 anos não dispomos de meios para ir ao encontro das suas expectativas.

    Realçamos a disponibilidade do concessionário Caetano Auto Lisboa para o que julgar por conveniente e esclarecimentos adicionais.

    Sem outro assunto de momento, despedimo-nos com consideração.

    NOME
    CS&CR
    Toyota Caetano Portugal, S.A
    Esta foi a minha resposta, no mesmo dia:

    Boa tarde,antes de mais Obrigado pela cordialidade demonstrada no email que me enviaram.
    No entanto o que procuro são soluções, e talvez não me tenha feito compreender bem na nossa conversa telefónica uma vez que não me apresentam uma solução.
    Passo portanto a explicar novamente:


    Como sabem esta carrinha foi comprada nova em 2006 e fez sempre a manutenção programada nas vossas instalações.
    Desde o início demonstrou dificuldades em pegar e uma iluminação algo fraca. Salvo erro chegou mesmo a substituir em garantia peças relaccionadas com os faróis xenon, o que acabou por até hoje não ter resolvido completamente o problema da fraca iluminação. Mas nem é por isso que vos escrevo.


    A vossa solução para a recorrente dificuldade em pegar tem sido desde o início a troca de bateria. Trocas essas que têm sido efectuadas sem custos, uma vez que nunca uma bateria nesta carrinha durou sequer perto dos dois anos. Não querendo exagerar, penso que a carrinha terá levado até hoje 4 a 8 baterias originais Toyota. Vocês poderão facilmente confirmar isso.
    O meu pai tem sido paciente e optado sempre pelos vossos serviços apesar do pouco profissionalismo demonstrado nesta situação e em outras no vosso concessionário. Passo a descrever algumas coisas de que me lembro:


    - Numa das primeiras revisões da carrinha , o resguardo plástico que protege a parte inferior do veículo foi mal montado e ficou danificado tento originado inúmeras situações em que se desprendeu completamente e começou a roçar o asfalto. Esta situação foi relatada a vós várias vezes aquando das revisões. Só há poucos meses, durante de uma reparação após acidente paga pelo seguro, o problema foi totalmente resolvido.


    - Nessa mesma reparação após acidente constatamos ao conduzir a carrinha que o alinhamento da direcção estava errado, o que levou a um maior desgaste nos pneus da frente e um gasto de cerca de 20€ num novo alinhamento numa casa de pneus.


    - Apesar de no acto da compra o meu pai ter pago por estofos em pele, fomos surpreendidos há pouco tempo por um pequeno rasgão numa área lateral do banco do condutor que demonstra que pelo menos nessa parte o estofo não é de pele natural mas sim de algum tipo de napa sintética.


    - Também após uma das últimas deslocações ao vosso concessionário aconteceu que, ao fechar o veículo com a chave, reparei que o canhão não tinha sido aparafusado à porta. Estava solto e saíu completamente quando tentei remover a chave. Se não tivesse reparado nisso esta situação poderia ter levado a um assalto fácil à viatura.


    Agora, na última deslocação ao vosso concessionário para reparação de outro pequeno acidente, e após terem sido informados de que a carrinha estava novamente com dificuldades em pegar, contactaram o meu pai a informá-lo de que a carrinha precisaria agora de um motor de arranque novo. Isto parece-me no mínimo ridículo. A forma como vocês lidaram com o problema desde o início leva-me a achar o seguinte:

    - Ou o motor de arranque sempre teve problemas e vocês remediaram a situação trocando baterias enquanto o estado do motor de arranque se foi degradando ainda mais.



    - Ou as baterias originais Toyota que equipam as Avensis 2.2 D4D não são de facto apropriadas. O que também poderia levar à avaria do motor de arranque e outras peças.


    Quero com isto dizer que não acho que vocês devam descartar responsabilidades por causa do período de garantia da carrinha ter expirado. Como já disse anteriormente, o problema da dificuldade em arrancar foi reportado desde o início. Só não ficou resolvido por vossa incapacidade.


    O que pretendo com esta reclamação é que procedam à troca do motor de arranque sem qualquer encargo, quer seja de material ou mão de obra.
    Peço também uma rápida resolução do caso uma vez que este problema dificulta claramente a utilização normal da carrinha.


    Obrigado,
    Tiago Costa
    Até agora nenhuma resposta e tivemos de recorrer pela primeira vez a assistência fora da marca. Um electricista auto em Sacavém reparou o motor de arranque por cento e qualquer coisa euros. Parece que o problema era massa deficiente. Para além disso mudou 2 casquilhos no motor de arranque.

    Acham que tenho razão?
    O que devo fazer para tentar reaver o valor da reparação?
    Editado pela última vez por tiagoadcosta; 21 October 2014, 17:04.

    #2
    O meu esteve e11 esteve cerca de 1 mês, em diagnóstico, nessa oficina.

    Primeiro queriam que pusesse uma centralina nova (~1000€) e se não resultasse não devolviam o dinheiro, depois lá experimentaram uma de um carro igual e viram que o problema se mantinha...

    Depois tiraram uma rede qualquer da admissão de ar e disseram que estava pronto. Cobraram 50€ disto tudo e passado uns 10km o carro acendeu a luz. Sinceramente nem voltei atrás nem os contactei, pois apercebi-me que havia muita simpatia e pouca sabedoria.

    Foi preciso um "manel GT" com um "reles" programa de 400€ para descobrir que o carro precisava de uma lambda e de uma MAF.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
      Acham que tenho razão?
      O que devo fazer para tentar reaver o valor da reparação?
      Não, tinhas razão enquanto tiveste garantia mas deixaste o problema andar. Agora, 8 anos depois de teres comprado o carro é que queres que te resolvam o problema?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por phirestarter Ver Post
        Não, tinhas razão enquanto tiveste garantia mas deixaste o problema andar. Agora, 8 anos depois de teres comprado o carro é que queres que te resolvam o problema?
        Eu já acho que tem razão porque enquanto havia garantia remediavan o problema, quando a mesma acabou e tendo o mesmo problema já precisa de uma reparação grande.

        Este pareceme ser daqueles problemas que realmente tem fundamento apontar a má conduta de uma oficina.

        Repara que ele nunca deixou de se queixar...foi o problema que começou no inicio logo
        Editado pela última vez por Twingo32v; 21 October 2014, 17:43.

        Comentário


          #5
          Se achas isso mau então havias de ver o combo salvador caetano + seat

          Comentário


            #6
            Relataste o problema em garantia e não to resolveram, acho que devias ter feito mais pressão nessa fase. Ainda por cima dizes que o carro já teve um acidente... não estou a ver como conseguirás que eles se cheguem à frente...
            Editado pela última vez por BEF1FAN; 21 October 2014, 17:55.

            Comentário


              #7
              Não discordo que ele tenha razão para se queixar, mas então talvez não tenha percebido bem...

              O user diz que a carrrinha levou 4 a 8 (aqui convinha haver certezas) baterias novas neste espaço de tempo. O normal seriam o quê? Para mim, se trocasse mais que 3 baterias neste período, já seria estranho, mas também depende do uso que é dado ao carro.

              O user diz que sempre se aperceberam de vários problemas elétricos, desde o início. Mas foram sempre relatados?

              O user também refere outros problemas que o carro teve, mas não consigo perceber se foram relatados à oficina ou não.

              Já agora, quantos acidentes é que a carrinha já teve?

              E não percebo como é que investir em baterias novas por parte da Toyota é remediar o problema. Se a reparação do motor de arranque foi cerca de 100€ não me parece uma reparação que a Toyota não pudesse suportar em período de garantia. Que me digam que houve incompetência ou falta de vontade em resolver o problema por parte da Toyota, aí já concordo.

              Não digo que o Tiago não tem razão, parece-me que tem. Mas, esta carta que ele aqui apresenta devia ter sido enviada em 2007. Falar agora é fácil, mas eu talvez tivesse sido menos paciente.

              Comentário


                #8
                Só fui uma vez a essa oficina fazer um teste diagnóstico a um barulho que anda na carrinha.
                Cerca de 30 eurecos mais tarde o barulho pareceu ter reduzido mas mantém-se. Ao chegar a casa verifiquei que além de não me terem solucionado o problema me tinham criado outro bem mais grave que comprometia a segurança do veículo e dos passageiros.
                Voltei de imediato à oficina e relatei a situação ao rececionista que me respondeu que o mecânico tinha ido almoçar pelo que eu deveria passar mais tarde. Disse-lhe para chamar o mecânico de volta, para chamar o chefe da oficina ou para chamar o patrão mas de modo imediato, de forma a ser resolvida a borrada que fizeram. Só então é que o homem entendeu que era ele quem tinha que se mexer e lá chamou o chefe da oficina que, de modo cordial e atencioso, resolveu de imediato o problema criado pelo seu subordinado e apresentou as suas desculpas. Valeu o chefe!
                Considero mesmo que os trinta eurecos foram deitados para o lixo e que eles souberam tanto de onde vem o barulho como eu.
                Não fiquei com confiança para lá voltar.

                Comentário


                  #9
                  Em relação às perguntas:

                  - A carrinha em toda a sua existência teve apenas 2 pequeníssimos acidentes. Curiosamente foram os dois seguidos no espaço de 1 mês ou assim. Um por culpa própria, outro por culpa de outrém. E em ambos a carrinha foi reparada na Caetano Auto.
                  - Todos os problemas relatados foram sendo descritos à Caetano Auto. Ora imediatamente ou por altura das revisões programadas.
                  - A carrinha levou pelo menos 4 baterias. Mas provavelmente perto de 8. Quando a carrinha desistia de pegar ia-se à Caetano Auto e eles em vez de fazer o trabalho deles limitaram-se sempre a trocar baterias em garantia. Penso que fizessem isso para não ter o trabalho de mudar o motor de arranque. Era mais simples mudarem as baterias em garantia Só agora desta última vez se lembraram de ir verificar qual era o problema da carrinha ao certo.
                  Mais ainda, quando o fizeram ligaram ao meu pai a pedir 200€ por um novo motor de arranque, com oferta de mão de obra. A razão de ser "apenas" esse valor foi por assumirem que o erro tinha sido sempre deles. Ora se assumem o erro porque não assumir completamente a reparação?
                  Editado pela última vez por tiagoadcosta; 21 October 2014, 18:21.

                  Comentário


                    #10
                    Mas isso é a primeira vez que reclamas? Ja devias de ter bombardeado a marca com reclamaçoes. A ser a primeira... lamento, mas duvido que te façam alguma coisa dado o historial de acidentes, ser uma peça de degaste (nao te esqueças, alguns concessionarios, é tudo de degaste, o banco... peça de desgaste) e a carrinha ja esta fora da garantia.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                      Mais ainda, quando o fizeram ligaram ao meu pai a pedir 200€ por um novo motor de arranque, com oferta de mão de obra. A razão de ser "apenas" esse valor foi por assumirem que o erro tinha sido sempre deles. Ora se assumem o erro porque não assumir completamente a reparação?
                      Se tivesses isto por escrito, tinhas a festa feita.

                      Comentário


                        #12
                        A minha experiência dessa gente é idêntica à tua. Só lá fui com o carro fazer uma revisão e jurei para nunca mais. Com 12000km fizeram-me de tudo, desde orçamentos de boca que não foram cumpridos, rotação de pneus, alinhamento de direcção, impingir um aditivo para limpar os injectores, coisas mal reparadas ainda hoje que levaram o carro a meter água na mala. Enfim, um sem fim de coisas que me levou a escrever à toyota a queixar-me do recepcionista e de todo o processo.

                        A conclusão a que chego é que no meu caso era a minha mulher que lá foi com o carro e foi insinuado de tudo, desde ela não ter ouvido bem a uma série de outras coisas.

                        Na altura fiz queixa para a toyota, mas facilmente disseram que o procedimento foi todo correcto.

                        Solução, esquecer o facto de estarem mais perto de casa e voltar ao sítio onde o carro tinha sido comprado, na melisauto.

                        A ti vai-te acontecer o mesmo, vais ter de ser tu a pagar por esse arranjo, muda de oficina para sempre e esquece esses indivíduos. A cumplicidade entre a salvador caetano e a toyota portugal é imensa e todas as reclamações que fizeres de nada te servem. Nem sei se existe sequer uma toyota portugal separada da salvador caetano, duvido.

                        O incrível é que eles como sendo importadores ainda ligam aos clientes da melisauto a perguntar se fomos bem servidos. Claro que levam com a resposta ao inquérito e no fim levam uma desanda pela representação de m**** que fazem da toyota em Portugal.

                        Comentário


                          #13
                          Pois estou a ver que eles não querem saber de nada...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                            Mas isso é a primeira vez que reclamas? Ja devias de ter bombardeado a marca com reclamaçoes. A ser a primeira... lamento, mas duvido que te façam alguma coisa dado o historial de acidentes, ser uma peça de degaste (nao te esqueças, alguns concessionarios, é tudo de degaste, o banco... peça de desgaste) e a carrinha ja esta fora da garantia.
                            Os dois pequenos acidentes que a carrinha teve nada tiveram a ver com o motor de arranque. E ambos foram assistidos por eles.

                            Comentário


                              #15
                              Como fazem cá falta os testes estilo "cliente-mistério" que se fazem de forma intensa e rigorosa e por parte de diversas entidades na Alemanha! Como eu detesto desonestidade e falta de profissionalismo!!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                Até agora nenhuma resposta e tivemos de recorrer pela primeira vez a assistência fora da marca. Um electricista auto em Sacavém reparou o motor de arranque por cento e qualquer coisa euros. Parece que o problema era massa deficiente. Para além disso mudou 2 casquilhos no motor de arranque.

                                Acham que tenho razão?
                                O que devo fazer para tentar reaver o valor da reparação?

                                O meu Toyota (Corolla 1.4D4d táxi) já levou 4 motores de arranque. Os "casquilhos" que o electricista te trocou custam cerca de 18€ na Toyota, sendo que o mais certo é daqui a algum tempo estar igual.
                                No vosso caso (pelo preço cobrado) teria optado por um novo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Amigo, não és desenrascado em DIY? Isso arranja-se num fininho Manda a marca comer nos rentings!

                                  Recentemente tive uma situação com a Honda ao diagnosticar um imobilizador avariado. Sabendo eu que era só a chave descodificada e havendo um RECALL para corrigir a situação e que ainda não sido efectuado, quiseram cobrar imediatamente um imobilizador novo.
                                  - "O imobilizador não comunica com a centralina" e eu passado mais um bom bocado explico que funciona visto estar a luz do Imobilizador a piscar......
                                  - Volta da oficina "Olhe, afinal já há comunicação e diz que foram efectuadas 16 tentativas de ignição".
                                  - "Então, está avariado ou não?"
                                  - "Não, mas ainda não conseguimos ligar. Volte mais tarde"

                                  - Mais tarde, "são 200 heróis por um imobilizador"... sem direito à peça velha por questões ambientais bláblá....

                                  E o carro nem era meu, fiquei

                                  NHTSA Item Number: 10018480
                                  Service Bulletin #: 09012005
                                  Replacement #:
                                  Vehicle/Equipment Make: HONDA
                                  Vehicle/Eqipment Model: CIVIC
                                  Model Year: 2006
                                  Mfg Component Code: 110000 ELECTRICAL SYSTEM
                                  Date of Bulletin: 2005-09-01
                                  Date Added: 2005-12-27
                                  Summary: NEW IMMOBILIZER SYSTEM ON '06 CIVICS. *NM
                                  Afectou exclusivamente os primeiros de 2006, tal como era o caso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Como fazem cá falta os testes estilo "cliente-mistério" que se fazem de forma intensa e rigorosa e por parte de diversas entidades na Alemanha! Como eu detesto desonestidade e falta de profissionalismo!!
                                    Isso existe cá, para o grupo VW. Pode é não ter os mesmos efeitos que têm na Alemanha.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Botabaixo Ver Post
                                      O meu Toyota (Corolla 1.4D4d táxi) já levou 4 motores de arranque. Os "casquilhos" que o electricista te trocou custam cerca de 18€ na Toyota, sendo que o mais certo é daqui a algum tempo estar igual.
                                      No vosso caso (pelo preço cobrado) teria optado por um novo.
                                      O electricista mudou apenas os casquilhos por já ter o motor de arranque cá fora. Deduzo que agora se mantenha por muitos anos.
                                      De resto ele não funcionar era apenas problema de massa. Disse que aqueles veículos sofrem muito do mesmo mal. Ligação à massa deficiente...

                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                      Amigo, não és desenrascado em DIY? Isso arranja-se num fininho Manda a marca comer nos rentings!

                                      Recentemente tive uma situação com a Honda ao diagnosticar um imobilizador avariado. Sabendo eu que era só a chave descodificada e havendo um RECALL para corrigir a situação e que ainda não sido efectuado, quiseram cobrar imediatamente um imobilizador novo.
                                      - "O imobilizador não comunica com a centralina" e eu passado mais um bom bocado explico que funciona visto estar a luz do Imobilizador a piscar......
                                      - Volta da oficina "Olhe, afinal já há comunicação e diz que foram efectuadas 16 tentativas de ignição".
                                      - "Então, está avariado ou não?"
                                      - "Não, mas ainda não conseguimos ligar. Volte mais tarde"

                                      - Mais tarde, "são 200 heróis por um imobilizador"... sem direito à peça velha por questões ambientais bláblá....

                                      E o carro nem era meu, fiquei



                                      Afectou exclusivamente os primeiros de 2006, tal como era o caso.
                                      Olhei para aquilo e achei melhor não mexer. Nem via os parafusos
                                      De resto o meu pai também não tem confiança em mim porque os meus DIY arrastam-se sempre durante vários dias

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                        O electricista mudou apenas os casquilhos por já ter o motor de arranque cá fora. Deduzo que agora se mantenha por muitos anos.
                                        De resto ele não funcionar era apenas problema de massa. Disse que aqueles veículos sofrem muito do mesmo mal. Ligação à massa deficiente...



                                        Olhei para aquilo e achei melhor não mexer. Nem via os parafusos
                                        De resto o meu pai também não tem confiança em mim porque os meus DIY arrastam-se sempre durante vários dias
                                        Umas dicas:

                                        Comentário


                                          #21
                                          E ainda dizem que a Toyota não avaria!!!

                                          Mais a sério, com 8 anos não creio que tenhas qualquer legitimidade para reclamar!

                                          Tiveste 3 anos para o fazer e nesse período devias era logo ter trocado de oficina...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            Como fazem cá falta os testes estilo "cliente-mistério" que se fazem de forma intensa e rigorosa e por parte de diversas entidades na Alemanha! Como eu detesto desonestidade e falta de profissionalismo!!
                                            Os clientes misterio existem mas o problema é não perceberem nada do que estão a fazer por isso vale zero.

                                            Cumps

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tiveste azar no concessionário.
                                              Na Avensis cá de casa também nunca souberam o que é que o CB tinha para se desligar sozinho, só sabiam que um novo eram 1000€ + IVA os meus pais na altura não reclamaram para a Toyota Portugal, apesar de ser fora da garantia mas sempre foi assistida lá, agora já não vale a pena, se eu na altura soubesse o que sei hoje...

                                              Quanto aos faróis olha que isso é defeito de fabrico dos mesmos.
                                              Sei de alguns que a marca trocou sem custos, outros que tiveram de pagar a mão de obra, outros que mandaram para Espanha a um especialista que arranjava os faróis por bem menos que o preço deles novos, é que o problema só se resolve com uns novos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                E ainda dizem que a Toyota não avaria!!!.
                                                Comentário bastante construtivo e inteligente

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                  Umas dicas:

                                                  O problema não era abrir o motor de arranque mas sim removê-lo
                                                  EDIT: Olha vi agora que foste tu que fizeste o vídeo! Vou usá-lo no 106 provavelmente

                                                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                  E ainda dizem que a Toyota não avaria!!!

                                                  Mais a sério, com 8 anos não creio que tenhas qualquer legitimidade para reclamar!

                                                  Tiveste 3 anos para o fazer e nesse período devias era logo ter trocado de oficina...
                                                  Foi reclamado várias vezes... Eles é que sempre deram a desculpa das baterias.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                    Comentário bastante construtivo e inteligente
                                                    Tal como a tua resposta!

                                                    Mais ainda porque só citaste a parte que te deu mais jeito! Assim até eu...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      No meio disto tudo, e perante a situação em causa, espanta-me que a marca não assuma um mero motor de arranque, especialmente com o registo de queixas durante muito tempo, num cliente que comprou um carro novo e sempre assistido lá, inclusive nos acidentes que teve. Assim se perde um cliente e outros que irão por arrasto. Para mim não faz sentido algum esta publicidade negativa, por causa de motor de arranque.

                                                      Dito isto, e nesta fase, não me parece que consigas alguma coisa. O melhor é resolveres de outra forma. Eu não voltaria a meter os pés nessa concessão.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                                        Foi reclamado várias vezes... Eles é que sempre deram a desculpa das baterias.
                                                        E guardaste o comprovativos das reclamações? Se guardaste agora é chegado o momento de os usares.

                                                        Estas coisas com provas, boa argumentação e persistência muitas vezes resolvem-se, as marcas também não têm especial interesse em perder clientes só porque sim, mas só conversa não chega.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Quem acha que há uma marca que está isenta de avarias não vive neste mundo ou é fanatico de algua marca
                                                          Moralmente parece que tens razão. Legalmente não.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                                            Quem acha que há uma marca que está isenta de avarias não vive neste mundo ou é fanatico de algua marca
                                                            Moralmente parece que tens razão. Legalmente não.
                                                            Não sei se és jurista, eu que não sou (e admito-o já para que não haja mal entendidos) tenho a ideia de que a responsabilidade de um fabricante, seja lá do que for, não se extingue com o fim da garantia. Dependendo da peça, da avaria, da razão da avaria, etc... Pode ou não existir base para que o fabricante suporte todo ou parte do custo da reparação.

                                                            É a ideia que tenho mas como leigo que sou admito que esta minha convicção esteja errada.
                                                            Editado pela última vez por Jbranco; 22 October 2014, 12:22.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X