Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixas manuais em vias de extinção?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] Caixas manuais em vias de extinção?

    Abro aqui espaço à discussão pelo seguinte.

    Com o passar do tempo e a natural evolução das caixas automáticas, são cada mais os casos em que as marcas publicitam consumos inferiores das caixas automáticas em relação às caixas manuais. Se à partida esta informação pode parecer difícil de ser levada a sério, a verdade é que ao ter em consideração o número de relações que as mesmas apresentam, levam-me a pensar duas vezes.

    Ontem dei por mim num parque de estacionamento de uma grande superfície a olhar para um série 5 a arrancar e a verdade é que ao fim de uns 3 metros o mesmo já ia em segunda a ritmo calmo e com passagem de 1ª para 2ª a uma rotação baixa.

    Sempre fui um adepto incondicional das caixas manuais, pois entendo que as automáticas nem sempre fazem o que nós idealizamos e quando nós queremos, mas também sei que esta verdade cada vez se aplica a uma ou outra situação pontual, sendo que as inúmeras vantagens das automáticas podem fazer esquecer esses casos pontuais.

    Já conduzi vários carros com caixas automáticas, sendo que os mais evoluídos foram mesmo o Passat cm uma DSG de 6 e um 535D penúltima geração, com vantagem no meu entender para a DSG, que é mais rápida a obedecer à ordem das patilhas para passar à relação seguinte e não tem de esperar tanto pela rotação para o fazer, mesmo em manobras se aplicarmos pouca aceleração, só um ouvido mais atento e experiente irá perceber que se trata de um carro com caixa automática.

    Com o aparecimento das novas caixas a atingirem as 10 relações, acredito que de facto possamos ter uma caixa com as primeiras relações mais curtas e as ultimas mais longas, ou seja relações menos espaçadas entre si, o que levará a melhores consumos em cidade e em AE.

    Constato também que cada vez mais aparecem carros no mercado em que não existe opção de caixa manual.

    Não acredito que as manuais desapareçam, mas acredito que a médio/longo prazo as automáticas suplantem as manuais em vendas.

    #2


    Jaguar F-Type Reportedly Getting A Stick Shift AND All-Wheel Drive

    Comentário


      #3
      Faz todo o sentido que o número de utilizadores de caixas automáticas em detrimento das manuais vá crescendo.

      Aliás, Portugal é dos países que menor taxa de penetração deve ter dada a elevada preferência pelas caixas manuais e, creio eu, essencialmente por 2 motivos: má fama que em tempo tinham e ficou (lentas, gulosas, de reparação caríssima...) e o custo de aquisição geralmente bem superior (em algumas marcas/modelos são milhares de euros).

      Seja como for, à medida que as automáticas vão melhorando (em termos de consumos, rapidez, agradabilidade, fiabilidade...) também as vendas vão crescendo, mas não podemos ignorar que apesar de muito boas e "inteligentes" não são eternas e as reparações serão certamente mais onerosas.

      Da minha parte conduzo uma manual "porque sim", mas seja para os consumos ou para as performances direi que novas caixas automáticas vieram para ficar e não apenas nos segmentos mais altos.

      Lamento apenas que até nos "desportivos" comecem a ser já a regra e sem sequer haver alternativa, caso do clio RS.

      Comentário


        #4
        É a evolução! São mais eficientes, evitam abusos no motor e são mais cómodas de utilizar. Pelo caminho ainda permitem alguma interacção.

        Eu era um confesso adepto das manuais, desde que experimentei uma auto, fiquei fã


        Cump.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
          Abro aqui espaço à discussão pelo seguinte.

          Com o passar do tempo e a natural evolução das caixas automáticas, são cada mais os casos em que as marcas publicitam consumos inferiores das caixas automáticas em relação às caixas manuais. Se à partida esta informação pode parecer difícil de ser levada a sério, a verdade é que ao ter em consideração o número de relações que as mesmas apresentam, levam-me a pensar duas vezes.

          Ontem dei por mim num parque de estacionamento de uma grande superfície a olhar para um série 5 a arrancar e a verdade é que ao fim de uns 3 metros o mesmo já ia em segunda a ritmo calmo e com passagem de 1ª para 2ª a uma rotação baixa.

          Sempre fui um adepto incondicional das caixas manuais, pois entendo que as automáticas nem sempre fazem o que nós idealizamos e quando nós queremos, mas também sei que esta verdade cada vez se aplica a uma ou outra situação pontual, sendo que as inúmeras vantagens das automáticas podem fazer esquecer esses casos pontuais.

          Já conduzi vários carros com caixas automáticas, sendo que os mais evoluídos foram mesmo o Passat cm uma DSG de 6 e um 535D penúltima geração, com vantagem no meu entender para a DSG, que é mais rápida a obedecer à ordem das patilhas para passar à relação seguinte e não tem de esperar tanto pela rotação para o fazer, mesmo em manobras se aplicarmos pouca aceleração, só um ouvido mais atento e experiente irá perceber que se trata de um carro com caixa automática.

          Com o aparecimento das novas caixas a atingirem as 10 relações, acredito que de facto possamos ter uma caixa com as primeiras relações mais curtas e as ultimas mais longas, ou seja relações menos espaçadas entre si, o que levará a melhores consumos em cidade e em AE.

          Constato também que cada vez mais aparecem carros no mercado em que não existe opção de caixa manual.

          Não acredito que as manuais desapareçam, mas acredito que a médio/longo prazo as automáticas suplantem as manuais em vendas.
          Admiro a evolução e a qualidade das caixas auto de hoje.. Mas no nosso caso , o cla que compramos optei por um 200 cdi mais recente e manual ( opção mais importante para mim) em detrimento de um 220 cdi com mais um ano e que só poderia ser sempre automático. E , como é dito no ensaio da AH é uma das melhores caixas manuais da mercedes. E eu aprovo. É uma questão pessoal tb.. eu acho. Espero que não desapareçam. Cumprimentos!

          Comentário


            #6
            Eu já o digo há alguns anos, se estivesse comprador de viatura e se o orçamento me permitisse, seria obrigatoriamente com caixa automática. Sou fã incondicional .

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
              Eu já o digo há alguns anos, se estivesse comprador de viatura e se o orçamento me permitisse, seria obrigatoriamente com caixa automática. Sou fã incondicional .
              Subscrevo

              Comentário


                #8
                Parece que as caixa automáticas vão mesmo dominar o mercado, vejo pela opinião da malta com que convivo todos falam maravilhas e que pretendem ter carros automáticos depois de terem ou experimentarem (caixas auto modernas claro).

                Tenho um familiar que está a trocar a frota de carros da família, à um ano atrás era tudo manual agora têm um automáticos (BMW), já comprou outro que vai ser entregue para o ano ( Audi DSG) e o carro do filho para o ano também é para trocar por um automático (ele também quer um e é um gaijo novo).

                Pelo que vejo caixas manuais vai ficar mesmo só para aficionados da condução pura...

                Eu como nunca tive nenhum nem andei muito tempo a conduzir um automático, ainda não estou convertido a comprar caixas automáticas.
                Editado pela última vez por DragonH; 17 November 2014, 13:48.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                  Parece que as caixa automáticas vão mesmo dominar o mercado, vejo pela opinião da malta com que convivo todos falam maravilhas e que pretendem ter carros automáticos depois de terem ou experimentarem (caixas auto modernas claro).

                  Tenho um familiar que está a trocar a frota de carros da família, à um ano atrás era tudo manual agora têm um automáticos (BMW), já comprou outro que vai ser entregue para o ano ( Audi DSG) e o carro do filho para o ano também é para trocar por um automático (ele também quer um e é um gaijo novo).

                  Pelo que vejo caixas manuais vai ficar mesmo só para aficionados da condução pura...

                  Eu como nunca tive nenhum nem andei muito tempo a conduzir um automático, ainda não estou convertido a comprar caixas automáticas.
                  Manual, só pelas possiveis dores de cabeça que uma "auto" possa dar.

                  Comentário


                    #10
                    A perna esquerda agradece. Eu tenho um problema na perna que me causa dores em determinados veículos por causa do binómio ergonomia do assento+posição e peso da embraiagem. Com caixas auto atenuo isto. Ultimamente tenho conduzido alguns carros, automaticos na sua maioria, e é uma experiência que gosto (e estamos a falar de caixas normais, nem é de DSGs e PDKs). O exemplo mais recente é o Kia Picanto, que tem uma caixa de 3 (ou 4?) relações automática e em cidade é muito confortável de usar.

                    A nível de viatura pessoal, não sei se gostava de "perder" a interacção homem-máquina porque em determinadas situações, especialmente em caso de perda de tracção, conseguimos reduzir e acelerar de uma forma que me parece que a electrónica não iria permitir.

                    Comentário


                      #11
                      Eu à 10 anos atrás, nem hesitava, era manual sem pensar duas vezes.
                      Com o passar do tempo fui mudando a minha ideia, quando comprei um dos meus carros à 6 anos, comprei manual porque a unica opção era a MMT toyota que é no fundo uma pilotada e de acordo com as especificações tornavam o carro muito lento. La fui para a manual sempre a pensar... O proximo será Auto.

                      Uma coisa que me faz confusão é como se safam estas caixas no transito intenso. Não ha um grande desgaste de embraiagem? Nas pilotadas pelo que tenho ouvido dizer, a embraiagem vai embora num instante.

                      Bem sei que as caixas em condições atualmente têm embraiagem dupla, mas ainda assim não sei.

                      Agora tenho um Hibrido com "CVT" serve perfeitamente para o meu uso. Já experimentei alguns com caixa pilotada da PSA, não fiquei fã mas ainda assim preferia isso do que manual.

                      Um dia que compre outro carro vou tentar ao maximo fugir às manuais.

                      Comentário


                        #12
                        Eu irei fugir às automáticas até conseguir... Senão conduzir fica só virar o volante...e eu gosto de conduzir...

                        Comentário


                          #13
                          O progresso que as automáticas levaram foi tremendo, continua a ser e continuará.

                          Mas ainda vai levar muito tempo a que estas caixas penetrem significativamente no mercado português, mais pelos custos de aquisição e manutenção do que pelos estigmas.

                          Por outro lado, as manuais estão cada vez mais leves de manobrar, e muitos carros já trazem hill holder de série.

                          Quanto às CVT, são um mundo à parte.

                          Comentário


                            #14
                            Tenho o meu primeiro carro automático há uma semana, não podia estar mais contente com a caixa, apesar de não ser das melhores do mercado, é a 7G-tronic, a dua eficácia é muito alta. Acima de tudo dá imenso conforto e não se perde assim tanta desportividade.
                            Uma coisa que me surpreendeu, foi a carrinha apenas meter a primeira se parar ou estiver quase parada.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                              Eu já o digo há alguns anos, se estivesse comprador de viatura e se o orçamento me permitisse, seria obrigatoriamente com caixa automática. Sou fã incondicional .
                              Vou no segundo carro de cx automática e o terceiro encomendado e à espera de ser entregue até final do ano.
                              Pena na maior parte dos casos em
                              Portugal serem as próprias marcas e os seus vendedores a tentarem afastar os potenciais clientes.

                              PS: se me dissessem há 10/15 anos que eu iria escolher um carro de cx auto, diria que o inferno havia de gelar antes disso acontecer

                              Comentário


                                #16
                                As caixas automáticas continuam a "tomar" atitudes muito estúpidas em demasiadas situações para o meu gosto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Rendi-me às automáticas em vários aspectos. Em condução desportiva (curvar) não foi um deles.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por toyoteixeira Ver Post
                                    Eu irei fugir às automáticas até conseguir... Senão conduzir fica só virar o volante...e eu gosto de conduzir...
                                    Nota-se claramente que não sabes o que estás a dizer, que não conheces minimamente as actuais caixas.

                                    Como exemplo pergunto-te: achas que actualmente conduzir um Lamborghini, um Ferrari, um Porsche,... , é apenas e só virar o volante?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tanto me dá por acaso o meu carro é automático mas se fosse manual era igual. Há alturas em que a caixa automática é mais confortável e outras em que a manual seria melhor, safa o override manual provisório que se pode fazer na automática.
                                      No caso da minha multar comprei automático porque ela não faz a mínima ideia do que é uma caixa de velocidades.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Caixa manual para mim, neste momento, só para carro de lazer/desportivo. Para o dia a dia a escolha preferencial será sempre para uma automática.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                          Nota-se claramente que não sabes o que estás a dizer, que não conheces minimamente as actuais caixas.

                                          Como exemplo pergunto-te: achas que actualmente conduzir um Lamborghini, um Ferrari, um Porsche,... , é apenas e só virar o volante?
                                          Até parece que a maior parte das pessoas anda a conduzir Lamborghini,Ferrari e Porsche

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por existenz Ver Post
                                            Até parece que a maior parte das pessoas anda a conduzir Lamborghini,Ferrari e Porsche
                                            Ou se como grande parte dos super-desportivos não fosse vendida com cx-automática, em alguns casos sendo mesmo só propostos com este tipo de cx.

                                            Comentário


                                              #23
                                              A minha "paixão" com as caixas auto já vem da antiga 5V da Mercedes. Aquele arrasto entre cada relação...com um bloco 270 ou 320 CDI é qualquer coisa

                                              Comentário


                                                #24
                                                em casa já se usa caixa auto desde 1990 ou menos, e a evolução tem sido muita.

                                                em termos de consumo ainda existem algumas que não baixam a média, mas a vida não é só feita de contas.

                                                a suavidade, a forma como a rotação do motor se mantém em faixas ideais são uma mais valia também.

                                                o único contra que reparo na maioria é não manter a relação de caixa ( mesmo em modo manual ) quando se quer levar o motor ao limite ( e não me venham com teorias de poupar o motor que para isso está lá o corte ).

                                                outro detalhe é nas reduções que podiam ser programadas para baixar a relação de caixa próximo do red line, e não com margem de segurança.

                                                eu acho que cada vez mais as condições de transito nos "atiram" para este tipo de transmissão, e com as DSG e ZF de 8 da BMW é fácil a troca.

                                                a mercedes está um pouco parada com a 7G e há muito ( desde 2010 ) que a BMW lhe mostrou como se faz ( ainda que seja ZF ).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por existenz Ver Post
                                                  Até parece que a maior parte das pessoas anda a conduzir Lamborghini,Ferrari e Porsche
                                                  Eu dei um mero exemplo no contexto do que tinha sido dito no post que citei. Se não queres entender, tudo bem...

                                                  Pelo teu tipo de resposta nem me vou alongar mais.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Aqui no Brasil isso está se tornando uma "ditadura", em muitos carros mesmo de segmento B (!) já não temos mais a opção de transmissão manual e acho isso péssimo. As DSG7 do Golf 7 e PowerShift do Fiesta, EcoSport, Focus têm dado muitos problemas pelo que dizem. Então fica arriscado comprar um automóvel que não tem uma transmissão confiável.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Para conforto e comodismo , caixas automaticas

                                                      Para emoçao e desportivismo mais puro , caixa manual sem duvida .

                                                      Eu quero cortar rotaçoes como é com as automaticas ?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Numa actual caixa auto, seja de 5, 6 ou mais velocidades, a condução fica muito mais suave em se sentir a passagem entre mudanças.

                                                        Actualmente o meu charuto é manual mas se algum dia trocar será com certeza por um auto, seja caixa automatica robotizda, seja com conversos de binário ou de dupla embraiagem.

                                                        As que dispenso são aquelas auto de 4 velocidades antigas, que desperdiçam performance e combustivel.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                          Para conforto e comodismo , caixas automaticas

                                                          Para emoçao e desportivismo mais puro , caixa manual sem duvida .

                                                          Eu quero cortar rotaçoes como é com as automaticas ?
                                                          Como assim?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por AlfaZor Ver Post
                                                            As caixas automáticas continuam a "tomar" atitudes muito estúpidas em demasiadas situações para o meu gosto.
                                                            Elas não são bruxas embora tenham ficado bem mais inteligente nos ultimos anos, há muitas vezes o modo manual, que sempre tens mais controlo. Não permitem é reduções à parva nem ir demasiado no redline penso eu.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X