Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opiniões: HDI vs Multijet

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opiniões: HDI vs Multijet

    Boas tardes,

    Nos próximos meses, o meu irmão irá comprar carro e está indeciso entre dois modelos: Citroen C2 1.4 HDI e Fiat Grande Punto 1.3 MJet. O carro será para fazer cerca de 100kms/dia e o orçamento é à volta dos 6000€, em princípio será um 2 lugares, não faz falta mais. Ora a parte do equipamento são semelhantes, ele gosta tanto de um carro como outro, a parte que levanta dúvidas é mesmo os motores, principalmente fiabilidade.
    Conheço pouco sobre estes motores (1.3 MJet vs 1.4 HDI), da informação que procurei, os HDI's são fiáveis, mas também se vê muitos MJet's com quilometragem elevada.

    Outras questões como consumo e performance são secundárias, o carro irá fazer EN's por volta dos 90kmh e não é por gastar mais 0.5lts que outro que será excluído, pois o principal determinante é o motor mais fiável.

    Daí gostaria de feedback's sobre unidades destes motores que conheçam/tenham e qual aconselhariam.

    Obrigado desde já.

    #2
    São ambos fiáveis e poupados.

    Comentário


      #3
      Em princípio, não ficará mal com nenhum deles!

      Em termos de performances o "pequeno" 1.3 teve várias evoluções ao longo da vida e a elas podem corresponder melhores ou piores performances. De início era bastante comum o consumo de óleo, mas melhorou com o tempo.
      O 1.4 hdi também é um motor mais que testado e aprovado, mas as performances sempre foram (e continuam) bastante pobres.

      Se fosse para mim ponderava também ir ver alternativas como por exemplo um Clio dci ou Yaris d.

      Comentário


        #4
        Pessoalmente optava pelo HDI, um pouco mais redondo e sempre tem mais 150cc.

        Comentário


          #5
          Se for o 1.3 de 75 e o 1.4 de 68... escolhe o que tiver em melhor estado.

          Comentário


            #6
            São dois bons motores. O Hdi consegue ser mais poupado, não esperes é grandes perfomances.

            Comentário


              #7
              Obrigado a todos pelos conselhos

              O principal factor seria mesmo a fiabilidade (avarias, carro imobilizado na oficina e despesas "surpresa" são coisas que gostava de evitar), performance como vos disse não é importante pois o carro actual dele é um 106 1.5d portanto um HDI ou Mjet irão parecer "pequenos foguetes"

              Sinceramente e na minha opinão, C2 e Grande Punto rondam os mesmos valores, mas acho "dinheiro a mais" para o tamanho do C2...não sei se o Punto é pelo suposta "desvalorização FIAT" ou se o C2 é valorizado pela sua suposta maior fiabilidade. A verdade é que não ouço queixas ao HDI, mas o Grande Punto parece maior e "mais carro". Mas a decisão final será dele e visto que são semelhantes, queremos é que tenha menos hipóteses de dar chatices.

              Cumps.

              Comentário


                #8
                Procuras de que ano? Se for após 07/2007 é ter atenção que o 1.3 MJ é um 1248, logo paga menos iuc. Pessoalmente para um trajecto desse tipo procurava um MJ de 90cv.

                Comentário


                  #9
                  Só uma achega: Entre o GPunto MJ e o C2 HDi, em andamento, a diferença é muito menor que para o Punto mk2

                  Pessoalmente, se a escolha é mesmo entre um C2 e um Gpunto, preferia o último. Não pelo motor, acho o HDi mais agradável de usar em cidade por exemplo (Mas se é para nacional, isso não interessa), mas porque é mais carro. Isso e a qualidade dos materiais e os acabamentos do C2 serem muito pobres. O GPunto é muito mais carro.

                  Mas no fundo, são ambos 2 bons carros com 2 bons motores. Não há bem um melhor que o outro, são bastante equivalentes em tudo, embora o HDi gaste menos.
                  Editado pela última vez por DeathWish; 03 November 2014, 19:32.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pregoafundo Ver Post

                    Sinceramente e na minha opinão, C2 e Grande Punto rondam os mesmos valores, mas acho "dinheiro a mais" para o tamanho do C2...não sei se o Punto é pelo suposta "desvalorização FIAT" ou se o C2 é valorizado pela sua suposta maior fiabilidade. A verdade é que não ouço queixas ao HDI, mas o Grande Punto parece maior e "mais carro". Mas a decisão final será dele e visto que são semelhantes, queremos é que tenha menos hipóteses de dar chatices.

                    Cumps.
                    é mais ou menos isso, maior suposta fiabilidade VS maior desvalorização.

                    Comentário


                      #11
                      Se bem me lembro de conduzir um C2 1.4 HDI e um Punto 70cvs (não era um grande punto) o Punto respondia bem enquanto o C2 ia andando. Não sei como é o Grande Punto de 75cvs face ao Punto de 70, é uma questão de experimentar.

                      São ambos bons motores, é uma questão de gostos e performance.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por FatSlim Ver Post
                        Procuras de que ano? Se for após 07/2007 é ter atenção que o 1.3 MJ é um 1248, logo paga menos iuc. Pessoalmente para um trajecto desse tipo procurava um MJ de 90cv.
                        Se for comercial não há antigo e novo IUC. Não houve alteração.
                        Todos pagam (ou pagavam) 32€, falando em seg B e C.

                        É um erro recorrente, mesmo em alguns anúncios.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                          Se for comercial não há antigo e novo IUC. Não houve alteração.
                          Todos pagam (ou pagavam) 32€, falando em seg B e C.

                          É um erro recorrente, mesmo em alguns anúncios.
                          Obrigado pela esclarecimento, não sabia.

                          Comentário


                            #14
                            Também não tinha a certeza acerca do IUC. Obrigado pelos esclarecimentos.

                            Bem, pelo que vejo, deve ser mesmo uma questão de gostos visto que os motores em questão andam "taco a taco" na fiabilidade.

                            Cumps

                            Comentário


                              #15
                              Os motores sim, equivalem-se.

                              Mas os carros não. O GPunto é muito mais carro em todos os aspectos. Isso também conta. Só a segurança...

                              Comentário


                                #16
                                O C2 é um bocado casquinha de noz. Pela diferença, preferiria o segmento acima.

                                Comentário


                                  #17
                                  Na escolha do meu primeiro carro tive esse dilema, em 2004:
                                  - Citroen C2 VTR (Van) ou
                                  - Fiat Punto 1.3 Sport (Van).

                                  Optei pelo último...e não me arrependi nadinha!! Andava ligeiramente mais, é mais espaçoso, mais seguro, motor/turbo com intercooler (o Hdi não), mt menos ruídos ao final de dois anos, etc..

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X