Crio este tópico para dar a conhecer ao pessoal o que se passou com o meu pai e a sua Avensis comprada nova em 2006. Trata-se de um modelo full extras, motor 2.2D4D de 150cv.
A carrinha desde nova teve sempre dificuldades em pegar. Sempre suspeitamos que o problema fosse do motor de arranque. E a Caetano Auto sempre desenrascou mal o problema trocando baterias até que agora se negou completamente a resolvê-lo visto a carrinha já estar fora do período de garantia. Não vale a pena explicar aqui o problema pois podem ver no segundo quote.
Após ser feita a reclamação recebemos este email, dia 29/09 ou seja, no mês passado
Esta foi a minha resposta, no mesmo dia:
Até agora nenhuma resposta e tivemos de recorrer pela primeira vez a assistência fora da marca. Um electricista auto em Sacavém reparou o motor de arranque por cento e qualquer coisa euros. Parece que o problema era massa deficiente. Para além disso mudou 2 casquilhos no motor de arranque.
Acham que tenho razão?
O que devo fazer para tentar reaver o valor da reparação?
A carrinha desde nova teve sempre dificuldades em pegar. Sempre suspeitamos que o problema fosse do motor de arranque. E a Caetano Auto sempre desenrascou mal o problema trocando baterias até que agora se negou completamente a resolvê-lo visto a carrinha já estar fora do período de garantia. Não vale a pena explicar aqui o problema pois podem ver no segundo quote.
Após ser feita a reclamação recebemos este email, dia 29/09 ou seja, no mês passado
Caro Sr. NOME xxxx,
Apresentamos os nossos respeitosos cumprimentos.
Na sequência do exposto relativamente ao seu Toyota Avensis com a matrícula xx-CL-xx, confirmamos que mediante análise realizada se constatou falta de rotação do motor de arranque, daí ter sido transmitido a necessidade de substituição do componente em causa. Acrescentamos que mediante teste efetuado a bateria apresenta-se em perfeito estado.
Lamentamos a ocorrência, mas dado o facto do Avensis se encontrar fora do período de garantia há mais de 3 anos não dispomos de meios para ir ao encontro das suas expectativas.
Realçamos a disponibilidade do concessionário Caetano Auto Lisboa para o que julgar por conveniente e esclarecimentos adicionais.
Sem outro assunto de momento, despedimo-nos com consideração.
NOME
CS&CR
Toyota Caetano Portugal, S.A
Apresentamos os nossos respeitosos cumprimentos.
Na sequência do exposto relativamente ao seu Toyota Avensis com a matrícula xx-CL-xx, confirmamos que mediante análise realizada se constatou falta de rotação do motor de arranque, daí ter sido transmitido a necessidade de substituição do componente em causa. Acrescentamos que mediante teste efetuado a bateria apresenta-se em perfeito estado.
Lamentamos a ocorrência, mas dado o facto do Avensis se encontrar fora do período de garantia há mais de 3 anos não dispomos de meios para ir ao encontro das suas expectativas.
Realçamos a disponibilidade do concessionário Caetano Auto Lisboa para o que julgar por conveniente e esclarecimentos adicionais.
Sem outro assunto de momento, despedimo-nos com consideração.
NOME
CS&CR
Toyota Caetano Portugal, S.A
Boa tarde,antes de mais Obrigado pela cordialidade demonstrada no email que me enviaram.
No entanto o que procuro são soluções, e talvez não me tenha feito compreender bem na nossa conversa telefónica uma vez que não me apresentam uma solução.
Passo portanto a explicar novamente:
Como sabem esta carrinha foi comprada nova em 2006 e fez sempre a manutenção programada nas vossas instalações.
Desde o início demonstrou dificuldades em pegar e uma iluminação algo fraca. Salvo erro chegou mesmo a substituir em garantia peças relaccionadas com os faróis xenon, o que acabou por até hoje não ter resolvido completamente o problema da fraca iluminação. Mas nem é por isso que vos escrevo.
A vossa solução para a recorrente dificuldade em pegar tem sido desde o início a troca de bateria. Trocas essas que têm sido efectuadas sem custos, uma vez que nunca uma bateria nesta carrinha durou sequer perto dos dois anos. Não querendo exagerar, penso que a carrinha terá levado até hoje 4 a 8 baterias originais Toyota. Vocês poderão facilmente confirmar isso.
O meu pai tem sido paciente e optado sempre pelos vossos serviços apesar do pouco profissionalismo demonstrado nesta situação e em outras no vosso concessionário. Passo a descrever algumas coisas de que me lembro:
- Numa das primeiras revisões da carrinha , o resguardo plástico que protege a parte inferior do veículo foi mal montado e ficou danificado tento originado inúmeras situações em que se desprendeu completamente e começou a roçar o asfalto. Esta situação foi relatada a vós várias vezes aquando das revisões. Só há poucos meses, durante de uma reparação após acidente paga pelo seguro, o problema foi totalmente resolvido.
- Nessa mesma reparação após acidente constatamos ao conduzir a carrinha que o alinhamento da direcção estava errado, o que levou a um maior desgaste nos pneus da frente e um gasto de cerca de 20€ num novo alinhamento numa casa de pneus.
- Apesar de no acto da compra o meu pai ter pago por estofos em pele, fomos surpreendidos há pouco tempo por um pequeno rasgão numa área lateral do banco do condutor que demonstra que pelo menos nessa parte o estofo não é de pele natural mas sim de algum tipo de napa sintética.
- Também após uma das últimas deslocações ao vosso concessionário aconteceu que, ao fechar o veículo com a chave, reparei que o canhão não tinha sido aparafusado à porta. Estava solto e saíu completamente quando tentei remover a chave. Se não tivesse reparado nisso esta situação poderia ter levado a um assalto fácil à viatura.
Agora, na última deslocação ao vosso concessionário para reparação de outro pequeno acidente, e após terem sido informados de que a carrinha estava novamente com dificuldades em pegar, contactaram o meu pai a informá-lo de que a carrinha precisaria agora de um motor de arranque novo. Isto parece-me no mínimo ridículo. A forma como vocês lidaram com o problema desde o início leva-me a achar o seguinte:
- Ou o motor de arranque sempre teve problemas e vocês remediaram a situação trocando baterias enquanto o estado do motor de arranque se foi degradando ainda mais.
- Ou as baterias originais Toyota que equipam as Avensis 2.2 D4D não são de facto apropriadas. O que também poderia levar à avaria do motor de arranque e outras peças.
Quero com isto dizer que não acho que vocês devam descartar responsabilidades por causa do período de garantia da carrinha ter expirado. Como já disse anteriormente, o problema da dificuldade em arrancar foi reportado desde o início. Só não ficou resolvido por vossa incapacidade.
O que pretendo com esta reclamação é que procedam à troca do motor de arranque sem qualquer encargo, quer seja de material ou mão de obra.
Peço também uma rápida resolução do caso uma vez que este problema dificulta claramente a utilização normal da carrinha.
Obrigado,
Tiago Costa
No entanto o que procuro são soluções, e talvez não me tenha feito compreender bem na nossa conversa telefónica uma vez que não me apresentam uma solução.
Passo portanto a explicar novamente:
Como sabem esta carrinha foi comprada nova em 2006 e fez sempre a manutenção programada nas vossas instalações.
Desde o início demonstrou dificuldades em pegar e uma iluminação algo fraca. Salvo erro chegou mesmo a substituir em garantia peças relaccionadas com os faróis xenon, o que acabou por até hoje não ter resolvido completamente o problema da fraca iluminação. Mas nem é por isso que vos escrevo.
A vossa solução para a recorrente dificuldade em pegar tem sido desde o início a troca de bateria. Trocas essas que têm sido efectuadas sem custos, uma vez que nunca uma bateria nesta carrinha durou sequer perto dos dois anos. Não querendo exagerar, penso que a carrinha terá levado até hoje 4 a 8 baterias originais Toyota. Vocês poderão facilmente confirmar isso.
O meu pai tem sido paciente e optado sempre pelos vossos serviços apesar do pouco profissionalismo demonstrado nesta situação e em outras no vosso concessionário. Passo a descrever algumas coisas de que me lembro:
- Numa das primeiras revisões da carrinha , o resguardo plástico que protege a parte inferior do veículo foi mal montado e ficou danificado tento originado inúmeras situações em que se desprendeu completamente e começou a roçar o asfalto. Esta situação foi relatada a vós várias vezes aquando das revisões. Só há poucos meses, durante de uma reparação após acidente paga pelo seguro, o problema foi totalmente resolvido.
- Nessa mesma reparação após acidente constatamos ao conduzir a carrinha que o alinhamento da direcção estava errado, o que levou a um maior desgaste nos pneus da frente e um gasto de cerca de 20€ num novo alinhamento numa casa de pneus.
- Apesar de no acto da compra o meu pai ter pago por estofos em pele, fomos surpreendidos há pouco tempo por um pequeno rasgão numa área lateral do banco do condutor que demonstra que pelo menos nessa parte o estofo não é de pele natural mas sim de algum tipo de napa sintética.
- Também após uma das últimas deslocações ao vosso concessionário aconteceu que, ao fechar o veículo com a chave, reparei que o canhão não tinha sido aparafusado à porta. Estava solto e saíu completamente quando tentei remover a chave. Se não tivesse reparado nisso esta situação poderia ter levado a um assalto fácil à viatura.
Agora, na última deslocação ao vosso concessionário para reparação de outro pequeno acidente, e após terem sido informados de que a carrinha estava novamente com dificuldades em pegar, contactaram o meu pai a informá-lo de que a carrinha precisaria agora de um motor de arranque novo. Isto parece-me no mínimo ridículo. A forma como vocês lidaram com o problema desde o início leva-me a achar o seguinte:
- Ou o motor de arranque sempre teve problemas e vocês remediaram a situação trocando baterias enquanto o estado do motor de arranque se foi degradando ainda mais.
- Ou as baterias originais Toyota que equipam as Avensis 2.2 D4D não são de facto apropriadas. O que também poderia levar à avaria do motor de arranque e outras peças.
Quero com isto dizer que não acho que vocês devam descartar responsabilidades por causa do período de garantia da carrinha ter expirado. Como já disse anteriormente, o problema da dificuldade em arrancar foi reportado desde o início. Só não ficou resolvido por vossa incapacidade.
O que pretendo com esta reclamação é que procedam à troca do motor de arranque sem qualquer encargo, quer seja de material ou mão de obra.
Peço também uma rápida resolução do caso uma vez que este problema dificulta claramente a utilização normal da carrinha.
Obrigado,
Tiago Costa
Acham que tenho razão?
O que devo fazer para tentar reaver o valor da reparação?
Comentário