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Opiniões sobre aquisição Citroen C3 1.1 ou 1.4 HDI usados

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    Opiniões sobre aquisição Citroen C3 1.1 ou 1.4 HDI usados

    Boa tarde a todos malta, agradeço a vossa opinião para o seguinte se fizerem o favor:

    - A minha companheira pretende adquirir para 1º carro um Citroen C3 em 2ª mão;
    - ainda não decidimos bem se será a gasolina ou diesel, mas não deverá chegar a 14.000 km's / ano, no máximo;
    (o mais provável é ser o 1.1 a gasolina);

    - estamos a ver nos sítios do costume, mas há tantos preços; estados de conservação; anos e quilometragens, que por vezes é um pouco vago.


    Já li os tópicos do C3 aqui do fórum, mas ainda persistem algumas dúvidas mais específicas:

    - são conhecidos problemas crónicos na 1ª geração do C3, 1.1 ou 1.4 HDI ?

    - algo que seja particularmente dispendioso e dado a falhas prematuras ?

    - o que acham de cerca de 2500 a 3500 €, por versões 1.1 gasolina de 160.000 a 220.000 km's ?

    Grato pela vossa atenção.
    Editado pela última vez por BoraLaMarina; 26 October 2014, 14:03.

    #2
    posso dizer pelo k tenho ca em casa (1.4hdi) bastante economico e razoavel a nive de fiabilidade!
    o eu ja levou um turbo e umas velas novas(devido a minha mulher fazer viagens longas e ñ deixar o turbo arrefecer o mesmo começou a passar oleo para o colector de escape)de resto apenas tem levado peças nrmais motor de arranque bateria e bomba de agua, embraiagem etc peças de desgaste carro de 06 com 210mil em cima e vai continuar cá em casa enquanto andar! de resto confortavel em viagem á frente atras uma treta mas tb é ppequeno por isso nada de milagres!!
    e agora vai vir um mar de gente dizer que a qualidade é uma treta o que ñ deixa de ser verdade a porta a bater parece de plastico (parece que foi feita de garrafas recicladas) mas é muito economico (5,8) e a mulher gosta por isso!!

    Comentário


      #3
      Os problemas mais comuns, sao aquelas coisinhas electricas que as vezes se passam. Muito frequente a manete dos piscas dar raia por exemplo.

      De resto, é um PSA, nao vai ser a coisa mais livre de problemas do mundo, mas quando os dá, sao de resolução fácil e baratos.

      Entre motores, 1.1 e 1.4 HDI, ia para o ultimo devido à melhor performance e consumos, mas se meteres em conta o 1.4 de 8v e 75cv... ja ia para este, fiabilidade, manutençao bastante barata, e dependendo do percurso, relativamente poupado e mexe bem o C3. Depois, ha o 1.4 HDI de 16v e 92cv, este era o que escolhia acima de todos.

      Comentário


        #4
        Cá em casa mora um C3 1.4 HDi com cerca de 230 mil km e até agora 0 de problemas (a nível de motor, porque em termos eléctricos deu o do comutador das luzes, o fatídico COM2000). Os consumos oscilam entre os 3.5 (em ritmos calmos) os 4 / 4.5 (descontraidamente), e os 5 / 5.5 em AE quase sempre a fundo com AC ligado.

        É um carro com a manutenção bastante barata e super acessível.

        Qualquer duvida, dispõem

        Comentário


          #5
          Se não queres passar a vida a dizer mal do carro, 1.4 HDi. E esquece o 1.4 HDi 16v, um autêntico mono a baixa rotação sem oferecer melhores performances por aí além e não é tão poupado.

          O carro em si é mole e suave, até demais. É pouco reactivo, não adora ser provocado e detesta brusquidão.

          Os bancos da frente são escassos em apoio lombar.

          Dá preferência à versão SX ou SX Pack e sempre com ar condicionado (a última versão que indiquei acho que já o trás de série).

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
            Se não queres passar a vida a dizer mal do carro, 1.4 HDi. E esquece o 1.4 HDi 16v, um autêntico mono a baixa rotação sem oferecer melhores performances por aí além e não é tão poupado.

            O carro em si é mole e suave, até demais. É pouco reactivo, não adora ser provocado e detesta brusquidão.

            Os bancos da frente são escassos em apoio lombar.

            Dá preferência à versão SX ou SX Pack e sempre com ar condicionado (a última versão que indiquei acho que já o trás de série).
            Comparado com o 1.4 HDI de 8v, é um canhao Tambem, nao é preciso muito.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
              Comparado com o 1.4 HDI de 8v, é um canhao Tambem, nao é preciso muito.
              E com uma fiabilidade pior, talvez também daí advenha o tal efeito canhão...

              Comentário


                #8
                Vai para o 1.1 - é muito fiável e com custos de manutenção reduzidos.

                Esse bloco de motor deve ser dos antigos ainda em circulação (julgo ser o TU10).

                Antes de comprares verifica se tudo o que é electrico funciona - fecho centralizado, vidros electricos, luzes, etc.

                Comentário


                  #9
                  Obrigado a todos.

                  Entretanto, os 1.4 gasolina, não aparecem muito; e os 1.4 HDI saem facilmente do orçamento previsto... mas ainda continuam na equação.

                  Para menos de 14.000 km's / ano, acham que já justifica o HDI ?

                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                  Se não queres passar a vida a dizer mal do carro, 1.4 HDi. E esquece o 1.4 HDi 16v, um autêntico mono a baixa rotação sem oferecer melhores performances por aí além e não é tão poupado.

                  O carro em si é mole e suave, até demais. É pouco reactivo, não adora ser provocado e detesta brusquidão.

                  Os bancos da frente são escassos em apoio lombar.

                  Dá preferência à versão SX ou SX Pack e sempre com ar condicionado (a última versão que indiquei acho que já o trás de série).
                  Passar a vida a dizer mal do carro ? Como assim ?

                  Comentário


                    #10
                    O C3 é relativamente pesado para que o 1.1i seja capaz de oferecer um andamento condigno. E com consumos aceitáveis.

                    De resto, é um carrito agradável de se usar. Mas o 1.1i limita muito esta agradabilidade. É só.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                      O C3 é relativamente pesado para que o 1.1i seja capaz de oferecer um andamento condigno. E com consumos aceitáveis.

                      De resto, é um carrito agradável de se usar. Mas o 1.1i limita muito esta agradabilidade. É só.
                      Pois bem me parecia que o motivo tivesse a ver com o desempenho... mas o carro é para a rapariga e também já lhe mencionei isso - o andamento é limitado.

                      Reformulando o que disse no outro post, 1.4 gasolina até há alguns... mas ela insiste na cor azul claro...


                      Sobre consumos, haverá vantagem do 1.4 gasolina para o 1.1, ou nem por isso ?

                      Comentário


                        #12
                        Escolhia o 1.1i
                        Já tem provas dadas, é mais simples e barato de manter que o 1.4hdi.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          Escolhia o 1.1i
                          Já tem provas dadas, é mais simples e barato de manter que o 1.4hdi.
                          Obrigado eblase.

                          Também tenho um pouco aquela "ideia" que sendo um atmosférico a gasolina, tenha menos propensão para avarias caras que um diesel, mas é andar parar ver.

                          Também é verdade que, já um ou outro colega aqui mencionou que os seus HDI se estão a safar bem, mas uma eventual avaria mais séria num componente diesel mais carote, não seria facilmente comportável para a rapariga.

                          Já agora, num 1.4 HDI, tens ideia de quanto pode ficar a reparação de um turbo, injectores, etc ?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                            Reformulando o que disse no outro post, 1.4 gasolina até há alguns... mas ela insiste na cor azul claro...
                            O famoso e banal Azul Lutécia (azul cueca para os mortais).


                            Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                            Sobre consumos, haverá vantagem do 1.4 gasolina para o 1.1, ou nem por isso ?
                            A marca anuncia 6 litros aos 100 para o 1.1 e 6,2 para o 1.4. Mas o 1.4 oferece uma polivalência maior, dado que tem mais recursos para uma viagem fora da cidade, em estrada ou AE.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                              O famoso e banal Azul Lutécia (azul cueca para os mortais).



                              A marca anuncia 6 litros aos 100 para o 1.1 e 6,2 para o 1.4. Mas o 1.4 oferece uma polivalência maior, dado que tem mais recursos para uma viagem fora da cidade, em estrada ou AE.
                              É verdade, mas são gostos típicos delas !

                              Obrigado pelas dicas dos consumos, não os sabia, o máximo que lhe expliquei foi que com o 1.4 em diversas situações não seria preciso acelerar tanto, o que também influencia os consumos, etc.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                Obrigado eblase.

                                Também tenho um pouco aquela "ideia" que sendo um atmosférico a gasolina, tenha menos propensão para avarias caras que um diesel, mas é andar parar ver.

                                Também é verdade que, já um ou outro colega aqui mencionou que os seus HDI se estão a safar bem, mas uma eventual avaria mais séria num componente diesel mais carote, não seria facilmente comportável para a rapariga.

                                Já agora, num 1.4 HDI, tens ideia de quanto pode ficar a reparação de um turbo, injectores, etc ?
                                Turbo 700€
                                Cada injector 200€

                                No motor a gasolina não tem nada disso para avariar.

                                Passa no tópico das revisões que vês um esventrado após muita falta de manutenção e não se negou a nada.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                  Turbo 700€
                                  Cada injector 200€

                                  No motor a gasolina não tem nada disso para avariar.

                                  Passa no tópico das revisões que vês um esventrado após muita falta de manutenção e não se negou a nada.
                                  Pensei que os injectores fossem mais caros.

                                  (Disse injectores, porque nem sei se este modelo tem ou não bomba injectora; common-rail; ou demais elementos que sofram desgaste antecipado devido a altas pressões.)

                                  Ok grato pela dica, mais logo vou lá ver esse, mas é a otto ou diesel ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    É common-rail.

                                    Bem, eu tenho um 1.4 HDi. Não é num C3 e o meu é comercial, portanto vou falar apenas pelo motor:

                                    É bom em fiabilidade, excelente em consumos, bom em ruído e vibrações (Tendo em conta que saiu em 2002 e é diesel) e praticamente não tem altas. É, de facto, lento. Não é horrívelmente lento (Em 5ª ele até que vai relativamente rápido até ali aos 150 e aproveitando ali a faixa das 2000-3500 para quando se tem pressa, até se despacha, perdendo na economia claro), mas é lento. Embalado até vai bem e faz subidas com relativa facilidade (Nota-se nisso uma grande diferença para um gasolinas), mas se tiveres que travar, em 5ª ali abaixo dos 80km/h, esquece. Ele ainda tenta e vai acelerando (Já no Fiesta 1.25 que tive, nem tentava mas o motor era bastante mais rápido em tudo, só era pior em subidas e baixas mesmo).

                                    Voltava a comprar, sem dúvida. Embora queira mais para outras ocasiões, é um excelente motor para o dia a dia e dá cartas em cidade, consegue ser bastante económico mesmo com muito trânsito.

                                    Sinceramente o 1.1 não comprava, já o experimentei num 206 e detestei, para além do mais, faz consumos absurdos. Já o 1.4HDi não anda, mas também não gasta.

                                    Problemas crónicos: Polies e anilhas dos injectores. Ambas coisas baratas, o que lixa tudo é a mão de obra, mas também não é muito caro se tiveres alguém conhecido.

                                    Mesmo a fundo não gasta assim muito. A última (Das poucas) vez que andei a puxar com ele a sério, fez uma média de 8 e tal. E fiz alguns 40km sempre a fundo. Comparado com o mesmo Fiesta (Embora tivesse um depósito de 42l), esse dava para ver o ponteiro a descer, cada x que olhava para ele, se andasse a puxar
                                    Editado pela última vez por DeathWish; 26 October 2014, 19:40.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                      Os problemas mais comuns, sao aquelas coisinhas electricas que as vezes se passam. Muito frequente a manete dos piscas dar raia por exemplo.

                                      De resto, é um PSA, nao vai ser a coisa mais livre de problemas do mundo, mas quando os dá, sao de resolução fácil e baratos.

                                      Entre motores, 1.1 e 1.4 HDI, ia para o ultimo devido à melhor performance e consumos, mas se meteres em conta o 1.4 de 8v e 75cv... ja ia para este, fiabilidade, manutençao bastante barata, e dependendo do percurso, relativamente poupado e mexe bem o C3. Depois, ha o 1.4 HDI de 16v e 92cv, este era o que escolhia acima de todos.
                                      Já ouvi varias opiniões aqui no forum de que o HDI 16v 92cv ( 1.4 ) era um canhãozinho cheio de energia, mas tinha problemas crónicos. A verdade é que achei demasiado cedo para existirem conhecimentos desses dado que pouco depois foi substituido pelo 1.6 HDI 90

                                      Seja como for, eu ia para o C3 1.4 75cv porque gasta menos que o 1.1 e mexe-se bem melhor.

                                      Para mim que tenho pé algo pesado o ideal até era mesmo o 1.4 HDI pelo menos gastava sempre pouco

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        Turbo 700€
                                        Cada injector 200€

                                        No motor a gasolina não tem nada disso para avariar.

                                        Passa no tópico das revisões que vês um esventrado após muita falta de manutenção e não se negou a nada.
                                        Pois não, tem bobines /distribuidores . Pode não ser tão caro mas um turbo não parte assim de qualquer maneira.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DeathWish Ver Post
                                          É common-rail.

                                          Bem, eu tenho um 1.4 HDi. Não é num C3 e o meu é comercial, portanto vou falar apenas pelo motor:

                                          É bom em fiabilidade, excelente em consumos, bom em ruído e vibrações (Tendo em conta que saiu em 2002 e é diesel) e praticamente não tem altas. É, de facto, lento. Não é horrívelmente lento (Em 5ª ele até que vai relativamente rápido até ali aos 150 e aproveitando ali a faixa das 2000-3500 para quando se tem pressa, até se despacha, perdendo na economia claro), mas é lento. Embalado até vai bem e faz subidas com relativa facilidade (Nota-se nisso uma grande diferença para um gasolinas), mas se tiveres que travar, em 5ª ali abaixo dos 80km/h, esquece. Ele ainda tenta e vai acelerando (Já no Fiesta 1.25 que tive, nem tentava mas o motor era bastante mais rápido em tudo, só era pior em subidas e baixas mesmo).

                                          Voltava a comprar, sem dúvida. Embora queira mais para outras ocasiões, é um excelente motor para o dia a dia e dá cartas em cidade, consegue ser bastante económico mesmo com muito trânsito.

                                          Sinceramente o 1.1 não comprava, já o experimentei num 206 e detestei, para além do mais, faz consumos absurdos. Já o 1.4HDi não anda, mas também não gasta.

                                          Problemas crónicos: Polies e anilhas dos injectores. Ambas coisas baratas, o que lixa tudo é a mão de obra, mas também não é muito caro se tiveres alguém conhecido.

                                          Mesmo a fundo não gasta assim muito. A última (Das poucas) vez que andei a puxar com ele a sério, fez uma média de 8 e tal. E fiz alguns 40km sempre a fundo. Comparado com o mesmo Fiesta (Embora tivesse um depósito de 42l), esse dava para ver o ponteiro a descer, cada x que olhava para ele, se andasse a puxar
                                          Tendo eu um com 18X.000kms assino o que dizes.

                                          Cumpre bem com o que promete e a mais não é obrigado.

                                          Acrescentaria apenas que num uso normal, mesmo em estrada, chega perfeitamente e nunca ficamos desiludidos. Não é um carro de faixa da esquerda tipo 1.4tdi em modelo equivalente mas não compromete!

                                          Os consumos tanto fiz 3.x como 6.x...mas o normal eram 4.8-5.4, a minha condução é calma mas por vezes ele andava a 140-160 por motivos de falta de tempo...
                                          Editado pela última vez por Twingo32v; 26 October 2014, 21:17.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                            Pois não, tem bobines /distribuidores . Pode não ser tão caro mas um turbo não parte assim de qualquer maneira.
                                            Nem compares, uma bobine para o 1.4 TU3JP anda nos 100€. Tudo com 700€ fazes muito num Otto atmosferico.

                                            Certo que um Turbo nao parte de qualquer maneira (mas num HDI, é so brincares com o oleo que nao dura muito), mas um Bimassa nao raro nestes HDI, ou uma polie.

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                                              #23
                                              Boas. Sou suspeito em falar do C3 1.1, pois tenho um.
                                              Em relação ao consumo, já consegui fazer 4.5 , e agora anda nos 5l/100km .

                                              Não é nenhum foguete em termos de velocidade, mas até se desenrasca bem quando é preciso, pois costuma fazer no minimo 2x por ano viagens longas (+/- 700km a 800km ida e volta no minimo e carregado) e nunca me deixou ficar mal. É o carro que uso diariamente para ida e volta do trabalho (uns 30 a 40km diarios, fora as voltinhas da praxe), mais de metade em AE e chega facilmente aos 140 / 160km/h .

                                              Em relação ao conforto, atrás tem suficiente espaço para 2 pessoas, e mesmo 3 ainda vão +/- bem,lol.

                                              Comprei-o em 2011 com 85.000km e vai agora nos 121.000km. Depois da compra, decidi fazer-lhe uma revisão geral onde foi mudado o sistema de distribuição, filtros, óleos e até agora de maior despesa, só levou uma embraiagem nova aos 110.000km +/- , porque de resto tem sido as trocas normais de oleo e filtro. É só meter gasolina e andar e prevejo que se mantenha cá em casa até ir para a sucata

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                Nem compares, uma bobine para o 1.4 TU3JP anda nos 100€. Tudo com 700€ fazes muito num Otto atmosferico.

                                                Certo que um Turbo nao parte de qualquer maneira (mas num HDI, é so brincares com o oleo que nao dura muito), mas um Bimassa nao raro nestes HDI, ou uma polie.
                                                Também não é suposto andar a brincar com o óleo, né...

                                                Especialmente para quem espreme o motor, convém ter cuidados redobrados, afinal é um motor pequeno. Aliás, as marcas têm intervalos de manutenção diferentes para tipos de utilização mais agressivos.

                                                Por acaso o meu está impecável, não tem folga nenhuma, tive um mecânico a ver disso não há muito tempo. Mas também, aos 134 mil, mais não seria de esperar. O anterior 1.4 HDi (Na verdade, TDCi), partiu com 220 mil (Provavelmente até já martelados), sem nenhum problema, nem uma embraiagem se lhe trocou. Mas trocou-se, sim, uma polie e as afamadas anilhas.

                                                Se pensar bem nisso, não me lembro de ninguém (Incluíndo eu próprio) que tenha um 1.4 HDi que não lhe trocou as anilhas dos injectores!
                                                Editado pela última vez por DeathWish; 26 October 2014, 22:40.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  Pois não, tem bobines /distribuidores . Pode não ser tão caro mas um turbo não parte assim de qualquer maneira.
                                                  Tem uma bobine comum aos quatro cilindros e custa entre 60 a 70€. O PVP costuma passar dos 100€.

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                                                    #26
                                                    O 1.1 é lento , um familiar meu adquiriu um C2 com o 1.1 e diz que pensava que andava muito mais que o fiesta 1.1 que tinha

                                                    O 1.4 hdi tambem nao anda , mas bebe menos .

                                                    Preferia logicamente o 1.4 a gasolina ou o C2 com o 1.6

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                                                      #27
                                                      Boas...
                                                      Vendi a pouco tempo um C3 1.4 HDI com 11 anos e quase 190.000Km, problemas graves só teve os "vedantes/borrachas/a cena que veda" dos injectores que com 400€ ficou resolvido, não ficou mais barato porque como tenho a mania das poupanças primeiro fui ao Zé da esquina e passado poucos km (30.000Km) fui onde devia ter ido logo da primeira vez...

                                                      De resto as manutenções não fogem ao normal para um carro a diesel, as ópticas estavam a pedir tratamento e eram de qualidade duvidosa, porque metiam agua e já tinham sido polidas 2 vezes e passado pouco tempo voltavam a ficar "gastos", e felizmente nunca tive mais problemas que dessem grandes gastos...

                                                      Consumia uma media 5l/100km e andava razoavelmente para os enormes 69CV que tinha...

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                                                        #28
                                                        Conheço de perto um C3 1.4HDI, e a nível de resistência, tenho de me render ao raio do carro! Este carro é tratado como um americano era tratado no Vietname em tempo de guerra . Deve ter 50% da pintura original, não tem tampão nenhum, o volante está praticamente no "ferro", treme que se farta a travar, ja levou 1 transmissão, e que me lembre (ou pelo menos o que o dono me contou ) tem sido isto! Vai com 450mil km, não deita ponta de fumo, não sabe o que e andar devagar, e gasta a volta de 6,5L (é na Madeira). Eu tenho também o mesmo motor montado noutro carro, e não tenho razão de queixa... é expedito a baixas rotações, é muito economico e tem sido fiável... performances não e com ele... isso podes esquecer
                                                        Acho o C3 relativamente confortável nos bancos da frente, e bem insonorizado (em relação a minha bipper). É uma boa compra em qualquer motorização

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                                                          #29
                                                          Olá novamente,

                                                          Obrigado a todos pelos vossos testemunhos, o que acham do exemplo de preços que dei para os 1.1 gasolina já agora ?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ora bolas, tinha um c3 1.4i azul lucia de 2004 com 47 mil kms! O stand estava a pedir 5750€, era o nosso carro de família estava impecável.
                                                            Tinha o bónus de pneus novos, imposto de circulação e inspecção

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