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    passar só com "uma roda" numa lomba

    existem lombas nas quais, ou por esta não estar "completa" ou por haver uma berma ao lado, que nos permite encostar o carro à direita, de modo a que as rodas do lado direito nao tenham que passar por cima da lomba.

    pelo que tenho visto, a maioria das pessoas faz isto, e eu tambem fazia, mas recentemente desenvolvi a teoria de que isto pode ser mais prejudicial para o carro.

    a questao é se passarmos com as duas rodas (as quatro, na verdade), o "eixo vai alinhado" , mas se as rodas do lado direito não passarem por cima da lomba e as do lado esquerdo passsarem, tenho ideia de que isto pode mais facimente desenvolver desiquilibrios no eixo e nas suspensões, pois na pratica, é como passar por cima de um buraco...invertido...

    opiniões?

    #2
    Não me parece que seja mais prejudicial do que andar na estrada que por defeito é assimétrica e descompensada. Normalmente o lado do pendura sofre mais com os pisos degradados... Ainda por cima agora as suspensões são na maior parte do tipo independente.

    Comentário


      #3
      Eu Passo com uma de cada vez, incluindo a suplente..

      Bolas, que este mundo está mesmo esquisito, o que vale é que o meu actual carro só tem 210.000 Km, nas minhas mãos, senão até julgava que quando chegasse aos 50.000 km, se iria desintegrar.

      Os carros são para ser usados, as suspensões para trabalharem...bolas !!!

      É certo que não me atiro para os buracos, nem subo passeios sem ser lentamente, mas preocupar-me quantas rodas passam por uma lomba de cada vez ??

      Comentário


        #4
        PAZ, acho que não percebeste o sentido da pergunta... Eu recebi a questão mais pelo sentido técnico, por isso acho que a pergunta até faz sentido. O mundo fica esquisito é quando deixamos de questionar, por mais estúpida que possa parecer a questão.

        Comentário


          #5
          Por norma NÃO me desvio nunca da minha faixa de rodagem. Dependo da extensão da lomba poderei travar e passar muito devagar tipo aquelas dos hipermercados ou então se forem daquelas em que tem as passadeiras em cima travar bem antes e acelerar um pouco quando já estou quase a subir isto se estiver com pressa
          Com isto uso todo o curso da suspensão.
          Pior do que passar em linha é travar e continuar a travar ao passar na lomba.
          Deve-se travar antes e não passar a lomba com a suspensão em compressão.

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            #6
            Eu acho mais cómico aqueles que passam as lombas na diagonal, mas acabam por passar com as 4 rodas

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              #7
              Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
              Eu acho mais cómico aqueles que passam as lombas na diagonal, mas acabam por passar com as 4 rodas
              Houve um tipo que fez a via do oriente assim, que palhaçada!

              Em relação ao tópico, quando tenho a possibilidade de passar com 1 par passo, quando não tenho lá tem de ser com os 2 pares... e depende se me estou com vontade ou não para desviar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                Eu acho mais cómico aqueles que passam as lombas na diagonal, mas acabam por passar com as 4 rodas
                É cómico mas está correto.

                Comentário


                  #9
                  Então está correcto em que sentido?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                    Eu Passo com uma de cada vez, incluindo a suplente.. (...)


                    Quando passo por uma lomba dou 'um saltinho' com o corpo para não comprimir mais a suspensão.. E obrigo todas as pessoas no carro a fazerem o mesmo.

                    Comentário


                      #11
                      Boas,


                      Por vezes penso nisso, mas o que é certo, é que as suspensões do lado direito têm um maior desgaste do que a do lado esquerdo. Mas o que eu acho bem pior, é nas lombas plasticas, quando salta uma das placas por vezes ficam os ferros do encaixe saidos fora do asfalto, e isso pode custar uns pneus.

                      Comentário


                        #12
                        O que realmente pode fazer grande diferença nas suspensões (amortecedores) são as rotundas...

                        Em relação a essa teoria, penso que em carros sem "eixo" faz pouco sentido

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                          Então está correcto em que sentido?
                          Está correto no sentido de facilitar a mobilidade de todos os órgãos móveis da suspensão (pendurais, barras estabilizadoras, braços oscilantes, batentes superiores, inclusive transmissões) apoios do motor.
                          Aliás, basta experienciar das duas formas. O maior desconforto sentido pelo condutor, ao passar com um eixo "por inteiro" é um bom indicador para o que acabei de referir.

                          Comentário


                            #14
                            Desde que não passe a velocidade excessiva, pouco importa a forma que se passa uma lomba, a não ser que passes em lombas 24/7.

                            Comentário


                              #15
                              Cuidado se dá mais curvas para a esquerda do que para a direita...

                              Comentário


                                #16
                                Eu por norma , tenho uma condução muito selectiva , ou seja desvio-me de tudo quanto me possa fazer prejudicar a suspensão e o conforto, se tiver um buraco e puder contornar não lhe passo por cima , na estrada ha um local onde se passa e quase sempre o asfalto está bom , é onde normalmente passo, ou seja , as rodas do lado esquerdo junto ao risco do meio , ou as do lado direito no risco do lado direito , ou seja fujo do sitio onde todos passam com as rodas que é onde o asfalto está destruido, aplico isto a minha condução profissional , (pesado) ao meu carro ou moto. NUNCA MUDEI UM AMORTECEDOR A UM
                                CARRO MEU.

                                Comentário


                                  #17
                                  por acaso é coisa que sempre me fez confusão. Então faz sentido passar so com as rodas de um lado em cima das lombras?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já agora quanto as lombas ou buracos , se não se puderem evitar é NUNCA travar em cima dos mesmos , passar suavemente , reduzir antes de lá chegar.travar em cima é meio caminho andado , para destruir tudo quanto é orgão da suspensão sino-blocos principalmente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O impacto das lombas de velocidade na vida de um carro parece-me insignificante. É mais grave os buracos, irregularidades, etc, que não se podem evitar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                        Então está correcto em que sentido?
                                        A força de impacto é absorvida mais gradualmente, mas isso só se nota e só vale a pena em lombas de dimensões maiores
                                        Basta experimentar numa lomba mais alta ou longa entrar ligeiramente na diagonal e a sensação de impacto e desconforto é muito menor

                                        Um local onde notei muito esta diferença foi naquelas lombas enormes de Vilamoura ...

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                                          #21
                                          Normalmente, e quando posso, passo só com duas das rodas (1 por eixo). O desconforto ao passar com ambas as rodas é um bom indicador...
                                          Mas sempre que passo por uma lomba, farto-me de praguejar... Nem que seja em silêncio. Principalmente aquelas micro lombas que mais parecem esquinas de passeios.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                            Eu acho mais cómico aqueles que passam as lombas na diagonal, mas acabam por passar com as 4 rodas
                                            Além de todas as questões que já foram referidas por outros users, não te esqueças que há carros que raspam por baixo (nas lombas com passadeiras) e portanto acaba por ser quase uma "obrigação" essa atitude (para quem é minimamente cauteloso). Em certos carros não chega parar, colocar 1º e avançar devagar, é mesmo preciso fazer essa tal diagonal.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu costumo chamar o reboque para passar as lombas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                a bose já pensou nisso, basta conduzir sempre a direito.



                                                quanto á questão, não tenhas problemas em passar com uma roda de cada vez, aliás fazes bem.

                                                a possibilidade do carro bater com a zona inferior é muito mais pequena.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu quanto a lombas evito ao maximo por vezes antes de sair casa ate vejo o trajecto do google maps para ver se este tem lombas ou nao

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pior é subir aqueles lancil de 25cm com inclinação de 45º sempre que entre/saia de casa

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                      Então está correcto em que sentido?
                                                      Eu costumo fazer isso nas lombas grandes, aquelas que por vezes têm uma passadeira incorporada.

                                                      Repara...se subires primeiro com uma roda, em vez de subires logo com 2, a fase de subida (e descida) é mais gradual, i.e., demora mais tempo. Assim, a suspensão é menos solicitada.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Por norma passo nas lombas a fazer isto:

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu levanto-me, meto o cú para trás, força no guiador e acelero

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Isto fez me lembrar uma cena que se passou há uns anos atrás comigo. Ia com alguma pressa, e apanho um ibiza todo rebaixado e com para choques que tocam no chão, a altura em relação ao solo devia ser inferior a um f1.

                                                            Numa passagem de nível havia lombas para abrandar, duas antes e duas depois (sim depois, nunca entendi porque), nessa altura o ibiza abranda e passa pelas lombas a velocidade de caracol, eu só pensava "olha me esta avestruz, já deve ter dado cabo do carro com alterações, repros e peças da concorrência, está agora a tentar poupar o resto do carro?", depois passou as duas lombas antes da linha primeiro na diagonal para a direita e a seguir na diagonal para a esquerda, foi aí que vi pelo espelho dele quem era, era um colega meu de trabalho, mandei lhe 2 buzinadelas para ele ver que era eu, ele não me conheceu e interpretou como um picanço, prego a fundo, nuvem de fumo pelo ar, passou as restantes lombas depois da linha a abrir, só fiquei "wtf?", que grande lol

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