Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Que fazer quando somos enganados numa bomba de de combustivel?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Que fazer quando somos enganados numa bomba de de combustivel?

    Hoje levantei-me mais cedo e resolvi ir a uma Galp que ao fim de semana faz desconto. E como tenho tambem um cartao que dá descontos, vai de aproveitar. Por acaso já ha muitos meses que nao ía lá.

    Mas...qual nao é o meu espanto quando começo a pensar no assunto que fui "roubado" na quantidade de litros que entraram no deposito...

    Trata-se de um Clio 1.9D e que o deposito leva 50 litros.
    Ora bem, hoje o ponteiro ainda estava quase no 2º traço contando com o da reserva, e entraram 40 litros!
    Ainda á 15 dias o ponteiro estava no traço inferior onde começa a reserva e noutra bomba, só levou 38 litos!

    Normalmente noutras bombas só entram 40 litros quando o ponteiro está no ultimo traço de baixo a caminho da reserva que ainda leva tempo a acender a respetiva luz.

    Gostava de saber como posso mandar verificar a aferição daquela bomba, se é que está feita, pois, muita gente, (por acaso tem sempre pouca...será por isso?lol) está a ser enganada!

    Cumptos

    #2
    Originalmente Colocado por ASA Ver Post
    Hoje levantei-me mais cedo e resolvi ir a uma Galp que ao fim de semana faz desconto. E como tenho tambem um cartao que dá descontos, vai de aproveitar. Por acaso já ha muitos meses que nao ía lá.

    Mas...qual nao é o meu espanto quando começo a pensar no assunto que fui "roubado" na quantidade de litros que entraram no deposito...

    Trata-se de um Clio 1.9D e que o deposito leva 50 litros.
    Ora bem, hoje o ponteiro ainda estava quase no 2º traço contando com o da reserva, e entraram 40 litros!
    Ainda á 15 dias o ponteiro estava no traço inferior onde começa a reserva e noutra bomba, só levou 38 litos!

    Normalmente noutras bombas só entram 40 litros quando o ponteiro está no ultimo traço de baixo a caminho da reserva que ainda leva tempo a acender a respetiva luz.

    Gostava de saber como posso mandar verificar a aferição daquela bomba, se é que está feita, pois, muita gente, (por acaso tem sempre pouca...será por isso?lol) está a ser enganada!

    Cumptos
    Pegas em ti e vais encher um jerrican de 5litros nessa mesma bomba. Se vires que meteu menos que os 5 litros chamas a polícia e para levantar auto e fazes queixa. Não deve falhar muito disto.

    Comentário


      #3
      Eu sinto-me sempre enganado quando vou abastecer. Os impostos que cobram, o preço da gasolina até a porcaria da agulheta sem proteção para a evaporação da gasosa acho um roubo. Mas podes verificar enchendo um jerrican

      Comentário


        #4
        é muito relativo, isso dos ponteiros e litros, por vezes parece que tem x litros ou euros e depois a agulha está ligeiramente acima ou abaixo. afere por ti mesmo... é o mais seguro.

        Comentário


          #5
          O ponteiro da gasolina não tem nada de científico e não podes provar nada. Mesmo um jerrican também não.

          Viste se a bomba tinha selo de inspecção?

          Comentário


            #6
            A bomba tem lá o selo de inspecção e a respectiva validade. Estares-te a basear no ponteiro é ridiculo. A bomba pode estar afinada para disparar mais tarde ou basta meteres o combustivel mais devagar, para que o ar saia mais facilmente e consigas meter mais.

            De qualquer maneira se insistes é só pedires o livro de reclamações e preencheres que a ASAE trata do resto.

            Comentário


              #7
              A mim há uns (bons) anos atrás aconteceu-me uma gira. Tinha um fiat 127, que tinha um depósito de 30l, e numa determinada bomba, colocava sempre 27, 28l. Achava estranho, mas não ligava muito. Até que uma vez, aquilo cometeu a proeza de meter 35l. Armei escabeche com a bomba, e nunca mais lá pus gasolina. Resultado: nas outras bombas, metia 22, 23l. Nessa altura (1997) não havia cá asaes nem livros de reclamações, nem eu, com 19 anos estava para me chatear.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                Pegas em ti e vais encher um jerrican de 5litros nessa mesma bomba. Se vires que meteu menos que os 5 litros chamas a polícia e para levantar auto e fazes queixa. Não deve falhar muito disto.
                Também me parece ser a melhor forma de tirar conclusões e de agir.

                Ainda este mes tivemos controlo na minha estação de serviço e felizmente estava tudo nos conformes, dávamos entre 0.05 e 0.2% a mais mas numa dávamos quase 4% a mais. Foi reparada e esta como as outras. Manutenções mal feitas originam coisas destas, foi o que aconteceu nesta por exemplo.
                Editado pela última vez por Twingo32v; 16 November 2014, 11:14.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ASA Ver Post
                  Hoje levantei-me mais cedo e resolvi ir a uma Galp que ao fim de semana faz desconto. E como tenho tambem um cartao que dá descontos, vai de aproveitar. Por acaso já ha muitos meses que nao ía lá.

                  Mas...qual nao é o meu espanto quando começo a pensar no assunto que fui "roubado" na quantidade de litros que entraram no deposito...

                  Trata-se de um Clio 1.9D e que o deposito leva 50 litros.
                  Ora bem, hoje o ponteiro ainda estava quase no 2º traço contando com o da reserva, e entraram 40 litros!
                  Ainda á 15 dias o ponteiro estava no traço inferior onde começa a reserva e noutra bomba, só levou 38 litos!

                  Normalmente noutras bombas só entram 40 litros quando o ponteiro está no ultimo traço de baixo a caminho da reserva que ainda leva tempo a acender a respetiva luz.

                  Gostava de saber como posso mandar verificar a aferição daquela bomba, se é que está feita, pois, muita gente, (por acaso tem sempre pouca...será por isso?lol) está a ser enganada!

                  Cumptos
                  Para começar o teu clio tem um deposito que leva 45l. Para acabar traços, ponteiros, carro inclinado e afins não dão para fazer esse tipo de medições.

                  Comentário


                    #10
                    O olhómetro e afins é muito subjectivo, regularmente leva a graves erros de julgamento, no entanto há coisa que deixam muito azo a ficar desconfiado.

                    Há cerca de 2 semanas fui ao Algarve passar o fim de semana e no domingo com bastante pressa para voltar a lisboa fui rapidamente meter gasóleo. Meti 50 euros numa bomba da Galp à saída de Vilamoura, a carrinha ainda nem sequer estava na reserva e os 50 euros deixaram o depósito a pouco mais de meio...

                    Na altura nem pensei no caso e segui, mas no caminho pus-me a pensar. Já meti gasóleo naquele carro centenas de vezes (senão mais) e foi a primeira vez que me lembro de algo do género, como o ponteiro lá foi descendo com normalidade e depois pus novamente gasóleo e levou o normal fiquei convencido de algum erro se ter passado. No entanto aqui vou acreditar que tenha sido mesmo algum problema técnico, não acredito que o posto em questão "roube" os clientes com erros destes, era demasiado à descarada

                    Comentário


                      #11
                      No Algarve... Hum... Eu desconfiava.

                      Comentário


                        #12
                        Vou só dizer mais uma vez, as bombas são verificadas anualmente por entidade independente e ficam seladas! Os postos não conseguem mexer na aferição das bombas sem quebrar o selo.

                        Se meterem combustível mais devagar ou posicionarem a pistola de forma a entrar mais ar conseguem encher o depósito e ainda a tubagem de alimentação sem que a bomba dispare. Se encherem com mais fluxo, faz mais turbulência e a pistola dispara mais cedo.
                        Editado pela última vez por 500c; 16 November 2014, 11:46.

                        Comentário


                          #13
                          Todas as bombas terão lá um selo da ultima inspecção e (se não estou em erro) a data em que a mesma ocorreu.

                          As diferenças que referes não me levam a pensar em nada de fraudulento... os sistemas dos nossos carros têm uma precisão muito baixa para aferir esses valores que referes.

                          Comentário


                            #14
                            Questionar a aferição anual das bombas através de depósitos e/ou ponteiros/boias não aferidos é um clássico.

                            Comentário


                              #15
                              Um amigo meu explorava e explora um posto de combustível. Tinha lá um funcionário já de uma idade respeitável (já se reformou) que punha só a ponta da pistola no bocal e não premia totalmente o gatilho de forma a reduzir o fluxo. Como tinha muitos anos de casa sabia que assim conseguia atestar depósito e toda a tubagem "de cagulo" e vender mais litros.

                              O meu amigo teve de o proibir de fazer isso porque de vez em quando apareciam clientes a reclamar que a bomba indicava mais litros que a capacidade do depósito.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                Um amigo meu explorava e explora um posto de combustível. Tinha lá um funcionário já de uma idade respeitável (já se reformou) que punha só a ponta da pistola no bocal e não premia totalmente o gatilho de forma a reduzir o fluxo. Como tinha muitos anos de casa sabia que assim conseguia atestar depósito e toda a tubagem "de cagulo" e vender mais litros.

                                O meu amigo teve de o proibir de fazer isso porque de vez em quando apareciam clientes a reclamar que a bomba indicava mais litros que a capacidade do depósito.
                                Ainda ontem atestei um Seat Ibiza em que o cliente pede expressamente para utilizar o dispositivo que está no bocal e permite a retirada de ar: facilmente levou mais 11 litros de gasóleo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Uma coisa que ainda não percebi foi porque os carros não conseguem indicar os lts no depósito. Será assim tão difícil,ou é chato para alguém?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Depois das Vossas doutas opinioes, acho que nao volto aquela bomba.
                                    Tenho quase uma duzia de postos de abastecimento aqui á minha volta, (zona de Mem Martins) nao estou para me chatear por meia duzia de Euros.

                                    Cumptos

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por NDRC Ver Post
                                      Uma coisa que ainda não percebi foi porque os carros não conseguem indicar os lts no depósito. Será assim tão difícil,ou é chato para alguém?
                                      Acho (E isto é a minha opinião) que deve ser mesmo pela complexidade da coisa e pouca fiabilidade. Para ser certo, mesmo que o corpo onde estão os sensores fosse um, tinhas que ter 4 sensores para ser fiável a leitura. Para além de mais complexos, bastava que um avariasse, que dava logo leituras incorrectas. E a posição de colocação teria que ser exacta devido ao cálculo, o que pode ser chato...Para além disso, tinham que ser sensores que fossem do fundo do depósito até ao cimo (E daí até não, se os sensores fossem incorporados numa espécie de boia). O sistema de boia é infinitamente mais simples...

                                      O sistema actual é bom. Autonomia calculada em função do nível da boia e da média de consumo. Falha é se fizeres uma condução diferente do habitual por algum motivo. Mas para se resolver o problema, basta fazer reset ao CB.
                                      Editado pela última vez por DeathWish; 16 November 2014, 14:32.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Salvo erro são os Kia Sportage que levam ate mais 16litros com a técnica de puxar a pistola para fora e meter devagar.
                                        Isto foi o cliente que me disse, eu pessoalmente não faço nem tenho paciência para isto. Mais vale um sorriso e dois dedos de conversa e o cliente volta sempre!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Aqui à uns bons anos a trás, houve uma revista dedicada ao mundo automóvel que resolveu fazer um trabalho aprofundado sobre esta temática.

                                          Correu o país d Norte a Sul e testou as principais gasolineiras, a fim de verificar as discrepâncias achadas em cada uma delas.
                                          O objetivo era saber a exatidão das mesmas no que toca ao produto pago VS produto recebido e saber se existia algum padrão nas eventuais diferenças…

                                          Para tal usaram recipientes devidamente aferidos que encheram em cada uma das bombas, sendo esses mesmos recipientes tinham uma capacidade considerável (não me recordo se eram de 25 ou 50 litros).

                                          A conclusão é que todas apresentavam erros, umas mais outras menos, que esses erros não seguiam um padrão geográfico ou de marca de combustível, mas todas tinham uma coisa em comum… Beneficiavam SEMPRE o fornecedor e não o cliente, ou seja, é um erro tendencioso em que ganha sempre o mesmo, sendo que em alguns casos os erros eram significativos, noutras nem tanto.

                                          Nessa altura eu gastava no meu Corsa B (com deposito de 45L) um depósito por semana, cerca de 1000kms semana e após ter lido este estudo fiquei atento à temática.

                                          No primeiro abastecimento que fiz, estaria o carro perto da reserva, abasteci, ou melhor, paguei cerca de 55L e volto a frisar que estria perto da reserva e não nas lonas. Claro está que me insurgi na hora de pagar, ao que o funcionário respondeu que a bomba tinha sido aferida no dia anterior e que podia verificar o selo na mesma (e de facto estava lá o selo válido), mas que o erro poderia estar na capacidade do depósito, ou seja ser maior do que era suposto.

                                          Como gosto de ser esclarecido, coloquei o caso à Opel que me informou que o depósito tem de facto 45L de capacidade e que poderá haver alguma diferença devido ao combustível que fica entre este e o bocal de abastecimento, mas que nunca daria uma diferença tão escandalosa. A verdade é que nunca ninguém assumiu o erro e muito provavelmente continuamos a ser enganados até aos dias de hoje.

                                          Devo frisar que neste carro o record foram 61Litros pagos, mais o que ainda tinha na reserva.

                                          Em abono da verdade, o deposito nesta altura ficava sempre com o gasóleo a ver-se até ao limite do bocal, mas mesmo assim não me acredito que o espaço entre o bocal e o depósito explique tudo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RMOS Ver Post
                                            Ainda ontem atestei um Seat Ibiza em que o cliente pede expressamente para utilizar o dispositivo que está no bocal e permite a retirada de ar: facilmente levou mais 11 litros de gasóleo.
                                            Levou mais 11 litros do que a capacidade do deposito?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já me aconteceu na Repsol de Mem Martins. O meu carro tem um depósito de 45 litros ainda tinha gasolina e consegui meter 47 Litros, foi uma cena mesmo escandalosa. Eu perguntei como era possível. Nem se preocuparam muito com o assunto dizendo que as bombas estavam todas certificadas, bla bla bla, e como estava com pressa acabei por me vir embora, nunca mais la fui mas aquilo merecia ser investigado.
                                              Editado pela última vez por zedmamed; 17 November 2014, 12:04.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por zedmamed Ver Post
                                                Já me aconteceu na Repsol de Mem Martins. O meu carro tem um depósito de 45 litros ainda tinha gasolina e consegui meter 47 Litros, foi uma cena mesmo escandalosa. Eu perguntei como era possível. Nem se preocuparam muito com o assunto dizendo que as bombas estavam todas certificadas, bla bla bla, e como estava com pressa acabei por me vir embora, nunca mais la fui mas aquilo merecia ser investigado.
                                                Num dia frio dá para meter à vontade mais uns 3/4 litros.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                                  Num dia frio dá para meter à vontade mais uns 3/4 litros.
                                                  Pois isso se eu tivesse o depósito seco, mas eu ainda tinha gasolina no mesmo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    As bombas de gasolina são como os taxistas... É dificil encontrar um honesto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Companheiro ASA

                                                      Fizeste a média desse depósito?

                                                      É igual ou diferente do habitual?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por RMOS Ver Post
                                                        Ainda ontem atestei um Seat Ibiza em que o cliente pede expressamente para utilizar o dispositivo que está no bocal e permite a retirada de ar: facilmente levou mais 11 litros de gasóleo.
                                                        O Ibiza é ridículo nesse aspecto. O depósito é supostamente de 45l. Eu no meu cheguei a meter lá 55l com a história de retirar o ar. A parte boa é que ficava com depósito para 1000kms Já no A1, se lá conseguir meter mais de 44l (num depósito de 45l) já é um caso de festa (mesmo retirando o ar).

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          No meu Polo 6n2 conseguia meter sempre mais 11/12 litros.

                                                          O ponteiro não mexia até aos 400 kms.

                                                          Também só assim é que conseguia fazer 1.150 kms com um depósito.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Acho que isto explica algumas das nossas dúvidas quanto à honestidade ou não das bombas de combustível.

                                                            Truques: se abastecer o depósito assim, vai poupar no combustível > TVI24

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X