Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Temos de levar o IMT ao colo?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Temos de levar o IMT ao colo?

    Caríssimos,


    Trago-vos uma pergunta para verificar se uma dada situação é habitual (porque normal não pode ser, de tão estúpida), especialmente para quem anda de mota.

    Uma tarde por semana há uma senhora que vai a minha casa fazer limpeza. A senhora trabalha em várias casas e tem uma pequena scooter para se deslocar.

    Acontece que chegou a altura de renovar a carta, e ela lá tratou de ir fazer novo exame (ao que parece num parque fechado para exames). Chegou lá e imediatamente "chumbou" por "causa de falta de material", a saber:

    - Não levou carro para transportar o examinador do IMT a seguir durante o exame;
    - Não levou motorista para guiar o dito carro que transporta o examinador do IMT;
    - Não levou um conjunto de "walkie-talkies" para o examinador ir comunicando com ela durante o exame.

    Para mim, quem leva "falta de material" é o IMT por não ter a porcaria de condições básicas para fazer os exames que são sua obrigação!!!

    Mas esta PORRA é habitual?
    Editado pela última vez por ClioII; 03 November 2014, 10:12.

    #2
    Agora só se chama IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes).

    Quanto ao que descreves, ridículo!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post
      Agora só se chama IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes).
      Tens razão, vou corrigir. Obrigado.

      Comentário


        #4
        Ela não sabia que era preciso tanto, pois não ?

        Isto para mim é bem mais grave... Aceitarem inscrições sem darem conhecimento das condições.

        Será que dá para tirar via uma escola de condução e num centro de exames privado ?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
          Ela não sabia que era preciso tanto, pois não ?

          Isto para mim é bem mais grave... Aceitarem inscrições sem darem conhecimento das condições.

          Será que dá para tirar via uma escola de condução e num centro de exames privado ?
          A senhora não sabia, claro está. E deveria saber? Deveria sequer PASSAR pela cabeça de alguém? Eu quando vou trabalhar não levo uma cadeira ao patrão, uma mesa ao patrão e um telefone ao patrão, o local de trabalho já tem todo o material para trabalhar.

          Andei à procura no site do IMT e não encontrei nada referente a ter que levar carro+motorista+intercomunicadores (só encontro referências a documentos e taxas apenas).

          Isto é o procedimento habitual do IMT ou a senhor foi aldrabada numas dezenas de euros?

          Comentário


            #6
            Custa-me a acreditar (de tão ridículo que é) que tenha que levar o carro, o motorista e walkie-talkies.

            Comentário


              #7
              Isso parece-me muito mal contado. Mas isto sou eu, que sou assim

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                Custa-me a acreditar (de tão ridículo que é) que tenha que levar o carro, o motorista e walkie-talkies.
                Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                Isso parece-me muito mal contado. Mas isto sou eu, que sou assim
                Eu também me custa a acreditar de tão bizarro. Custa-me ainda mais ver uma senhora de baixa instrução, com filhos e netos a seu encargo, chumbar administrativamente por causa disto. O que sei, sei-o pela boca dela.

                O que queria saber era a experiência da malta daqui que já fez a renovação da carta de moto, se confirma ou desmente o que foi dito à senhora.

                Comentário


                  #9
                  Ela deve ter recebido uma carta com a data do exame...nessa carta vem lá a explicar o que é necessário levar para fazer o exame. Nenhum centro de exames do país, seja do imt ou privado tem veículos próprios, têm de ser as pessoas a levar tudo, sempre foi assim.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                    Eu também me custa a acreditar de tão bizarro. Custa-me ainda mais ver uma senhora de baixa instrução, com filhos e netos a seu encargo, chumbar administrativamente por causa disto. O que sei, sei-o pela boca dela.

                    O que queria saber era a experiência da malta daqui que já fez a renovação da carta de moto, se confirma ou desmente o que foi dito à senhora.
                    Eu percebi o que querias/queres, só fiz aquele comentário porque não quero pensar que isso seja verdade (não a situação vivida, mas sim as exigências solicitadas). Também estou curioso para ver isto desmistificado.

                    Comentário


                      #11
                      É mesmo assim..

                      Comentário


                        #12
                        Quando a propia pessoa se propõe a fazer o exame é mesmo assim...
                        Por isso é que a maioria faz atravez das escolas de condução.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
                          Ela deve ter recebido uma carta com a data do exame...nessa carta vem lá a explicar o que é necessário levar para fazer o exame. Nenhum centro de exames do país, seja do imt ou privado tem veículos próprios, têm de ser as pessoas a levar tudo, sempre foi assim.
                          OK, a senhora deve ter recebido a tal carta. Provavelmente nem percebeu tudo o que lá vinha escrito (especialmente porque esse tipo de cartas vem escrito em "juridiquês").

                          Que as pessoas levem o SEU próprio veículo (carro/moto) não me choca.

                          Choca-me que tenham de levar as FERRAMENTAS DE TRABALHO do centro de exames...

                          Comentário


                            #14
                            Isso é mesmo assim, as pessoas fazem auto-proposição e depois esquecem-se dos seus deveres. Sim, é dever levar veiculo para o examinador e alguém que o conduza.

                            É por isso que normalmente recorre-se às escolas de condução onde tudo isto está obviamente incluido, as escolas também tratam de renovações.

                            No entanto, tal como foi explicado, a senhora deveria ter sido avisada quer quando marcou, ou pela carta de marcação de exame.

                            PS: A única ferramenta de trabalho que o centro de exames tem que ter é isso mesmo, um examinador.

                            Comentário


                              #15
                              Obrigado a todos que esclareceram a questão!

                              Comentário


                                #16
                                De facto é incrível!

                                Para a próxima é melhor levar uma caneta ao "engenheiro"...desculpem, examinador não vá o homem não ter e depois não há condições.

                                Comentário


                                  #17
                                  Desconhecia por completo.

                                  No minimo curioso.

                                  E no fim temos de levar o examinador a casa?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Esclarece-me do seguinte, a senhora foi mesmo revalidar uma carta ou foi pedir averbamento, troca de carta ou exame especial de condução (para pessoas com carta caduca há mais de 2 anos)?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                      Esclarece-me do seguinte, a senhora foi mesmo revalidar uma carta ou foi pedir averbamento, troca de carta ou exame especial de condução (para pessoas com carta caduca há mais de 2 anos)?
                                      Só te poderei responder ao certo quando voltar a falar com ela. Já agora, e se me puderes esclarecer sff, quais as implicações que os diferentes casos que enumeraste têm no assunto?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Qual a diferença em €€€ de fazer o exame por contra própria ou através de uma escola de condução?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                          Só te poderei responder ao certo quando voltar a falar com ela. Já agora, e se me puderes esclarecer sff, quais as implicações que os diferentes casos que enumeraste têm no assunto?
                                          Poderá ter algumas, numa revalidação por norma é feita no veiculo do preponente, provavelmente no caso da mota (não tenho certeza) terá estes requisitos, ou não. Este exame até costuma ser aquele que dura 5min pois os examinadores têm medo (quando é categoria B) pois não há pedais auxiliares nem nada

                                          Comentário


                                            #22
                                            Será que isso aconteceu porque a senhora não recorreu aos serviços de uma "escola de condução"?

                                            É que essa situação normalmente é a escola de condução que leva e fornecesse, sempre assim foi.

                                            Já agora que carta é que ela foi renovar?
                                            Será que tinha mesmo carta, não seria uma aquelas licenças que eram passadas antigamente pelas pelas câmaras municipais que permitiam conduzir até 50cc? E agora é obrigada a tirar mesmo a carta?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu sou da opinião que a pessoa se paga deve ter direito ao serviço realizado.

                                              Deveria constar da conta um taxi. Isto visto não existirem outros meios disponiveis.

                                              Agora ser o requerente a chamar o Taxi? Para que serve o centro? Para isso contrata-se também o examinador pessoalmente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se a pessoa que vai renovar a carta de mota não tiver veículo para transportar a sua santidade o papa como é que faz? Não tira a carta? Chama um taxi?

                                                O homem não pode irno lugar do pendura da mota?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Será que também deve-se pagar o almoço ao instrutor?

                                                  Já no Instituto dos Registos e Notariado, também me faz alguma espécie, o facto do cliente ter de preencher a papelada quando paga 65 euros pelo serviço, neste caso, do carimbo e de dois papeis.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                    Se a pessoa que vai renovar a carta de mota não tiver veículo para transportar a sua santidade o papa como é que faz? Não tira a carta? Chama um taxi?

                                                    O homem não pode irno lugar do pendura da mota?
                                                    Alguma vez viste um exame de mota com o examinador ao pendura?

                                                    Melhor, achas que algum examinador é burro a esse ponto? O examinando pode fazer asneira e bater, obviamente o examinador não quer colocar a sua segurança em risco.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Quando a pessoa não tem meios, contrata uma escola de condução que é para isso que elas existem. Não significa que tenha que dar aulas, mas as escolas têm este tipo de serviço e que inclui a taxa de exame.

                                                      De qualquer forma, isto é uma prova de que o barato pode sair caro pois a taxa que se paga para uma renovação directamente no IMT é relativamente uma bagatela.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                                        Alguma vez viste um exame de mota com o examinador ao pendura?

                                                        Melhor, achas que algum examinador é burro a esse ponto? O examinando pode fazer asneira e bater, obviamente o examinador não quer colocar a sua segurança em risco.
                                                        E mais pelo facto de ir agarradinho ao examinando

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Quem acha normal a senhora ter de garantir todas essas condições ao "examinador" também acharia normal se quando fosse a um hospital ser operada se fosse exigido que levasse o material para a cirurgia que o médico ia fazer.....
                                                          Esta situação é um bom exemplo da panelinha que existe entre escolas de condução e IMT.......

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                                            Alguma vez viste um exame de mota com o examinador ao pendura?

                                                            Melhor, achas que algum examinador é burro a esse ponto? O examinando pode fazer asneira e bater, obviamente o examinador não quer colocar a sua segurança em risco.
                                                            Então durante o exame de condução de carro o "examinador" para não pôr a sua segurança em risco vai onde? na mala ou noutro carro atrás?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X