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Compra de carrinha\carro (2010 / 12k € / Gasolina)

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    Compra de carrinha\carro (2010 / 12k € / Gasolina)

    Bom dia, já sou utilizador do fórum há algum tempo e chegou agora a minha vez de pedir opiniões/sugestões.

    Tenho um Opel Corsa C 1.2 Twinport (3 portas) de 2005. Entretanto a família cresceu e nestes 6 meses deu para perceber que é necessário mais espaço e que as 3 portas dificultam muito a operacionalidade requerida.

    Faço percursos muito curtos durante a semana e menos de 10k km anuais logo excluo à partida carros a gasóleo.

    Critérios:
    • Usado
    • No mínimo de 2010
    • Km adequados à idade do veículo
    • Gasolina
    • Com alguma vivacidade (> 100cv?)
    • Estéticamente engraçado
    • Orçamento a rondar os 12k €
    • Não sendo essencial preferia que tivesse pelo menos GPS e Bluetooth


    A primeira opção é uma carrinha.
    Como alternativa poderá ser um "sedan" desde que tenha um bom volume de bagageira e um fácil acesso à mesma.

    Acho que referi tudo o que seria necessário.

    Agradeço desde já as vossas opiniões/sugestões.

    #2
    O problema maior é encontrar um carro do segmento C a gasolina que cumpra os requisitos.
    Durante anos se vendeu motorizações diesel e o mercado de usados neste momento recente-se disso.

    Aconselho a dar uma vista de olhos nestes:


    Peugeot 207 SW
    Se for o motor 1.4vti cumpre e é relativamente económico. (Existem versões de 90 e 95cvs. a versão vti anda mais e gasta menos)
    Conforto acima da média.

    Peugeot 207 SW 1.4i Sportium, € 9.499, São João De Ver VFR - Standvirtual


    Peugeot 308
    Mesmo motor que o anterior (ou talvez não), bastante confortável e espaçoso mas muitíssimo poucos kms para a idade.
    O que leva a crer que nunca viu uma revisão e estes motores precisam de um cuidado especial com as revisões.

    Peugeot 308 1.4 16V Executive (95cv) (5p) 6.843 km - Fafe - Carros - 6 - 7 lugares


    Opel Astra 1.4
    Um motor que na teoria tem 100cvs, mas que na pratica é muito limitado para o peso do carro.
    Bonito e aparenta ser sólido.

    Opel Astra 1.4 ENJOY, € 10.250 - Standvirtual

    Edit: Sem certezas do motor que equipa a 207 sw
    Editado pela última vez por PPinheiro; 11 November 2014, 13:28.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por PPinheiro Ver Post
      O problema maior é encontrar um carro do segmento C a gasolina que cumpra os requisitos.
      Durante anos se vendeu motorizações diesel e o mercado de usados neste momento recente-se disso.

      Aconselho a dar uma vista de olhos nestes:


      Peugeot 207 SW
      Se for o motor 1.4vti cumpre e é relativamente económico. (Existem versões de 90 e 95cvs. a versão vti anda mais e gasta menos)
      Conforto acima da média.

      Peugeot 207 SW 1.4i Sportium, € 9.499, São João De Ver VFR - Standvirtual


      Peugeot 308
      Mesmo motor que o anterior (ou talvez não), bastante confortável e espaçoso mas muitíssimo poucos kms para a idade.
      O que leva a crer que nunca viu uma revisão e estes motores precisam de um cuidado especial com as revisões.

      Peugeot 308 1.4 16V Executive (95cv) (5p) 6.843 km - Fafe - Carros - 6 - 7 lugares


      Opel Astra 1.4
      Um motor que na teoria tem 100cvs, mas que na pratica é muito limitado para o peso do carro.
      Bonito e aparenta ser sólido.

      Opel Astra 1.4 ENJOY, € 10.250 - Standvirtual

      Edit: Sem certezas do motor que equipa a 207 sw
      Se a pessoa fez revisões pelo tempo de vida, o 308 seria a minha escolha.

      Comentário


        #4
        Como disse o Ppinheiro, vai ser muito difícil encontrar uma carrinha/sedan, dentro do que pretendes a gasolina.
        Ainda para mais com Gps e Bluetooh e mais de 100cv. Isto é praticamente impossível, pois as carrinhas que se encontram nesse patamar de preço e a gasolina são maioritariamente (90%) o segmento B, e com motorizações mais fracas..para não falar da escacez de extras.

        O meu conselho é manteres os 12000€ e veres as motorizações a diesel. Por esse preço consegue quase toda a gama de carrinhas do segmento C entre 2010 e 2011 e na hora de abastecer sempre sai mais barato.

        Claro que a escola é tua, mas como referimos, vai ser difícil.

        Dentro dos diesel tens:

        megane sports tourer 1.5 Dci 110cv
        Ford Focus s2 1.6 Tdci 109cv
        Vw Golf variant 1.6 Tdi 105cv

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por marciogolfvi Ver Post
          O meu conselho é manteres os 12000€ e veres as motorizações a diesel. Por esse preço consegue quase toda a gama de carrinhas do segmento C entre 2010 e 2011 e na hora de abastecer sempre sai mais barato.
          E na hora da manutenção e dos problemas com o FAP vai sair sempre mais caro


          Não são carrinha, mas são uma excelente opção em termos de mala, custo de uso, consumo e manutenção:

          Toyota Prius no Standvirtual - O Nº1 em Carros Usados

          Comentário


            #6
            Subaru legacy 2.0 i a GPL
            Subaru Legacy SW 2.0i 4WD Sport - 2008 - 80.000 km - Odivelas (Lisboa) - Carros - subaru

            Honda accord tourer 2.0i
            http://portocity.olx.pt/honda-accord...-iid-466510387


            Laguna GT
            http://oliveiradeazemeis.olx.pt/rena...-iid-450788381

            Mitsubishi lancer
            http://ilhavo.olx.pt/mitsubishi-lanc...-iid-461854077
            Editado pela última vez por Miguelspc; 11 November 2014, 15:28.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
              E na hora da manutenção e dos problemas com o FAP vai sair sempre mais caro
              A manutenção será idêntica e isso do Fap dar problemas já começa a ser mito. Aqui em casa há um diesel com 50 000 em 5 anos, 50 % cidade, e o único problema do fap é a luz acender e ter de ir dar uma volta de 5 ou 10km em nacional.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por marciogolfvi Ver Post
                A manutenção será idêntica e isso do Fap dar problemas já começa a ser mito. Aqui em casa há um diesel com 50 000 em 5 anos, 50 % cidade, e o único problema do fap é a luz acender e ter de ir dar uma volta de 5 ou 10km em nacional.
                Nota-se que é mito..por isso é que tens de ir passear o cão...e sem garantias de nada...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por marciogolfvi Ver Post
                  A manutenção será idêntica e isso do Fap dar problemas já começa a ser mito. Aqui em casa há um diesel com 50 000 em 5 anos, 50 % cidade, e o único problema do fap é a luz acender e ter de ir dar uma volta de 5 ou 10km em nacional.
                  A manutenção é sempre mais barata face a um disel equivalente. A manutenção de um HSD é equivalente à manuntenção de um carro a gasolina, que quem perceber minimamente de carros sabe que é mais economica.

                  Isto não contando claro com o facto de não precisar de troca de correias, embraiagem, FAP etc...

                  E acredita não é mito. 50 000km ainda só estas seguramente na fase de passear o cão, quando muito muda de oleo mais cedo do que o esperado (Dependendo do FAP em causa) etc. Como fazes poucos km, está se mesmo a ver que a bomba so rebenta no proximo proprietário..

                  Quando se pensa em comprar um carro de 2010, já são 4 anos, normalmente ja andam perto dos 80 000-100 000 que para muitos casos já é proximo do fim de vida anunciado do fap. Normalmente e felizmente duram muito mais mas não são eternos.

                  Comentário


                    #10
                    Opah a este só lhe falta a vivacidade Citroën C-Elysée C-ELYSEE 1.2 VTI SEDUCTION, € 10.950, MEM MARTINS - Standvirtual

                    Este é basicamente de 2009 http://www.standvirtual.com/carros/a...d-SW/P8081759/

                    Olha que bela máquina aqui está http://www.standvirtual.com/carros/a...ruze/P8068251/
                    Editado pela última vez por ViraMilho; 11 November 2014, 16:09.

                    Comentário


                      #11

                      Dado o orçamento é procurar deste género mas mais novos. A que mais me convence é a Subaru. Para mim o único entrave (a estar em boas condições claro, fazer test-drive, conhecer o carro..) é a assistência, mas se conhecer bons mecânicos também não há razão para alarme.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                        A manutenção é sempre mais barata face a um disel equivalente. A manutenção de um HSD é equivalente à manuntenção de um carro a gasolina, que quem perceber minimamente de carros sabe que é mais economica.

                        Isto não contando claro com o facto de não precisar de troca de correias, embraiagem, FAP etc...

                        E acredita não é mito. 50 000km ainda só estas seguramente na fase de passear o cão, quando muito muda de oleo mais cedo do que o esperado (Dependendo do FAP em causa) etc. Como fazes poucos km, está se mesmo a ver que a bomba so rebenta no proximo proprietário..

                        Quando se pensa em comprar um carro de 2010, já são 4 anos, normalmente ja andam perto dos 80 000-100 000 que para muitos casos já é proximo do fim de vida anunciado do fap. Normalmente e felizmente duram muito mais mas não são eternos.
                        Existe cá em casa uma Kia Carens 2.0Crdi c/ FAP e tem cerca de 140000km. Faz 80% cidade e o FAP parece estar de boa saúde (a ver se consigo ver a saturação via OBD..) A principio até nascia "óleo" no cárter mas ultimamente nem tem acontecido. Sempre desconfiei que viesse a dar problema pelos constantes trajectos curtos ao longo do dia que o carro faz mas até ver não se tem portado mal.

                        Mas sem duvida que para essa quilometragem anual, trajectos e orçamento ia para gasolina.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ViraMilho Ver Post


                          Nao conheço bem a mecanica do ultimo, mas parece excelente proposta.
                          Tem tudo que o utilizador perguntou e pedio

                          Comentário


                            #14
                            Atenção!! Eu também concordo que para o uso que o ser lhe quer dar, o melhor é gasolina.
                            Mas sugeri gasóleo porque de certeza que carrinhas a gasolina de 2010 para a frente, com mais de 100cv e gps e bluetooth, não vai encontrar nenhuma..

                            Seria um belo negócio na terra da Merkel. E compensava legalizar..

                            Comentário


                              #15
                              Só falta mesmo o GPS e o bluetooth

                              Quanto ao motor não sou o mais indicado para avaliar, mas penso que bem estimado com as revisões a tempo e horas, peças e óleo recomendados pela marca não deve haver grandes problemas.

                              Comentário


                                #16
                                Seriamente aconselho a veres as alternativas apresentadas e analisar outras, porque carrinhas de segmento C para cima com menos de 5 anos estão (quase) todas "minadas" a diesel.

                                Originalmente Colocado por marciogolfvi Ver Post
                                A manutenção será idêntica e isso do Fap dar problemas já começa a ser mito. Aqui em casa há um diesel com 50 000 em 5 anos, 50 % cidade, e o único problema do fap é a luz acender e ter de ir dar uma volta de 5 ou 10km em nacional.
                                Se é uma nacional onde consigas fazer um trajecto a velocidade constante, dá para uma queima de partículas razoável.
                                Mas não deixa de ser um desperdício forçado, quer pelos kms a mais, quer pelo consumo extra que a própria queima induz.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por marciogolfvi Ver Post
                                  Atenção!! Eu também concordo que para o uso que o ser lhe quer dar, o melhor é gasolina.
                                  Mas sugeri gasóleo porque de certeza que carrinhas a gasolina de 2010 para a frente, com mais de 100cv e gps e bluetooth, não vai encontrar nenhuma..

                                  Seria um belo negócio na terra da Merkel. E compensava legalizar..

                                  Eu queria la saber do ano , comprava aquela Laguna GT já a GPL ou mesmo a subaru 2.0 4x4 !

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PPinheiro Ver Post
                                    O problema maior é encontrar um carro do segmento C a gasolina que cumpra os requisitos.
                                    Durante anos se vendeu motorizações diesel e o mercado de usados neste momento recente-se disso.
                                    Sim, é claramente demonstrável pelos resultados das pesquisas.

                                    Originalmente Colocado por PPinheiro Ver Post
                                    Peugeot 207 SW
                                    Se for o motor 1.4vti cumpre e é relativamente económico. (Existem versões de 90 e 95cvs. a versão vti anda mais e gasta menos)
                                    Conforto acima da média.

                                    Peugeot 207 SW 1.4i Sportium, € 9.499, São João De Ver VFR - Standvirtual


                                    Peugeot 308
                                    Mesmo motor que o anterior (ou talvez não), bastante confortável e espaçoso mas muitíssimo poucos kms para a idade.
                                    O que leva a crer que nunca viu uma revisão e estes motores precisam de um cuidado especial com as revisões.

                                    Peugeot 308 1.4 16V Executive (95cv) (5p) 6.843 km - Fafe - Carros - 6 - 7 lugares


                                    Opel Astra 1.4
                                    Um motor que na teoria tem 100cvs, mas que na pratica é muito limitado para o peso do carro.
                                    Bonito e aparenta ser sólido.

                                    Opel Astra 1.4 ENJOY, € 10.250 - Standvirtual

                                    Edit: Sem certezas do motor que equipa a 207 sw
                                    Ao 207 SW não tinha dado muita atenção pela facto de não gostar da traseira, contudo há momentos da vida em que racionalidade tem de vir a cima. Parece-me uma boa opção.

                                    Quando diz 1.4i quer dizer que é vti?

                                    Em relação aos outros dois modelos estava mais inclinado para um carro com "mala" tipo Chevrolet Cruze, não terá mais volume?

                                    Obrigado

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por marciogolfvi Ver Post
                                      Como disse o Ppinheiro, vai ser muito difícil encontrar uma carrinha/sedan, dentro do que pretendes a gasolina.
                                      Ainda para mais com Gps e Bluetooh e mais de 100cv. Isto é praticamente impossível, pois as carrinhas que se encontram nesse patamar de preço e a gasolina são maioritariamente (90%) o segmento B, e com motorizações mais fracas..para não falar da escacez de extras.

                                      O meu conselho é manteres os 12000€ e veres as motorizações a diesel. Por esse preço consegue quase toda a gama de carrinhas do segmento C entre 2010 e 2011 e na hora de abastecer sempre sai mais barato.

                                      Claro que a escola é tua, mas como referimos, vai ser difícil.

                                      Dentro dos diesel tens:

                                      megane sports tourer 1.5 Dci 110cv
                                      Ford Focus s2 1.6 Tdci 109cv
                                      Vw Golf variant 1.6 Tdi 105cv
                                      A minha opção inicial era uma megane sport tourer a gasóleo, mas depois de considerar a utilização que lhe vou dar e a possibilidade de vir a ter problemas com a tão falada FAP optei por carros a gasolina.

                                      Obrigado

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post

                                        Não são carrinha, mas são uma excelente opção em termos de mala, custo de uso, consumo e manutenção:

                                        Toyota Prius no Standvirtual - O Nº1 em Carros Usados
                                        Parece-me interessante.

                                        O mecanismo de carregar o motor eléctrico através da desaceleração carece de manutenção?
                                        Neste processo estão envolvidas baterias?
                                        Se sim, estas podem perder capacidade de armazenamento.

                                        Os constantes percursos curtos (2km) podem causar algum problema?
                                        Nestes percursos qual o motor que funciona?

                                        Desculpa a ignorância.

                                        Obrigado

                                        Comentário


                                          #21
                                          Estava a procurar veículos mais recentes.
                                          Na utilização que vou dar ao carro, o GPL só vai ser útil em viagens longas certo? Só é utilizado o gás quando o carro "aquece"?
                                          A Subaru parece-me interessante contudo a instalação de kit GPL deixa-me de pé atrás. Os exames efetuados tipo "Bosh car service" incluem verificação do kit?
                                          Na última imagem vê-se um selo, será de manutenção ou instalação do GPL. Se for da instalação deixa-me com a pulga atrás da orelha. Instalar kit GPL a 11/2013, ter só 80.000km e já estar à venda....

                                          Obrigado

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ProfKiller Ver Post
                                            Sim, é claramente demonstrável pelos resultados das pesquisas.



                                            Ao 207 SW não tinha dado muita atenção pela facto de não gostar da traseira, contudo há momentos da vida em que racionalidade tem de vir a cima. Parece-me uma boa opção.

                                            Quando diz 1.4i quer dizer que é vti?

                                            Em relação aos outros dois modelos estava mais inclinado para um carro com "mala" tipo Chevrolet Cruze, não terá mais volume?

                                            Obrigado
                                            Se diz apenas i é a versão de 90cvs, mas muitas vezes os vendedores nem sabem o que estão a vender. Por isso a melhor maneira é ver no livrete a potência.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ProfKiller Ver Post
                                              Parece-me interessante.

                                              O mecanismo de carregar o motor eléctrico através da desaceleração carece de manutenção?
                                              Neste processo estão envolvidas baterias?
                                              Se sim, estas podem perder capacidade de armazenamento.

                                              Os constantes percursos curtos (2km) podem causar algum problema?
                                              Nestes percursos qual o motor que funciona?

                                              Desculpa a ignorância.

                                              Obrigado
                                              Não ha nenhuma manutenção especifica para a parte eletrica.

                                              Existem baterias, como é obvio vão perdendo capacidade, actualmente a garantia de baterias está nos 10 anos (Não sei se Prius 2G incluido) desde que o carro em causa tenha sempre feito manutenção na marca. A conclusão a que já se chegou é que as baterias estão a chegar aos 10 anos sem perda notavel de capacidade. Ha relatos de alguns casos (poucos) de substituição de bateria por avaria, felizmente normalmente em garantia. O preço da troca de baterias na marca neste momento anda entre os 1500 e os 2000, mas com a evoluçao dos carros eletricos este valor continuará a baixar cada vez mais. No fundo é o preço que se dará ao fim de uns anos por exemplo por um FAP, ou em alguns carros pela substituição de embraiagem + uma ou outra situação comum num disel ou outro carro.

                                              Percursos de 2km não têm nenhum inconveniente.

                                              O funcionamento do carro é o seguinte.

                                              Quando se liga o carro, se o motor tiver frio, requer aquecimento, ou seja inicialmente o motor de combustão vai trabalhar uns 2 minutos para aquecer, de seguida até aos 70KM/H o carro alterna entre eletrico e combustão conforme o desnivel da estrada, a pressão do pedal, o nivel de bateria etc.
                                              Sempre que se alivia o pé ou se entra num percurso a descer ou sempre que o motor de combustão entra em utilização ou se trava a bateria está automaticamente a carregar.

                                              Basicamente é isso.

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                                                #24
                                                neste só falta o GPS, de resto, cumpre em tudo se bem que esteticamente engraçado depende dos gostos
                                                Seat Altea XL XL 1.2 TSi Copa Eco.Start/Stop (105cv) (5p), Gasolina, - Auto SAPO

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                                                  #25
                                                  Obrigado pela explicação marrokino

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não consigo achar piada ao Citroen...

                                                    O Kia Ceed é opção.

                                                    Quando alarguei a pesquisa aos "Sedans" o Cruze foi o que me despertou mais atenção, contudo após pesquisa em fóruns fiquei com dúvidas. A Chevrolet vai deixar a Europa em 2016 e a manutenção vai ser feita pela Opel. Também encontrei referências a um motor lento, pelo menos numa primeira versão. Acho o carro muito bem conseguido.

                                                    Obrigado

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      E qual é o problema? De Chevrolet percebem eles na Opel! O carro é muito agradável esteticamente, tanto por dentro como por fora, agora é óbvio que o motor deve ficar um bocado aquém para um carro com aquele peso... Nada como ir dar uma voltinha num e não tirar conclusões antecipadamente.

                                                      Mas seguindo todas as tuas restrições será muito difícil arranjar um motor com genica para o teu orçamento.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por marciogolfvi Ver Post
                                                        A manutenção será idêntica e isso do Fap dar problemas já começa a ser mito. Aqui em casa há um diesel com 50 000 em 5 anos, 50 % cidade, e o único problema do fap é a luz acender e ter de ir dar uma volta de 5 ou 10km em nacional.
                                                        É mito é, fala com alguém entendido em mecânica, ou pelo menos alguém bem actualizado no assunto e vais ver o mito.
                                                        Essa volta que vais dar tem alguma lógica??
                                                        No dia em que tiveres problemas com o FAP ou mesmo quando tiveres de o mudar, vais ver como é que elas correm.

                                                        Originalmente Colocado por ProfKiller Ver Post
                                                        Estava a procurar veículos mais recentes.
                                                        Na utilização que vou dar ao carro, o GPL só vai ser útil em viagens longas certo? Só é utilizado o gás quando o carro "aquece"?
                                                        A Subaru parece-me interessante contudo a instalação de kit GPL deixa-me de pé atrás. Os exames efetuados tipo "Bosh car service" incluem verificação do kit?
                                                        Na última imagem vê-se um selo, será de manutenção ou instalação do GPL. Se for da instalação deixa-me com a pulga atrás da orelha. Instalar kit GPL a 11/2013, ter só 80.000km e já estar à venda....

                                                        Obrigado
                                                        O GPL dá para todas as viagens, não muda para GPL quando aquece, tem a ver com a injecção acho.
                                                        Penso que aquilo mude aos 2/3km, vale quase sempre a pena.
                                                        O selo é por causa das novas leis, deixa de usar o distico grande azul atrás e usa aquele selo a identificar que tal veiculo utiliza GPL, tem é de ter uma inspecção própria.
                                                        Quanto aos Km do Subaru não vejo qualquer problema.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ProfKiller Ver Post
                                                          Obrigado pela explicação marrokino
                                                          Basicamente o marrokino explicou tudo. Falta acrescentar por exemplo que o sistema HSD faz os possíveis para manter a bateria sempre nos 60% de carga, sendo que o regime de utilização permitido é entre os 40% e os 80% de carga. Ou seja, mesmo que a capacidade vá decrescendo ao longo do tempo de vida, como nunca soubeste o que é usar os 100% da bateria, nunca vais notar esse decréscimo, a não ser que ele fosse tão elevado , que baixasse abaixo dos 80%.

                                                          É possível forçar o modo eléctrico até velocidades de 50km/h, mas é algo que não aconselho ao não ser que conheças muito bem o teu percurso e saibas que a seguir vem uma boa descida que permite recuperar a carga "perdida".


                                                          Acrescentar também que de origem a garantia para o sistema híbrido no 2G é de 8 anos/160000km e que recentemente foi expandida para os 10 anos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                                            neste só falta o GPS, de resto, cumpre em tudo se bem que esteticamente engraçado depende dos gostos
                                                            Seat Altea XL XL 1.2 TSi Copa Eco.Start/Stop (105cv) (5p), Gasolina, - Auto SAPO
                                                            Boa opção, lá em casa há quem goste muito deste modelo

                                                            Comentário

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